Escrito em por

pinhais08

 

A participação do município se deu por meio da apresentação da secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou o trabalho desenvolvido em Pinhais no que diz respeito ao fortalecimento da Atenção Básica. A participação do município no Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica se deu por meio da apresentação da secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

Durante o evento, realizado pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a secretária fez parte da mesa redonda: O Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) para fortalecimento da Atenção Básica. Adriane da Silva Jorge Carvalho discorreu sobre a experiência do município com a ampliação e qualificação da Atenção Básica.

Pinhais conta com 11 unidades de saúde e 22 equipes de Estratégia de Saúde da Família; 6 equipes de Estratégia de Saúde Bucal e 1 equipe de Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), com mais de 80% do território coberto pela Atenção Básica. Todas as equipes aderiram ao PMAQ, sendo que no segundo ciclo, 60% delas foram classificadas como “acima da média”.

Ainda no que tange à Atenção Básica, pelo Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), as 11 unidades de Pinhais foram certificadas, dez com selo prata e uma com selo bronze. O objetivo desta certificação é estabelecer padrões e protocolos, organizar processos de trabalho para garantir a segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento de processos e a melhoria dos indicadores de saúde da população. As unidades de Pinhais foram avaliadas durante o ano em mais de 100 itens que refletem o nível de qualidade em que a equipe de saúde se encontra.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)