quarta-feira, 24 de abril de 2024
Parar de fumar é possível: Unidades de Saúde de Pinhais ofertam grupos de apoio

Parar de fumar é possível: Unidades de Saúde de Pinhais ofertam grupos de apoio

pinhais02

 

Com base no Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, a iniciativa tem permitido que muitas pessoas abandonem o vício

Vencer um vício, seja qual for ele, é um grande desafio. Entretanto, muitos são os métodos que podem ser utilizados para livrar-se deste mal. Em Pinhais, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza grupos como parte do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, nas Unidades de Saúde da Família (USF), com o intuito de auxiliar os pacientes que desejam abandonar o uso do cigarro.

Entre as iniciativas realizadas, a Unidade de Saúde Jardim Karla criou o “Grupo Novos Ares” em agosto de 2018, e desde então, 82 pessoas procuraram tratamento para parar de fumar. “Entendendo o tabagismo como um sério problema de saúde muito prevalente em nossa população, fundamentado no princípio da prevenção em saúde, surgiu a proposta de iniciar o grupo que posteriormente foi nomeado de Novos Ares”, conta a dra. Tereza Jurgensen, coordenadora do grupo.

O grupo conta ainda com o trabalho da equipe da Estratégia de Saúde da Família da USF e é organizado pelas agentes comunitárias de Saúde, Adriana de Fátima Marafigo e Denise Rodrigues Araújo de Souza. As atividades também contaram em diversos momentos com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. “Utilizando o cronograma e material do Ministério da Saúde elaborado para o programa ‘Deixando de Fumar Sem Mistérios’ e associando técnicas de Auriculoterapia e Mindfullness tivemos muito sucesso em auxiliar diversas pessoas a parar de fumar”, acrescenta Tereza.

Uma das pessoas que conseguiu atingir este objetivo, e está há mais de dois meses sem fumar, é Andrea Franceschini. Ela conta que ao se inscrever não tinha grandes expectativas, mas se surpreendeu com a metodologia aplicada. “Um amigo contou sobre o grupo, mas inicialmente eu não tinha muitas expectativas. Porém ao participar, uma das coisas positivas que observei é que todos têm o mesmo objetivo, as mesmas angústias, o medo de não conseguir. Sem contar, que tem todo um acompanhamento, um suporte médico e de outros profissionais. Eu tive que determinar um dia que pararia de fumar e deu certo”, revela.

Conviver com fumantes é um dos fatores que pode levar ao vício. “Aprendi a fumar na escola, mas fazia escondido, inclusive da família e era algo que me causava vergonha. Sou filha de pai fumante e isso acabou influenciando também. Meu filho me cobrava muito para parar. Então, obviamente temos consciência que faz mal, mas é um hábito errado, um vício, que vai ficando. Eles explicam que existem vários tipos de vício, e eu me encaixava na dependência comportamental”, compartilha Andrea. “Agora, o fato de parar também me motivou a querer praticar atividade física”, conta.

Causador de inúmeros problemas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o tabagismo é uma doença que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares. Há ainda outros males relacionados ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez.

Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual se comparado aos não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo.

Combate ao Tabagismo

O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. O município de Pinhais aderiu ao programa no ano de 2012, e tem sido possível integrar as ações locais para controle do tabagismo a programas estratégicos da atenção básica de saúde, promovendo o acesso da comunidade ao programa.

Grupos de Tabagismo

Os profissionais que estão à frente do grupo passam por capacitação oferecida pela 2ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde e atendem aos protocolos estabelecidos. As atividades realizadas com cada grupo nas USFs de Pinhais são conduzidas de acordo com as necessidades identificadas, respeitando as particularidades de cada paciente.

São realizados quatro encontros e um último intitulado de manutenção. Como há acompanhamento médico, as medicações são corretamente prescritas, além das demais instruções. Conclusas as ações em grupo, os participantes continuam a receber orientações. Na USF Jardim Karla, por exemplo, após o término os pacientes que pararam de fumar recebem tratamento odontológico e sessões de acupuntura.

Serviço

Se você deseja parar de fumar, procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência e faça o cadastro. Mais informações pelo telefone 3912-5343.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress