sábado, 20 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 23/08/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 23/08/2016

por Vanessa Martins de Souza

Gilberto comemora aprovação de Lei Municipal que assegura continuidade de Cursinho Pré-Vestibular

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), disse que ficou feliz em votar favoravelmente ao projeto que cria uma Lei Municipal para assegurar a permanência do Cursinho Pré-Vestibular oferecido pelo município, independentemente de Prefeito. “Fico muito feliz de termos aprovado, hoje, em primeira discussão, esse projeto. Em 2011, eu já havia protocolado esse projeto, mas não deu certo por alguma restrição técnica. Agora essa Casa assina essa proposição e, finalmente, conseguimos aprová-lo, assegurando a continuidade do Cursinho Pré-Vestibular independentemente de qual prefeito esteja governado a cidade”, comemorou.

Jogos Olímpicos e ouro no futebol e no vôlei masculino

Quanto aos Jogos Olímpicos, Gilberto lembrou que quando o Brasil ganhou a disputa para sediar as Olimpíadas, todos comemoraram. Mais tarde, passaram a criticar. E agora, depois do sucesso do evento, voltam a comemorar, a aprovar a escolha. “Acredito que quem mais enalteceu esse evento foi o povo brasileiro. Nossa torcida foi elogiada pela grande empolgação. Nossos atletas também se destacaram positivamente. Tivemos 19 medalhas, a melhor participação da história, sendo dois ouros inéditos, no futebol masculino e no boxe masculino. Isso é resultado de investimento em esporte. Esperamos que continuem assim, deixando um legado positivo. O Weverton, goleiro da seleção, é do Atlético Paranaense, mas estava representando nossa seleção. Gostei da atuação do goleiro, já a postura do Neymar fora dos campos, não aprovei. Não foi o Neymar que jogou sozinho, foi o trabalho de uma equipe. Outro elogio digno de nota vai para a seleção de vôlei masculino, destacando-se o Serginho, junto com todo a equipe. Com 40 anos ganhou sua 4ª. medalha olímpica. É uma equipe que atuou com esforço, dedicação, depois de dois jogos olímpicos batendo na trave. Mereceram o ouro. O Brasil está de parabéns pelos Jogos e, em especial, o nosso vôlei masculino, que deram exemplo de equipe”, elogiou.

 

Vereador Airton lembra que enchentes diminuíram significativamente com investimentos da Prefeitura

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) discursou, nas explicações pessoais, salientando os avanços do município no combate às enchentes. “Gostaria de reiterar e complementar as palavras do vereador que me antecedeu, sobre as enchentes em Pinhais. Moro há quase cinquenta anos em Pinhais e presenciei muitas enchentes. Sabemos como o rio transbordava e alagava muitos bairros de Pinhais quando chovia muito. Na gestão do Prefeito Luizão, com o trabalho contínuo na dragagem, limpeza dos rios e com a compra de uma máquina para execução desses serviços, houve uma significativa diminuição das enchentes. É claro que ainda há problemas, principalmente no Weissópolis que sempre sofre com os alagamentos. Há terrenos nas encostas do rio que são mais baixos que o nível da barranca de contenção. Mas acredito que Pinhais ainda poderá resolver este problema, desde que com a cooperação de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais”, pontuou.

Falta de limpeza em canal extravasor

Em relação à construção do canal extravasor no Município de Piraquara, Airton lembrou que o mesmo precisaria de uma limpeza para o escoamento das águas. “Pelo que sei, desde que foi construído, o canal extravasor nunca foi limpo e está muito assoreado. Destaco ainda que, há anos atrás, tínhamos enchentes desde a região de Moradias Palmital até no Weissópolis. Uma importante ação desta administração foi a relocação de grande parte dos moradores das áreas de risco, às margens do rio, vale lembrar”, comentou.

Trincheira do Atuba

Sobre a demora na construção da nova trincheira do Atuba, outro assunto colocado na tribuna, o parlamentar disse que a demora nessa obra tem sido criticada por usuários do trecho. “Nos últimos dias, ouvi muitas críticas sobre a trincheira do Atuba, que pertence ao Município de Colombo, mas que também serve ao Município de Pinhais. Principalmente quando chove, aquela região fica intransitável A questão é que a trincheira está do lado de Colombo, próximo a Igreja Católica, e existe a casa do padre que está na passagem da via. Uma empresa no local já cedeu uma parte de seu terreno e a Autopista já havia se comprometido a construir outra casa para o padre, mas a Cúria da Igreja Católica entrou na justiça contra a passagem, por não ter concordado com o valor da desapropriação. A Autopista já fez toda concretagem da trincheira nova, conseguindo a desapropriação, só faltará abrir a trincheira por baixo da Rodovia, retirando a terra. No que tange ao Município de Pinhais, já foi feita a liberação dos imóveis para a passagem. Muitos dizem que ninguém toma uma atitude, mas é sempre bom procurar saber o que realmente está acontecendo antes de criticar. Estive juntamente com um vereador de Colombo e o Secretário vistoriando o local e, posteriormente, mandamos um ofício para Autopista agilizar providências. Não dá para abrir a trincheira por baixo da rodovia enquanto não for efetivada essa desapropriação e a justiça der um parecer favorável, beneficiando tantos moradores de Pinhais como de Colombo”, explicou

 

Vereadora Márcia Ferreira afirma que papel do poder público é defender a população

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) fez algumas observações sobre o desafio de combater os alagamentos no município. A parlamentar disse que a Prefeitura, na gestão do Prefeito Luizão, tem feito muito, a partir da limpeza e dragagem dos rios, inclusive, com compra de maquinário. “Mas não podemos tapar os olhos. Quem esteve lá, neste final de semana, no Weissópolis, viu o sofrimento dos moradores. É papel do poder público ir atrás de uma solução, seja com a construção de Bolsões ou outro projeto. Queremos que o rio nessa área não transborde mais. Queremos zerar os alagamentos em Pinhais e para isso é fundamental mantermos limpos os nossos rios, realizando a recomposição da mata ciliar. Nosso papel, como representantes do povo, é acabar em definitivo com esse problema”, defendeu.

Desempenho do Brasil nas Olimpíadas

A peemedebista parabenizou aos atletas medalhistas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Parabéns aos nossos atletas campeões representantes do Brasil. Foram sete medalhas de ouro, totalizando 19 medalhas. E tivemos sete mulheres atletas, sete guerreiras nessas Olimpíadas, que ganharam medalhas e provaram a força da mulher. Que esse espírito olímpico e de patriotismo faça renascer a esperança para que o país apoie cada vez mais o esporte e, sobretudo, nossos atletas”, reivindicou.

VI Seminário Internacional de Educação em Pinhais

Marcia parabenizou a todos os presentes no VI Seminário Internacional de Educação, que ocorreu nos dias 17,18 e 19 de agosto no município. “Parabéns aos professores participantes, aos palestrantes nacionais e internacionais, educadores e servidores que organizaram o seminário, foi muito produtivo. Uma cidade não se transforma sem priorizar a educação, precisamos valorizar os nossos professores e investir cada dia mais em educação gratuita e de qualidade”, afirmou.

Lançamento

“Tive o privilégio de participar da ‘Ação entre Amigos’, pré-lançamento da canção Sopra Sobre Mim da minha querida amiga e cantora Telma Rodrigues. O evento ocorreu na Paróquia São José Operário, no dia 21 de agosto de 2016. Que Deus abençoe a cada dia mais essa linda voz, para que ela possa levar o evangelho aos corações das pessoas”, finalizou.

 

Vereador Silvio Star revela indignação com falta de atendimento da PM em assalto à residência

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS) revelou, nas Explicações Pessoais, sua indignação em relação a assalto sofrido em uma residência, à Rua dos Luteranos, na madrugada de 22 de agosto. “Os assaltantes levaram diversos objetos de dentro da residência, mesmo sob a observação de vizinhos. O que mais me chamou a atenção e causou indignação foi a Polícia Militar não ter atendido a ocorrência, mesmo tendo sido acionada pelo 190. Os bandidos ficaram mais de uma hora retirando objetos da casa e a polícia militar não compareceu ao local. É fato que a PM do município encontra-se com falta de contingente, mas os cidadãos pagam impostos para ter alguma proteção, alguma assistência, no mínimo. Temos a Guarda Municipal, que ajuda, mas, neste caso, seria estritamente necessário que a PM atuasse. Fica aqui minha indignação, meu repúdio à falta de atenção nessa ocorrência”, contou.

CD da cantora Telma Rodrigues

A cantora pinhaiense de canções cristãs, Telma Rodrigues, foi parabenizada pelo Vereador. “Ela é dona de uma bela voz e foi vocal do Padre Reginaldo Manzotti. No último domingo, 21/08, ofereceu um almoço beneficente na Paróquia São José Operário, no Maria Antonieta, para arrecadar fundo para o lançamento de seu CD. Meus parabéns, Telma Rodrigues, amiga que respeito muito, e de muito talento. Um talento do Maria Antonieta que desponta de Pinhais para todo o Brasil”, congratulou.

Parceria com Estado e municípios no combate aos alagamentos

Sobre as fortes chuvas que atingiram Pinhais recentemente, Silvio disse que esteve na área próxima ao Rio Palmital e Rio Iraí , perto do Atuba, e não verificou áreas alagadas. “Estive por lá no domingo e não vi casas alagadas. Mas acho importante desassorear esses rios em parceria com os municípios de Colombo e São Jose dos Pinhais. Esses municípios têm de fazer a sua parte, também. Não adianta só Pinhais fazer a sua parte, pois os rios margeiam outros município. O Governo do Estado também precisa fazer sua parte, beneficiando a todos os municípios banhados por esses rios. É urgente um trabalho em parceria”, colocou.

 

Joãozinho Ribeiro defende campanha limpa, livre de poluição visual e sonora

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) iniciou seu discurso agradecendo ao Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), pelo apoio e estrutura concedidos aos vereadores para trabalharem em seus gabinetes. “Quero agradecer publicamente ao Presidente Gilberto por nos conceder todas as ferramentas necessárias em nossos gabinetes para bem desempenharmos o nosso papel, cumprirmos nosso mandato. Muito obrigado. Esse apoio tem feito toda a diferença”, agradeceu.

Horário Eleitoral

O parlamentar lembrou que o horário eleitoral gratuito do T. R. E. começa no dia 26 de agosto, na TV e no rádio. “Lembro a todos que Pinhais conta com quatro emissoras, aonde o eleitor poderá conhecer nossas propostas, tantos dos candidatos a vereador como a prefeito. Temos a Rádio Comunitária Pinhais FM, a Rádio 98.3, a Rádio TF 104.9 e a TV Canção Nova 51 UHF”, lembrou.

Carros de som

O uso de carros de som nas campanhas precisa respeitar a legislação eleitoral, alertou Joãozinho. “O carro de som da nossa coligação PP-PSB, ‘Pinhais é Você’, tem respeitado a lei eleitoral, que proíbe que seja ligado ao passar à frente de hospitais, escolas. A lei é clara, tem de desligar o som em frente a esses locais. Mas há candidatos que não estão respeitando a lei. Quem não respeita a lei, pode ser preso ou pagar multa”, alertou.

Placas

A necessidade de uma campanha limpa, sem poluição visual, foi defendida pelo vereador. “Não usarei nenhuma placa nessas eleições. E bem que poderia usar, pois minha campanha tem capacidade para isso. Mas respeito a legislação. Mesmo sempre tendo usado placas em eleições passadas, quero dar o exemplo, e fazer uma campanha limpa também nesse sentido. Como presidente de partido, tenho de resolver muita coisa, dar ferramentas a todos os candidatos. É muito trabalho. Terei apenas 20 dias de campanha, porque para cumprir todos os prazos eleitorais, toma muita energia e trabalho. Temos notificações de impugnação de candidaturas, muita burocracia para resolver dentro dos prazos. Na próxima semana, apresentarei aqui na tribuna meu projeto de Indicação ao Poder Executivo de passe livre aos estudantes das escolas municipais”, despediu-se.

 

Vereadora Rosa Maria discursa sobre legado positivo das Olimpíadas Rio 2016

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) abriu sua fala ressaltando mais um destaque na área de Cultura do município com a IV Mostra de Dança no Espaço Alex Oliver, no domingo (21/08). “Na ocasião, foram selecionadas duas bailarinas da nossa escola de dança do município para participar em evento na Argentina. Essa é mais uma demonstração de todo o instrumental disponível na área de educação e cultura no desenvolvimento de talentos e criação de oportunidades. Meus parabéns à escola, às bailarina e à toda Gestão envolvida”, enalteceu.

Políticas Públicas e o Esporte

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 também receberam elogios da Vereadora. De acordo com Rosa Maria, o evento trouxe um impacto positivo na vida do brasileiro, principalmente quanto a criação do Programa Bolsa Atleta. “As Olimpíadas demonstraram a importância de se investir em políticas públicas de inclusão no esporte de rendimento. Vimos que, quando se investe, o esporte transforma a vida das pessoas”, comentou.

A vereadora ainda lembrou da iniciativa do então presidente Lula de trazer os Jogos Olímpicos ao Brasil, pontuando que na época a ideia foi comemorada pela população. “Lula teve a coragem de pleitear o evento no Brasil. O Rio recebeu um legado em infraestrutura e o povo deu um show de desempenho nessas Olimpíadas, como torcida e anfitrião. Que continue assim esse desempenho do povo.”

Ryan Lochte

O episódio com o nadador norte-americano Ryan Lochte que mentiu à polícia civil do Rio sobre um suposto assalto, foi um ocorrido lamentável das Olimpíadas, segundo a parlamentar. “O atleta tentou impingir uma imagem negativa ao Brasil com essa mentira. Mas, felizmente, foi descoberto pela polícia e quem terminou por ser execrado pela opinião pública, inclusive de seu país, foi ele. Houve até pedido de desculpas pela vergonha que o nadador fez os EUA passar. Esse episódio demonstra que falhas de caráter podem ocorrer com pessoas de qualquer país e que situações assim precisam de punição, a exemplo da que recebeu o nadador com a perda de patrocinadores. As empresas, aliás, reverteram os valores para ações beneficentes no Brasil”, colocou.

 

Passarinho destaca na tribuna projeto de contenção de enchentes

vereador passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSDC) disse no seu discurso que prestou socorro e solidariedade à comunidade do Weissópolis após as fortes chuvas registradas recentemente. Segundo Passarinho, o problema não é novidade para a população e, novamente, alagamentos ocorreram, gerando muitos prejuízos e transtornos para a população local. “Providenciei com urgência, em conjunto com a Marcia Ferreira, um requerimento para implantação de Bolsões no Rio Iraí objetivando a contenção de enchentes no bairro Weissópolis e o aproveitamento das águas da chuva. São medidas simples e eficazes a fim de combater de uma vez por todas esses alagamentos. Creio que de uma forma inteligente, podemos e vamos resolver esta questão de extrema urgência para a população. O projeto de implantação de Bolsões é possível. Quero deixar bem claro aos moradores de Pinhais as possibilidades de fazer. Nós temos como provar que existem condições de implantar os Bolsões”, disse.

O parlamentar comentou ainda, que em visita as margens do Rio Iraí, sua equipe realizou um estudo sobre a proteção das margens do rio. “De acordo com a legislação ambiental, de um mínimo de 5 metros, independente da largura do rio, até 100 metros, com a extensão correspondente à metade da largura do curso d’àgua, será possível deixar 50 metros de cada lado para o plantio de árvores, de preferência as nativas da região. Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia, então imaginem como elas poderiam ajudar para não ocorrer tantas enchentes. A cada 25 metros e a cada 3 quilômetros podemos implantar os Bolsões. Também será necessário reavaliarmos e tomarmos profundas providências com relação às galerias de esgoto, que estão em más condições. O benefício da implantação do Bolsão será um sucesso, uma medida sem altos investimentos comparando a alguns municípios que já estão utilizando os bolsões, como por exemplo Curitiba”, afirmou.

 

Tavinho defende limpeza de canal extravasor para combater enchentes

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) discorreu sobre os alagamentos ocorridos no Weissópolis, no final de semana do dia 21/08. De acordo com o parlamentar, em anos atrás, a chuva de mais de 40 horas teria feito um estrago muito maior. “Em anos atrás, com a chuvarada que ocorreu, teríamos tido enchentes muito piores e em áreas que já não temos mais. A Prefeitura tem feito seu trabalho de combate continuadamente. Já melhorou muito. A questão é que o canal extravasor precisa ser limpo, o que está acontecendo em São José dos Pinhais”, comentou.

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 também receberam algumas considerações do parlamentar. “Os maiores críticos do evento foram os próprios brasileiros. Ganhamos dezenove medalhas, aumentamos o número de medalhas. O brasileiro precisa acreditar mais no potencial do país. Acreditar e lutar por políticos honestos, acreditar que existe gente trabalhadora. Somente acreditando, um dia, teremos o país do jeito que sonhamos”, afirmou.

Atletas paranaenses

Tavinho disse, ainda, que pouco destaque foi dado pela mídia local aos atletas paranaenses de destaque nas Olimpíadas. “Tivemos diversos atletas do Paraná que se destacaram nessas Olimpíadas, mas nossa imprensa local não deu nenhum destaque, praticamente, a esses talentos”, observou.

Por fim, comentou sobre o primeiro debate na TV com os candidatos a Prefeito de Curitiba, na TV Band. “Neste primeiro debate, cada um pôde mostrar suas propostas, entre os nove candidatos participantes. Vimos que alguns estavam mais preparados, já, outros, nem tão preparados assim”, opinou.

 

Binga alerta para facilidade na liberação de obras às margens dos rios de Pinhais

vereador binga

O vereador Binga (PPS) foi outro que elogiou o desempenho do goleiro Weverton, que jogou na seleção brasileira, nos Jogos Olímpicos e é da equipe do Atlético Paranaense. “ O desempenho do Weverton só revela a capacidade do Petraglia, presidente do CAP, que fez do Atlético Paranaense campeão brasileiro e agora revela o talento deste goleiro. Parabéns à toda equipe”, elogiou.

Alagamentos

Os alagamentos por causa da forte chuva que afetaram algumas áreas do município no final de semana (21/08), também foram comentadas por Binga. Na avaliação do vereador, a Prefeitura tem atuado fortemente no combate às enchentes. Mas, há uma ressalva preocupante em relação a problemas futuros. “Tenho visitado regiões às margens dos rios e verificado que esses locais estão ganhando liberação para obras com muita facilidade. Não sou engenheiro, nem ambientalista, mas é previsível que futuramente essas áreas poderão trazer problemas, por causa de obras muito próximas às margens dos rios. Todos sabem que essas grandes obras vêm com construção de calçadas, dificultando o escoamento da água”, observou.

Requerimento para construção de bolsões

Sobre o requerimento para construção de bolsões, o parlamentar acredita que se trata de um investimento inviável financeiramente. “A construção de bolsões no combate às enchentes é obra que demanda um alto investimento. A Prefeitura não tem recursos. E não podemos esperar recursos do Governo Estadual, nem do Federal, em razão da crise econômica, da queda na arrecadação. Em relação a construção de canais extravasores, tratam-se de obras faraônicas, caríssimas. Há quem esteja gerando pânico, mas não podemos deixar de exaltar o grande trabalho que tem sido feio no combate às enchentes, de limpeza e de dragagem. No final de semana, a chuva foi realmente muito forte e muitas áreas que antes eram afetadas, não foram mais”, completou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress