sexta-feira, 19 de abril de 2024
Marcinho, parabeniza Capitão Lúcio e policiais homenageados pela Casa

Marcinho, parabeniza Capitão Lúcio e policiais homenageados pela Casa

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 24/04/2018

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), parabenizou ao Capitão Adriano Lúcio, Comandante da PM de Pinhais, homenageado com Título de Cidadão Honorário, em projeto assinado pelos dezessete vereadores da Casa e apreciado em plenário na sessão da terça (24/04). “Meus parabéns, Capitão Lúcio, pela merecida homenagem, por ter ido além de suas funções, atendendo ao povo com dedicação, durante o dia e a noite, a qualquer hora quando solicitado. É muito bom contarmos com um comandante da PM que consegue satisfazer as demandas do povo, demonstrando que o efetivo do município está a postos para combater a criminalidade com diligência, empenho, seriedade e ética. Um comandante também se destaca por sua capacidade de liderança e de saber disciplinar e motivar a tropa, bem como no trato com a população, a exemplo da conduta do Capitão Lúcio. Meus parabéns, também, a todos os policiais militares homenageados aqui na Casa com as Moções de Louvor. São policiais valorosos de uma equipe muito bem treinada e comandada pelo Capitão”, congratulou.

Entrega de viaturas e armas à Guarda Municipal

O Presidente Marcinho lembrou, ao término da sessão, da cerimônia de entrega de viaturas e armas para a Guarda Municipal, realizada na quarta-feira (25/04), às 9hs, na sede da Guarda Municipal. “A administração municipal tem se empenhado para garantir que nossos Guardas Municipais tenham acesso a equipamentos de qualidade, para que assim possam continuar realizando um grande trabalho em nossa cidade”, finalizou.

 

Tavinho elogia Capitão Lúcio por Título de Cidadão Honorário de Pinhais

Na sessão em plenário da terça-feira (24/04), o Vereador Tavinho (PT), referiu-se, em seu discurso nas Explicações Pessoais, à aprovação do Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao Comandante da PM de Pinhais, Capitão Adriano Lúcio, bem como às Moções de Louvor aprovadas à equipe de policiais militares que atuam no município chefiadas pelo Capitão. “Hoje, é uma data muito importante por estarmos reconhecendo nesta Casa o importante trabalho dos PMs de nosso município. Nossos policiais militares têm prestado um serviço com muita competência à comunidade. Merecem nossos agradecimentos e reconhecimento. Sabemos que não é fácil o trabalho de um policial. Nós, vereadores, como representantes da população, agradecemos aos policiais pelo trabalho realizado, assim como aos guardas municipais, que atuam numa parceria muito afinada com a PM”, congratulou.

 

Vereador Binga pede a Secretaria de Urbanismo equilíbrio no envio de notificações ao cidadão

O Vereador Binga (PPS) ressaltou na tribuna a importância da busca de um equilíbrio em todas as ações do poder público. “Sempre prezo pelo equilíbrio em todas as coisas. Têm chegado muitas notificações da Secretaria de Urbanismo relativas a obstrução e calçadas pelos comerciantes. Creio que é preciso dosar as notificações, algumas parecem abusivas. Espero que a secretaria busque o bom senso. Estamos em época de crise, vale lembrar. Nós, vereadores, temos ido atrás de recursos estaduais e federais, por meio de emendas parlamentares, a fim de trazer mais dinheiro para o município. É uma saída para ampliar os recursos públicos ao município. No último ano, eu trouxe R$ 320 mil para o esporte. E ainda trarei mais uma emenda para a educação, de um deputado federal. Estamos fazendo nossa parte para trazer mais recursos. Peço ao secretário que busque um equilíbrio no que se refere às notificações. O povo já paga altos impostos, taxas, é preciso dosar essas cobranças à população”, considerou.

Título de Cidadão Honorário

Binga elogiou o Capitão Lúcio, que recebeu da Casa o Título de Cidadão Honorário do município, em projeto assinado por todos os vereadores. “O Capitão Lúcio merece todos os elogios já ditos aqui, hoje. E acrescento, ainda, meu reconhecimento ao grande trabalho da Guarda Municipal que, em conjunto com a PM, tem cumprido seu papel na segurança pública do município”, elogiou.

 

Carlinhos do Eliza agradece requerimentos atendidos para obras em diversas vias

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) agradeceu à Secretaria de Obras pelo atendimento a seu requerimento, feito no ano passado, para a construção de calçadas e colocação de novo asfalto na Rua Salgado Filho. “Fico feliz de ver que estou sendo atendido quanto a esse requerimento, também. Havia pedido calçadas e novo asfalto no trecho desde a ponte até a rotatória”, agradeceu.

O parlamentar comentou ainda sobre as calçadas e ciclovias construídas na Rua Floral, também um requerimento dele. “Está ficando muito bonita essa via”, disse. Outras obras destacadas foram na Rua Miguel Strufka, conjunto Jerivá, onde um novo asfalto está sendo disponibilizado, além de duas rotatórias nas duas marginais. E ainda a retirada de uma rotatória na Rua Silvino Gomes da Silveira. “Essas obras de melhorias nas vias eu havia pedido em requerimento e a Secretaria de Obras já está viabilizando. Parabéns, Secretaria de Obras”, elogiou.

Justa homenagem

Carlinhos destacou o importante trabalho realizado pelo Capitão da Polícia Militar e Comandante do policiamento de Pinhais, Adriano Lúcio, homenageado da noite com o Título de Cidadão Honorário de Pinhais. “O Capitão Lúcio, além de um excelente e competente policial, ainda realiza um trabalho social muito importante em nossa cidade. Sem dúvidas, merece esta homenagem. Juntamente com seus comandados, exímios policiais militares, realiza diversas ações na comunidade local. Uma delas foi a entrega de 500 kits de páscoa para as crianças do município de Pinhais. Os kits, montados pelos policiais militares, foram doados pelos próprios policiais, além de empresários, comerciantes, vereadores e pessoas da comunidade local. Vale lembrar que a Polícia Militar desenvolve atividades sociais junto à comunidade pinhaiense, dentro da filosofia de polícia comunitária, elevando a imagem da instituição e aproximando a comunidade da PM”, destacou.

Policial destaque do mês de Março

O vereador lembrou ainda do Soldado Rodrigo Souza, que está na Polícia Militar desde 2006, Policial e foi o destaque do mês de Março da 5ª Cia do 22º BPM. “São doze anos de serviços prestados no município de Pinhais, onde exerce atividade operacional, administrativa e ainda realiza um trabalho social na comunidade. Meus parabéns, Soldado Rodrigo”, finalizou.

 

Comandante do 22º. Batalhão ressalta integração-modelo em Pinhais

Em sessão em plenário que contou com a presença de policiais militares que atuam no município, após a apreciação dos projetos de lei e os discursos das Explicações Pessoais, o Tenente-Coronel Sérgio Augusto Ramos, Comandante do 22º. Batalhão de Polícia Militar, sediado no município de Pinhais, discursou na tribuna. Entre os destaques, Ten. Cel. Ramos valorizou a integração bem-sucedida entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, no município. “A 5ª. Companhia de Polícia exerce realmente uma integração com a Guarda Municipal. Conheço grande parte do Paraná e posso afirmar que a integração que acontece aqui em Pinhais é exemplo para todo o estado. No Paraná, não encontramos integração tão bem afinada como aqui. É um trabalho em que um completa o que o outro faz, guardas e policiais militares complementando as ações um do outro”, valorizou.

Pinhais, exemplo para a 5ª. Cia. de Polícia Militar

Sobre o homenageado com o Título de Cidadão Honorário, Capitão Lúcio, Comandante da PM de Pinhais, o Tenente-Coronel disse que detém total confiança na pessoa exemplar que ele é. “O Capitão Lúcio tem transformado o trabalho dos policiais militares aqui. Todos os PMs querem vir para cá, pedem para serem transferidos para Pinhais. O policial se sente respeitado, seguro ao trabalhar com o Capitão Lúcio. Essa é a função do Capitão Lúcio, estar em contato com a tropa. Digo que o comandante de um efetivo é como um centurião romano, comandando uma centúria com adestramento e disciplina da tropa.

E o Capitão tem feito esse trabalho de maneira muito correta. Pinhais tem sido exemplo para a 5ª. Companhia de Polícia Militar. Importante destacar também que um policial militar não deve atuar com distinção somente em ocorrências policiais, mas ao interagir com a comunidade, a exemplo da festa de Páscoa oferecida às crianças aqui no município, ao ser abordado pela população”, colocou.

Combate ao tráfico de drogas

A transferência do 22º. Batalhão para Pinhais completa cinco anos, continuou o Tenente- Coronel Ramos. “Pinhais tem 26 anos. O Batalhão está aqui há cinco. Antes, era sediado em São José dos Pinhais. O que foi feito aqui, com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo, demonstra que estamos no caminho certo. Diminuir o número de homicídios é um desafio no município, centralizamos essa questão. Já que as ocorrências de roubos, muitas delas, não são registradas em Boletim de Ocorrência. Temos número reais sobre os homicídios. Segundo dados do 22º. Batalhão, a cada dez homicídios, de oito a nove são relacionados ao tráfico de drogas. Em Pinhais, essa realidade não é muito diferente. Mesmo os casos de roubos, furtos, de atuação de quadrilhas, tudo costuma advir do tráfico. E isso afeta o cidadão de bem, traz reflexos para toda a sociedade, essas são as consequências do tráfico para toda a comunidade”, pontuou.

Integração entre polícias, Guarda e os três poderes no combate ao crime

Na avaliação do Ten. Cel. Ramos, não há outra solução, senão a atuação conjunta das polícias, da Guarda, e dos três poderes para um efetivo combate ao crime. “De forma isolada, não conseguimos combater o crime com eficácia. A legislação também deve apoiar o combate ao crime. Um exemplo é o roubo de caixas eletrônicos mediante o uso de explosivos. A pena era por furto, de um a quatro anos de prisão. Felizmente, no último dia 23, a pena de furto com explosivos foi aumentada para, de quatro a dez anos, em projeto de lei aprovado no Congresso Nacional. As leis devem facilitar, colaborar com nosso trabalho, senão, é o mesmo que enxugar gelo. Precisamos de respaldo dos Poderes Legislativos”, observou.

“Meus parabéns aos homenageados de hoje. Que vocês sirvam de exemplo a outros policiais. Somos observados por outros policiais em nosso trabalho. Sempre que posso, vou a outros municípios mostrar nosso trabalho do 22º. Batalhão. Combater o tráfico inclui-se em nosso trabalho, embora nossa função não seja investigativa. Sabemos que o tráfico acarreta uma violência exacerbada na sociedade. Pinhais tem semelhanças com outras localidades, dentro do quadro geral, e estamos focado nessa questão, aqui, também”, concluiu.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress