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O índice é estabelecido pelo Ministério do Trabalho e se refere ao período de janeiro a dezembro de 2017

Em relatório da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), Pinhais ocupa a 3ª posição da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no ranking de desempenho de intermediação de mão de obra. A Agência do Trabalhador de Pinhais cumpriu 116,39% da meta estabelecida pelo Ministério do Trabalho. O índice se refere ao período de janeiro a dezembro de 2017.

No ranking, 115 agências paranaenses tiveram excelente desempenho (100% da meta ou mais), 29 agências tiveram desempenho satisfatório (mais de 75% da meta) e 72 agências tiveram desempenho baixo (menos de 75% da meta). Em 2017, a Agência do Trabalhador de Pinhais recebeu quase 9 mil requerimentos de Seguro Desemprego e 3.760 carteiras de trabalho foram emitidas.

“A Agência do Trabalhador de Pinhais tem sido referência para outras agências, tendo em vista que em 2017 recebemos visitas de outros municípios para conhecer o trabalhado desenvolvido na intermediação de mão de obra e capacitação.

Também fomos a primeira agência a disponibilizar o autoatendimento; isto permite ao trabalhador o acesso aos serviços de consultas de vagas de emprego, agendamento de Seguro Desemprego, consulta ao CNIS, entre outros”, explica Giane de Jesus, diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda.

Intermediação de mão de obra

De acordo com o Ministério do Trabalho (MTB), a intermediação de mão de obra visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho.

Ainda segundo o MTB, as principais etapas da execução do serviço de intermediação de mão de obra são: inscrição do trabalhador; registro do empregador; captação e registro de vagas de trabalho; cruzamento de perfil dos trabalhadores cadastrados com o perfil das vagas captadas; convocação de trabalhadores conforme pesquisa de perfil e encaminhamento para entrevista de emprego; e registro do resultado do encaminhamento. Além disso, o serviço de intermediação de mão de obra pressupõe a administração das vagas, do momento de sua captação até seu preenchimento, ou eventualmente, até a extinção do prazo definido pelo empregador para a seleção. Em todas as etapas é necessário o gerenciamento e controle das informações.

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