terça-feira, 23 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 14/06/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 14/06/2016

por Vanessa Martins de Souza

“Gestão tem mantido ritmo intenso de trabalho”, ressalta Rosa Maria

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) discursou no Grande Expediente destacando algumas ações das Secretarias do município que se revelaram importantes durante a semana. Salientou o fato de a gestão encontrar-se bastante atuante, mesmo enfrentando a crise econômica do país que, naturalmente, repercute no município. “A gestão tem mantido o dinamismo de sempre, mesmo enfrentando a crise econômica que se reflete nas finanças dos municípios e estados do país, dando continuidade às políticas públicas e obras que garantem um melhor atendimento ao cidadão e desenvolvimento à cidade. Enfim, a gestão, não só o Executivo, mas nós, aqui, no Legislativo, em parceria, tem trabalhado no mesmo ritmo intenso, o que é nossa obrigação como servidores públicos eleitos pelo povo”, avaliou.

X Mostra de Dança: parceria com Teatro Guaíra

Rosa lembrou, ainda, da abertura da X Mostra de Dança de Pinhais, realizada na sexta (10/06), que contou com a participação do corpo de Baile do Teatro Guaíra. “Foi um lindo espetáculo. Essa participação demonstra a forte parceria da Prefeitura com o Teatro Guaíra. Parabéns ao Laércio Sobral, Diretor do Departamento de Cultura da Secretaria, que tem trabalhando para fortalecer e qualificar a área de cultura do município. Parabéns aos servidores, também, do Departamento, sempre primando pela excelência sob a orientação do Laércio. Vimos um trabalho maravilhoso nessa Mostra, que continuou no sábado com mais apresentações”, elogiou.

II Seminário do Meio Ambiente

O II Seminário do Meio Ambiente foi outro evento do qual Rosa Maria participou. “Tivemos palestrantes de altíssimo nível, que nos levaram ao desvelamento de verdades sobre o meio ambiente. Cada gestor pôde acompanhar e perceber todas as ações necessárias para a preservação ambiental”, disse.

Erradicação do trabalho infantil

Na terça-feira (15/06), data da sessão, aconteceu em Pinhais a I Audiência Pública sobre Erradicação do Trabalho Infantil. “Nessa audiência, foi apresentado o plano decenal dessa política pública para o município. Foi um debate para a construção das políticas públicas vindouras”, pontuou.

Portal da Transparência entre os melhores do Paraná

Outro assunto comentado foi sobre o Portal da Transparência do município, que foi adicionado ao ranking dos melhores portais da transparência do estado. “Desde novembro de 2015, vínhamos sendo cobrados para tornar o Portal da Transparência o mais transparente possível. A Prefeitura fez um trabalho seríssimo nesse sentido, a partir de vários departamentos como a controladoria, o RH, o Departamento de Licitações e outros. O resultado foi esse reconhecimento que muito nos orgulha”, comemorou.

Semana Antidrogas

A Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas foi lembrada por Rosa, que parabenizou o trabalho dos vereadores Airton Passarinho (PSDC) e Osvaldo da Igreja (PT) na organização do evento. “Qualquer iniciativa que desperte a devida sensibilização para o problema é sempre nobre e bem-vinda. Como professora, sei que o problema das drogas bate à porta das escolas. É fundamental o trabalho de prevenção e de conscientização. A sociedade e o poder público precisam se unir e se fortalecer para o combate às drogas.

Combate às enchentes e parques lineares

Ao finalizar, a Vereadora valorizou o trabalho da Prefeitura na área de meio ambiente, mais especificamentena limpeza dos rios e obras dos parques lineares. “Esse trabalho marcante que a Prefeitura tem feito, de combate às enchentes, bem como os parques lineares que estão sendo finalizados, refletem o cumprimento do papel do poder público perante o cidadão, que é devolver a ele o pagamento dos impostos com serviços e obras”, reconheceu.

Vereador Binga acredita que eleitor está mais exigente e que políticos serão cobrados nas eleições municipais

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) discursou nas Explicações Pessoais valorizando o desenvolvimento de Pinhais e comentando sobre a perspectiva de alto nível nas eleições municipais de 2016. “Tempos atrás, em anos de eleições, nessa época, já havia queima de pneus pela cidade. A cidade tem melhorado muito em todas as áreas. E em pleno ano eleitoral, tenho percebido tranquilidade até aqui mesmo nesta Casa. Quando falamos sobre uma gestão, trata-se de um conjunto de coisas que a fazem boa ou ruim. Na atual gestão, esta Casa tem feito a sua parte, com consciência e responsabilidade, para que a gestão venha sendo bem sucedida e capaz de transformar a cidade no que ela é, um município que tem seu estilo, sua identidade e cara própria”, pontuou.

Melhorar o nível da política

O vereador acrescentou que a expectativa é de que os próximos políticos eleitos demonstrem decência ética e moral, além de visão de futuro. “Temos de, a cada dia, desenvolver uma visão do coletivo, buscando atrair boas energias e ações para a coletividade. É isso que os eleitores esperam. Vejo que o político está tendo que demonstrar cada vez mais decência, sendo cobrado para que se revele ético e trabalhador. O candidato que não demonstrar um trabalho coeso, firme, não sobrevive politicamente. Antigamente, era muito mais fácil um político eleger-se e reeleger-se, bastava contar uma historinha, bastava o papo e promessas. Hoje, esse papo não cola mais. Dedicação, atenção, respeito e responsabilidade para com as pessoas, com o eleitor, com o povo, é no que eu acredito. Temos de melhorar mais e penso que no parlamento temos de dar espaço para as palavras, para os discursos, a troca de ideias, pois faz parte da natureza do Legislativo o debate”, defendeu.

Márcia Ferreira comemora o sucesso dos projetos de sua autoria

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) comentou sobre a produtividade de seu mandato, que já conta com mais de 40 projetos de lei aprovados desde quando foi iniciado, em 2013, e salientou ainda a sua satisfação com a realização da 2ª Edição do “Go Skate Day”, fruto da Lei 1420, de sua autoria e que será realizado no próximo dia 18 de julho, na Praça do Skate em Pinhais. “Estou muito feliz com a realização da segunda edição do evento. Quando idealizamos a lei que deu origem a este projeto, pensamos em valorizar e estimular o skate como prática esportiva e de lazer. Em Pinhais, o skate é uma das práticas esportivas que mais cresce no meio da juventude e deve ser estimulado e apoiado como lazer e também esporte de rendimento e profissionalização dos atletas.

O evento do ano passado foi um sucesso, realizamos com apoio com da Prefeitura Municipal, Associação dos Skatistas para Skatistas de Pinhais, Federação Paranaense de Skate, artistas, amigos e voluntários que ajudaram muito. No dia 18, como no ano passado, o evento irá sair com caminhada daqui da Câmara Municipal, ao meio dia, rumo à Praça do Skate, onde será realizada a abertura oficial da 2ª Edição. O evento contará com DJs convidados, brincadeiras para as crianças, oficina de Graffiti, campeonato de skate categoria iniciante, amador e feminina. Com toda certeza será mais uma edição de sucesso. Parabéns a Secretário de Cultura Esporte e Lazer Ricardo Pinheiro, Departamento de Comunicação, a Prefeitura de Pinhais, ao Sulimar Magno, Presidente da Associação dos Skatistas para Skatistas de Pinhais, e a todos que de uma forma ou de outra estão contribuindo para o sucesso deste grande evento. Todos estão convidados para participar da 2ª Edição Go Skate Day Pinhais”, completou.

Festival de Dança de Pinhais

A vereadora destacou a X Mostra de Dança de Pinhais, que teve sua abertura na sexta-feira (10/06). “Parabenizo o Laércio Sobral, Diretor do Departamento de Cultura, e toda equipe da Secretaria de Cultura pelo belíssimo trabalho. Fiquei muito emocionada ao ver o Grupo de Dança do Teatro Guaíra e a Companhia de Dança de Pinhais, que deram um show em suas apresentações. Nossa cidade realmente tem muita qualidade artística. Sou autora da Lei Municipal 1677, que institui o Festival de Dança de Pinhais dentro do calendário anual do município, com o objetivo de apoiar essa bela manifestação artística”, comentou.

1ª. Audiência de Erradicação do Trabalho Infantil

Marcia pontuou a importância do evento, que contou com palestra do sociólogo Marcus Vinícius. “Uma audiência que foi fundamental para debatermos ações que busquem a erradicação do trabalho infantil no município. Infelizmente, temos várias crianças inseridas no trabalho infantil em nossa cidade. Precisamos combater isso, pois lugar de criança é na escola, no lazer, no esporte, nas artes. É de minha autoria a lei 1565, que institui o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, com o objetivo de combater esse crime que já tínhamos identificado sua incidência em nossa cidade durante a minha gestão na Secretaria Municipal de Assistência Social, e implantamos o PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-que trabalha o fortalecimento de vínculo”, defendeu.

Dia Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Na quarta-feira (15/06), o município contou com o Dia Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, outra lei de autoria da vereadora. A parlamentar falou do evento organizado para lembrar a data e seu importante tema. “Participei do I Encontro de Instituições de Longa Permanência para Idosos da Região Metropolitana realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no Dia Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Esse é um problema ainda pouco abordado, mas que tem uma incidência expressiva, inclusive em nossa cidade. Promover essa data é um passo importante para a conscientização e o combate a esse tipo de violência”, lembrou.

Gilberto do PT afirma que torce pela cassação de Cunha e de demais parlamentares corruptos

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), ao discursar nas Explicações Pessoais, comentou a notícia da aprovação do processo de cassação do mandato do Deputado Eduardo Cunha (PMDB), pela comissão da Câmara Federal. “Acabamos de receber a notícia de que a comissão aprovou o parecer favorável à cassação, sendo encaminhado ao plenário para votação. Se o mandato do Cunha for cassado, será uma boa notícia. Torço para que o mesmo aconteça ao grupo inteiro de políticos que não faz bem ao país, independente de partidos. Cunha disse que, se cair, levará muita gente junto. Se for verdade, espero que leve, mesmo, todo os deputados que estão envolvidos em corrupção, junto com ele. Gostaria que limpassem de uma vez por todas aquele Congresso Nacional, punindo todos os parlamentares envolvidos em corrupção. Precisamos de parlamentares em prol do Brasil, em defesa dos brasileiros. Não de políticos que atuam unicamente em benefício próprio e de seus grupos e partidos políticos. Essa foi uma grande notícia que tivemos hoje”, comentou.

Combate ao trabalho infantil

O petista contou que também esteve na abertura da 1ª. Audiência Pública de Combate ao Trabalho Infantil. “Parabenizo à Secretaria de Assistência Social, que tomou a iniciativa de realização desse evento. Precisamos de discussões e ações para acabar com esse mal na cidade”, avaliou.

Concurso de Redação ‘Sou mais eu, não uso drogas’

Sobre a Semana de Prevenção ao uso Indevido de Drogas, Gilberto disse que esteve olhando os trabalhos do concurso de redação dos estudantes e ficou encantado com a qualidade e criatividade. “O concurso de redação ‘Sou mais eu, não uso drogas’, promete ser maravilhoso. Gostaria de enaltecer o trabalho dos vereadores Airton Passarinho e Osvaldo da Igreja na realização desse vento. Estamos indo para VII Semana realizada no município. Passarinho e Osvaldo fizeram a Lei Municipal que institui a Semana como parte do calendário municipal. O evento é iniciativa da Prefeitura, porém, a Lei Municipal assegurou a realização permanente dessa Semana, anualmente, independente de governo. Esse evento é fundamental porque colabora em muito para que crianças e adolescentes entendam o mal que fazem as drogas. Vamos participar intensamente para que todos compreendam que drogas não levam a nada de bom”, convidou.
Por fim, Gilberto parabenizou o evento ‘Vá de Skate 2016’, ressaltando que não viu associação negativa do skate em relação às drogas na forma que foi retratado no folder de apresentação.

Passarinho destaca festa para debutantes carentes, segurança pública e solicita travessia elevada

vereadora passarinho

O Vereador Passarinho (PSDC) participou no ultimo sábado (11/06) do Projeto Sonho Encantado, ocasião em que 15 debutantes, que não teriam a condição de arcar com os custos de uma festa de 15 anos, realizaram um sonho. “Foi uma linda festa. Juntamente com o Vereador Ari Valdir, representei a Câmara neste evento. Foi uma festa de gala, onde as debutantes chegaram de limousine. Foram recebidas com muitas honras. Agradeço a Sanepar que cedeu o salão, as empresas que vestiram as meninas e proporcionaram essa festa. Imaginávamos que mais autoridades estariam presentes nesse dia, pena que não foram”, disse.

Ainda discursando sobre essa linda festa, o parlamentar lamentou que sete meninas não puderam contar com a presença dos pais no baile. O Vereador também fez elogiais a organização, em especial a Sra. Wanelli, mentora do Projeto Sonho Encantado.

Segurança Pública

Quando falou sobre segurança pública, Passarinho parabenizou todo o efetivo da Polícia Militar. “A gente sabe da dificuldade que eles enfrentam, mas temos que ser gratos aos guerreiros e guerreiras que compõe o efetivo da 5° Cia, em nosso município. Eles estão dando o máximo para nos atender. Estamos com 15 estagiários que cobramos junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado e imaginávamos que ficariam aqui, porém já irão embora. Nossas viaturas, desde 2013, são as mesmas. O efetivo está defasado também”, apontou.

Travessia Elevada

O Vereador solicitou a implantação de uma travessia elevada na Avenida Maringá, visando mais segurança para os munícipes da região. “A instalação de uma travessia elevada na Avenida Maringá, entre as ruas Reynaldo Crozetta e Maria Melke Cordeiro, no bairro Atuba, é um pedido da população local, principalmente dos diretores da Escola Municipal Antônio Alceu Zielonka”, disse.

Semana Antidrogas

O parlamentar agradeceu ao amigo e presidente da Associação dos Skatistas de Pinhais e presidente do Conselho da Federação Paranaense de Skate, Sr. Sulimar, que aderiu à Campanha da Semana da Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. “Os skatistas irão fomentar o tema “Eu uso skate, não uso drogas”. Deixo aqui registrado os meus agradecimentos ao Sr. Sulimar e o apoio da maioria dos vereadores, que não me deixaram esmorecer após algumas críticas à logomarca usada nesse ano. Agradeço também a empresa Gravametal que contribui com a confecções dos troféus do concurso Sou Mais Eu, Não Uso Drogas”, complementou.

Samba 4

Ao finalizar, Passarinho falou de sua alegria em poder contribuir para que a banda Samba 4, de Pinhais, pudesse participar de um programa nacional. “Parabenizo aos integrantes por essa conquista. Lembro ainda que eles irão participar do encerramento da Semana Antidrogas, bem como a Bola de Neve com show de motos e a banda Alternativa”, finalizou.

 

Silvio Star pede reforço na segurança do bairro Maria Antonieta

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) iniciou seu discurso elogiando a atuação da Guarda Municipal de Pinhais e da Polícia Militar, que, segundo Silvio, têm realizado um importante trabalho dentro do município. “Tenho observado o módulo itinerante da Polícia Militar atuando em diversos bairros da cidade, assim como a realização de diversas blitzes. Acredito ainda que o novo Delegado da Polícia Civil tem se esforçado ao máximo para conter a criminalidade na cidade”, disse.

Porém, continuou o parlamentar, mesmo com todo esse trabalho integrado de segurança pública, diversas casas estão sendo arrombadas no bairro Maria Antonieta. “Eu tenho sido questionado pelos moradores do bairro. Inclusive, por duas vezes uma mesma casa foi invadida e levaram todos os pertences dos moradores. Essa situação tem se tornado corriqueira por parte desses marginais. Gostaria que as forças de segurança pública dessem uma atenção especial a esses casos de arrombamento”, comentou.

Secretaria de Obras

Silvio agradeceu a Secretaria de Obras de Pinhais pelo trabalho de trocas de manilhas e limpeza de bocas de lobo por todo o município. “Sempre que solicito alguma ação, prontamente sou atendido. Nós, os vereadores, pedimos sempre para o povo e não para nós. É importante esse trabalho realizado pela Secretaria, evitando assim o alagamento de residências”, afirmou.

Falecimento

O parlamentar lamentou o falecimento da Dona Lurdes Maria de Jesus Ferreira, moradora e uma das fundadoras do bairro Maria Antonieta.

Centro da Juventude

Na terça-feira (07/06), Silvio visitou o Centro da Juventude de Pinhais com o objetivo de observar as atividades oferecidas no local, assim como a estrutura física do espaço. O equipamento público, inaugurado em 2012, foi construído com recursos do Governo do Estado. “O CJ passou por algumas reformas, especialmente na cobertura, que tem uma estrutura um tanto quanto complexa. De maneira geral, o espaço está sendo muito bem conservado pela atual administração”, apontou.

O local oferece aulas de assistente administrativo, informática, capoeira, taekwondo, jiu-jitsu, xadrez, teatro, violão, cinema, jornalismo, RPG, break dance, futsal, vôlei, balé, dança de salão, tênis, karatê, artes circenses e desenho mangá, dentre outros. Além disso, o CJ também possui uma quadra de futsal e uma pista de skate. Quem tiver interesse em participar das atividades disponibilizadas, precisa se dirigir ao local portando RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Se for menor de 18 anos é preciso estar acompanhado dos pais ou responsável.

Serviço

O Centro da Juventude está localizado no bairro Maria Antonieta, na esquina das Ruas Ataulfo Alves e João Mendes Batista, próximo ao Caic. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5746.

O espaço contempla a faixa etária de 12 a 29 anos, com prioridade para jovens de 12 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social e direitos violados.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress