quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 13/07/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 13/07/2016

por Vanessa Martins de Souza

Estamos começando a passar a limpo a política brasileira, afirma Tavinho

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) abordou a cassação do Deputado Federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara dos Deputados, na segunda-feira (12/09). Enfatizou a limpeza ética que tem sido feita na política brasileira. “Acredito que estamos começando a passar a limpo a política brasileira, com a cassação do Cunha e de outros políticos investigados, um senador cassado, enfim, as coisas estão pouco a pouco mudando. Independentemente de partido, espero que essa limpeza ética prossiga, com as investigações e julgamentos em curso. O povo não aguenta mais tanta corrupção”, disse.

As eleições municipais desse ano, lembrou Tavinho, estão chegando e essa é a oportunidade do eleitor escolher bem, buscar conhecer quem é quem e contribuir para a limpeza ética na política. “O eleitor tem mais essa oportunidade, em 2016, para eliminar da política os maus políticos e buscar eleger os melhores. Espero que o eleitor dê sua resposta contundente nas urnas. O povo tem acompanhado as denúncias de corrupção, as prisões até de empresários, de grandes empreiteiros envolvidos em falcatruas com dinheiro público. Espero que esteja atento e escolha candidatos pautados pela ética e honestidade. Estamos passando o Brasil a limpo, acredito, para que nossos filhos e netos tenham um país decente no futuro”, avaliou.

Prata na Bocha nas Paralimpíadas

Os atletas paralímpicos de Pinhais, medalha de Prata na Bocha, Categoria BC4, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos, foram congratulados por Tavinho. “Meus parabéns pela prata que trouxeram. Se o esporte em qualquer modalidade, e o paradesporto, tivessem mais visibilidade e incentivo no País, teríamos ainda mais campeões e muitos esportistas com melhores condições de vida, de treino, de competição. Vejamos o exemplo de um professor recordista sul-americano que parou de correr por falta de apoio. Teve de comprar até tênis de seu próprio bolso. Além de formar atletas campeões, os esportes ajudam a tirar os menores das ruas, da criminalidade, da marginalidade. Os meninos de rua merecem mais atenção a partir de políticas de incentivo ao esporte”, analisou.

Greve dos bancários

Sobre a greve dos bancários, Tavinho defendeu que seria o momento de revê-la, nesse período crítico de crise. “Essa greve prejudica a todos, desde o mais humilde aposentado ao empresário. As lotéricas estão lotadas com filas para pagamento de boletos. Está na hora de rever essa greve, uma vez que está prejudicando a população. Isso não significa que estou defendendo os banqueiros ou que seja contra a greve. Jamais serei favorável aos banqueiros. Sou favorável aos direitos dos bancários. Os bancários têm direito constitucional para lutar e reivindicar melhorias à categoria por meio da greve, mas a população não deve ser prejudicada”, opinou.

Contribuição do eleitor para ética na política

As eleições municipais foram outro tema colocado, com o parlamentar referindo-se às críticas que candidatos novatos têm feito a candidatos à reeleição. “Penso que esses candidatos que estão em seu primeiro pleito e que dedicam-se a denegrir a imagem dos candidatos à reeleição ao Legislativo terminarão por não obterem crédito do eleitorado. Afinal, o candidato tem de provar que é melhor do que aquele aos quais criticam. Se nunca estiveram num mandato, nem têm como provar que são capazes de fazer algo pelo povo. Nós, que buscamos a reeleição, ao menos, temos como provar, temos um trabalho a demonstrar à população. Também critica-se muito o partido dos candidatos adversários, como se partido garantisse honestidade e ética. Pilantra é pilantra em qualquer partido. Quem é honesto, assim será em qualquer partido. Partido não faz diferença. O que importa é o candidato. Por que não encarar os adversários com respeito? Não é falando mal, desrespeitando o outro que se ganha eleição”, considerou.

 

Joãozinho esclarece que candidaturas do PSB foram deferidas

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) comentou na tribuna a intensa fiscalização da Justiça Eleitoral nessa campanha eleitoral no município, encerrando boatos sobre as candidaturas indeferidas de seu partido. “Essa campanha não tem sido fácil. Nossa Comarca, tanto a juíza como a promotora, indeferiram três candidaturas do PSB. Porém, temos um advogado excelente, o Dr. Coutinho, que fez a defesa por duas vezes na Comarca de Pinhais, mas a juíza manteve a decisão. Porém, Dr. Coutinho entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral e o desembargador deferiu a candidatura dos candidatos de meu partido. E lembro que candidatos sob júdice mantêm os mesmos direitos. Temos, como candidatos, muitas possibilidades de recursos, deste à vara até o terceiro grau da Justiça, no Tribunal Superior Eleitoral”, esclareceu.

Prefeitura atende a requerimentos

Joãozinho agradeceu à Prefeitura pelo imediato atendimento a seu requerimento para construção de calçada atrás da sede do Projeto Piá, no Jardim Cláudia, além do atendimento a requerimento pedindo lombada elevada na Rua Alzira Rodrigues da Silva e na Avenida Juriti e também a uma lombada na Rua Justiniano Mendes da Silva. “São todos requerimentos que fiz e que foram prontamente atendidos pelo Luizão e pela Marli. Muito obrigado. Fomos eleitos para isso. Não apenas para pedir votos, mas para trabalhar pelo povo”, concluiu.

Projeto facilita ingresso a cursos superiores a partir de bolsas de estudo

Nas Explicações Pessoais, apresentou mais um Projeto de Indicação ao Poder Executivo. Este é referente a projeto de incentivo ao ingresso no ensino de 3º. Grau a partir de orientação sobre bolsas de estudo e ainda a oferta de bolsas parciais ou integrais pela Prefeitura. “Trata-se de a Prefeitura fornecer serviços de orientação a estudantes de baixa renda sobre as bolsas de estudo disponíveis nas instituições particulares de ensino superior. O projeto ainda prevê a formação de convênios entre a Prefeitura e as instituições de ensino particulares para o fornecimento de bolsas de estudo a estudantes do município. Esta proposição vai ao encontro ao Artigo 212, Capítulo 3, da Constituição Federal e à Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Inciso IV do Artigo 70, que tratam das bolsas de estudos, parciais ou integrais. Acredito que há recursos na Prefeitura, pois 25% do Orçamento é destinado à pasta de Educação”, concluiu.

 

Airton demonstra preocupação com invasão à área de construção das lagoas de contenção de enchentes

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) usou seu tempo na tribuna para fazer alguns comentários sobre as obras das lagoas de contenção de enchentes no município. “Essa é uma obra em parceria com o Governo Estadual planejada para erradicar as enchentes no município, à exceção do bairro Weissópolis, que apresenta outros desafios. Gostaria de acrescentar um dado novo a essa questão e que é preocupante. Uma área preparada para as obras no Município de Colombo está sendo invadida pela população. A Promotoria do Meio Ambiente tem que tomar providências urgentes. A área que está sendo invadida fica à beira do Rio Palmital, mais uma invasão que só irá contribuir para degradação do meio ambiente e poluição de nossos rios. As autoridades têm que trabalhar para que o local não seja tomado totalmente pelos invasores, inviabilizando a obra que beneficiaria os moradores de Pinhais e o meio ambiente. Farei uma vista ao local e vamos produzir provas para que as autoridades competentes tomem as devidas providencias. Se a área estiver totalmente invadida, o Governo do Estado não enviará os recursos para esta obra. Será um grande prejuízo para todos no município. Precisamos tomar providências”, alertou.

Inscrições para cursos no IFPR

Airton lembrou que as inscrições para os cursos do IFPR-campus Pinhais já estão abertas e vão até o dia 8 de novembro. “O IFPR é uma conquista dessa gestão e de nós vereadores desta Casa Legislativa, que aprovamos a compra e pagamento do terreno para esta obra de grande importância. O IFPR tem beneficiado jovens de Pinhais e de outros municípios. São dois cursos, um na área de Administração e outro na de Informática. É importante divulgar esses cursos que capacitam os jovens para o mercado de trabalho”, pontuou.

Cursos no Centro da Juventude

O Centro da Juventude, obra construída no município em parceria com o Governo Federal e que recebeu emenda parlamentar de R$ 800 mil do então Deputado Ratinho Jr., também é outra instituição destacada pelo vereador, por oferecer diversos cursos profissionalizantes e por estar com as inscrições abertas. “As inscrições para os cursos do Centro da Juventude também estão abertas. Há cursos de inglês, aulões de matemática, um importante apoio para o ENEM e vestibulares”, informou.

Campanha limpa, sem corrupção

Nas Explicações Pessoais, Airton frisou a necessidade de realização de uma campanha limpa no município. O parlamentar defendeu a apresentação de propostas no lugar de ataques pessoais e críticas a adversários, bem como a conscientização do eleitorado, que não deve se corromper com práticas ilegais como a venda de voto. “É importante que o eleitor analise bem os candidatos e seu perfil, independentemente de sigla partidária. Verificar o que ele já fez e o que faz pela comunidade, além de uma análise de seu currículo é imprescindível”, pontuou.

Greve dos bancários

Ao final, o Vereador deu sua opinião sobre a greve dos bancários. “A greve é um direito constitucional e uma forma de pressão que os trabalhadores possuem para pressionar os patrões, mas teria que ser realizada depois do quinto dia útil para não prejudicar os trabalhadores e aposentados que necessitam dos serviços bancários, não conseguindo sacar seus salários ou pagar suas contas”, ressaltou Airton.

 

Gilberto afirma que expectativa é que limpeza ética na política não pare em cassação de Cunha

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), ressaltou na tribuna a cassação do mandato do Deputado Federal Eduardo Cunha (PMDB) pela Câmara dos Deputados. Para o Vereador, a cassação não seria exatamente motivo de comemoração, uma vez que veio tardia e num contexto em que o parlamentar deu abertura ao processo de impeachment. “A cassação do Cunha demorou, mas aconteceu. E provas contra ele já existiam há meses. O que espero é que essa limpeza ética na política não pare nesse cidadão. Torcemos para que a política seja passada a limpo, realmente. Que as investigações da Lava-Jato não parem por aí. Se as investigações pararem, será muito ruim para o país. Gostaria que houvesse uma limpeza ética que abrangesse de A a Z entre os políticos corruptos, com todos sendo julgados e condenados, se provarem que são culpados. Preocupa-me se essa cassação do Cunha se revele apenas um bode expiatório para acabarem com a as investigações dos demais”, considerou.

Cadastramento biométrico

Gilberto também falou dos boatos equivocados no município de que eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico poderão votar neste ano. “Peço a todos que divulguem a verdade: quem não fez o cadastramento biométrico, não poderá votar. Nas ruas, nas redes sociais ajudem a divulgar. Se os 18 mil eleitores em Pinhais que não se cadastraram forem aos colégios eleitorais, será um caos. Haverá muita confusão, atrapalhando o processo”, alertou.

Por fim, o parlamentar parabenizou aos atletas pinhaeinses que ganharam a medalha de prata nas Paralimpíadas do Rio, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos, na categoria Bocha BC4. “Parabéns a nossos atletas. Eles já foram ouro em Paralimpíada passada e agora ganharam a prata”, congratulou.

 

Binga valoriza Semana Municipal de Educação para o Trânsito

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) destacou na tribuna o início da Semana Municipal de Educação para o Trânsito, resultado de Lei Municipal de sua autoria. “É um evento super importante. No dia 18, haverá um evento em espaço púbico de educação para o trânsito. É uma oportunidade de elaborarmos campanhas de educação no trânsito”, pontuou.

Mais creches no município

O Vereador também falou da cobrança por vagas nas creches por parte dos eleitores, mas observou que a questão não é diminuir as filas para vagas nas creches, apenas. “A questão é brigar para que novas creches sejam construídas no município. Sempre lutei por isso como vereador, sempre tenho ido atrás para que novas creches sejam construídas. A chapa que apoio para a Prefeitura, inclusive, tem uma educadora e, tenho certeza, elas irão trabalhar para aumentar o número de creches no município, por novas obras. Ainda é preciso construir mais creches, mas muitas já foram construídas na gestão do Luizão. Outras obras e projetos já foram implementados, também, muitas conquistas já foram obtidas. E tudo com o apoio dessa Câmara que, também, tem feito sua parte economizando recursos para devolvê-los à Prefeitura. Ao final desse ano, mais dinheiro será devolvido, dessa vez, para a construção de mais uma creche. Precisamos lembrar do que já tem sido feito no município. Nós fiscalizamos aqui para que aconteça lá, no Poder Executivo”, avaliou.

