sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 28/03/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 28/03/2017

por Vanessa Martins de Souza

Professora Cinéia elogia aprovação da taxa para o Fundo do Corpo de Bombeiros

vereadora cineia

A Vereadora Professora Cinéia (PROS) elogiou, ao fazer o uso da palavra, a criação do Fundo para o Corpo de Bombeiros. “Parabéns a todos os vereadores que aprovaram nesta Casa a cobrança da taxa para o Corpo de Bombeiros, a fim de criar um Fundo de investimentos. Sentimos orgulho de estar em Pinhais, sendo o primeiro município a criar um Fundo próprio para o Corpo de Bombeiros. Trata-se de uma taxa pequena para cada contribuinte, mas que somando resulta em valores significativos permitindo a compra de equipamentos, de estrutura para os bombeiros poderem bem atender à população”, parabenizou.

Espaço Comunidade, no Centro de Artes Unificado-CEU

A parlamentar ainda elogiou o evento Espaço Comunidade, que aconteceu no sábado (25/03), no CEU- Centro de Artes Unificado, no Weissópolis. “Estive lá e percebi o quanto é bacana verificar que a comunidade está cuidando de um espaço que é seu, um equipamento público para o uso de todos”, elogiou.

1º. Mutirão da Saúde atende 1 mil e 837 pessoas

Também no sábado (25/03), a Prefeitura realizou o primeiro Mutirão da Saúde, comentou a Vereadora. “Foram cerca de 1 mil e 837 pessoas atendidas num só dia, em especialidades médicas como Cardiologia, Nefrologia, Neurologia. Foi muito bom esse mutirão, que contribuiu para reduzir a fila do estado para consultas médicas com especialistas”, valorizou.

Passeio Ciclístico reúne mais de 350 participantes

No domingo (26/03), o Passeio Ciclístico foi um sucesso, continuou a Vereadora. “Participei do Passeio Ciclístico e foi um sucesso, com cerca de 350 inscritos e mais os que chegaram na hora. Uma atividade de lazer saudável para a população que teve a participação da Prefeita Marli Paulino, que fez o percurso como corredora e, também do assessor da Prefeita, Luizão Goulart, de bicicleta. Eu e a vereadora Jane Carteira pedalamos juntas, enfim, um passeio muito legal, reunindo munícipes e autoridades municipais. Parabéns à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer por esse evento que já faz parte do calendário do município”, parabenizou.

 

Airton Silva protocola pedidos por mais viaturas para PM de Pinhais

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) discorreu sobre a preocupação com o aumento da criminalidade em Pinhais, em especial, nos bairros Vargem Grande, Maria Antonieta e Weissópolis, onde tem aumentado os roubos e assaltos. A questão hoje no Município é falta de viaturas para PM. O Governo do Estado enviou ao Município, há dois meses 11 PMs, mas hoje com a falta de viaturas não podemos intensificar as rondas por todos os bairros. Esta falta de mais policiais na rua acaba sobrecarregando a Guarda Municipal. Eu, e os Vereadores Binga, Pioco e Filho, já estamos agindo para termos mais viaturas do Governo do Estado. Já solicitei junto a Deputada Mara Lima e enviei um ofício para que interceda junto ao Secretário de Segurança Pública do Estado. A deputada comprometeu-se em ajudar neste processo. No ano passado, aliás, eu e o Vereador Binga já havíamos procurado a Secretaria de Estado da Segurança Pública, na pessoa do Secretário Wagner Mesquita, pedindo mais policiais militares. O Comando da PM também foi contatado, o que resultou no envio de 11 PMs. A partir de agora, vamos aguardar que supram o mais rápido possível esta deficiência de viaturas. Sabemos que o mais difícil e trazer os policiais para o Município e hoje temos”, discorreu.

O parlamentar relatou que, de acordo com as estatísticas, a criminalidade no município realmente diminuiu a partir de 2011. “Porém, não é possível sobrecarregar a Guarda Municipal retirando viaturas de Pinhais para enviar a outros municípios. No Vargem Grande, onde moro, têm ocorrido muitos assaltos e mortos, e os ladrões estão utilizando bicicletas para cometimento de delitos. A presença de viaturas certamente inibiria esse tipo de criminalidade”, acrescentou.

Fundo do Corpo de Bombeiros

A aquisição de uma retroescavadeira e de uma caminhonete de apoio pelo Corpo de Bombeiros do município foi valorizada pelo Vereador. “Hoje, fomos à sede do Corpo de Bombeiros em razão da entrega de uma retroescavadeira e de uma caminhonete de apoio à Corporação, o primeiro município do estado a ter este equipamento. Essa aquisição foi possível graças à taxa de Bombeiros que é cobrada do contribuinte no carnê do IPTU. Esses equipamentos são muito úteis ao Corpo de Bombeiros, a exemplo da retroescavadeira para contenção e prevenção de incêndio e após incêndio, retirada de animais ou pessoas de vala. No Paraná, somos o primeiro município a criar um Fundo para o Corpo de Bombeiros. A taxa para o fundo já trouxe uma contrapartida ao cidadão, a exemplo dessa aquisição da viatura do SIATE e equipamentos de ponta para nossos bombeiros. Fomos criticados por termos aprovado nesta Casa a cobrança dessa taxa, mas, já estamos vendo os benefícios que trouxeram para nossa população. Sem dúvidas, uma decisão que tem valido a pena. Estes investimentos no Corpo de Bombeiros só vieram a beneficiar aos nossos munícipes”, elogiou.

 

Carlinhos do Eliza elogia Mutirão da Saúde e obras em andamento

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) também destacou o Mutirão da Saúde, realizado no sábado (25/03), no Weissópolis. “Esse primeiro mutirão atendeu quase 2 mil pessoas, em especialidades médicas como Cardiologia, Neurologia, atendimentos em Psicologia e até a realização de pequenas cirurgias. A comunidade merece mais desses mutirões, que em muito, ajudam a diminuir a fila de espera para especialidades médicas”, considerou.

Duplicação da Jacob Macanhan e CRAS do Atuba

Carlinhos agradeceu à Secretaria Municipal de Obras pelo atendimento ao seu pedido para instalação de bancos nos pontos de ônibus do município e algumas limpezas feitas no Jardim Cláudia e Atuba. “Obrigado, Secretário Mário Stier, Diretor Tomé e ao Marcinho (Sapinho) pelo atendimento aos meus requerimentos. Nunca é em vão quando fazemos algum pedido ou requerimento à Secretaria de Obras”, agradeceu.

Carlinhos ainda elogiou a Secretaria pelo trabalho que tem feito em todo o município, a partir de obras incessantes, a exemplo da gestão anterior. “As obras continuam no mesmo ritmo do que com o Prefeito Luizão. Um exemplo é a duplicação da Avenida Jacob Macanhan, que vem sendo feita com afinco. Hoje, passei por lá e vi um mutirão de obras. Também o CRAS do Atuba, que já está pronto, constituindo-se numa excelente sede”, pontuou.

 

Notícias de Gabinete

Arnaldo do Vizinho Solidário comenta projeto que dispõe sobre a limpeza de terrenos particulares no município

vereador arnaldo

Segundo o Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS), a Prefeitura encaminhou à Casa um projeto de lei que dispõe sobre a limpeza em terrenos no município, onde os proprietários de imóveis serão obrigados a mantê-los limpos, podados e drenados, inclusive a calçada/passeio. “Hoje ando pelas ruas da cidade e vejo diversas situações, em que muitos colocam galhos, madeiras e móveis sobre a calçada ou próxima a lixeiras. Porém, esse tipo de lixo não é considerado orgânico ou reciclável. Esses materiais não são levados e ali ficam por meses. A Prefeitura tem uma Secretária de Meio Ambiente que realiza a retirada estes materiais, é só realizar uma ligação. Os munícipes podem entrar em contato através dos telefones 3912.5237 e 3912.5608”, informou o Vereador Arnaldo.

Calçadas bloqueadas

O parlamentar comentou ainda sobre o acúmulo de materiais de construção nas calçadas, o que causa o bloqueio das calçadas. “Outra situação é quando o proprietário está construindo e coloca os materiais de construção sobre a calçada, bloqueando caminho dos pedestres. Isto também está sujeito à multa. É lamentável ver uma criança indo para a escola e ter que descer da calçada para a rua, devido aos materiais, colocando em risco a própria vida por causa de calçada obstruída”, lamentou.

Arnaldo disse acreditar que quando é votada uma lei desta natureza, o principal objetivo é trazer responsabilidade aos proprietários de terrenos do município, e não apenas aplicar multas. “É importante, e necessário, lembrar que manter os terrenos limpos é também uma questão de segurança para toda a comunidade. Os terrenos servem de esconderijo para as pessoas que praticam crimes, assim como depósito de mercadorias roubadas. Se cada um fizer a sua parte, nós teremos um lugar melhor para viver”, concluiu.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress