quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 25/04/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 25/04/2017

por Vanessa Martins de Souza

Professora Cinéia parabeniza aniversário de dois anos do CMEI Tatiana Belinky

vereadora cineia

Em seu discurso na plenária, a Vereadora Professora Cinéia (PROS) parabenizou a diretora, as educadoras e os funcionários do CMEI Tatiana Belinky. “Quero parabenizar o aniversário do CMEI Tatiana Belinky, que comemora dois anos de atividade educacional. Não posso deixar de mencionar a importância da equipe profissional que lá atua e garante uma boa administração. Desde que assumi o cargo, tenho tido grande parceria com a área da educação. Como professora e ex-diretora de Colégios Estaduais, como o Arnaldo Busato, sei que o trabalho não é fácil, porém gratificante”, colocou.

ABERTURA DA CAMPANHA DO AGASALHO: VIVA SOLIDÁRIO

Na quinta-feira (27), ocorreu a Inauguração da Campanha do Agasalho no Município. “O trabalho da Assistência Social em nosso Município é sempre marcante, por isso a Secretaria está de parabéns pelo trabalho. Não posso deixar de parabenizar ainda aos empresários e empresárias pela parceria e dedicação de sempre, colaborando com o destaque da nossa cidade”, pontuou a Vereadora.

DIA 1º DE MAIO

Sobre o dia do trabalhador, a Vereadora desejou um bom feriado e comentou a importância desta data. “O Dia do Trabalhador é uma data marcante para a nossa história porque nos lembra sobre a dedicação, responsabilidade e conquistas do povo. Desejo um excelente feriado aos meus companheiros de trabalho e a todos os munícipes”, finalizou.

 

Tavinho lembra de grandes empresas que devem à Previdência

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) lembrou, nas Explicações Pessoais, que é fundamental cobrar dos maiores devedores da Previdência Social, que são as grandes empresas. “Há várias grandes empresas que devem bilhões à Previdência Social, esse deve ser um dos motivos do rombo. Temos que cobrar delas. Essa conta também é delas, das grandes empresas”, lembrou.

 

Carlinhos do Eliza pede assinatura de vereadores em ofício pelo fim do embargo à obra da trincheira do Atuba

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) discorreu, no Grande Expediente, sobre a obra paralisada da trincheira do Atuba, que faz a ligação de três municípios: Pinhais, Colombo e Curitiba. “Está uma calamidade naquela área, por conta da obra paralisada. Leva-se até 20 minutos ou mais para fazer a travessia, por causa do congestionamento. A trincheira teve sua obra iniciada, porém, está embargada pelo Poder Judiciário. Por que parou? Essa é a pergunta. Procurei os vereadores de Colombo para informações e pedi que façamos um movimento de sensibilização da juíza Cláudia Matsumoto, que deferiu o embargo da obra. Também farei um ofício à Justiça pedindo pela revogação desse embargo e gostaria de contar com a assinatura dos colegas vereadores. Quem quiser assinar, peço que se encaminhe ao meu gabinete. Precisamos nos unir para pedir o fim do embargo a essa obra, situação que tem atrapalhado demais o trânsito na região”, defendeu.

Iluminação e sinalização na Avenida Graciosa

O parlamentar também comentou sobre seu pedido para obras de iluminação e sinalização na Avenida Graciosa, na região após o Alphaville, perto da Estrada Ecológica. “Estive com o Diretor de Obras, Tomé, e o Engenheiro Eletricista Wellington, pedindo pela instalação da sinalização de iluminação nessa parte da via, que está totalmente no escuro, numa área de curva perigosa e ainda sem sinalização. Outra via sem iluminação é a Rua Tibúrcio Gomes Oliveira, nas proximidades do Colégio Alceu Zielonka, na divisa entre o Atuba e Perdizes II. Os alunos caminham por ali numa área sem iluminação, totalmente no escuro. Este também é um pedido que faço à Secretaria de Obras. Inclusive, faremos um projeto de lei, pois implica gastos aos Poder Executivo. Já solicitamos também esse pedido e logo será atendido, segundo me informaram na Secretaria. Agradeço à atenção da Secretaria, que sempre se revela muito solícita aos pedidos vindos do meu gabinete, nos atendendo sempre muito bem”, pontuou.

Abertura ao diálogo

Nas Explicações Pessoais, Carlinhos agradeceu ao Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT) pela abertura ao diálogo e orientação prestada aos Vereadores. “Também sou grato aos servidores Lorena, Marcos e ao Procurador da Casa, Dr. Marcelo, pelas orientações recebidas. Sou humilde em dizer que estou aqui para aprender e quero sempre receber orientações. Também agradeço aos colegas Vereadores pela união na aprovação de projetos importantes para a comunidade. Agradeço ainda aos servidores da Câmara, que todos os dias têm atendido a todos muito bem”, agradeceu.

Praça no Jardim Cláudia

Sobre o Projeto de lei assinado com o Vereador Renan Ceschin (PTN) para construção de uma praça de lazer no Jardim Cláudia, o Carlinhos do Eliza disse que se trata de uma reivindicação da população. “Eu e o Vereador Renan Ceschin fomos chamados pelo povo para ver uma área num terreno baldio entre o Jardim Cláudia e Atuba, que está com mato muito crescido, atraindo animais e acumulando lixo. Ouvimos a sugestão da população, que pede uma área de lazer nesse local. Já marcamos reunião com a Prefeita para viabilizar essa obra. Aliás, agradeço à Prefeita Marli pelo atendimento de meu pedido para sincronização dos semáforos na Avenida Maringá. Ontem, pela manhã, verifiquei que a Prefeitura já fez a mudança no local e o fluxo de veículos já melhorou visivelmente”, acrescentou

 

Marcinho destaca a harmonia entres os Poderes Legislativo e Executivo de Pinhais

vereador marcinho

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PDT), garante que o Poder Legislativo de Pinhais vem cumprindo com o seu papel, legislando, fiscalizando e trabalhando em harmonia com o Poder Executivo. Segundo o parlamentar, projetos importantes, que vão de encontro aos anseios da população, são submetidos ao crivo do legislativo municipal, como por exemplo, o REFIP 2017, projeto esse aprovado e que cria condições para que os contribuintes possam renegociar e até mesmo reparcelar as suas dívidas.

Ainda de acordo com o Presidente Marcinho, os Vereadores, além de deliberarem sobre a política local, também estão preocupados com o que acontece no país e que acaba refletindo diretamente na vida do povo pinhaiense. “Na última terça-feira (24), a Tribuna Livre da Câmara foi ocupada pelo representante do Sindicato Nacional dos Aposentados, o qual fez uma explanação trazendo informações e esclarecimentos importantíssimos sobre a PEC 287/2016, que trata da Reforma da Previdência. A Câmara de Vereadores já havia se manifestado contra o texto originário da Reforma da Previdência, através de uma Moção de Repúdio Aprovada pela Casa”, lembrou Marcinho.

Reformas

Sob a gestão do Presidente Marcinho, a Câmara de Vereadores tem passado por algumas melhorias, dentre elas a implantação de um novo sistema de áudio e vídeo, processo esse iniciado na gestão anterior e concluído pelo atual Presidente. “Algumas ações já foram colocadas em prática, mas muito ainda temos para fazer. As reformas objetivam a melhoria do atendimento à população”, finalizou o Presidente Marcinho.

 

Binga diz que não há justificativas para o povo pagar a conta da Reforma da Previdência

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) expressou suas considerações sobre a Reforma da Previdência, projeto prestes a ser votado no Congresso Nacional. “O Governo diz que há rombo nos cofres da Previdência. Não creio que seja isso. Se houve rombo, foi a partir da propinagem, da patifaria, da pilantragem que aconteceu nas últimas décadas pelos propinodutos dos esquemas de corrupção. Mas, agora, falam em reforma da previdência, uma conta em que o trabalhador terá de pagar pelo que não roubou. Como sempre, neste país, quem paga a conta são os menos favorecidos. Particularmente, nunca botei fé em aposentadoria no Brasil. Sempre observei o sofrimento dos meus pais, dos mais velhos aposentados, o pouco que ganhavam. Mas sei da importância que esse salário mínimo, o que a maioria ganha, tem. Com essa reforma, querem estender o tempo de contribuição para se aposentar, bem como a idade mínima. Será muito difícil se aposentar a quem tem mais de 70 anos. A ideia é fazer com que o trabalhador acabe por não se aposentar. Quem conseguirá trabalhar e contribuir por 49 anos até se aposentar? Temo a situação dos idosos. Sempre costumo dizer que pais sem dinheiro, filho não visita. Essa é a realidade. Muitos serão abandonados, sem poder comprar remédios e, sequer, pagar um aluguel. A média paga em aposentadoria, individualmente, é de apenas R$ 1 mil e 200 mensais. Mas fará muita falta aos idosos. Como o trabalhador conseguirá obter esse tempo de contribuição proposto nessa reforma, se para obter emprego com carteira assinada, as empresas já começam a discriminar os candidatos mais velhos, como eu, aos 48 anos? A maioria das empresas já não contrata mais um funcionário da minha idade. Eu dificilmente conseguiria um emprego de carteira assinada”, lamentou.

Rombo vem da corrupção

Para Binga, só existe uma saída, que é combater a corrupção. “Não se trata de defender a saída do Temer. Creio que se o Temer sair, a situação deverá piorar. Será o caos, com o país afundando de vez. Mas penalizar o trabalhador por um rombo que ele não fez é inaceitável”, defendeu.

 

Dirceu da Aposentadoria defende que reforma da Previdência comece pela aposentadoria dos políticos

vereador dirceu aposentadoria

Nas Explicações Pessoais, o Vereador Dirceu da Aposentadoria (PSD) posicionou-se contra o projeto de Reforma da Previdência proposto pelo Governo Federal. “Essa reforma, do jeito que foi apresentada, é um absurdo. Sempre defendi que essa reforma teria de começar por uma reforma na aposentadoria da classe política. É necessário que se corrija essa discrepância, onde vemos políticos com gordas aposentadorias, alguns, colecionando aposentadorias, enquanto o povo mal consegue se aposentar com um salário mínimo. Temos brasileiros, trabalhadores, com oitenta anos de idade, que, sequer, contam com uma aposentadoria de um salário mínimo. Enquanto a classe política não precisa trabalhar e contribuir por todas essas décadas para receber uma aposentadoria de marajá. Precisamos nos unir e convocar o povo para essa mobilização. Precisamos exigir que a reforma comece pela aposentadoria dos políticos. Que eles abram mão da aposentadoria deles. Queremos a imposição de um teto para a aposentadoria dos políticos, inclusive. A população precisa ser muito bem informada sobre as mudanças que sofrerá com essa reforma. Para a classe política, o povo só tem valor na hora de pedir o voto em ano de eleições. Porque na hora de defender os interesses do povo no Congresso Nacional, os parlamentares esquecem de seus eleitores ”, indignou-se.

 

Arnaldo do Vizinho Solidário defende Reforma Tributária no Congresso Nacional

vereador arnaldo vizinho soliario

O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) lamentou o fim do imposto sindical, proposta inclusa na Reforma Trabalhista que tramita no Congresso Nacional. “O objetivo é enfraquecer os sindicatos. Temos de manifestar nosso repúdio a essas reformas no Congresso Nacional. Defendo que temos de protestar, mesmo. Como contador, sempre fiquei estarrecido, por exemplo, com o Sistema Tributário Brasileiro, que é uma vergonha. Temos de trabalhar cerca de cinco meses ao ano, somente para pagar impostos. Se formos pesquisar no Google sobre o Impostômetro, veremos que, até o dia de hoje, somente em 2017, o Governo Federal já arrecadou mais de R$ 700 bilhões para os cofres públicos, em impostos. E para onde está indo esse dinheiro todo? Queremos que esse dinheiro retorne em serviços de qualidade à população, que seja revertido em benefícios ao povo. Me desculpem, mas vejo o povo brasileiro como um povo muito acomodado diante de tantos descalabros. É revoltante ver tanta coisa errada. Temos de lamentar e protestar, sim. O que percebo atualmente na sociedade brasileira é um regime de escravidão, o trabalhador só trabalha para sustentar a classe política, suas mordomias e roubos, esquemas de propinas, e outros absurdos. O sistema tributário escraviza o brasileiro, mas a escravidão já acabou pela Lei Áurea, há muito tempo. Uma reforma tributária, sim, seria a mais importante. Temos de levar nossa palavra, nossa defesa no próximo dia 28, quando a expectativa é que todos se unam nessa grande manifestação”, discursou.

 

Airton Silva discursa em defesa da mobilização do dia 28 de abril

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) discursou, no Grande Expediente, endossando o discurso, na Tribuna Livre da Casa, durante a sessão desta terça-feira (24/04), do representante do Sindicato Nacional dos Aposentados, Cid Cordeiro, em prol da grande paralisação nacional do dia 28, próximo. “Conforme foi muito bem explanado pelo Cid, estamos todos contra o fim da aposentadoria representado por essa Reforma da Previdência e Trabalhista. É uma bandeira das centrais sindicais e entidades organizadas, inclusive da Força Sindical, a qual faço parte. O slogan é ‘Todos contra o fim da aposentadoria’, com página no Facebook. O objetivo é a conscientização da população sobre o que representa essa reforma para o trabalhador, porque temos um rolo compressor imposto pelo Governo Temer no Congresso Nacional para aprovação destas matérias. Em 1986, tivemos uma grande mobilização contra o Plano Cruzado, no Governo Sarney, a fim de que o governo recuasse, foi um grande movimento. Queremos um nível maior de mobilização novamente. Não há justificativas para penalizar o trabalhador dessa forma, não é justo que a parte menos favorecida pague a conta de um rombo que não fomos nós que fizemos. Eu já estou aposentado, mas estou aderindo a essa mobilização pensando no futuro de todos, pois quem ainda não se aposentou terá problemas”, discursou.

Prejuízos ao trabalhador com reformas

O parlamentar complementou sobre a necessidade do Governo fazer algumas mudanças na Previdência e na legislação trabalhista, porém não do modo como essas reformas estão sendo apresentadas. “Elas irão prejudicar a população, em especial o trabalhador assalariado. A terceirização das relações de trabalho, por exemplo, deverá piorar as condições de trabalho, tanto de servidores públicos, como da iniciativa privada. Critica-se a atividade dos sindicatos, mas são eles que atuam em defesa dos direitos e garantias do trabalhador, a partir de cláusulas estabelecidas em acordo com os patrões. Quero ver sem sindicato, como o trabalhador vai conseguir negociar sozinho com o patrão, ele não terá condições e força de pressão para isso. A contribuição sindical, a qual muitos comemoram o fim, é um meio de sobrevivência de muitas entidades sindicais. Quem irá sustentar os sindicatos sem contribuição sindical? O fim da contribuição nada mais é do que o fim dos sindicatos e com a implantação do negociado sobre o legislado, as empresas podem bancar o sindicato e os mesmos beneficiarem mais aos empregadores do que empregados. A terceirização deverá precarizar ainda mais as condições de trabalho, a partir de mudanças como a adoção do trabalho intermitente, quando o funcionário só é chamado para trabalhar a hora em que a empresa solicitar, ficando de plantão em casa. E só irá receber seu salário pelas horas realmente trabalhadas e sem direitos trabalhistas algum. Enfim, a reforma trabalhista foi colocada num único pacote, com diversas alterações. Começou com um projeto de nove páginas e já passa de cem páginas, nenhuma das mudanças propostas visa beneficiar o trabalhador. O que nota-se é que todas as alterações pendem para os interesses do empregador. Nós vamos aderir à paralisação do dia 28 e esperamos que seja uma grande mobilização, a exemplo do que foi em 1986. Precisamos nos unir, Brasília precisa ver que o povo está contra essa reforma. Precisamos ainda estar atentos aos nossos representantes e como irão votar”, defendeu.

Projeto para fim do uso da tração animal

Nas Explicações Pessoais, Airton contou que recebeu retorno do Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, sobre o projeto, assinado com os Vereadores Carlinhos do Eliza (PT) e Renan Ceschin (PTN) e Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS), para erradicação do uso da tração animal no município. “Sobre esse nosso Projeto de Indicação ao Poder Executivo, disse-nos o Secretário, que já começou um estudo da Prefeitura em parceria com a iniciativa privada para implantação de ferramentas que possam propiciar a troca do animal por outro meio de transporte. Aliás, temos no município apenas 10 pessoas fazendo uso da tração animal para transporte. A partir de agora, só precisamos encontrar os meios e patrocinadores para substituição da tração animal e em parceria com as empresas. Acredito que logo teremos resultados”, comentou.

Críticas no Facebook

As críticas recebidas no Facebook por conta do apoio desta Casa de Leis à mobilização para a Greve Geral no dia 28 receberam comentários do Vereador Airton. “Houve pessoas que nos criticaram por estarmos apoiando essa Greve Geral no dia 28. Alegaram que fomos contraditórios por termos votado contra o reajuste salarial dos servidores municipais em janeiro e agora estarmos defendendo os interesses dos trabalhadores em geral. Afirmo que em janeiro, votamos com muita consciência e responsabilidade, baseados em estudos feitos pela Prefeitura, cientes de que no momento era o melhor a fazer em virtude das finanças do município. Tratou-se apenas de um adiamento temporário do reajuste para dentro de seis meses a serem revistos, conforme a arrecadação do município. Não votamos pela retirada de nenhum direito dos servidores, e de nenhuma garantia já obtida, apenas o adiamento. O que é muito diferente do que está para ser votado em Brasília, que prevê a retirada de direitos e garantias já consolidados na CLT e outras leis, ou seja, situações bem diferentes. Também disseram no Facebook que empurramos e agredimos manifestantes, aqui nesta Casa na votação do projeto em janeiro. O que ocorreu foi que pessoas invadiram o plenário, empurraram nossos servidores, deram de dedo e xingaram os Vereadores. Depois dizem que fomos nós que os agredimos. Ninguém bateu em ninguém aqui na Casa em janeiro. Com plenário sendo invadido, houve empurra-empurra promovido pelos próprios manifestantes. Jamais votamos reforma trabalhista nesta casa, pois não é competência do Vereador. Votamos apenas o adiamento do reajuste dentro de um prazo de 180 dias, conforme as possibilidades do erário, devido ao momento de austeridade nas contas públicas pelo qual passa a Prefeitura e todo nosso país”, esclareceu.

 

Renan Ceschin solicita à Prefeitura construção de praça de lazer no Jardim Cláudia

vereador renan ceschin

O Vereador Renan Ceschin (PTN) abriu seu discurso nas Explicações Pessoais, falando da proposta de construção de uma praça de lazer no Jardim Cláudia. “Temos reunião marcada com a Prefeita Marli Paulino, quando apresentaremos esse pedido a ela. A ideia é construir uma praça de lazer para as crianças e jovens do bairro”, informou.

Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura

O trabalho do Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Bruno, foi elogiado pelo parlamentar. “Gostaria de enaltecer o grande trabalho do Secretário Bruno Valentim, sempre muito atencioso e competente. Ele demonstra que realmente entende de esporte. Destaco ainda que meus pedidos sempre têm sido atendidos, e agradeço muito. Quem ganha com essa agilidade é a população. O Bruno, aliás, já trabalhava na Diretoria da Secretaria no mandato do Prefeito Luizão, quando eu também trabalhava com ele. Meus parabéns e meus agradecimentos”, elogiou.

Ao Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, presente à sessão, o Vereador pediu o envio de convites para eventos da Prefeitura a seu gabinete com mais antecedência. “Gostaria de pedir que enviassem ao meu gabinete os convites para eventos da Prefeitura com um tempo de antecedência maior, para eu poder planejar minha agenda. Recentemente, recebi convites muito perto do horário de início dos eventos, não podendo comparecer por já contar com outros compromissos anteriormente marcados no mesmo horário. Para a abertura do Fest Cine, por exemplo, recebi convite às 15 horas, sendo que o evento estava marcado para às 19 horas. O convite para o Espaço Comunidade, no sábado, às 9 horas da manhã, chegou ao meu gabinete, na sexta-feira, no final da tarde. Gostaria de comparecer a todos os eventos da Prefeitura e creio que os demais vereadores, também. Mas é preciso que possamos organizar nossa agenda com mais antecedência para isso”, sugeriu.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress