Escrito em por

pinhais02

 

Num primeiro momento serão atendidos os alunos da Escola Municipal Elis de Fátima Zen

Uma parceria da Polícia Militar do Paraná com a Prefeitura de Pinhais possibilita o atendimento de crianças com deficiência com serviços de Equoterapia. A aula inaugural aconteceu na sexta-feira, dia 5, no Haras Palmital, localizado no bairro Alphaville Graciosa, para alunos, professores e familiares. “Essa é uma extensão do nosso projeto de Equoterapia, que existe há 21 anos na sede da Cavalaria, e agora através dessa parceria podemos oferecer às crianças do município de Pinhais”, disse o tenente-coronel Elias Ariel de Souza.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o movimento e a relação do cavalo com o humano para habilitar ou reabilitar indivíduos com necessidades especiais, auxiliando no desenvolvimento intelectual. A atividade foi inserida na Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Paraná, em 2016, e hoje é prevista como atividade inerente da Corporação.

A princípio serão atendidos alunos da Escola Municipal Elis de Fátima Zen. Para os profissionais que trabalham com esses alunos o efeito dessa terapia traz verdadeiros benefícios para as crianças. “A forma como a Equoterapia trabalha com a autoestima é benéfica, a marcha do cavalo tem o movimento na natureza mais parecida com o do ser humano, o que garante uma evolução rápida da postura, das respostas que ela pode dar”, salientou o fisioterapeuta Marcelo Gasque Nascimento.

Já o terapeuta educacional Rubens Barrichello Junior diz que a Equoterapia auxilia bastante no desenvolvimento do equilíbrio. “Percebemos que o aluno ao subir no cavalo, já muda a postura, o estímulo que recebe do cavalo já dá o resultado imediato”, conta.

Carlos Eduardo de Moura é pai de Alana Leme, uma das alunas da Escola Elis de Fátima Zen que iniciou a terapia. “Para ela é muito bom, para postura, para o desenvolvimento, e fora a alegria que sente nesse contato com o cavalo. O projeto é maravilhoso, para nós que temos crianças especiais é uma grande oportunidade”, disse.

Já para a vice-prefeita Rosa Maria essa parceria é a realização de um sonho. “Já idealizávamos isso há algum tempo, então para nós é motivo de muita alegria. Agradecemos por esta parceria que trará muitos benefícios, sabemos que quando levamos esses projetos para educação auxiliamos na qualidade de vida dos nossos alunos”, reforçou a vice-prefeita.

O atendimento é promovido sem custos aos praticantes, e busca alcançar, principalmente, as famílias de renda inferior. Além da vice-prefeita Rosa Maria e do tenente-coronel Elias, também estiveram presentes o vereador, Arnaldo do Vizinho Solidário; o secretário de Finanças, José Martins; a secretária de Educação, Andrea Franceschini e o coordenador da Equoterapia tenente, João Eduardo Vaz.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)