quinta-feira, 25 de abril de 2024
Vereadores aprovam Projeto de incentivo à construção civil em Piraquara

Vereadores aprovam Projeto de incentivo à construção civil em Piraquara

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 30/06/2015

por Angelo Stroparo

A Câmara de Piraquara aprovou por unanimidade, na sessão da última terça-feira (30), o PL (Projeto de Lei) de autoria do vereador Valmir Soares, o Rock (DEM), que visa desembaraçar subjetividade na redação da lei que dispõe sobre normas na construção civil na cidade. O PL visa estimular o crescimento e, por consequência, aquecer o setor que tem se  enfraquecido nos últimos meses. A partir do momento que entrar em vigor, a nova lei também provocará mudanças na paisagem da área central da cidade, que passará a ter edifícios com maior número de pavimentos.

Vereador Baianinho diz que não faltam médicos nos postos de Piraquara

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

Contrariando as informações apresentadas por Gilmar Cordeiro, Edson Manoel dos Santos, o Baianinho (PHS), disse que não faltam médicos nos postos de saúde de Piraquara. “Devemos respeitar a democracia e o direito de todos em ter uma opinião, mas, quando um vereador diz faltar médico, está faltando com a verdade!”, afirmou Baianinho. O parlamentar ressaltou ainda o trabalho da Secretaria de Saúde. “Essa Pasta é uma das mais ativas da cidade. Alguém aponte quando foi que houve greve na área da saúde neste município?!”, argumentou.

Embasamento para falar

Baianinho afirmou que possui base para dizer que existem médicos e dentistas nos postos de saúde. “Aceito que a oposição apresente argumentos, mas estou embasado pra falar sobre a saúde municipal. Não sou como papagaio, que apenas repete! E não posso admitir que se desrespeite profissionais que tanto trabalham na saúde pública dessa cidade!”, ressaltou. O vereador disse que, na Câmara, o seu compromisso é com a verdade.

Vereador denunciado

Baianinho falou sobre a denuncia feita pelo MP (Ministério Público) contra Gilmar Cordeiro, por ato de improbidade administrativa, quando Gilmar era presidente da Câmara “Gostaria que o nobre vereador se posicionasse com relação a esse assunto”, indagou Baianinho, citando notícia recentemente.

Adriano critica quem joga lixo em terreno baldio

Vereador Adriano
Vereador Adriano

O vereador Adriano Cordeiro (PTB) agradeceu a ajuda recebida da PM, na ocasião da festa em Roça Nova. Durante o evento ocorreu uma cavalgada e policiais militares auxiliaram os cavaleiros e garantiram a segurança. Na sequência, Cordeiro criticou moradores que tomam a atitude de jogar lixo em áreas públicas e terrenos baldios. “É lamentável, mas preciso retomar esse assunto, porque ainda existem pessoas em nosso município que largam lixo em terreno baldio”, comentou.

Lixo atrás do San Julian

Adriano informou que atrás do Hospital San Julian existe uma grande quantidade de entulho e lixo depositado. O vereador revelou que algumas pessoas pediram para que o prefeito fosse remover a sujeira. “Acredito que esse pessoal não sabe que não é esse o trabalho do prefeito. Na verdade, é sabido por todos que existe coleta na região, duas a três vezes na semana, e alguns insistem em jogar lixo de qualquer jeito”, argumentou. Adriano ressaltou que o serviço de coleta é um dos melhores oferecidos pelo município, havendo a necessidade da colaboração dos munícipes. “Não são todos, claro, mas é importante que a população denuncie quem age de forma incorreta”, concluiu.

Vereador Valmir Soares, o Rock, comenta Projeto de Lei da construção civil

Vereador Rock
Vereador Rock

Durante a discussão e votação, em segundo turno, do Projeto de lei nº 76/2015, Rock agradeceu aos pares pelo apoio, tanto na aprovação quanto ainda na fase de elaboração da redação. “Esse Projeto não é do vereador Rock, é dos construtores deste município, da população e dos pares desta Casa”, afirmou. O projeto promove a modificação de um termo que gerou muita confusão e inviabilizou muitas obras por conta de erro na interpretação da lei. A parir do momento que a nova lei estiver valendo, a construção civil em Piraquara poderá explorar o crescimento vertical, posto que o município possui muitas áreas de preservação ambiental e dispõe, portanto, de pouco espaço à ocupação e uso do solo urbano.

Sanepar I

Rock elogiou o trabalho da empresa Carcereri, prestadora de serviços à Sanepar, pelo trabalho realizado na Rua Fortaleza, bairro Vila Macedo. “Reclamei quando cometeram erros de execução, o que provocou transtornos aos moradores. Mas agora que atenderam nosso pedido e realizaram um excelente trabalho, elogio, principalmente, o Sr. Dirceu Belão e a ótima equipe que trabalha, alguns dias, até às 22hs, debaixo de chuva e com lama até a cintura”, explicou.

Sanepar II

Rock comentou que foi questionado por um internauta, dias atrás, sobre o porquê de tantas cobranças a Sanepar. “Muito fácil: a Sanepar está nos devendo cerca de R$ 100 milhões”, respondeu o parlamentar que considerou ocorrer falta de atitude da Procuradoria do Município. “Há inércia, que me desculpe o Executivo, da parte da Procuradoria neste sentido”, argumentou.

Agradecimento

Durante as explicações pessoais, Rock fez um agradecimento especial ao Dr. Evandro da Rocha, servidor da Casa. “Esse menino é um lutador e quero agradecê-lo e, seguindo o regimento, me dirijo a Vossa Excelência, Presidente Josimar Froes, a fim de que transmita a Evandro meu abraço fraterno”, declarou o vereador.

Vereador Eugênio Huller rebate críticas da oposição à saúde pública municipal

Vereador Huller
Vereador Huller

O vereador Eugênio Huller (PHS) iniciou as explicações pessoais destacando o trabalho do Sr. Evandro da Rocha. “Quando muitos criticavam esse rapaz eu disse a ele que provasse o contrário, que fosse estudar para se tornar um baita profissional e, hoje, dá esse exemplo de dedicação e mostra quem, de fato, é”, parabenizou Huller ao servidor da Casa. O parlamentar também dirigiu agradecimentos às assessoras de gabinete, Sra. Érica Claro e Srta. Roberta Botassari.

Posto de Saúde

O vereador informou aos presentes a respeito da visita feita ao Posto de Saúde do Primavera, atendendo a pedidos da população. “Realmente a Dra. Camila vai embora. E, de fato, cativou o pessoal, porque não é só médica, é amiga da comunidade”, observou Huller.

Apesar disso, o vereador afirmou que se posicionou a favor da solicitação do povo, assinando o abaixo-assinado que pedia a permanência da profissional no atendimento. “Fiquei do lado das pessoas porque foram elas que me elegeram, apesar de saber que a empresa da qual a Dra. Camila é contratada perdeu a concessão”, explicou.

Pagamentos

Huller ainda informou que a nova empresa licitada pagará a divida junto aos funcionários, referente aos vencimentos do último mês de abril. “O pessoal que venceu a licitação ofertou valores, inclusive, mais altos que a antecessora, porém, não ofereceu décimo terceiro e férias, conforme prevê a nova legislação. Por isso os onze médicos se organizaram e fizeram o protesto. Essa é a briga deles”, observou.

Oposição

Com relação às reclamações dos parlamentares da oposição no tocante ao atendimento e falta de médicos em postos de saúde, Huller afirmou não ser verdade. “O Mamede diz que não tinha ambulância no posto, não é verdade, porque ele foi atendido e sabe que tem”, argumentou. “Aqueles profissionais do Posto Caiçara atendem com o maior carinho. Eu sei porque tenho ido lá e em todos os outros postos de saúde e visto que há médico. Mas, como vem um vereador aqui e diz que não tem?! Agora vamos pegar vistos, um por um, pra confirmar que estavam em atendimento?”, protestou Huller, questionando os pares opositores se estão de fato vendo o serviço que a Secretaria de Saúde e o Executivo estão fazendo em Piraquara.

Rally cancelado

Sobre os comentários do vereador Miguel Scrobot, acerca da realização de um Rally na área rural do município, Huller garantiu: “Esse Rally já está cancelado desde sexta-feira, não vai sair, podem estar certos disso, até porque alguns estavam comigo quando foi informado o cancelamento”, concluiu.

Solidariedade e denúncia de invasão na Serra do Mar

No início do discurso, José Machado (DEM) manifestou solidariedade e apoio a Valdeci de Andrade, com relação às ameaças e afrontas que o vereador disse ter recebido da parte do Sr. Daniel Pinheiro. “Essa pessoa foi à casa de um vereador fazer ameaças sem fundamento, ao mesmo tempo em que é invasor na região da Serra do Mar! E ainda sai por ai fazendo críticas ao município de Piraquara!”, protestou Machado.

Vereador se diz ameaçado por repórter

O vereador Valdeci de Andrade (SDD) manifestou repúdio ao comportamento do Sr. Daniel Pinheiro, que se apresentou ao parlamentar como repórter de uma empresa de comunicação. Segundo Andrade, Pinheiro é filiado ao PRB (Partido Republicano Brasileiro) e possível candidato a prefeito de Piraquara nas próximas eleições, em 2016. “Esse indivíduo veio à minha casa, se dizendo repórter, a fim de denunciar os reparos que fiz na rua com caliça”, explicou. O vereador ainda informou que o suposto profissional de imprensa chegou a tirar a camisa, numa tentativa de intimidação. “Sabemos que a intenção desse cidadão foi movida por interesses políticos, a fim de manchar minha imagem junto ao povo, mas não obteve êxito”, observou Valdeci.

Postos de saúde abandonados

Se dizendo triste com a situação dos postos de saúde da cidade, Gilmar Cordeiro (PSB) iniciou o discurso afirmando existir uma situação de abandono na saúde municipal. “Na Vila Macedo, entre outros postos, não tem médico”, alegou Cordeiro, que disse ter sido procurado por moradores da região nos últimos dias e ouvido muitas queixas sobre a ausência de profissionais da saúde nas unidades de atendimento.

Atendimento precário no Caiçara

Mamede (PRB) também se posicionou a favor de Valdeci no episódio das ameaças promovidas por um repórter. “Se for confirmado essa informação, Valdeci, estou contigo”, afirmou.

O parlamentar apoiou as afirmações de que não há médicos suficientes para o atendimento básico nos postos de saúde do município. “No Caiçara, segundo os próprios moradores, o atendimento é precário. Não há médico, não há dentista. Hoje mesmo recebi a informação de que têm dez mulheres, na região, sofrendo com miomas porque a rede pública municipal não tem condições de atender esse tipo de demanda”, explicou Mamede.

Rally prejudicará produtores rurais

O vice-presidente da Câmara, vereador Miguel Scrobot (PROS), informou ter sido procurado recentemente por alguns produtores rurais, preocupados com a notícia de que o município sediaria uma competição automobilística de Rally na região rural de Piraquara. Scrobot alertou os pares para os eventuais prejuízos que o evento trará. “Fora o fato de engessar o trânsito nas estradas rurais na sexta e no sábado, esse Rally vai acabar com as vias, que já estão péssimas!”, afirmou. O vereador ressaltou a dificuldade que alguns produtores de leite, por exemplo, enfrentarão para escoar a produção nos dias em que acontecerá a competição automobilística. Scrobot questionou ainda o destacamento de policiais para garantir a segurança do evento, considerando excessivo o número anunciado. O vereador argumentou que os munícipes, muitas vezes, não recebem proteção equivalente no dia a dia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress