quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 22/09/2015

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 22/09/2015

por Vanessa Martins de Souza

Márcia Ferreira destaca importância da conscientização sobre a Doação de Órgãos

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) abordou em seu discurso a Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. “Está é a Semana Nacional de Doação de Órgãos. Estamos no ‘Setembro Verde’ uma campanha de conscientização da população para a importância da doação de órgãos e tecidos. Quando decidimos ser doador estamos salvando vidas. Aproveito para parabenizar o trabalho de uma grande amiga e minha assessora, a Zilda Mesquita, que está engajada na campanha aqui no município. Ela, aliás, está na fila para receber um rim.

Uma grande guerreira que concilia o trabalho com as sessões de hemodiálise, três vezes na semana. Assim como a Zilda, mais de três mil pessoas aguardam um órgão na fila de espera no Paraná. Que a gente possa encampar essa luta. Para ser um doador basta comunicar sua família. Eu já avisei a minha. A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo e ajuda a salvar vidas, pois a vida pode ser infinita. Seja um doador”, discursou.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, é realizado no dia 27 de setembro, e tem como objetivo a conscientização. “É vital para melhorar o sistema de transplantes, otimizar a Central de Captação de Órgãos, que não tem estrutura para fazer o seu trabalho deixando a desejar no Brasil. Vamos juntos mudar essa realidade”, enfatizou.

“Não” à privatização da Copel e da Sanepar

A vereadora ainda defendeu a não privatização das empresas públicas do Estado do Paraná. “Ontem, na Assembleia Legislativa, estivemos em defesa das empresas públicas do estado, junto com o Deputado Requião Filho. O novo “pacotaço” enviado à Casa pelo Beto Richa conta com um artigo que abre espaço para a privatização da Copel e da Sanepar. Estamos atentos a esse risco. Depois de quatorze anos, nunca imaginei que esse golpe poderia acontecer novamente, com outra tentativa de privatização da Copel. Em 2001, juntamente com os estudantes da UFPR, ocupamos a Assembleia para impedir o então Governador Jaime Lerner de privatizar a Copel. Se necessário estaremos ocupando novamente aquela Casa de Leis em defesa da Copel e da Sanepar, que são empresas do povo Paranaense”, defendeu.

Semana Municipal de Trânsito

Em nota a vereadora comunicou a realização do “Café com Segurança”, em referência à Semana Nacional do Trânsito realizado em parceria com representantes da ALL/Rumo, alunos e professores do Colégio Leocádia Braga Ramos, com a comunidade e com a Câmara de Vereadores para discutir a educação no trânsito. “Em virtude dos constantes acidentes nos cruzamentos da linha férrea, a Câmara Municipal decidiu se reunir com a empresa ALL para desenvolver ações que tragam mais segurança para nossa população. E então surgiu a ideia de desenvolver campanhas educativas como o “Café com Segurança”, onde teremos uma palestra sobre os cuidados que devemos tomar ao cruzar a linha férrea. Precisamos movimentar o presente para mudar o futuro e trazer mais paz para o trânsito. Seja você a mudança”, finalizou.

 

“Defendo a prisão para todo corrupto, independente de partido”, afirma Tavinho

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) agradeceu, nas explicações pessoais, ao bom atendimento do Haroldo, do Banco de Desenvolvimento do Pequeno Produtor, e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Genésio Siqueira. “Agradeço ao Haroldo e ao Genésio pelo excelente trabalho que têm feito. São dois membros da equipe da Prefeitura que se destacam pela competência. Desejo sucesso a ambos”, elogiou.

Tavinho prosseguiu discursando sobre a corrupção na política, enfatizando que defende a prisão para todo corrupto, independente de partido. “Há políticos que estão extorquindo empresários, cobrando propinas. A justiça e a polícia têm de investigar e punir, mesmo. O povo paga impostos elevados não é para financiar corruptos. Está na hora do povo mostrar que não tolera mais isso. Temos um juiz que está fazendo um bom trabalho. Não é só o PT que está envolvido em corrupção, mas muitos a associam só com o PT. Pois, a mídia destaca com mais ênfase a corrupção no PT. Porém, o próprio PSDB, aqui no estado, está envolvido em denúncias de caixa dois, através da extorsão de empresários pela Receita Estadual”, salientou.

Separar o joio do trigo, nos partidos

O petista disse que se sente envergonhado pela corrupção em seu partido. “O povo me questiona sobre o PT. O que vamos dizer? Não defendo corruptos, mas não vamos generalizar, vamos separar o joio do trigo. Há gente íntegra e honesta em todos os partidos, também. Sou do PT, mas meu passado é limpo, senão, não teria meu nome aprovado e registrado minha candidatura no T. S. E. . Apesar dos corruptos, tenho orgulho da trajetória do PT”, finalizou.

 

Vereador Silvio Star salienta campanha de filiações do PPS para eleições 2016

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS) ressaltou na tribuna a campanha de filiações do PPS, que contou com evento em Curitiba, na segunda-feira (21/09). “Ontem, estive com o Vereador Binga, no evento do partido em Curitiba, quando inúmeras filiações foram homologadas pelo Presidente Estadual da sigla, Deputado Federal Rubens Bueno. Aliás, o Deputado também lançou sua pré-candidatura a Prefeito de Curitiba, na ocasião. Rubens Bueno tem se destacado em sua atividade parlamentar e certamente está capacitado para ocupar qualquer cargo. Em Pinhais, o PPS também está em campanha por filiações. Assim, convidamos a todos os interessados em disputar as próximas eleições que nos procurem para filiação. Estamos de portas abertas a todos”, convidou.

Dia do Atleta Paraolímpico e ouro na Bocha Adaptada

O dia 21 de setembro foi o Dia do Atleta Paraolímpico, lembrou o Vereador. Silvio parabenizou na tribuna os dois atletas paraolímpicos de Pinhais que trouxeram medalha de ouro para o Brasil, nos Jogos ParaPan Americanos, em Toronto, neste ano. “Parabéns aos paratletas, irmãos Eliseu e Marcelo, moradores do Maria Antonieta. A dupla trouxe o ouro para o Brasil na Bocha Adaptada. Um orgulho para Pinhais, o Paraná e o país. O Brasil é a sétima potência mundial no paradesporto e tem dado oportunidades a todos que se sentem excluídos por motivo de deficiência”, congratulou.

Passeio Ciclístico da Primavera

Ao concluir, convidou a população para participar do Passeio Ciclístico da Primavera, no domingo (27/09), com concentração às 9 horas no Bosque Municipal. A largada está prevista para às 10 horas.

 

Vereador Airton Ferreira chama a atenção para Semana Municipal de Doação de Órgãos

vereador airton

O Vereador Airton Ferreira (PSC) chamou a atenção, em seu discurso na tribuna, para a Semana Municipal de Doação de Órgãos. As atividades previstas pela Semana para Doação de Órgãos e Tecidos devem conscientizar a população sobre a importância deste gesto.

Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar os órgãos.

Também é importante enaltecer o trabalho do Governo do Estado, em parceria com o Exército Brasileiro. “Estas parcerias só vem a ajudar os Estados, Municípios, a exemplo desta parceria temos os mutirões de emprego, os cursos a distância para os jovens e construção de estradas”, valorizou.

SEDU – fiscalização de obras

Sobre o Governo do Estado, o parlamentar também elogiou o desempenho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU, pasta comandada pelo Deputado Ratinho Jr., ao implantar um novo sistema de controladoria nas obras do Estado. “É mais um passo rumo à transparência na gestão pública. O objetivo é fiscalizar, acompanhar as obras do estado, a fim de verificar se estão sendo concluídas no prazo e se estão cumprindo sua finalidade. Acompanhar a obra e sua execução, bem com a viabilização e sua finalidade, é zelar pelo dinheiro público. Com a crise que afeta a todos os setores, faz-se fundamental essa fiscalização. Afinal, é o dinheiro do contribuinte que está em jogo. Estamos numa fase em que os investimentos estão escassos, então, quando acontecem, devem ser muito bem aplicados, sem desperdícios e desvios de sua finalidade”, avaliou.

Prefeitos pedem CPMF

A aprovação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) foi outro assunto colocado. “Acredito que será bem difícil esse imposto não ser aprovado no Congresso Nacional. Os prefeitos e governadores estão pedindo pela aprovação e cobrando de deputados e senadores a aprovação. E alguns até falam em índices ainda maiores na alíquota porque todos querem receber sua parcelinha no imposto. Ao invés de cortar os gastos públicos, criam impostos. Preocupa, também, a votação dos vetos presidenciais, no Congresso. Está em jogo uma economia de R$ 25 bilhões com os vetos. O Congresso terá de aprovar os vetos, permitindo o corte de gastos, para não complicar ainda mais nossa economia”, analisou.

Aliás, lembrou o Vereador, a preocupação com os gastos públicos, as contas do Governo Federal, estende-se a governos futuros. “O Senador Aécio Neves bem observou, ontem. É preciso pensar nos governos futuros, ao votar no Congresso. O que os parlamentares votam hoje terá consequências para governos futuros. Uma oposição séria se faz assim, pensando no futuro. É necessário considerar as consequências a longo prazo do que o Congresso e a Câmara aprova ou não”, concluiu.

Arrastões e o menor infrator

Nas explicações pessoais, Airton comentou sobre a onda de arrastões nas praias do Rio de Janeiro, questionando a inversão de valores adotada pelos defensores dos direitos humanos em relação ao menor infrator. “É preocupante essa inversão de valores que vemos. Menores estão fazendo arrastões nas praias, roubando, assaltando, esfaqueando e os defensores dos direitos humanos impedem a polícia de agir e ainda obtém uma liminar na justiça impedindo a atuação da polícia na abordagem dos menores. O Secretário da Segurança Pública do Rio estava explicando na imprensa porque abordando estes menores, que vão às praias sem documentação, dinheiro, qual seria a intenção dos mesmos, senão escapar de uma identificação para agirem livremente? O Rio de Janeiro está um caos em razão dessa questão. O menor que comete crime tem de ser punido. A própria legislação complica a efetivação da apreensão do menor. Ele tem de ser pego em flagrante.

Precisamos cuidar para que isso não passe a acontecer aqui, também. Menores praticando crimes à vontade sem que possam ser apreendidos. Vamos abrir nossos olhos. É preciso saber corrigir o menor, temos que abrir espaços nas escolas e incentivar as indústrias a gerarem mais emprego para o menor de 18 anos. Não podemos perder o controle dessa situação. Se essa onda de criminalidade praticada por menores vier para cá, teremos de tomar uma atitude, também”, defendeu

 

Binga discursa sobre Lei Municipal de sua autoria que incentiva a doação de órgãos

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) discursou sobre a Lei Municipal de sua autoria que incentiva a doação de órgãos. “Quando falamos dessa campanha, falamos de solidariedade, de amor ao próximo. Tantas vezes estive no IML, conversando com mães de jovens que dependiam de uma palavra minha. Pedia para as mães autorizarem a doação por essa iniciativa salvar a vida de outras pessoas. Sinto-me muito feliz em ajudar nessa campanha. Também parabenizo a Zilda Mesquita, que está engajada na campanha no nosso município e encontra-se na fila do transplante, esperando por um rim. A Zilda é um ser humano maravilhoso. Tem lutado por uma causa, conscientizando as pessoas da importância gigantesca da doação de órgãos”, discorreu.

“Demonização” de partidos
A corrupção na política também foi comentada pelo Vereador. Binga discursou contra a “demonização” dos partidos. “Não podemos demonizar certos partidos. Não são os partidos que corrompem, são as pessoas. Quando tinha seis anos e vendia dolé, passei por uma experiência que me fez ver como a corrupção, a desonestidade, pode estar em situações impensáveis. Na ocasião, ao contar o dinheiro recebido pela venda, percebi que havia sido roubado. Ou seja, como sabermos quem é quem, quem é confiável? Não há como sabermos antecipadamente”, contou.

O Vereador acrescentou que sente prazer e orgulho de ser do PPS, assim como sente orgulho do colega de partido, Vereador Silvio Star. “Temos de valorizar as pessoas, sigla é sigla, não tem como demonizá-las. O Silvio me orgulha muito, um dos melhores políticos de Pinhais. E prova que tem credibilidade com o eleitor, tem um perfil de votos. Precisamos tomar cuidado com quem trazemos para os partidos. São as pessoas que roubam, não são os partidos”, disse.

Nas explicações pessoais, ao comentar sobre a segurança pública e os arrastões no Rio de Janeiro envolvendo menores de idade, elogiou a polícia do Paraná. “O Paraná tem uma polícia decente, que ganha um salário decente. Diferente de alguns estados do país. Não vejo mais investimento em educação, o que faria a diferença no combate à criminalidade envolvendo menores”, comentou.

PPS de portas abertas a filiações

Ao concluir, fez um apelo a todos que queiram o melhor para Pinhais e queiram participar da vida política da cidade, que busquem o PPS. “Pinhais precisa de novas lideranças, de pessoas preparadas para bem administrá-la, sugerir novas ideias para ciclovias, transporte, trânsito, esportes. Queremos em nosso partido pessoas comprometidas com essa cidade, que gostem de Pinhais. O PPS está de portas abertas para pessoas assim, que amem Pinhais. Porque fazer política na nossa cidade é um prazer”, convidou.

 

Presidente da Casa valoriza 10ª. Copa Pinhais de Futsal

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), valorizou o início da 10ª. Copa Pinhais de Futsal, que teve sua abertura na segunda-feira (21/09). “Mais um evento importante da Secretaria de Esportes que merece ser prestigiado. Ontem, foi a abertura da competição. Essa Copa costuma contar com grande participação e gerar bons frutos”, lembrou.

O problema da corrupção no país também foi colocado pelo parlamentar, que expôs sua apreciação sobre a realidade política brasileira, em face dos últimos acontecimentos. “Costumo sempre dizer, a corrupção não está nos partidos, na política em si, está nas pessoas. Não adianta falarmos de partidos, de PT, PSDB, PMDB. As pessoas estão em tosos os lugares, em todos os partidos”, frisou.

Em relação à CPMF, expôs indignação com a criação de mais um imposto, porém, ponderou. “Também acho um absurdo criar mais um imposto. Mas é preciso avaliar que este será um imposto que incidirá mais sobre os mais ricos. Sempre defendi o imposto sobre as grandes fortunas. Esse imposto tinha de ser aprovado, revelando-se mais justo”, defendeu.

Obra do Velódromo prevista para início em novembro

Ao rebater as críticas do Vereador Leonildo Sandri (PRB) ao Velódromo, feitas nesta sessão em plenário, durante discurso na tribuna, o petista reiterou a defesa da obra. “O dinheiro que está sendo enviado a Pinhais para o Velódromo, cerca de R$ 25 milhões, é do Governo Federal. É uma verba carimbada. Ou seja, vem do Ministério dos Esportes especificamente para esse obra. Não daria para usá-lo em outras obras ou áreas, conforme o Vereador Leonildo colocou. É uma obra que tem até novembro para ser iniciada e a expectativa é que comece a ser executada dentro do prazo”, observou.

“Crise econômica é mundial”

Ainda sobre as críticas de Leonildo Sandri ao Governo Federal, Gilberto discordou com veemência em relação à economia. “O Vereador disse que este é o pior momento que o país está passando. Discordo completamente. O pior momento da economia foi na década de 80, com a explosão da inflação galopante, a crise de desabastecimento. Eu já era comerciante e lembro que comprávamos as mercadorias sem valor na etiqueta, pois a inflação era de 100% ao mês e tínhamos 25% de desemprego, um patamar muita mais elevado que agora. É preciso lembrar que estamos numa crise econômica mundial. A China tem previsão de crescimento para esse ano de apenas 7,5%. Era para crescer 15%. A Europa e os Estados Unidos também apresentam desemprego crescente. A corrupção na Petrobrás tem afetado a economia. As obras estão paradas , contribuindo para a crise”, avaliou.

Petrolão envolve diversos partidos

Já o caso Petrolão, na avaliação do parlamentar, envolve a corrupção em diversos partidos. “Não é somente os petistas que estão sendo denunciados. As delações premiadas têm denunciado nomes de vários partidos. Aliás, não confio no sistema de delações, vale lembrar, porque o delator denuncia com o objetivo de diminuir sua pena, o que torna os depoimentos duvidosos. Mas, considerando as delações, já foi dito que o esquema de corrupção na Petrobrás começou no Governo FHC. Ou seja, vem de tempos, mas antes não havia investigação. E defendo que a corrupção tem de ser investigada, sim, e todos os corruptos punidos. Não importa de que partido. Não defendo corrupto de partido algum. Se o corrupto não pagar pela justiça dos homens, certamente pagará pela justiça divina”, finalizou.

 

Notícias de Gabinete

Passarinho Automóveis completa 16 anos de história em Pinhais

vereador passarinho

O Vereador Passarinho é proprietário da empresa Passarinho Automóveis, com sede em Pinhais, e no dia 17 de setembro 2015 a empresa comemorou seus 16 anos de história. “Hoje venho agradecer primeiro a Deus, minha família, funcionários e amigos, pois só chegamos até aqui graças ao empenho e dedicação de cada um. Faço também um agradecimento especial a todos os clientes que acreditam e sempre acreditaram nessa empresa. Sou grato a Deus pela oportunidade de ter me dado vitórias em muitas e muitas provas que foram colocadas nessa caminhada. Jamais esmoreceremos diante de tais provas e a história da Passarinho continuará viva, não só no propósito de empresa, mas também na continuidade de inúmeros projetos sociais”, afirmou

A Passarinho Automóveis consiste em atendimento no seguimento de compra venda, troca e consignação de automóveis. Em sua história, já teve a honra de ser revenda destaque no município, loja modelo da Região Metropolitana por duas vezes, destaque em ações sociais e tem o orgulho de ter sido aceita e recepcionada pela sociedade Pinhaiense.

Pioneiro no ramo, Passarinho destaca a dificuldade de fazer as pessoas deixarem de ir ao centro de Curitiba para comprar ou negociar seu veículo e, ainda, convencer o consumidor a acreditar no mercado de automóveis de Pinhais.

Hoje o proprietário da Passarinho Automóveis, Airton Passarinho, está como vereador nesta cidade e vem desenvolvendo com dignidade, respeito e hombridade o seu trabalho. Tem sido ainda elogiado na Câmara Municipal, com inúmeros projetos de destaque junto à comunidade.

Doação de Órgãos e Tecidos

De cada oito potenciais doadores de órgãos, apenas um é notificado. Ainda assim o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano. Atualmente, o Programa Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos é um dos maiores do mundo. Mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, devolvendo qualidade de vida ao paciente.

No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, basta comunicar a sua família o desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar. A doação de órgãos e tecidos é regida pela Lei nº 9.434/97. É ela quem define, por exemplo, que a retirada de órgãos e tecidos de pessoas mortas só pode ser realizada se precedida de diagnóstico de morte cerebral constatada por dois médicos e sob autorização da família. Na morte cerebral não há mais funções vitais, só é possível respirar com ajuda de aparelhos e a parada cardíaca é inevitável. Morte cerebral e coma não são sinônimos. No estado de coma o cérebro está vivo, executando suas funções de manutenção da vida. Na morte cerebral, apenas o coração pode continuar batendo, e por pouco tempo, o suficiente para o aproveitamento de órgãos para transplante.

Quando um potencial doador é reconhecido, as centrais de transplantes das secretarias estaduais de saúde são comunicadas. Cada Estado tem uma Central de Notificação, captação e distribuição de Órgãos que coordena a captação e a alocação dos órgãos, baseada em uma fila única, estadual ou regional.

Que tipos de doador existem?

Doador vivo – Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de órgãos múltiplos, cuja retirada não afete a estética do doador.

Doador cadáver – Pacientes com morte cerebral, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.

O Vereador Passarinho parabeniza aos que buscam incentivar e apoiar essa ideia. “Seja um doador de órgãos. Avise aos seus familiares”, finalizou Passarinho.

 

Mutirão limpeza não para nas ruas de Pinhais, comemora Jane

jane

A Vereadora Jane Carteira (PR) destacou o mutirão da limpeza realizado nas ruas do bairro Jardim Karla. “Durante três dias de trabalho, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram serviços de poda e remoção de árvores, coleta de óleo de cozinha usado, recolhimento de entulhos, resíduos verde, arborização e paisagismo”, disse Jane.

No sábado (19), foi realizado o encerramento das atividades na cancha de areia do Rosi Galvão, que contou com a distribuição de pipoca e algodão doce.

Proteção animal

Jane parabenizou as ações de proteção animal, que acontece quinzenalmente no Bosque Municipal de Pinhais. “É uma ação realizada pela Seção de Defesa e proteção animal, da Secretaria do Meio Ambiente. Essa ação ocorreu no domingo (20). A ação reuniu diversas visitas e possibilitou a adoção de seis animais”, comemorou.

Ainda segundo a parlamentar, cada vez mais a realização dessa feira de adoção faz com que diminua o número de animais das ruas, consequentemente os casos de abandono também caem.

Esporte e laser

A Vereadora parabenizou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pelo incentivo ao esporte no município. “Na segunda-feira (21), tivemos a abertura da 18° Copa Pinhais de futsal, onde foram inscritas 17 equipes adultas masculina, 8 equipes femininas e 5 equipes máster”, apontou.

Com objetivo de dar destaque aos atletas de Pinhais, a Secretaria teve como regra a inscrição de um maior número de jogadores de Pinhais, podendo jogar somente 3 atletas convidados.

Gabinete

Jane finalizou lembrando que o seu gabinete está de portas abertas. “Quem quiser fazer seu currículo, estamos ajudando e entregando os mesmos nas empresas de Pinhais e região. Saibam que podem contar comigo hoje e sempre”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress