sábado, 20 de abril de 2024
Vereador Carlinhos do Eliza destaca vantagens da cremação

Vereador Carlinhos do Eliza destaca vantagens da cremação

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 15/05/2018

Vereador Carlinhos
Vereador Carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) defendeu na tribuna o incentivo à cremação, uma vez que o Cemitério Municipal encontra-se em vias de esgotamento de sua capacidade. “Nosso Complexo Cerimonial já está lotado, não há mais gavetas. A Secretária de Meio Ambiente, Rosana, esclareceu-me dúvidas sobre a cremação. Disse-me que o município dispõe desse serviço. O munícipe inscrito pelo CRAS pode ter acesso a esse serviço, pago 100% pela Prefeitura. A cremação é um processo mais limpo, ecológico, moderno, econômico, evita despesas com manutenção dos jazigos. Trata-se de um método moderno com técnicas avançadas, sem geração de fumaça ou resíduos, sendo um processo simples, rápido e prático. Ainda existe muito preconceito, em razão de motivos religiosos ou pessoais. Mas, precisamos pensar no meio ambiente. Os sepultamentos tradicionais poluem e contaminam o meio ambiente, gerando resíduos que prejudicam o solo, atingindo plantações agrícolas e lençóis freáticos. Atualmente, as gavetas disponíveis têm prazo de uso de três anos. Passado esse prazo, é preciso retirar os restos mortais e dar outra destinação. Há um custo para essa retirada. Três anos passam muito rápido. A cremação apresenta um custo de R$ 1 mil e 200, o que muitos fazem após esse prazo de três anos. Depois, fica a critério de cada família, ou da vontade anteriormente expressa do falecido, jogar as cinzas no mar, na terra, ou deixar guardadas na urna funerária em um local significativo. E mesmo optando pela cremação, vale ressaltar, que o procedimento tradicional para velar o corpo permanece o mesmo”, defendeu.

Projeto de lei

Inclusive, o vereador mencionou um projeto de lei municipal que prevê a responsabilização da família pelos restos mortais no jazido, após o referido prazo de três anos. “Há famílias que revelam não estarem se importando com os restos mortais após o prazo. Não se apresentam para a retirada dos restos mortais. O projeto prevê a obrigatoriedade da responsabilidade por essa destinação após três anos, por parte da família. Será obrigatório dar uma outra destinação, a partir desse projeto, evitando que a família abandone os restos mortais, como tem acontecido em alguns casos. Aliás, há um folder da Prefeitura bastante explicativo sobre as vantagens da cremação, que está disponível ao munícipe que quiser conhecer melhor como funciona”, acrescentou.

II FESTIVAL DA CERVEJA ARTESANAL

Nas Explicações Pessoais, a Festa da Cerveja Artesanal, realizada no último dia 12, mereceu elogios do parlamentar. “Estive lá na festa, e estava ótima. Os shows musicais também estavam muito bons. Com muita gente de fora da cidade, inclusive. Meus parabéns a todas as secretaras envolvidas na organização da festa. A próxima deverá acontecer no Parque das Águas, um local mais espaçoso para abrigar público crescente que se espera”, elogiou.

Parquinho infantil

O atendimento do requerimento de sua autoria junto com o Vereador Renan Ceschin, para construção de um parquinho no bairro, foi comemorado por Carlinhos. “Agradeço à Secretaria de Meio Ambiente pela instalação do parquinho infantil. No lugar, antes, havia só entulhos. As crianças estão gostando muito”, comemorou o vereador.

Estacionamento na Avenida Maringá

A construção de um estacionamento na Avenida Maringá com a Rua Crescêncio Batista, um pedido do vereador Carlinhos, juntamente com mais dois vereadores, também foi lembrada. “Quando dois, três vereadores pedem, ganha-se mais força. O estacionamento não era para ser construído, por causa da duplicação da Avenida Maringá prevista para o final do ano. Mas nosso pedido levou a uma revisão dessa questão, o que se revelou muito benéfico para os comerciantes, pois foram eles que pediram. Agradecemos o atendimento da Secretaria ao nosso pedido”, agradeceu.

 

Presidente da Câmara, Vereador Marcinho parabeniza artistas vencedores do 9º FECAPI

O Presidente da Câmara, Vereador Marcinho (PDT), comentou a nossa reportagem sobre o sucesso do II Festival da Cerveja Artesanal, realizado no sábado, dia 12. “Foi um sucesso, com um público muito animado, muitos turistas. E o município já tem planos de fazer uma terceira edição em espaço maior, no Parque das Águas, consolidando, assim, o nome de Pinhais como referência em cerveja artesanal”, comentou.

O Vereador também parabenizou a todos os artistas vencedores do 9º FECAPI (Festival da Canção de Pinhais), evento que foi realizado juntamente com o II Festival da Cerveja Artesanal, no Bosque Municipal. “Meus parabéns a todos os artistas participantes e, em especial, aos vencedores em todas as categorias. É um orgulho ver nosso município crescer em talentos e criatividade musical. Temos muitos artistas promissores na cidade. Valorizar a expressão artística local é parte da promoção de nossa identidade cultural. Meus parabéns, também, à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte pela organização e realização do evento, um festival já tradicional que, a cada ano, tem abrilhantado mais nossa agenda cultural”, congratulou.

 

Binga lembra que é preciso planejar e construir a cidade para gerações futuras

O Vereador Binga (PPS) complementou o discurso do Vereador Carlinho do Eliza sobre a cremação. “Tenho falado há tempos, temos de ter uma visão de médio e longo prazo. Nosso cemitério é pequeno, em breve, faltarão jazigos. A cidade não é apenas da nossa geração, mas deve ser pensada tendo em vista gerações futuras, nossos filhos, netos, bisnetos. O município continuará do mesmo tamanho, em extensão geográfica. É o menor do estado, em extensão geográfica. Além disso, temos lençóis freáticos que impossibilitariam a construção de mais um cemitério, sendo prejudicial ao meio ambiente, pela contaminação dos resíduos no solo e lençóis freáticos. Estamos numa região de mananciais de abastecimento de água. Mais um cemitério seria inviável. E quem tem de incentivar essa conscientização e mudança de práticas são as lideranças, as autoridades municipais” colocou.

Mais policiamento noturno na Avenida Iraí

O Vereador ainda comentou sobre seu requerimento à Guarda Municipal para intensificar as rondas noturnas na região da Avenida Iraí. “Fizemos uma reunião com a Prefeitura e os comerciantes pedindo mais policiamento no local. Empresas como os Supermercados Condor, as Lojas Americanas não estavam se sentindo seguras. Fomos bem atendidos na Prefeitura, a Guarda passou a intensificar o policiamento durante o dia. Mas, à noite, têm acontecido ainda muitos arrombamentos. Não podemos perder essas empresas no município. Está muito difícil para os comerciantes, ainda, no período noturno. Farei um requerimento pedindo por mais policiamento noturno, pedindo, por favor, uma atenção maior ao policiamento da noite”, contou.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress