Escrito em por

 

A partir do dia 20 de maio, Pinhais participará do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI). Trata-se de uma pesquisa científica que avalia crianças menores de 5 anos quanto às práticas de aleitamento materno, de consumo alimentar, do estado nutricional e deficiências de micronutrientes (hemoglobina, vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B12, folato, zinco, selênio e ferritina).

Durante o estudo, serão visitados os domicílios de famílias em todas as regiões do Brasil, incluindo as zonas rural e urbana. Em Pinhais, serão 50 domicílios visitados pelos entrevistadores do ENANI em duas visitas. Na primeira visita ao domicílio, o entrevistador apresenta o estudo para a família explicando os procedimentos que serão realizados.

“Caso a família concorde em participar, o responsável pela criança deve assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Após a assinatura do TCLE a entrevista é iniciada, e o entrevistador fará perguntas sobre os hábitos alimentares da criança, amamentação, uso de suplementos, habilidades culinárias dos responsáveis pela criança, gestação da criança e aspectos socioeconômicos da família, sendo que todas essas informações registradas”, explica Jerosiane Nunes Marchaukoski, do Núcleo Técnico de Políticas Alimentares e Nutricionais.

Além disso, na primeira visita ao domicílio são obtidas as medidas de peso e estatura das crianças e suas mães biológicas. “Também é realizado o agendamento da coleta de sangue e a família recebe um folder com informações sobre a coleta de sangue e sobre como ter acesso aos resultados dos exames. A segunda visita ao domicílio ocorre no dia agendado para a coleta de sangue”, conclui Jerosiane.

Serviço

Mais informações sobre o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) pelo site www.enani.nutricao.ufrj.br/, pelo telefone 0800-808-0990, ou pelo e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)