quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 20/09/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 20/09/2016

por Vanessa Martins de Souza

Gilberto afirma que se Congresso Nacional aprovar Lei do Caixa 2 será uma vergonha para o país

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), nas Explicações Pessoais, discursou dando continuidade a seu discurso da sessão anterior quando falava de limpeza ética na política. “Na terça-feira passada, falei da cassação do Deputado Eduardo Cunha, acrescentando que minha expectativa era de que a limpeza ética não parasse por aí, mas que deveria alcançar outros políticos suspeitos de corrupção.

“Disse que esperava que a cassação do Cunha não fosse apenas um sinal de que haveria uma manobra , uma operação-abafa para proteger os demais corruptos. E eis que, ontem, no Congresso Nacional, na calada da noite, os deputados tentaram aprovar um projeto de lei que criminaliza o caixa 2, tornando inválidos, anistiados, as acusações de caixa 2 antes da validade dessa lei. Que Brasil queremos a partir de um projeto desse? Quer dizer que a jogada dos parlamentares era cassar o Cunha e anistiar o restante dos corruptos com esse projeto de lei? Se esse projeto for aprovado, será uma vergonha”, indignou-se.

Eleitor e a compra de voto

Sobre o combate à corrupção, ainda expressou sua indignação com relação à participação do eleitor na manutenção de uma política sem ética. “Tantos brasileiros apoiam a Operação Lava-Jato, as investigações e cassações de políticos. Mas nestas eleições municipais, vemos eleitores ainda tentando vender seu voto. Tenho recebido propostas nesse sentido. ’Coloco adesivo no carro, mas quanto o senhor me dá em gasolina por semana’? É o que já ouvi. Perguntei se o cidadão apoiava a Operação Lava-Jato. Prontamente, ele me disse que sim.

Deixei claro que não dou gasolina ou qualquer outra coisa em troca de colocarem adesivo da minha campanha. E questionei ao eleitor como ele queria que a corrupção acabasse no país se me pediu gasolina em troca de aceitar colocar adesivo no carro. Como vamos moralizar a política se o eleitor não colabora, não faz a sua parte? Inclusive, postei no Facebook um texto em defesa de uma campanha limpa, pois me envergonha saber que há eleitores que fazem essas propostas. Não sei quando vamos conseguir moralizar a política sem uma mudança de consciência e de comportamento do eleitor, também”, refletiu.

Eleitor sem cadastramento biométrico não poderá votar

Por fim, repetindo ao informe mencionado na semana anterior, Gilberto lembrou que os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico não poderão votar nestas eleições. “Por favor, ainda há informações desencontradas circulando pela cidade. Há gente pensando que poderá votar. Quem não fez a biometria não poderá votar neste ano. Peço que ajudem a divulgar a informação correta, a fim de evitar caos no dia das eleições”, reiterou.

 

Binga parabeniza Prefeitura por transformar a cidade em um canteiro de obras

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) parabenizou à gestão municipal e, em especial, à Secretaria de Obras, pelo canteiro de obras espalhado por toda a cidade. “Parabéns ao Prefeito e Vice-Prefeita, e ao secretário Mário Stier por esse verdadeiro canteiro de obras que vemos em todos os cantos da cidade”, elogiou.

Responsabilidade em quê se fala ao eleitor

Sobre as eleições municipais, Binga lembrou que é preciso ter responsabilidade no que se fala para o eleitor. “Nos meus quatro mandatos lutei por tantas coisas. Sempre foi um sonho ver essa cidade com mais creches, com uma UTI Neonatal, é um sonho, sim. Vou trabalhar muito e fiscalizar muito o Poder Executivo para que isso aconteça. Fiscalizar e legislar é a nossa função como vereadores. Mas quero sempre reiterar que essa cidade contou com ótimas gestões e secretários. Li hoje em nossos Diário Oficial uma frase que considero muito verdadeira: ‘Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”. E vemos que é isso o que acontece”, disse.

Eleitor deve avaliar currículoe propostas

Binga lembrou que, no ano 2000, cobrou do então Prefeito Luiz Cassiano um caminhão para cortar os galhos das árvores. “Ele disse que não tinha na Prefeitura. Cobramos uma usina de asfalto, um cemitério, caminhões. Não é com palavras, é com determinação e trabalho que se consegue as coisas. Com quatro mandatos, naturalmente, sou recordista em projetos de lei apresentados. Sonho, ainda, com uma UTI Neonatal para o município, com mais creches, vamos trabalhar por isso. Sempre exaltando aqueles que transformaram essa cidade efetuando um grande trabalho. Ao andar por essa cidade, vemos que seus avanços se devem a todos os vereadores, prefeito e ex-prefeitos que por aqui passaram. Independente de partido. Peço que o eleitor não se deixe levar por avaliações de momento, precipitadas. Peço que avalie, valorize o seu candidato pelo que ele faz e fez. Falar qualquer candidato fala. Mas estar inserido na comunidade, no dia a dia, é para quem gosta do que faz, tem proximidade com o povo e o município. Peço que avaliem com muita cautela, que não se deixem enganar por contos de fadas, por historinhas fantasiosas”, recomendou.

Eleição acirrada

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar fez algumas considerações sobre a campanha eleitoral de 2016. “As eleições ainda não aconteceram. Mas, em quatro mandatos, em quatro campanhas minhas e mais duas em que apoiei meu irmão, posso dizer que esta campanha tem sido a mais difícil que já vivi. No PPS, também não está fácil para os candidatos. Há, no mínimo, cinco, seis candidatos disputando uma vaga. Sem dúvidas, das mais difíceis campanhas. Já ouvi muita conversa fiada, muita mentira entre os candidatos. Mas se tem uma coisa em que acredito, sempre acreditei, é na integridade do povo de Pinhais. O eleitor pinhaiense é integro e sabe bem avaliar os candidatos. É uma eleição que exige muito trabalho e seriedade a todos. Aqui, o povo coloca e também tira do poder o político. Já se vê muitos candidatos desistindo de concorrer. Minha expectativa é que o eleitor vote em quem trabalha e tem decência moral e ética”, avaliou.

 

Rosa Maria destaca desempenho de Pinhais no Ideb 2016

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) destacou o anúncio do Índice de Desenvolvimento Educacional (Ideb), indicador nacional para a qualidade em aprendizagem na área de educação. O município de Pinhais, no Ideb 2016, continuou a vereadora, obteve um importante destaque positivo. “Nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, para alunos do 5º. ano, avançamos para 5.9, na média geral. A meta estabelecida para 2022, pela Unicef, é de média 6. Estamos quase lá, perto da meta, muito antes do prazo estipulado. Isso é reflexo de todos os esforços, de um conjunto de ações, de investimentos em qualidade na educação na rede municipal por parte da Prefeitura e da Secretaria de Educação. Isso é resultado de uma série de investimentos em qualificação dos educadores, em materiais escolares, em infraestrutura nas escolas, enfim, demonstra o quanto esta administração está comprometida com a qualidade na educação”, pontuou.

Avanço na Educação Integral

Lembrando do orgulho de ter sido Secretária Municipal de Educação, Rosa acrescentou que, no Ideb 2016, há escolas em Pinhais que alcançaram a média de 7,2, equiparando-se à média de algumas escolas privadas. “Pinhais está no caminho certo. A gestão está ciente de que é preciso aprimorar sempre, mas estamos consolidando uma política de promoção de educação pública de qualidade. Como Secretária de Educação, tive o orgulho de trabalhar com uma equipe excelente, com servidores competentes atuando com uma concepção e vontade política de investir e priorizar a educação. A Educação Integral, por exemplo, é um diferencial da gestão, que mais do que dobrou o número de escolas integrais, aonde a comunidade participa, trazendo elementos de avaliação. Continuaremos valorizando a educação, colocando-a como prioridade, porque é pela educação que transformamos o indivíduo e a sociedade, construindo cidadãos e homens de bem”, acentuou.

 

Tavinho diz torcer para que Temer recupere a economia do país

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) iniciou sua fala lamentando o atentado sofrido pelo candidato a vereador Celsinho que, segundo o parlamentar, acabou sendo alvejado por duas vezes. “Ele é meu amigo do futebol. O Celsinho é uma pessoa do bem, da paz. Infelizmente, sofreu um atentado e levou dois tiros. Precisamos investigar e apurar o ocorrido”, afirmou.

Dando continuidade a sua fala, o Vereador comentou o protesto contra o Presidente Temer na Assembleia Geral da ONU, quando representantes dos países da América Latina abandonaram o plenário durante o discurso de Temer. “Esse protesto chamou a minha atenção, mas gostaria de dizer que, mesmo fazendo parte do Partido dos Trabalhadores, torço para que o Presidente Temer tenha sucesso e o país volte a andar. Torço para que aumente o número de empregos e que as empresas voltem a vender mais, pelo bem do país”, disse.

Eleições 2016

Sobre as eleições municipais 2016, o parlamentar afirmou que uma eleição para vereador nunca foi fácil. “Se a pessoa não tiver trabalho, carisma, competência e dedicação não sairá do lugar. Alguns candidatos se iludem, acham que é fácil, mas, na hora da verdade, vê e entende as dificuldades. Há o desgaste da família, o estresse emocional. Porém, faltam poucos dias e quem fez por onde alcançará seus objetivos”, finalizou.

 

Joãozinho explana sobre projeto das ‘Calçadas Comunitárias’

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) discorreu sobre mais um projeto de Indicação ao Poder Executivo de sua autoria. “Este é mais um projeto que corresponde às demandas da população, com quem tenho sempre conversado nessa caminhada na sola da bota, olho no olho do eleitor. É um projeto que prevê a criação do Programa Calçadas Comunitárias. As calçadas estão entre as principais demandas da população, uma vez que o asfalto já tem sido atendido em grande parte. Meu projeto sugere à Prefeitura um programa de incentivo fiscal para o munícipe que construir sua calçada, à frente de seu imóvel. A Prefeitura estabelece o padrão, o modelo de calçada. O morador arca com todas as despesas da obra, entre materiais de construção e mão-de-obra. Porém, envia comprovantes de gastos com a compra de materiais e pagamento de mão-de-obra à Prefeitura. Esta lhe concede desconto nos valores do IPTU, com base nos custos que o cidadão teve com a obra. Tanto o morador, como o comerciante , o microempresário podem participar do programa. É um projeto que visa contemplar a todos os munícipes. Faço um apelo ao Prefeito e à Vice-Prefeita para que acatem meu projeto, o mais rápido possível. Trata-se de um projeto magnífico que tem por objetivo sanar a grande demanda por calçadas do município de um modo em que o povo é quem sai ganhando. Enfim, tenho feito a minha parte como representante legal eleito pelo povo a partir de uma cadeira no Poder Legislativo, que é fiscalizar o Poder Executivo e apresentar projetos que correspondam às necessidades da população”, apresentou.

Eleitor quer sinceridade

Nas Explicações Pessoais, em referência ao discurso do Vereador Binga, Joãozinho também teceu algumas considerações sobre a campanha eleitoral de 2016. “Como bem disse o Binga, o que o eleitor espera é sinceridade do candidato. Há candidatos que estão brincando com o eleitor. Há quem prometa o que não pode cumprir, o que não dá para um vereador fazer. Esses candidatos só querem o voto. Mas o eleitor não é bobo. Há eleitores cultos e preparados para nos questionar e entrar num embate com os candidatos sobre o porquê de optar em darem seu voto a determinados candidatos. Eles têm questionado os candidatos amparados em argumentos inteligentes”, disse.

Projeto que garante café da manhã nas escolas

O vereador acrescentou que, como vereador, tem baseado seu mandato na apresentação de projetos de lei consistentes, que tragam melhorias para a população. Citou o exemplo de seu projeto de lei aprovado, sancionado e executado pela Prefeitura, que estabelece o café-da-manhã aos alunos das escolas da rede municipal de ensino. “É um projeto em que a Prefeitura tem executado, ajudando a alimentar centenas, milhares de estudantes, garantindo a primeira refeição do dia”, contou.

 

Airton Silva recomenda ao eleitor atenção a promessas enganosas dos candidatos a vereador

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) esclareceu alguns pontos sobre as eleições para vereador com base no tema abordado na coluna do diretor deste jornal, publicada na edição anterior. “Gostaria de parabenizar o tema da coluna do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, pelas apropriadas colocações sobre as atribuições de um vereador. Nestas eleições, temos visto candidatos anunciando em folhetos, santinhos, várias coisas que prometem fazer caso sejam eleitos. Mas, são coisas que não competem a um vereador. A função de um vereador é legislar e fiscalizar o Poder Executivo Municipal. E quando os dois poderes, Executivo e o Legislativo, estão em sintonia, a tendência é uma administração voltada ao bem do município. O fato é que qualquer obra a ser feita pelo Prefeito, ele tem que mandar o projeto para aprovação da Câmara Municipal. Há candidatos a vereador prometendo coisas mirabolantes, projetos milagrosos. O eleitor tem de ter em mente que a função do vereador é especifica, e tem muitos candidatos prometendo que não poderão fazer”, colocou.

Os Candidatos tem que priorizar a honestidade e ética

O parlamentar acrescentou sobre o critério da ética e honestidade de um candidato a vereador. “Ética e honestidade também são importantes como critério de escolha. Os candidatos não podem atuar numa campanha com mentiras, calúnias, difamações, agressões. Todos têm seu espaço, basta conquistar com ética e respeito aos adversários. Tem sido lamentável, nesta campanha, sabermos de vídeos denegrindo a imagem do adversário, de vaias, de agressões e de outros episódios. Temos de verificar o que está acontecendo nesta campanha para tanta baixaria, sempre defendo e atuo em uma campanha limpa. A apresentação de propostas é o que interessa para o eleitor e o município, e não ficar comparando um candidato com o outro. Sabemos que, na política, há quem se corrompa e continue na vida púbica, enquanto outros honestos saíram. Não basta apenas criticar tem que apresentar propostas. Sabemos que Pinhais têm duas fases em sua história: antes e depois do Prefeito Luizão. Os próximos prefeitos terão dificuldades, certamente. Mas, é importante ter uma parceria com esta Casa Legislativa, independentemente de partido político, e ter o olhar focado no bem de nossos munícipes. É importantíssimo avaliar o currículo, a biografia, se o candidato apresenta capacidade e competência para legislar e fiscalizar, porque depois de votar, o eleitor não terá mais como voltar atrás se escolheu alguém e se arrependeu. Terá de esperar quatro anos para que ele termine o mandato. Peço ao eleitorado que analise muito bem o perfil, o currículo, as propostas, se são viáveis, se não são mentirosas ou ilusórias. O vereador terá de estar alinhado ao chefe do poder Executivo, terá de respeitar a Lei Orçamentária Anual. Avaliem bem os candidatos a Prefeito, também. Com ética e respeito, todos tem seu espaço com respeito e ética na política ou em qualquer outra atividade”, considerou.

 

Silvio Star comemora implantação de bancos nos pontos de ônibus da cidade

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS), no primeiro momento de seu discurso, lembrou na tribuna que, em 2013, propôs uma emenda ao Orçamento sugerindo a implantação de bancos nos pontos de ônibus de Pinhais e que a mesma está sendo atendida neste ano. “Esta é uma alegria que divido aqui com os colegas Vereadores que, naquela oportunidade, ajudaram a aprovar essa emenda. Esta é mais uma conquista, mais um projeto que beneficiará toda a comunidade”, comemorou.

A greve dos bancários, que já está na terceira semana, voltou a ser comentada na fala do Vereador. “Esse impasse está prejudicando verdadeiramente quem paga a conta, que é o povo brasileiro. É minha obrigação defender essa população, os trabalhadores autônomos, do comércio, da indústria, os aposentados, enfim, toda a população”, pontuou.

Silvio disse ainda que a greve é um direito dos bancários, mas já está causando um caos na economia brasileira. “Nossa economia está sofrendo com essa situação. Em Pinhais, espero a coerência dos bancários, banqueiros e sindicalistas para que findem logo essa greve”, colocou.

Mister Pinhais 2016

O Parlamentar parabenizou a Prefeitura pela realização e o apoio ao Mister Pinhais 2016. “Parabenizo a Administração Pública, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelo belo evento realizado no sábado (17), no Centro Cultural Wanda Mallmann. Destaco ainda a iniciativa do servidor do Departamento de Cultura, Arnaldo Silveira, e da Ivana Carla. Parabéns aos 20 participantes e, em especial, aos vencedores”, congratulou.

 

Márcia Ferreira valoriza Dia Municipal do Educador Social, lei de sua autoria

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) exaltou, ao discursar, a passagem do Dia Nacional do Educador Social, na segunda-feira (19/09). “Nesta data, tivemos do Dia Nacional do Educador Social e também o Dia Municipal do Educador Social. Como Secretária de Assistência Social, tive o privilégio de abrir concurso para a contratação de e educadores sociais no município. E, como vereadora, obtive a aprovação de meu projeto de lei que criou o Dia Municipal do Educador Social. Estendo meus parabéns a todos os educadores sociais do município, do estado e do país, profissionais que realizam um trabalho transformador, fazendo diferença na vida das crianças, adolescentes e das famílias e que enfrentam todos os dias grandes desafios nessa nobre profissão”, parabenizou.

Visita aos bairros da cidade

A parlamentar destacou ainda os diversos encontros com a comunidade que teve ao longo da semana. “No sábado, estive no Maria Antonieta, com o Passarinho, conversando com os comerciantes e moradores do bairro aonde cresci e que amo demais. Agradeço pela ótima receptividade que tivemos, assim como no Perdizes e Weissópolis e em todos os bairros de nossa Cidade”, agradeceu.

Orgulho em participar do desenvolvimento da cidade

A peemedebista destacou o fato de Pinhais ter avançado. “Tenho orgulho de ter participado desse desenvolvimento desde minha adolescência participando ativamente de movimentos sociais, também como Secretária de Assistência Social e depois como vereadora. Como dizia o Ulysses Guimarães, ‘antes de a gente morar em um país, em um estado, moramos numa cidade’, é nela que vivemos e é dela que temos de cuidar. Só mudamos a política e a vida em comunidade através da política. Uma cidade nunca está pronta, sempre há o que avançar e melhorar em nosso amado município de Pinhais. Temos o objetivo de transformar Pinhais em uma cidade referência para o país em todas as áreas. É um sonho que acreditamos ser possível. Vamos continuar trabalhando para isso, sabemos que Pinhais pode mais, porque o seu povo merece”, discursou.

Servidores municipais de excelência

Nas Explicações Pessoais, Márcia valorizou o trabalho dos servidores municipais na construção do desenvolvimento do município. “Realmente, se Pinhais chegou conquistou os avanços que temos visto é porque conta com servidores de excelência, muito dedicados, que sempre trabalharam para oferecer o melhor em serviços públicos”, valorizou.

Legado do povo e de todos os governantes

A Vereadora ainda destacou a contribuição de cada prefeito para o desenvolvimento do município, bem como do povo, dos moradores, trabalhadores, empresários e comerciantes. “Todos deram sua contribuição para que Pinhais chegasse aonde chegou. A começar por esse povo guerreiro, que enfrentou lama, poeira, enchentes quando aqui chegou e, mesmo assim, não desistiu. Os comerciantes e empresários também colaboraram muito para fazer dessa cidade o que hoje ela é. Comerciantes que, mesmo com essa crise têm resistido e investindo em nossa cidade. E cada prefeito deixou seu legado, não podemos apagar nossa grande história. O Poder Executivo deve trabalhar sempre em parcerias, com os Governos Federal e Estadual. A parceria com esta Casa também tem sido fundamental para a administração pública conseguir instalar os equipamentos e implementar novos projetos. Um Prefeito deve trabalhar em parceria com a Câmara. Tenho orgulho de, como vereadora, ter trabalhado muito e colaborado nessa parceria. A função de um vereador é legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Como vereadora, consegui a aprovação de mais de 40 projetos de lei de minha autoria, além de mais de 800 requerimentos e trouxe para nossa Cidade mais de meio milhão de reais em emendas parlamentares para investimentos na melhoria da saúde, calçadas e incentivo ao esporte”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress