Escrito em por

1

 

O Município conquista feito inédito na área da Saúde do Paraná e se torna uma referência para outros municípios

Falar de saúde é falar de cuidado e respeito ao bem mais precioso que todos temos: a vida. Ao receber o Selo Bronze pela Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, o Município de Pinhais reforça este compromisso. Em solenidade no Palácio das Araucárias, a Secretaria de Estado da Saúde premiou 25 unidades de saúde localizadas na Região Metropolitana de Curitiba. Dentre essas, 10 são do município de Pinhais.

Para chegar ao feito, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das dez Unidades de Saúde da Família (USFs), trabalha desde 2011 para atender às exigências da Secretaria Estadual da Saúde. “Isso significa que os profissionais que atuam nas unidades atenderam uma série de exigências que atestam a qualidade dos serviços prestados à população. Desde quando iniciou esse processo em Pinhais, nunca deixei de acreditar no potencial de toda a nossa equipe para conseguirmos atingir esse objetivo e conquistar a premiação”, observou a secretária de Saúde, Adriana Jorge de Carvalho.

Para a diretora do Departamento de Assistência em Saúde, Viviane Tomazoni, a intenção é valorizar o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pelas equipes no Município. “Tive o privilégio de acompanhar de perto o trabalho de todas as nossas equipes e perceber o empenho de cada servidor. É um grande orgulho participar desta conquista e ver que a cidade de Pinhais vem se tornando referência na área de saúde”, comentou.

A premiação

O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS) tem como missão organizar as ações e serviços de atenção primária em todos os municípios do Paraná, visando a promoção do cuidado com a população em todos os ciclos de vida.

O APSUS foi planejado em etapas pré-definidas, iniciadas pela capacitação de todos profissionais da saúde e identificação das necessidades, além do repasse de recursos para estruturação física e aquisição de equipamentos para as unidades de saúde. A finalização se deu pela avaliação da qualidade na atenção primária à saúde, que, neste momento, atribuiu os selos bronze e, posteriormente, selos prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados.

O que coloca Pinhais em destaque é o fato de a certificação ter sido entregue a todas as unidades de saúde, algo que comumente se aplica a alguns equipamentos.

Trajetória

Pinhais iniciou o processo de qualificação no ano de 2011 e no decorrer dos anos consolidou e implementou todas as ações necessárias para alcançar as melhorias propostas, nas dez Unidades de Saúde da Família do Município. Já na fase de finalização, durante o mês de novembro deste ano, as USFs passaram por auditoria da Secretaria Estadual da Saúde.

Neste período, todos os profissionais de saúde realizaram as adequações com muito empenho e envolvimento. Agora, a excelência deste trabalho foi reconhecida pela conquista da certificação do Selo Bronze. O intuito é que as ações desenvolvidas sejam aprimoradas no decorrer dos próximos anos, permitindo às equipes de saúde a conquista dos selos prata e ouro, conforme as implementações exigidas pelo programa APSUS.

Luizão atribui o resultado à qualidade das equipes

Durante solenidade no auditório do Cenforpe, o Prefeito Luizão Goulart destacou o bom momento que vive o Município. “Tive acesso a um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa que diz que nossa administração possui 94% de aprovação e este resultado eu atribuo ao trabalho de cada servidor que desempenha sua função com eficiência”, destacou.

Luizão também aproveitou para agradecer: “Primeiro eu agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ser prefeito dessa cidade e poder conviver com profissionais qualificados e comprometidos. Segundo agradeço a toda nossa equipe, responsável direta pela evolução de todos os setores, inclusive a saúde que é tão criticada em nosso País, mas que em Pinhais se tornou referência de qualidade”, concluiu.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)