sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 23/05/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 23/05/2017

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Airton Silva lamenta intensificação da crise em Brasília

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) ocupou a tribuna para comentar sobre o momento de tristeza pela política nacional. “Devemos fazer uma política séria para honrar nosso nome, hoje há uma vergonha nacional em dizer que é político. Tudo que está acontecendo é por culpa nossa, como eleitores, votamos e confiamos em candidatos que não mereciam e compram votos. Devemos analisar o perfil do candidato, mas não sabemos também o que vai acontecer quando este político chega ao poder. Temos que estar atentos aos passos de nosso representante. A corrupção não é de agora, vem de muitos governos passados. O Paulo Maluf, por exemplo, hoje finalmente foi condenado pelo STF, depois de muitos anos e vários processos. A demora em condenar vem dos diversos recursos judiciais que a nossa legislação permite, delações premiadas que livram o corrupto de punições mais severas, como a prisão. Há uma cultura de impunidade no Brasil, quem perde é o povo. Quando estamos num momento em que necessitamos que a economia comece a melhorar e que possa gerar mais empregos, mais esse escândalo gera crise, desemprego, as indústrias perdem em faturamento, demitem, ações desvalorizam no mercado de bolsas de valores, afetando o nível de emprego e estabilidade financeira. E ainda houve a JBS e outros que conseguiram lucrar com a crise, por contarem com informações privilegiadas sobre essa delação que estava por vir”, lamentou.

T.R.E. inicia cadastramento biométrico

Para o parlamentar, é preciso confiar na política, na boa política, sem desanimar. “O povo tem de ficar de olho, acompanhar e cobrar dos políticos. As eleições de 2018, por exemplo, demandam o cadastro biométrico T.R.E. Nas eleições de 2016, o município perdeu quase 20 mil eleitores que não compareceram ao recadastramento biométrico e tiveram seus títulos cancelados. Para tanto, o eleitor deverá comparecer à Central de Atendimento (Rua África, nº 254 – Centro – Pinhais), levando documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência no município. O Cartório Eleitoral de Pinhais convida os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a se alistarem como eleitores do nosso município, tornando-se verdadeiros cidadãos pinhaienses. Dúvidas: (41) 3667-1063 / (41) 3667-1009 – Horário de atendimento: 12 às 19hs, de segunda à sexta-feira. O município precisa de mais 1 mil e 500 eleitores cadastrados, pelo menos, para continuar com duas zonas eleitorais. Quem ganha é o município e os munícipes com a agilização dos serviços, inclusive, até as reclamações sobre eventuais irregularidades no processo eleitoral. Só através de uma participação ativa na política poderemos mudar a situação em que vivemos”, lembrou.

Regularização de imóveis

Sobre a Lei de Zoneamento e Ocupação do Solo, o vereador relatou o cuidado que é preciso ter ao propor projeto de lei nessa área. “Já pedimos ao Poder Executivo Municipal um projeto de lei desta natureza. Mas não podemos criticar os proprietários que estão irregulares, pois muitos moram em Pinhais há mais de 50 anos e na época não era exigido nada para construção. Vale lembrar que a maioria não tem dinheiro para pagar projeto de engenharia do imóvel. Na época em que construí o meu, não havia nem estrada no município a maioria eram carreiros. A Vargem Grande, por exemplo, era um núcleo colonial, quando as primeiras construções foram iniciadas e não havia leis de zoneamento em épocas passadas. As pessoas foram construindo à medida em que o município crescia, sem leis de zoneamento e de ocupação do solo. Há, por exemplo, terrenos com cinco imóveis e uma matrícula, no município. Um projeto de lei precisa ser feito com o objetivo de dar oportunidade aos proprietários para que regularizem seus imóveis e que contribuam com o município a partir de impostos. Com mais arrecadação, o município pode investir mais. Já pedimos à Prefeitura que encaminhe um projeto desta natureza”, esclareceu.

 

Renan Ceschin fala de sua indignação com nível da corrupção em Brasília

vereador renan

O Vereador Renan Ceschin (PTN) salientou na tribuna sua indignação em relação aos sucessivos escândalos de corrupção divulgados na mídia. “A cada dia, é uma nova bomba no noticiário. Não há nem tempo de assimilarmos um escândalo, e lá vem outro. Uma vergonha, toda essa corrupção. Mas tenho certeza que ainda existem bons políticos, e, infelizmente, os bons estão tendo sua imagem denegrida pelos corruptos. A classe política inteira tem sua credibilidade prejudicada. Esses novos escândalos têm demonstrado que quem criticava a Lava-Jato por supostamente perseguir o PT, enganou-se. A delação da JBS deixou isso claro. O Aécio, por exemplo, teve sua situação bem complicada nessa delação. A Lava-Jato não é contra partido nenhum. É a favor do Brasil. Defendo que o juiz Sérgio Moro coloque todos esses corruptos na cadeia, sem dó. E que devolvam todo o dinheiro roubado. Nosso dinheiro dos impostos é que foi roubado por esses políticos. O Joesley, por exemplo, apesar de pagar um acordo de leniência, ainda tem muito a devolver. Continua com suas mansões, seu jato, seu barco. O que não podemos é desistir de fazer a boa política, com ética e honestidade. Temos de continuar a lutar por um mundo melhor, por uma política melhor. Nós, como políticos, temos de honrar nosso papel e demonstrar que trabalhamos com respeito pela comunidade”, defendeu.

 

Vereador Binga ressalta vergonha que Deputado Rocha Loures causou ao Paraná

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) ressaltou a vergonha para o Paraná que tem sido a atuação do Deputado Federal afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB), em Brasília. “O Rocha Loures envergonha todo o quadro político do nosso estado, ao ter se envolvido em recebimento de propina. Ele se posiciona a favor da reforma trabalhista, da reforma da Previdência porque não precisa de aposentadoria. Iria receber R$ 500 mil por semana durante vinte anos. Esse comportamento dos políticos em Brasília contamina a imagem de todos nós, políticos. Quando sairmos às ruas, o povo vai achar que todo político é assim igual aos de Brasília. Tomara que os políticos paranaenses parem de nos envergonhar lá. Isso é nojento, estão emporcalhando a imagem do nosso estado. Nós, políticos, corremos o risco de levarmos pedrada na cabeça ao sair às ruas. O Rocha Loures revelou-se despreparado para tudo, pegou o dinheiro e ainda o devolveu, faltando R$ 35 mil. Essa operação é mais uma a demonstrar que o trabalho da PF é feito com lisura. É claro que o Rocha Loures acertará uma delação premiada. Não bastasse o ex-Deputado Federal André Vargas, preso, aqui em Pinhais, mais o Rocha Loures, agora. Onde vamos parar? O país afundado numa crise, que está só começando, o Temer sem credibilidade alguma para governar. Não escondo que votei no Senador Aécio Neves para Presidente da República. Mas havia pensado que ele tinha o padrão ético e moral do avô, o falecido Tancredo Neves. Nunca pensei que ele pudesse aprontar uma vergonheira dessa. Uma tristeza total”, lamentou.

Regularização com equilíbrio

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar discorreu sobre a proposta do Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS), sobre as leis de zoneamentos e de ocupação regular do solo, no município. “Gostaria de esclarecer alguns pontos. Quando a gente se direciona aqui na tribuna, não é para menosprezar nenhum colega vereador. Mas, o que destaco é que temos de fazer a regularização com equilíbrio. Nesta Casa, já fui o único vereador a me posicionar contra algum projeto. No primeiro ano da gestão do Luizão, por exemplo, me posicionava muito contrariamente aos projetos. Houve uma situação, também, em que a Vigilância Sanitária veio aqui, nos pedir para que aprovassem a cobrança de taxas ao contribuinte e dissemos que não. Penso que temos de aprovar projetos sempre priorizando o equilíbrio. É claro que temos de aprovar projeto para a regularização dos imóveis. Mas, desde que vá de encontro aos interesses da comunidade. Apoio a Prefeita Marli, mas, quem define meu comportamento aqui na Casa é o povo. Se algum Secretário pedir medida impopular, não poderá contar comigo. Aqui, Secretário nenhum manda nos meus posicionamentos e votos. Aprovamos medida impopular para os servidores municipais, em janeiro, fomos firmes, quase apanhamos. Mas era porque sabíamos da situação delicada das contas públicas. Até um ano e meio atrás, nossos gabinetes eram pouco procurados pela população. Mas, com essa crise, temos sido muito procurados. Há pessoas desempregadas, endividadas, sem dinheiro, passando diversas necessidades. A crise é total. Há munícipes que mal podem pagar o aluguel, a conta de luz e a alimentação. Não podemos defender, neste momento, nenhum projeto que venha onerar mais ainda o bolso do trabalhador, da população mais pobre. Peço desculpas se fui muito incisivo, mas meu papel é defender os interesses da população, em primeiro lugar. Lembrando, ainda, que o nosso município tem de apoiar, em 2018, um candidato a Deputado que seja daqui, para representar os interesses de Pinhais. E parabéns à gestão municipal por nos dar forças para continuarmos sendo políticos”, pontuou.

 

Carlinhos do Eliza busca emenda parlamentar para Capela Mortuária e mais segurança no Jardim Cláudia e Atuba

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) contou, em seu discurso no Grande Expediente, que visitou o gabinete do Deputado Estadual Professor Lemos (PT) em busca de emenda parlamentar para a construção da Capela Mortuária e mais viaturas da Policia Militar para os bairros Jardim Cláudia e Atuba. “O Deputado se dispôs a ajudar. Nosso papel como vereador é esse também, ir em busca de recursos para garantir a qualidade de vida dos nossos munícipes”, disse.

Carlinhos também comentou sobre o mais recente escândalo de corrupção em Brasília, a partir da delação do proprietário da empresa JBS, Joesley Batista. “Quando pensávamos que já havíamos visto tudo, eis que mais uma delação, citando mais nomes, aparece. Um dos nomes é do Senador Aécio Neves, que recebeu propina para fazer caixa dois na campanha e, em troca, aprovar leis favoráveis aos interesses dos empresários. Político tem de trabalhar pela nação, pelos interesses do povo, não para agradar empresários. No início, essas delações só apontavam para um partido, mas, hoje, podemos ver que todos os partidos estão envolvidos em corrupção. O então Presidente da Câmara, ex-Deputado Eduardo Cunha, por exemplo, comprou outros deputados com dinheiro sujo para aprovar o impeachment da Dilma. Agora, temos confirmado que o impeachment foi um golpe. Não defendo nenhum político, mas que a justiça seja feita nesse país”, colocou.

Linha ‘Jardim Cláudia’

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar informou que encaminhou ofício à Comec-Coordenadoria da Região Metropolitana, para alteração do trajeto da linha de ônibus ‘Jardim Cláudia’. “Trata-se do trajeto pelas ruas Helena Mullmann, Luiz Vasselai e Crescêncio Batista. A Luiz Vasselai é muito estreita, sem calçadas, de difícil acesso aos pedestres e carros, cabendo apenas o ônibus. O pedido prevê a retirada do trajeto da Rua Luiz Vasselai, em troca, o ônibus passaria pela Avenida Jacob Macanhan, tendo a oportunidade inclusive de pegar mais usuários em pontos na avenida. Afinal, só há uma linha de ônibus para o bairro. O pedido já está protocolado na Comec e estamos no aguardo”, informou.

 

Cinéia parabeniza iniciativa da Associação das Mulheres e Meio Ambiente (AMMA)

vereadora cineia

A Vereadora Prof.ª Cinéia (PROS) participou, juntamente com a Vice-Prefeita Rosa Maria (PROS), da abertura do Curso de Objetos e Materiais Recicláveis. O curso teve início na segunda-feira (22) e irá se estender até a sexta-feira (26), no Centro de Empreendedorismo e Artesanato (CEART).

Segundo a Professora Cinéia, esta é uma iniciativa da Associação das Mulheres e Meio Ambiente (AMMA) e conta com a parceria entre a Prefeitura Municipal de Pinhais e o SENAC. “Este curso tem como objetivo ensinar a comunidade a contribuir para conservação do meio ambiente, através da construção de objetos artesanais com fontes recicláveis. É lindo ver que existem pessoas que realmente se preocupam com nosso meio ambiente. Quero, aqui, parabenizar a equipe da AMMA, hoje representada pela Presidente Eunice Ângela Rosa Rufino, pela iniciativa de ofertar este curso. Agradeço a coordenadora do CEART, Stela Maris, por ter cedido o espaço para que este curso ocorresse, assim como a Professora do SENAC, que veio transmitir os seus ensinamentos. Por fim, parabenizo aos inscritos e inscritas pela disposição de aprender algo novo. Tenho a certeza de que esse curso vai somar na valorização profissional de cada um dos envolvidos”, salientou a parlamentar.

 

Arnaldo do Vizinho Solidário lamenta crise política que vive o Brasil

vereador arnaldo

O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) expressou sua indignação com a crise política em Brasília e os recentes escândalos de corrupção. “Políticos a nível federal deveriam ser um exemplo, mas o que vemos é o contrário. Nosso país é rico, abençoado em riquezas e recursos naturais, em produção industrial, em produção agropecuária e de grãos. Um celeiro mundial. Tenho cinquenta e cinco anos e já passei por vários planos econômicos, a exemplo do Plano Cruzado, do Plano Cruzado Novo, do Plano Real. Houve o Plano Collor, que confiscou a poupança de trabalhadores. A cada mudança na economia, é o povo quem sai perdendo. Não dá para acreditar que a crise que estamos vivendo foi desencadeada por uma corja de corruptos que saquearam a nossa nação. Esse dinheiro poderia ter sido aplicado em vários setores da sociedade como: saúde, segurança, educação, pois são áreas carentes em todo o país. Não temos guerras, nem terremotos, nem ataques terroristas, mas, infelizmente, temos corruptos e ainda uma elevadíssima carga tributária. Há anos, clamo a Deus para que se faça justiça nesse país. Acredito no Poder Judiciário e Magistrados para poder passar a limpo a política desse país. Peço a Deus levante homens íntegros, de caráter, de personalidade e liderança para governar esse país. E que o povo sofrido tenha sabedoria para escolher em quem votar, pois o poder está nas mãos do povo”, discursou.

Pinhais no caminho certo

Por outro lado, Arnaldo destacou que Pinhais tem seguido no rumo certo e tem atendido as demandas dos munícipes. “E da mesma maneira que ficamos indignados pela situação que vem acontecendo em nosso país, devemos reconhecer os acertos. No dia 24/05, tivemos a primeira prestação de contas do quadrimestre do ano 2017. Levando em consideração grande parte dos municípios vizinhos, que estão com dificuldades para cumprirem suas metas e objetivos, devemos parabenizar a administração de Pinhais pelo excelente serviço que vem prestando a comunidade. Desde janeiro, quando assumi como vereador, tenho buscado melhorar as condições de vida dos munícipes através de inúmeros ofícios, requerimentos e projetos encaminhados, por isso quero externar aqui os meus agradecimentos a administração pelo apoio e aos Secretários pela cooperação e presteza nos atendimentos, que têm nos dado dentro de suas respectivas competências e limitações, nos ajudando a melhorar a qualidade de vida do cidadão de Pinhais”, finalizou.

 

Marcinho alerta para responsabilidade do eleitor ao não reeleger corruptos

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), comentou à reportagem sobre os recentes escândalos de corrupção em Brasília, com a delação premiada do proprietário da JBS, Joesley Batista. Para o parlamentar, apesar da intensificação da crise, há uma expectativa positiva, pois tudo está sendo revelado ao povo. “A crise é uma oportunidade para fazer uma faxina completa no poder público, pois a corrupção não distingue partidos, mas, sim, a conduta pessoal de cada político. Cabe ao eleitor estar atento ao que acontece no poder e não reeleger mais políticos corruptos. Em parte, o eleitor tem sua responsabilidade, pois deve escolher seus candidatos de modo muito consciente, responsável, pesquisando, se informando sobre a vida pública de cada um. Em 2018, teremos eleições e a expectativa é de que haja grande renovação nos quadros políticos, tanto a nível federal como estadual”, pontuou Marcinho.

 

Tavinho defende política passada a limpo

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) destacou na tribuna que torce para que a política do país seja passada a limpo, acima de tudo. “Não torço para partidos, torço pelo Brasil. Para que tenhamos um presidente que chegue lá e faça a coisa certa, o melhor para o povo. E o político que tem caráter, ética, moral e trabalha para o povo, não precisa ter vergonha de ir a qualquer lugar”, destacou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress