sexta-feira, 29 de março de 2024
Pinhais participa da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Pinhais participa da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

 

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização global da sociedade civil. A iniciativa acontece anualmente, entre o dia 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste período, que tem duração de 16 dias, a ação pretende fazer uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

No Brasil, a campanha ocorre desde 2003, quando, nos 16 dias de ativismo, são realizadas ações de mobilização, palestras, debates, eventos e encontros. O objetivo estratégico da campanha é dar visibilidade às diversas formas de violência de gênero e doméstica contra as mulheres, previstas na Lei Maria da Penha, como uma questão pública a ser enfrentada no âmbito dos direitos humanos e da luta por uma nova sociedade mais igualitária, sem opressão e exploração. Com uma abordagem simplificada, pretende-se tornar conhecido ao público às formas de violências e como combatê-las no meio social.

Central de Atendimento à Mulher

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.

A criação deste serviço atende a uma antiga demanda dos movimentos feministas e de todos aqueles que atuam no contexto de mulheres em situação de violência. Além de encaminhar os casos para os serviços especializados, a Central fornecerá orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor.

A mulher que ligar será informada sobre seus direitos legais e acerca dos tipos de estabelecimentos que poderá procurar, conforme o caso, dentre eles as delegacias de atendimento especializado à mulher, defensorias públicas, postos de saúde, instituto médico legal para casos de estupro, centros de referência, casas de abrigo e outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.

Atendimento em Pinhais

A Guarda Municipal de Pinhais disponibiliza o aplicativo 153 Cidadão, onde a população pode solicitar atendimento da GM por meio do aplicativo, que é gratuito e está disponível na Google Play Store e na App Store.

Para usá-lo, baixe o programa no celular e faça a validação do aparelho. Na sequência cadastre seus dados pessoais, as informações de contatos (telefone e e-mail) e endereço completo.

Com o aplicativo 153 Cidadão é possível solicitar viaturas, fazer denúncias, e também, tem o exclusivo Botão “Maria da Penha” para mulheres com medida protetiva. O app também tem a opção de chat, telefones úteis do município, fale conosco e entre outras.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress