quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 27/06/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 27/06/2016

por Vanessa Martins de Souza

Arnaldo do Vizinho Solidário destaca início da obra de Ginásio Poliesportivo no Atuba

vereador arnaldo

O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) anunciou, no Grande Expediente, o início das obras do Ginásio Poliesportivo, no Atuba, com recursos do Ministério dos Esportes e da Prefeitura. “No último dia 26, a Prefeita Marli Paulino assinou a ordem de serviço para o início da obra do Ginásio, que funcionará como um Centro de Iniciação ao Esporte, num espaço de 1.795 metros quadrados, ao custo de R$2 milhões e 269 mil. O término da obra está previsto para o dia 14 de maio de 2018”, revelou.

Nos dias 24 e 25/06, no Atuba, foi realizado mais um Mutirão de Limpeza, pela Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras, continuou o vereador. “O Mutirão teve seu término na Escola Municipal Antônio Alceu Zielonka, onde foi realizada uma Feira de Ciências. Parabéns pela iniciativa da escola e parabéns a todos os participantes”, elogiou.

VIII Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

O parlamentar destacou, também, o início da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, na segunda-feira (26). “Temos mais uma semana de prevenção ao usos indevido de drogas, sempre contando com o apoio da Prefeitura, através de várias secretarias como a de Governo, de Saúde e de Assistência Social. Um evento importantíssimo no combate ao uso de drogas, que pode se revelar um caminho sem volta”, comentou.

XI Mostra de Dança

Outros dois eventos ainda foram lembrados: a XI Mostra de Dança , no Ginásio de Esportes e a Festa Junina no CEMEI do Pineville. “Parabéns à Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer e ao Diretor do Departamento d e Cultura, Marcos Oliver, pelo brilhante evento de dança. E parabéns à Diretora Paula Sabrina e equipe do CEMEI, bem como aos pais e comunidade, pela realização da Festa Junina”, parabenizou.

Mais viaturas e mais PMS

A segurança pública do município foi o motivo de recente visita ao 22º. Batalhão da Polícia Militar, acompanhado do Vereador Filho. “Conversamos com o Coronel Ramos, cobrando explicações sobre a retirada de viaturas e policiais de Pinhais. Policiais sem viaturas pouco fazem. Viaturas sem policiais, nada fazem. O Coronel nos disse que estará fazendo operações efetivamente em vários bairros, e que estas operações já estão sendo iniciadas, aliás. Esperamos a colaboração do Secretário de Estado da Segurança Pública e do Governador Beto Richa. Sem querer desmerecer Piraquara, mas, ao menos, cinco viaturas deveriam ter vindo para cá, ao invés de enviarem as dez ao município vizinho. Não é porque temos Guarda Municipal que não precisamos da Polícia Militar, que podemos ficar só com uma viatura. No mais, continuaremos buscando melhorias para a segurança pública”, colocou Arnaldo.

Nas Explicações Pessoais, o Vereador expressou seus sentimentos à família da Professora Laurinda, que recebeu Moção de Pesar da Casa nesta sessão em plenário. “Que Deus console e abençoe a família da Dona Laurinda”, afirmou.

 

Vereador Binga defende pacto nacional pela educação

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) discursou, no Grande Expediente, em memória à falecida diretora escolar do município, Professora Laurinda, cuja família recebeu Moção de Pesar durante esta sessão em plenário. “Dona Laurinda foi uma das diretoras mais brilhantes que passaram no Weissópolis. Foi uma guerreira da educação. Lembrando ainda que tantas outras diretoras e professoras maravilhosas o bairro já teve. Em 2008, felizmente, tive o prazer de aprovar nesta Casa uma Moção de Louvor à Professora Laurinda, entregamos a ela essa Moção com muita honra, pois sabíamos que se tratava de uma educadora muito dedicada. Devemos sempre exaltar o brilhantismo das pessoas, dos profissionais da educação, principalmente”, disse.

Pacto nacional

Binga defendeu um pacto nacional pela educação. Para o vereador, somente com esse pacto o país sairá da crise. “Não vejo outra saída ao Brasil, a longo prazo, senão estabelecer um pacto nacional pela educação. Atualmente, a situação está tão complicada que não sabemos se priorizamos a construção de escolas ou de presídios. Se pagamos melhor os professores ou se compramos mais viaturas policiais. Ver professores pedindo reajuste salarial e os governantes não poderem pagar é muito triste. Aqui no município, também foi assim, mas sabíamos que não havia jeito de conceder naquele momento. Na escola onde atuou a D. Laurinda, eu estudei, minha filha e meu neto também passaram por lá. A Professora Laurinda era de uma dedicação incrível, marcou história, enfrentava ladrões, até, que roubavam as bicicletas dos alunos, enfim, uma lutadora. Estimulou muita gente. É de pessoas assim que precisamos na educação, mesmo vendo essa bandalheira toda na política, mesmo com tanta gente roubando, temos de continuar fazendo bem a nossa parte. A Professora Laurinda vai fazer muita falta, estimulou cada uma das professoras que atuou com ela. Nada mais justo que continuar o trabalho com afinco, fazendo o melhor para a comunidade, a cidade, o país”, valorizou.

Educadores do Weissópolis

Nas Explicações Pessoais, agradeceu a todos os professores do Weissópolis, pela dedicação ao bairro, ao município, aos alunos e a todos aqueles que trabalharam junto com a Professora Laurinda. “Ninguém constrói nada sozinho. Assim, agradeço também aos colegas de trabalho da Professora Laurinda, como a Ana, a Simone. Agradeço em nome daquele bairro onde, há anos, sou o mais votado. Agradecer à Ana, à Simone, a todas vocês educadoras do bairro, vocês são gigantes, lutam pela educação, por mais ética, moralidade na formação de cidadãos. A gente vê tanta irregularidades e acha que tem de parar, de desistir. Mas não desistam nunca de fazer mais por nós. Falei para a Secretária de Educação, Andréa Francischini, o quanto fiquei triste por não ter podido votar a favor do aumento salarial aos professores da rede municipal naquele momento. Reitero que precisamos fazer um pacto nacional pela educação. Felizmente, há esperança de mais ética e justiça no país, a partir de atuações brilhantes como a do juiz Sérgio Moro e de outros guerreiros. A Professora Laurinda era uma guerreira, também. Enfrentava quem aparecia para roubar as bicicletas dos alunos. O país precisa muito de gente assim, que atua com idealismo. Enfim, estamos nesse mundo apenas de passagem e o que fica é a mensagem de paz, de dignidade e de ética”, ressaltou.

 

Carlinhos do Eliza acredita que embargo da trincheira do Atuba está próximo do fim

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) ressaltou a reunião, realizada no dia 06 de junho, entre a Prefeita de Colombo, Bette Pavim (PSDB), e mais dois vereadores daquele município, Sidney Campos e Elcio do Aviário, com a juíza da 1ª. Vara Cível Cláudia, para tratar do embargo da obra da trincheira do Atuba. “Acredito que, dentro de 30 dias, a situação se resolva. Acreditamos no empenho da juíza em acelerar o processo dessa obra que está embargada desde agosto de 2014. A obra compreende quatro lotes, mas três deles já estão regularizados. O problema é apenas um lote de uma empresa. Os vereadores de Colombo já encaminharam ofício, assim como nós, Vereadores desta Casa, também encaminhamos. A juíza aceitou esse ofício, nomeou um perito para avaliar o terreno e dar posse à Regis Bittencourt para terminar a obra. O trânsito na região da trincheira está muito complicado, leva-se 15, 20, 30 minutos para atravessar”, discorreu.

Serviços funerários

Carlinhos ainda valorizou o excelente trabalho das agências funerárias que atendem Pinhais, em sistema de rodízio, um serviço coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “Os serviços prestados pelas funerárias credenciadas na Prefeitura é muito bom, de primeira linha, desde o primeiro atendimento no plantão. Na semana passada, acompanhei o atendimento da funerária Muchoski, um excelente trabalho prestado a comunidade. São quatro funerárias que fazem o rodízio. Parabéns a todos as empresas por prestarem um serviço de qualidade e profissionalismo”, parabenizou.

Campanha do Agasalho 2017

Nas Explicações Pessoais, lembrou da 1ª. entrega da Campanha do Agasalho 2017, no último dia 22, quando foram entregues mais de 18 mil peças, entre roupas, calçados e cobertores. “Nesta primeira entrega, foram contempladas mais de 800 famílias, abrangendo cerca de 2 mil e 500 pessoas beneficiadas. Pedimos que continuem com as doações, de roupas em bom estado, ou de cobertores. São cerca de 150 pontos de arrecadação em todo o município. A campanha vai até o dia 03 de agosto”, lembrou.

 

Professora Cinéia ressalta a importância da participação da família nas unidades de ensino

cineia

As escolas e centros de educação infantil abrem portas para Projeto que visa aumentar a participação das comunidades no Sistema de Ensino. As turmas realizarão atividades temáticas durante o mês de agosto, conduzindo os alunos e participantes ao acesso à cultura, valorização da cidade e a conscientização. “Meu trabalho como Diretora e Professora sempre me mostrou como é importante a família para o processo de aprendizagem. A ideia de conduzir a comunidade para as Instituições Escolares promove diálogo de pais e filhos, o que colabora expressivamente para o desenvolvimento dos alunos em salas de aula. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Educação e a todos e todas envolvidos nesses projetos”, colocou a parlamentar.

VIII Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e XI Mostra de Dança

Nas dependências do Colégio Estadual Paulo Freire, na segunda-feira (26), aconteceu a abertura da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. A Semana tem como objetivo possibilitar informação aos jovens e adolescentes, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde, de Educação, de Assistência Social, de Cultura, Esporte e Lazer, da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal.

A Vereadora Prof. Cinéia, que esteve presente, pontuou “É muito satisfatório ver várias esferas do Município empenhadas em levar informação aos Jovens e Adolescentes para prevenir o uso de drogas. Discussões como essas, principalmente dentro das Escolas, geram um diálogo com os estudantes e a prevenção acontece! Reconheço a importância de projetos como esse nas Unidades Escolares”.

A XI Mostra de Dança de Pinhais reuniu diversos Municípios vizinhos e 884 bailarinos. “A Secretaria de Cultura e os Servidores da SEMEL têm desenvolvido um excelente trabalho em Pinhais, quero parabenizá-los pela brilhante organização do evento. Sempre digo e repito: como é gratificante atuar em um Município que valoriza a Cultura”, finalizou.

 

Renan Ceschin enaltece chegada de nova viatura da Polícia Militar a Pinhais

vereador renan

O Vereador Renan Ceschin (PTN), ao discursar na tribuna, comemorou a chegada de uma nova viatura da Polícia Militar ao município, um Fiat/Palio Adventure. Segundo o parlamentar, essa viatura é resultado de um pedido feito por ele à Deputada Estadual Maria Vitória, que encaminhou requerimento ao Governo do Estado. “Sabemos da necessidade de cada Vereador fazer a sua parte para melhorar a segurança pública de Pinhais. Por isso, estive por diversas vezes conversando com a Deputada Maria Vitória para solicitar mais viaturas da PM. O Governo do Estado, na terça-feira (27), entregou mais 466 novas viaturas para as polícias Militar, Civil e Científica do Paraná e Pinhais foi contemplada também com uma dessas viaturas”, disse.

Substituição de Viaturas

Renan lembrou que constata-se que o envio de nova viatura é precedido pela retirada de outra, ocorrendo apenas uma substituição, ao invés de um aumento no número de veículos. “Temos que sempre lutar pelos interesses dos nossos munícipes. Precisamos de mais viaturas em Pinhais, porém não podemos permitir que haja apenas subsituições”, destacou.

União por mais segurança

O Vereador apontou ainda que este deve ser o momento de união entre os colegas da Casa. “Compareci à entrega da viatura Fiat/Palio Adventure, hoje, pela manhã, conforme foi pedido pela Deputada Maria Vitória. Não é o momento de pensar em partido, em vaidades pessoais, sobre quem pediu viatura a este ou aquele deputado, mas de união para obtermos mais investimentos em segurança pública. Estou na expectativa de que venham mais viaturas para o nosso Município, conforme pedido de outros Vereadores desta Casa, que também fizeram para outros deputados”, pontuou.

Copa Pinhais de Futebol

Renan parabenizou os times do Inter e Gera, que decidirão a final da Copa Pinhais de Futebol de Campo – Série Ouro. O confronto ficou definido após a rodada do domingo (25), que contou com partidas bastante disputadas e placares apertados. Já na série Prata, a decisão será entre Tibagi e Garotos Unidos. “Parabenizo a todos os times participantes de mais uma edição de sucesso da Copa Pinhais de Futebol, em especial aos finalistas da série ouro e prata”, congratulou.
Ao concluir sua fala, o Vereador enviou seus pêsames aos familiares da Professora Laurinda, lembrada com Moção de Pesar na Casa.

 

Airton Silva enfatiza necessidade de que viaturas e policiais enviados pelo Estado permaneçam no Município

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) comentou sobre as viaturas e policiais militares em Pinhais, demonstrando preocupação com o tema. “Temos de cobrar do Secretário de Segurança e do Comando Geral da Polícia Militar para que os policiais e viaturas não sejam remanejados a outros Municípios. Fico preocupado, pois só recebemos uma viatura enquanto Piraquara recebeu dez viaturas. Não podemos ser penalizados por termos a guarda municipal e que haja diminuição do efetivo, precisamos de mais policiais e viaturas. Nós, Vereadores, temos cobrado dos nossos deputados. Eu sempre estou em contato com a Deputada Mara Lima, cobramos mais viaturas e policiais. Mas, quando vêm para Pinhais, depois de um curto período são enviadas a outros municípios e ficamos em situação difícil. Precisamos que venham e fiquem em nosso municipio”, concluiu.

Trincheira do Atuba

O possível fim do embargo à obra da trincheira do Atuba, após recente reunião com a juíza responsável pela ação, também foi comentando pelo Vereador. “Assinamos em conjunto aqui na Câmara um ofício pedindo à juíza que julgasse o quanto antes o embargo sobre a obra. A trincheira já está pronta, obra que foi executada pela Autopista, só falta retirar a terra e abrir a vala embaixo da rodovia, só que houve um problema na desapropriação da casa paroquial, que esta no caminho da saída da trincheira e a Cúria Metropolitana havia entrado na justiça. Enfim, vamos aguardar e torcer para uma decisão favorável o mais rápido possível”, comentou.

Alteração de horário na Linha de Ônibus

O Vereador disse que irá cobrar da Comec – Coordenadoria da Região Metropolitana, a alteração no horário da linha de ônibus nos bairros, principalmente do Jardim Karla. “Eu e o Vereador Dirceu da Aposentadoria vamos cobrar da Comec essa alteração no horário do ônibus à noite que prejudicou vários estudantes, porque tem um ônibus e às 23h05 e, depois, vem outro após às 24 horas. O ideal seria às 23h35, a fim de que dê tempo de os estudantes pegarem o ônibus antes da meia-noite”, contou.

VIII Semana Antidrogas

A VIII Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas foi destacada. “É importante estarmos engajados nesta campanha, que começou ontem, segunda-feira. Temos de combater essa praga que assola os nossos jovens. É preciso união de esforços, enalteço o trabalho de todos os participantes deste evento”, agradeceu.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress