Escrito em por

pinhais07

 

No total, 12 guardas receberam certificados de conclusão, sendo seis de Pinhais e seis de Quatro Barras

Na noite de terça-feira, dia 30 de janeiro, foi realiza a formatura dos novos guardas municipais de Pinhais, os quais fizeram parte da primeira turma do Centro de Formação da Guarda Municipal de Pinhais. No total, 12 guardas receberam certificados de conclusão, sendo seis de Pinhais e seis da cidade de Quatro Barras. A solenidade foi realizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e contou com a presença de autoridades e familiares dos formandos.

Com carga horária de 617 horas/aulas entre as disciplinas ministradas, estiveram: ética, direitos humanos e cidadania; uso legal e progressivo da força, da arma de fogo e defesa pessoal.

A Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destacou que o trabalho da Guarda Municipal tem sido efetivo. “Parabenizo os novos guardas pela formatura e aproveito para relembrar que a decisão de implantar a Guarda Municipal de Pinhais foi para atender a um dos compromissos que eu e Luizão, então prefeito na época, assumimos com a comunidade. Um compromisso de ajudar a Polícia Militar a amenizar os problemas de segurança do nosso município. Então, é motivo de alegria e orgulho, formar a quarta turma de guardas municipais, pois a nossa população agradece por ter uma Guarda atuante”, afirmou a Prefeita.

Para Ricardo Pinheiro, secretário de Governo de Pinhais, pasta à qual está vinculada a Guarda Municipal, este é um momento de agradecimento a todos os parceiros e também de reafirmar o compromisso da busca constante por formação. “Hoje é uma noite de felicidade e de agradecimentos. Agradecemos inicialmente a Guarda Municipal de Paranaguá pelo apoio para a criação do Centro de Formação da GM de Pinhais, também a Polícia Federal pelas informações que também foram importantes durante este processo; a todos os integrantes da Guarda Municipal de Pinhais; à Guarda Municipal de Quatro Barras pela confiança em nosso trabalho; aos 43 instrutores. Agradeço também ao Dr. José Orlando, padrinho da Guarda Municipal de Pinhais e a todos que fazem parte desta história”, declarou o secretário de Governo.

O padrinho da Guarda Municipal, Dr. José Orlando Cerqueira Bremer, juiz de direito da 1ª Vara Criminal da Comarca da RMC – Foro Central de Curitiba, teceu muito elogios ao trabalho realizado em Pinhais. “Agradeço por ter sido juiz desta Comarca por sete anos e ser padrinho da Guarda Municipal de Pinhais, uma vez que tive o prazer de vê-la nascer. Enquanto estive aqui formamos uma parceria absurda, então estou muito satisfeito de rever muitas pessoas que fizeram parte desta trajetória. Afirmo que vocês têm em mim um juiz para sempre e estou à disposição em tudo que estiver ao meu alcance. Foi em Pinhais que me descobri juiz criminal que sou até hoje, serei sempre grato”, declarou.

O secretário municipal de Governo e Ordem Pública de Quatro Barras, Fabrício Haddad Figueira, representou o Prefeito Angelo Andretta e enalteceu a parceria com Pinhais para a formação de novos guardas. “Em nome da Prefeita Marli Paulino agradeço o convite e a dedicação. Temos muito a agradecer, pela generosidade que foi demonstrada pelo executivo de Pinhais, que nos convidou e nos permitiu fazer parte desta escola, deste pioneirismo, que mais uma vez engrandece o nome de Pinhais”, destacou Figueira.

Presenças

Também participaram da cerimônia a vice-Prefeita de Pinhais, Rosa Maria; da Câmara Municipal de Pinhais, os vereadores Professora Cinéia, Cecília Padovan da Saúde, Carlinhos do Eliza, Dirceu da Aposentadoria, Ayrton; o 1º tenente da PM, Maykon Oslei, representando o subcomando da 5ª Cia; Comandante do Corpo de Bombeiros de Pinhais, Capitão Machado; a Major Iracema Maschio, da Polícia Militar; a escrivã da Polícia Civil, Vera Lúcia; o diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial de Pinhais, Otávio Câncio do Amaral; Luiz Henrique Schmidlin, diretor do Departamento Geral da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Quatro Barras; o superintendente da GM Pinhais, Juarez Aparecido dos Santos; o vice-presidente do Conselho da Comunidade, Reneudo de Albuquerque; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Pinhais, Ivaldo Sá Barreto Filho; o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Pinhais, Mauro Growoski.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)