Escrito em por

pinhais03

 

O evento teve como temática “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”

Nos dias 5 e 6 de abril, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, localizado no bairro Weissópolis.

Durante a abertura do evento, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância da realização da iniciativa. “Este é um momento extremante necessário que valorizamos muito e que serve para reavaliar o que está sendo feito nesta área. Afinal o intuito é sempre avançar. Este é um tema desafiador, pois as demandas aumentam a cada dia e precisamos atendê-las da melhor maneira possível”, ressalta.

A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, enfatizou os elementos pertinentes a este processo. “Neste cenário, sabemos que várias são as necessidades apontadas pela comunidade. Ao debater este tema temos que pensar na promoção da saúde com o viés do cidadão que tem seus direitos e deveres. Além disso, há a classe trabalhadora da saúde. Todos os lados devem ser ouvidos para que tenhamos um panorama completo e possamos buscar o avanço no atendimento”, comenta.

Segundo o diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha, a troca de ideias que envolve democracia e saúde é salutar. “Extremamente pertinente a discussão deste tema afinal, temos que levar em conta que 75% da população tem o SUS como única opção de assistência à saúde e que nos últimos anos houve uma grande migração dos usuários de planos de saúde particulares para a saúde pública. Diante das dificuldades de todas as esferas, é preciso que consigamos possibilitar atendimento em níveis coerentes e dignos. Que este momento seja profícuo que renda os melhores frutos”, afirma.

Para o representante do Ministério Público, Ronaldo de Paula Mion, a conferência promove um momento genuinamente democrático. “Como é importante a participação de todos em prol da saúde. Esta é uma oportunidade de ouvir e principalmente de ser ouvido. Cada comunidade tem suas características, tem seus perfis, as demandas podem ser diferentes ou até mesmo iguais e isso reforçará as necessidades. Este tema certamente vem bem a calhar”, completa.

O evento teve como temática “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. O objetivo foi promover a participação da sociedade civil, trabalhadores da área, prestadores de serviço e representantes do governo na elaboração de propostas que serão encaminhadas à 12ª Conferência Estadual de Saúde, referente aos eixos “Saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS”.

Também estiveram presentes, representando o legislativo municipal, a vereadora Cecília Padovan e a presidente do Conselho de Saúde de Pinhais, Leonildes da Silva. Durante o encontro, também foi ministrada palestra pela superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, Maria Goretti David Lopes.

pinhais04

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)