Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Carlinhos do Eliza enaltece eventos de Pinhais e sugere a grupo ‘Tesão Piá’ uma retratação

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) iniciou seu discurso, no Grande Expediente, parabenizando os organizadores do 3º. Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais e do 10º Festival da Canção – Fecapi, eventos realizados simultaneamente no dia 11/05, sábado, no Parque das Águas. “Parabéns a todos que contribuíram para que essa bela festa acontecesse em nossa cidade. Dei uma passada por lá, no início, mas não pude ficar até o final porque precisei viajar. Porém, através de fotos e posts nas redes sociais pude conferir o sucesso de público do evento, que reuniu gente de Pinhais e de outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Piadas de mal gosto

Pelo que vi e fiquei sabendo, foi tudo maravilhoso. Só fiquei um pouco chateado em saber, por meio do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, na coluna do Diretor, que houve um momento desagradável, com piadas inoportunas durante a apresentação do grupo de comédia ‘Tesão Piá’. Não conheço esse grupo de comédia, mas a julgar pelo texto do João Aloysio – que tem muita credibilidade na cidade e condenou as brincadeiras sem graça do humorista, só tenho a lamentar.

O povo é fiscal

Segundo a coluna do Diretor, algumas piadinhas denegriram o bairro Jardim Cláudia, ao compará-lo ao inferno, e o nosso Parque das Águas, quando disse que poderia andar sobre as suas águas pisando em sofás, geladeiras e outros lixos ali jogados. Então, não poderia deixar passar em branco. Afinal, sou morador do Jardim Cláudia há trinta anos e posso afirmar que é uma região de pessoas decentes e em constante desenvolvimento, e compará-lo a uma extensão do inferno foi desrespeitador. Quanto ao nosso Parque das Águas, ele está lindo e limpo, ao contrário do que disse o comediante desavisado no palco. Quero lembrar que o munícipe, aqui, tem fiscalizado e denunciado casos de lixo e móveis jogados nos rios e represas. Penso que os comediantes deveriam pedir desculpas à população do bairro e aos representantes do município por essa mancada.

Sou fã de um bom humor

Diante dos fatos, sugiro ao comediante que teve a infelicidade de fazer uma brincadeira totalmente fora da realidade e, também, inapropriada para a ocasião se retratasse pelas piadas sem graça e não condizentes com a realidade da nossa cidade. Parabenizo ao João Aloysio por publicar no jornal sua sincera opinião sobre o ocorrido na festa, criticando as brincadeiras de mal gosto contra Pinhais. Quero deixar claro que sou muito fã de um bom programa de humor, a exemplo do “A Praça é Nossa” e outros de boa qualidade, mas não aprovo esse tipo de piada equivocada, sem graça, feita para ofender uma cidade e sua população”, condenou Carlinhos.

 

Airton Silva lembra que gestão continua trabalhando, apesar das críticas costumeiras

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) comentou no Grande Expediente, que não se surpreende com as críticas ao município feitas pelo grupo de comédia ‘Tesão Piá’, afinal, tem se tornado costumeiro a cidade receber críticas injustificadas. “Virou uma coisa corriqueira criticarem por criticar. Nossa cidade está indo bem, a gestão funcionando bem. Tem seus defeitos, problemas e demandas, na área de saúde e segurança púbica, mas estas duas áreas dependem de uma cooperação entre os poderes municipal, estadual e federal. Engraçado quando começam a dizer que está tudo errado no município, inclusive gente de fora vindo criticar, a exemplo desse grupo de comédia”, lamentou.

Críticas sem fundamento

O vereador acrescentou que, se os vereadores da Casa elogiam a harmoniosa parceria entre os poderes no município, Legislativo, Executivo e Judiciário, e ainda com a Guarda Municipal e as polícias, isso tem uma lógica, afinal, Pinhais é a menor cidade em extensão geográfica do estado. “Por ser pequena, fica mais fácil os agentes públicos manterem contato constante entre si, melhorando o entrosamento. A inauguração da Delegacia Cidadã trouxe bons resultados. A Guarda, as polícias civil e militar atuam integradamente, enfim, têm funcionado bem essas parcerias”, aprovou.

Antes e depois de Luizão

Para Airton, a história de Pinhais se divide em dois momentos distintos: antes e depois de Luizão Goulart. “A partir daí de 2009 houve a implantação da Guarda Municipal, a reativação do Hospital e Maternidade, entre outras conquistas. Mas, sempre há os que criticam irresponsavelmente. Falam que o Hospital e Maternidade já conta com 27 mortes. Mas, não disseram em que período. Não foi tudo nesse ano de 2019. Há casos de mortes de recém-nascidos de mães que são de outros municípios, que não fizeram o acompanhamento Pré-Natal aqui, a exemplo de pacientes de Piraquara que já vieram com complicações na gravidez e chegaram aqui só para o parto”, justificou

Mais leitos

O nosso Hospital é de baixa complexidade. Há casos de partos de risco que deveriam ser encaminhados a outras maternidades, mais preparadas para atender casos muito complexos, de risco à mãe e ao bebê. Depende do Governo do Estado abrir mais leitos em tais maternidades, já que existe uma central estadual. Em todas as sessões em plenário, votamos projetos de lei para habitação, educação, enfim, estamos trabalhando forte para atender as demandas. O município não está parado, e quando votamos projetos da área de educação, por exemplo, estamos investindo preventivamente em segurança pública”, defendeu.

 

Marcinho parabeniza município pelos dez anos de implantação da Guarda Municipal

vereador marcinho

Grande apoiador da administração de Pinhais, o Presidente da Câmara, Vereador Marcinho (PDT), parabenizou o ex-prefeito Luizão Goulart, agora deputado federal, pela implantação da Guarda Municipal de Pinhais, em 2009. “Na quarta-feira (15), a Prefeitura fez uma solenidade de celebração dos dez anos da corporação no município, na qual estive presente representando o Poder Legislativo Municipal. “A implantação da GM foi um marco ao desenvolvimento da cidade, atendendo a uma demanda esperada há muito tempo pela população. Atualmente, atuando em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Municipal tem dado uma grande contribuição para a diminuição da criminalidade no município. A atuação conjunta atende aos requisitos para uma boa política de segurança pública de qualquer localidade, de acordo com o recomendado por especialistas em segurança pública”, afirmou.

Inovações

Segundo Marcinho, essa é mais uma política pública do município que tem servido de referência a todo o país. “Nosso grande motivo para comemorar são as constantes inovações e aperfeiçoamentos do trabalho do efetivo, a exemplo da criação do Centro de Ensino, que atualmente conta com um quadro de instrutores formados dentro da própria instituição e capacitados em conceituados órgãos do Brasil e no exterior”, comemorou.

Ronda Municipal

Outra conquista da GM citada pelo vereador foi a criação da Ronda Municipal (Romu), um grupo ostensivo especializado e que vem apresentando um excelente trabalho e ótimos resultados. “Ao longo desses anos, a Guarda não estagnou-se, constituindo-se numa grande aliada das polícias no combate ao crime, colaborando para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, lembrou.

Parceria com a comunidade

O Presidente do Legislativo Municipal ressaltou ainda que um dos motivos da boa atuação da Guarda é, também, a parceria com a comunidade. “Nossos Guardas Municipais foram treinados para bem atender a população, trocando informações e sempre disponíveis e diligentes diante das ocorrências. Essa confiança da população na Guarda é muito importante para que realmente ocorra um combate eficaz à criminalidade”, ressaltou

O trabalho continua

Durante a sessão, Marcinho também parabenizou a Prefeita Marli Paulino (PDT) e a Vice Rosa Maria (PROS) pela continuidade do trabalho do ex-prefeito no tocante à segurança pública. “Cabe ao Governo do Estado a maior parcela no que diz respeito à segurança pública, porém, tanto a Marli como o Luizão fizeram sua parte, demonstrando que as parcerias entre as esferas de poder são fundamentais. A Prefeita Marli, inclusive, na ocasião da implantação da Guarda, era Vice-Prefeita, tendo acompanhado desde o início todos os investimentos na área e demonstrado, agora, como prefeita, que honra o legado deixado por Luizão, dando continuidade ao trabalho de aperfeiçoamento dos agentes municipais”, elogiou.

 

Binga lamenta piadas equivocadas, pois não correspondem à realidade

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) comentou na tribuna a preocupação em relação às críticas feitas na coluna do João Aloysio. “Há tanto tempo morando e trabalhando nessa cidade, vivenciando seu dia a dia, é lamentável saber de situações como essa trazida a público pelo jornal A Gazeta Cidade de Pinhais. Trata-se de um veículo de credibilidade e grande penetração no município, e quando este aponta situações assim, penso que devemos considerar. Não pude ir ao Festival da Cerveja Artesanal, por isso não vi a apresentação do grupo de comédia. Mas, me entristece saber que os comediantes usaram comentários negativos para fazer piadas com Pinhais, pois não justifica.

Parque das Águas

O Parque das Águas é de uma beleza indiscutível. Sem exageros, uma das melhores obras já feitas no estado, nos últimos seis anos. Críticas são aceitáveis, mas, desde que correspondam à verdade. Nossa cidade já é grandiosa, temos regiões muito boas que estão crescendo, quase 100% asfaltada. Não tenho vergonha de bater no peito e dizer, com orgulho, que nossa cidade tem se tornado referência em qualidade de vida para todo o país. É preciso haver respeito”, observou.

UTI Neo-Natal

Binga reiterou sua defesa em investimentos para instalação de uma UTI Neo-Natal no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. “Sempre defenderei a vinda de uma UTI Neo-Natal. O município indo bem em sua gestão, será bom para todos. Todo dia trabalha-se pela cidade em todas as esferas do poder público. Temos uma PM e uma Guarda trabalhando interruptamente pela segurança pública. Nossa PM está sempre atuando de forma competente, sem nenhum escândalo ou excesso em sua atuação. Isso é para elogiarmos e reconhecermos, também”, ressaltou.

O parlamentar parabenizou o Capitão Lúcio, responsável pelo efetivo da Polícia Militar em Pinhais, lembrando da importância de se contar com policiais militares ativos e atuantes todos os dias, no município. “A PM tem feito um grande trabalho, aqui, muito responsável, sem excessos, sem nenhum escândalo decorrente de uma atuação excessiva e sem critérios. Meus parabéns”, elogiou.

 

Tavinho parabeniza organização do Festival da Cerveja, mas e lamenta humor ofensivo

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT), em seu discurso na tribuna, enalteceu o 3º. Festival da Cerveja Artesanal de Pinhais, realizado no sábado (11/05), no Parque das Águas. “Foi uma festa linda, diferenciada, muito bacana, onde os participantes puderam apreciar cervejas artesanais de qualidade fabricadas em Pinhais. A expectativa é que aconteçam mais edições nos próximos anos, e que atraia um público cada vez maior.

A única queixa de Tavinho, assim como Carlinhos do Eliza, foi com relação à apresentação do grupo de humor ‘Tesão Piá’, que fez piadas de mau gosto com o Jardim Cláudia e o Parque das Águas. “Com relação ao bairro, disseram que quem não conhecia o inferno, deveria ir lá. Achei falta de consideração e respeito. Ainda na apresentação do humorista não faltaram piadas sobre o próprio Parque das Águas, com brincadeiras ofensivas. No show, ele disse que daria para fazer o milagre da fé no lago, pois conseguiria andar sobre suas águas, por conta de supostos móveis e lixos jogados no local. Lamentável esse tipo de piada. Até, por que, todo o Parque está muito limpo. Lindo, por sinal. Penso que os comediantes deveriam vir aqui para elogiar e não desfazer de tudo o que fizemos com tanto carinho”, lamentou.

Medida cautelar

Durante sua fala, Tavinho ainda comentou a medida cautelar concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para suspensão do reajuste abusivo da tarifa de água da Sanepar, de 12,13%. “ A medida cautelar pode ainda ser derrubada na Justiça, mas, até o momento, a Sanepar não poderá repassar esse reajuste abusivo à população”, frisou.

 

Nota de reconhecimento à Câmara

 

A equipe de reportagem de A Gazeta Cidade de Pinhais destaca a competente atuação do Vereador Airton Silva durante a votação dos projetos de lei encaminhados ao plenário. A cada sessão em plenário, é possível verificar o empenho e dedicação do vereador em explicar, esclarecer, o teor e finalidade de cada projeto votado na Casa. Uma atenção fundamental, que faz toda a diferença a quem acompanha as sessões, esclarecendo termos técnicos e os transformando em linguagem acessível, para nós, da imprensa, e todo o público presente. São informações sobre a natureza e objetivos de cada projeto de lei, a fim de que ocorra uma verdadeira compreensão da implicações práticas e objetivas do que tem sido votado pelo Poder Legislativo de Pinhais.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)