Escrito em por

pinhais02

 

O evento foi realizado no auditório da sede da Secretaria de Educação, localizado no bairro Weissópolis. Além de Pinhais, também estiveram representados outros 15 municípios

Pinhais recebeu o 8º Encontro Metropolitano dos Núcleos de Assistência à Saúde da Família na Atenção Primária (NASF – AB). O evento foi realizado no auditório da sede da Secretaria de Educação, localizado no bairro Weissópolis.

Durante a cerimônia de abertura do evento, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, enalteceu o trabalho dos profissionais envolvidos. “A área da Saúde é sem dúvida um dos maiores desafios para nós gestores. Seria ainda mais desafiador se não pudéssemos contar com uma equipe tão qualificada e motivada. Ao buscar o aperfeiçoamento, oferecemos um atendimento ainda melhor e quem ganha com isso é a população”, comenta.

A Secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, ressaltou a importância do encontro no que diz respeito à troca de experiências. “Nestas ocasiões paramos para avaliar se as ações que temos feito estão no caminho certo. Sabemos que cada município tem suas necessidades, mas com a divisão de ideias buscamos o aprimoramento dos trabalhos e isso é muito válido”, afirma.

Para Viviane Maysa Tomazoni, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, há muito para ser conquistado. “Ainda temos muito que evoluir neste processo, mas acredito que esta é uma oportunidade ímpar para a troca de conhecimento e de realidades. A presença dos profissionais da gestão e dos NASFs dos municípios aqui presentes explicitam a importância deste momento de troca de experiências para o enriquecimento das ações”, enaltece.

De acordo com Cidete Maria Chiapetti Casaril, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a iniciativa é muito válida para a evolução nesta área. “Vemos com bons olhos este convite para debatermos e construirmos novas visões sobre esta temática. Trabalhar em equipe não é fácil, mas é esta maneira de agir que nos faz alcançar o sucesso em nossas ações. Agradeço o convite para participar deste encontro”, afirma.

Além de Pinhais, também estiveram representados os municípios de Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Campo Magro, Campo Largo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Palmeira, Paranaguá, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

NASF de Pinhais

O NASF de Pinhais foi criado em 2012. Com base nas portarias e cadernos de apoio do Ministério da Saúde foram se construindo estratégias de ação junto aos profissionais e usuários do SUS. Os resultados apresentados, ano após ano, geraram o reconhecimento das ações junto à Secretaria Municipal de Saúde, sendo acrescida gradativamente carga horária com dedicação exclusiva ao NASF de novos profissionais, visando atender todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família do município. Atualmente, compõem o NASF de Pinhais, profissionais das áreas de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Profissionais que realizam as mais diversificadas atividades como: atendimentos domiciliares, triagem de encaminhamentos de pacientes para atendimentos na Atenção Secundária, atividades coletivas inter e multiprofissionais, matriciamentos mensais com os profissionais de cada equipe de Estratégia de Saúde da Família, além de situações que atendam demandas pontuais das Unidades de Saúde da Família.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)