Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Marcinho ressalta bom uso do dinheiro público com reformas e construções de Unidades de Saúde

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), reafirmou sua satisfação com a parceria entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, por este demonstrar que tem bem empregado os recursos públicos em obras e serviços necessários à população.

Um exemplo são os investimentos na área de saúde, particularmente, em reformas e obras nos equipamentos públicos, além da construção de novas Unidades de Saúde. “A reforma da Unidade de Saúde Tebas, em parceria com o Governo do Estado, é uma dessas obras de 2019. Ganhará serviços de readequação de estrutura, conforme normas do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, instalação de banheiro adaptado, serviços de impermeabilização contra infiltração e pintura de toda a construção. A próxima Unidade de Saúde a passar por reformas neste ano é a Unidade de Saúde Esplanada. Como Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, fico satisfeito em mantermos esta parceria com a Prefeitura, sempre apoiando e aprovando projetos que nos são encaminhados para beneficiar a população, investindo-se em áreas fundamentais como a saúde. Sinal de que estamos no caminho certo para contribuir para um município melhor, mais desenvolvido e de mais qualidade de vida a seu povo”, pontuou.

 

Tavinho destaca solução em impasse com moradores próximos a região interditada na Estrada da Graciosa

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT), nas Explicações Pessoais, comentou sobre reclamações de moradores da Estrada da Graciosa próximos a uma área interditada pela justiça, o que terminou por bloquear a passagem dos mesmos. “Ontem, à noite, o Padre Eliseu, da capelinha local, trouxe-nos esse impasse sofrido pela população, que se vê com a passagem bloqueada por causa da área interditada na região do Rio do Meio, o que está impedindo o ir e vir dos mesmos. Uma rua foi fechada por causa da interdição na Justiça. Conversei com o Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, que me informou que a área está sob judice, tendo sido interditada pela Justiça. Mas, penso que a Prefeitura tinha de tomar uma atitude, pois há moradores prejudicados, a exemplo de uma pessoa com deficiência física que não consegue passar para pegar o ônibus. A Prefeitura entrou em contato com a família e a questão já foi resolvida, por intermédio do Secretário Ricardo e da Marcela. Essas pessoas têm seu direito adquirido ao residirem lá na região. Conversando, a gente se entende. O Secretário Ricardo, como sempre, atendeu-nos muito bem, a quem agradeço pela solução”, reportou.

 

Vereador Airton sugere requerimento pedindo explicações sobre área interditada na Estrada da Graciosa

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) teceu alguns comentários pertinentes na tribuna sobre o problema da área interditada na Estrada da Graciosa. “Conversei com a Doutora Marcela, da Procuradoria do Município, pois, recebemos reclamações de moradores sobre ruas fechadas. Até acho bom fazermos requerimento para que seja oficiado esse pedido de esclarecimentos. O fato é que o loteamento foi aprovado em 1965, mas, houve, posteriormente, dois decretos, um deles em 1980, determinando desapropriação por ser tratar de área de nascentes. Já existe uma ação judicial para desapropriação da área. É bom estarmos a par de como essas famílias vão ficar. Mas, não houve retirada do direito de ir e vir dos moradores. A área foi interditada porque estavam entrando caminhões para obras, o que é proibido. Nosso papel, como vereadores, é saber exatamente o quê o povo está cobrando. Temos de ter um respaldo para podermos dar esse retorno aos munícipes. Devemos fazer um requerimento ao Poder Executivo. Conforme o Artigo 30, da Constituição Federal, legislar sobre o meio ambiente é competência concorrente aos municípios, não podemos ser omissos. Trata-se de um crime ambiental. Precisamos saber o que o Ministério Público pediu ao município, pois, existem ações para desapropriação da área. Temos de estar a par para podermos informar ao povo sobre o que realmente está acontecendo”, defendeu.

 

Carlinhos do Eliza agradece serviços de limpeza e roçada às Secretarias de Obras e de Meio Ambiente

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) agradeceu na tribuna o ágil atendimento das Secretarias de Obras e de Meio Ambiente a seus requerimentos. “Protocolei um requerimento à Secretaria de Obras para limpeza de um terreno, que estava com mato crescido e entulhos, na rua Clemente Itsyo Horikoshi. Além do requerimento, fiz, ontem, uma ligação telefônica à Secretaria, e fui prontamente atendido. Já começaram a limpeza. Também há um bueiro estourado na via. Falta, agora, esperar o serviço da Sanepar. A Secretaria de Obras, como sempre, tem trabalhado com afinco nos quatro cantos da cidade. Aliás, a gestão atual, como um todo, tem se dedicado no mesmo ritmo da gestão anterior, trabalhando por todo o município”, frisou.
O vereador ainda pediu serviço de roçada em área da Estrada da Graciosa à Secretaria de Meio Ambiente. “Na semana passada, a Secretaria já havia iniciado o serviço. Desde janeiro, época de calor e chuvas, o mato tem crescido muito rapidamente, demandando mais esses serviços. Em especial, agradeço o atendimento ao meu requerimento. Porém, é preciso deixar claro à população que, quando se trata de um terreno particular, há trâmites burocráticos a cumprir. A Secretaria não pode simplesmente fazer a roçada de imediato, sem antes notificar o proprietário do terreno. Afinal, é dinheiro público sendo gasto com propriedade particular. Assim, primeiramente, envia-se a notificação, na qual dá-se um prazo de 10 a 15 dias para o proprietário se manifestar. Somente depois é que se faz a roçada, serviço que será cobrado do proprietário após seu término. Qualquer cidadão pode denunciar essa situação em terreno particular, recebendo um protocolo para acompanhar os trâmites. Já, se for limpeza de áreas públicas, como calçadas, com recolhimento de entulhos, madeiras, restos de material de construção, o cidadão pode solicitar o serviço à Secretaria e esperar ser prontamente atendido, às vezes, no mesmo dia”, explanou.

Volta de linha de ônibus no Atuba

Outra informação importante colocada na tribuna foi sobre a visita que fez, junto com o Vereador Dirceu da Aposentadoria, ao Deputado Estadual Gilberto Ribeiro. O motivo da visita foi pedir ajuda à Comec – Coordenadoria da Região Metropolitana para que volte a disponibilizar a linha de ônibus do Conjunto Atuba – Vila Palmital. “A Comec retirou essa linha de ônibus, unificando as linhas Vila Palmital e Conjunto Atuba. Ou seja, a população ficou só com uma linha de ônibus, quando, antes, eram duas. Desde a mudança, a demora para chegar o ônibus aumentou muito, levando de 40 minutos a até 1 hora e 20 para chegar a Curitiba. Já encaminhamos ofício à Comec, o que não tem resolvido. Assim, fomos pedir apoio ao deputado. O povo tem sofrido demais sem essa linha, já não bastam os ônibus cheios, a passagem cara. É um direito da população contar com transporte público digno”, considerou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)