quinta-feira, 25 de abril de 2024
Parceria entre Prefeitura e UFPR amplia o número de residentes em Piraquara

Parceria entre Prefeitura e UFPR amplia o número de residentes em Piraquara

piraquara01

 

Na última semana a Secretaria de Saúde reuniu os profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Federal do Paraná, que atuam no município. Neste ano Piraquara recebeu mais 4 e pela primeira vez um profissional de Residência em Medicina da Família. Agora, por meio da parceria entre a Prefeitura e a UFPR, 23 profissionais de diferentes formações reforçam e ampliam o atendimento na Atenção Básica e Especializada.

Os residentes em Medicina Veterinária (04), Farmácia (06), Odontologia (08), Terapia Ocupacional (04) e Medicina da Família (01) foram recepcionados na sede da Secretaria de Saúde. Eles participaram de um momento de integração com a equipe, apresentaram suas demandas, receberam instruções e conheceram os equipamentos e serviços da rede municipal de saúde.

A residência é um programa de especialização que existe há mais de 10 anos na UFPR e permite que profissionais de diversas formações em saúde possam vivenciar a prática do serviço aliada a base teórica. Ele funciona por meio de uma parceria entre os ministérios da Educação, Saúde, UFPR e o município. Durante o período de dois anos os profissionais, já formados, atuam nas unidades de Piraquara custeados por meio de uma bolsa do Governo Federal.

De acordo com a Secretária de Saúde, Maristella Zanella, a chegada de um profissional médico da família vai contribuir com o atendimento na Estratégia Saúde da Família. “Desde 2016, quando estabelecemos a parceria com a UFPR o programa de residência tem contribuído muito com o atendimento em nossas unidades. Neste ano a recepção de um profissional médico foi uma novidade e vai nos ajudar na qualificação do atendimento, integrando o ensino e a prática”, destacou.

O programa estabelece carga horária, metas e uma série de responsabilidades para os profissionais, que trabalham nas unidades básicas de saúde e também nos centros de especialidades.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress