Escrito em por

pinhais08

 

O local tem previsão para iniciar as atividades no segundo semestre deste ano

A Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas passará a contar com um novo equipamento de atendimento a partir do segundo semestre deste ano. O espaço, localizado no bairro Jardim Claudia, ofertará um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a comunidade local. O objetivo, segundo a Semas, é oferecer atividades para crianças e adolescentes de famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, que estão em situação de vulnerabilidade social ou risco.

No local, serão atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em atividades orientadas e oficinas programadas. Os participantes serão selecionados pelos CRAS e CREAS. De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, esta é mais uma oportunidade de oferecer um bom atendimento à comunidade de Pinhais. “Esse serviço é uma forma de fortalecermos as relações familiares, promover a integração dessas crianças e adolescentes e oferecer cursos de forma gratuita para que eles possam se capacitar”, salientou a secretária.

Estrutura

O imóvel em que funcionará o serviço pertencia ao Governo do Estado e foi cedido para uso da Prefeitura de Pinhais. A Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou uma avaliação da edificação e está promovendo uma reforma adequando a estabilidade estrutural, as normas de segurança contra incêndio e pânico, normas da Vigilância Sanitária e acessibilidade, deixando o espaço compatível para abrigar o novo projeto.

O barracão, que foi inaugurado pelo Governo de Estado em 1998, e posteriormente cedido para associações, já recebeu diversos projetos voltados à área social e está sendo revitalizado para voltar a atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Agora o espaço passa ser administrado totalmente pela Prefeitura.

SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O SCFV realiza atendimentos em grupo, com a oferta de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)