Escrito em por

pinhais01

 

Foram pactuadas 12 ações a serem contempladas no prazo de 24 meses a partir da data de assinatura do documento

A cidade de Pinhais renovou neste ano, no mês de fevereiro, o Termo de Compromisso Municipal do Programa Saúde na Escola – ciclo 2019/2020. Foram pactuadas 12 ações a serem contempladas no prazo de 24 meses a partir da data de assinatura do documento.

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi criado em dezembro de 2007 e é uma política intersetorial entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. A iniciativa tem a perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público. As ações são realizadas de forma articulada entre as Equipes de Atenção Básica e profissionais da educação no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde.

As ações serão desenvolvidas em 17 instituições de ensino do município, entre escolas municipais, CMEIS e escola estaduais, totalizando aproximadamente cinco mil educandos, com a participação de 24 equipes de Estratégia Saúde da Família, pertencentes as 11 Unidades de Saúde.

No município, serão realizadas as seguintes medidas: ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Na última semana, o programa esteve atuando no CMEI João Batista Costa, no bairro Vargem Grande. A ação foi coordenada pelos profissionais da USF Vargem Grande que fizeram uma promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor, além de levar informação e orientação aos alunos da unidade de ensino.

Segundo Débora Beatriz Machado, coordenadora do PSE, da área da Saúde, o desenvolvimento das atividades e a metodologia a ser utilizada ficam a critério de cada unidade de saúde em conjunto com o estabelecimento de ensino, que poderão definir sua programação específica. “O programa é de suma importância e são várias ações trabalhadas entre a Secretaria de Saúde e Educação, que atingem a população que mais tem necessidade. São medidas bem abrangentes, envolvendo os profissionais destas duas áreas que atuam de forma dinâmica e lúdica, que além de identificar os problemas, fazem o encaminhamento para os atendimentos dos casos quando necessário”, explicou a coordenadora.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)