Poder limitado dos vereadores

O parlamentar discorreu sobre a função e poder de um vereador, lembrando que o representante do Poder Legislativo Municipal é o que tem menos poder na hierarquia. “Peço aos eleitores que avaliem o cenário no geral, num âmbito maior. O poder público é composto por deputados estaduais e federais, por senadores, pelo Presidente da República, pelos governadores e prefeitos. Não são os vereadores que irão resolver tudo. Há muito mais poderosos que estão acima de nós, decidindo as coisas. Fazemos nossa parte. Agradeço à cada família, cada cidadão que tem concedido atenção e respeito a mim como candidato nesta campanha. É claro que, nós, vereadores, estamos mais próximos do povo. Vamos a todos os lugares da cidade, andamos no meio do povo. Mas não podemos pagar pelo que os outros políticos acima na hierarquia decidem. O eleitor precisa fazer sua autoavaliação na hora de votar, analisando se está votando com consciência. Penso que deve votar em quem demonstra que está há quatro anos trabalhando, mesmo, que está presente no bairro, atento à cidade, às demandas do povo, nas ruas, que briga por melhorias, que vai atrás de reivindicações como, lombadas, creches, uma instalação de lâmpada numa rua. Há políticos bons. Que o povo faça essa avaliação”, sugeriu.

 

Silvio Star expressa indignação com greve dos bancários em momento de crise econômica

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS) expressou sua indignação com a greve dos bancários, em seu discurso no Grande Expediente. “Gostaria de registrar minha indignação com a greve dos bancários. Sem julgar se a responsabilidade é dos sindicatos, dos funcionários ou dos banqueiros. Mas temos de levar em consideração o período de crise pelo qual passa o país. Nessa fase, é muito ruim fazer essa greve. Pois, compromete ainda mais a economia, diminuindo o dinheiro em circulação e atrapalhando o comércio. Há muitos trabalhadores e aposentados sem condições de receber seu dinheiro, pagando juros sobre as contas. O comércio, a indústria, os empresários ficam prejudicados. Aproveitar-se de um momento crítico para fazer greve é uma incoerência, uma falta de bom senso, por mais que seja um direito dos bancários. Devemos levar em consideração que este não é o melhor momento para fazer uma greve como essa”, lamentou.

Requerimento para limpeza do Rio Iraí

O Vereador também falou do requerimento para limpeza da Bacia do Iraí, próximo à Estação de Tratamento da Sanepar, entre a Rodovia João Leopoldo Jacomel e a foz com o Rio Palmital. “O rio foi assoreado e está concentrando lodo. Alguns me disseram que se trata de material despejado pela Sanepar. Segundo a administração municipal, é necessária uma parceria com a Sanepar, com o Governo do Estado. Solicito à Secretaria que tome providências. Aquele material depositado no rio tem causado mal cheiro, além de acarretar futuros alagamentos no Maria Antonieta”, alertou.

Paralimpíada Rio 2016

Os atletas paralímpicos de Pinhais que ganharam medalha de Prata na modalidade Bocha, Categoria BC4, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos, foram parabenizados pelo parlamentar. “São atletas do município, moradores do Maria Antonieta. Parabéns, Eliseu e Marcelo, vocês representaram com muita magnitude o nosso município e o país”, congratulou.

Luto

Ao finalizar, Silvio Star prestou condolências à família enlutada do cidadão Sérgio Morais, morador do Maria Antonieta falecido recentemente. “O Sérgio ajudou a fundar o bairro, era cliente do meu comércio. Uma pessoa muito querida pela comunidade. Meus sentimentos à família do Sr. Sérgio Morais”, demonstrou.

 

Márcia destaca agenda com o Sindicato dos Servidores Públicos e Grupo Patinhas de Pinhais

vereadora marcia

Márcia Ferreira, durante sua fala, agradeceu ao Murilo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pinhais – SINSERP, a Tânia Ferreira e todos os integrantes e voluntários do Grupo Patinhas Pinhais pela oportunidade de discutir com estas entidades propostas e compromissos com suas causas. “Se Pinhais avançou muito, isso se deve a qualidade e dedicação do trabalho de nossos servidores municipais”, ressaltou. Quanto ao Grupo Patinhas, Márcia frisou que quer colocar em prática as ações necessárias para a efetiva proteção dos animais no município no que diz respeito ao abandono, maus-tratos, doenças, acidentes e descontrole populacional.

Conselho Tutelar

A parlamentar falou ainda sobre a visita ao Conselho Tutelar de Pinhais. “Conheço e acompanho de perto o valoroso trabalho dos nossos conselheiros tutelares e sei da importância destes profissionais no cuidado e proteção aos direitos das crianças e adolescentes de Pinhais”, elogiou.

Atletas Paraolímpicos de Pinhais

Os atletas pinhaienses, medalha de Prata nas Paralimpíadas Rio 2016, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos, moradores do Maria Antonieta, também foram elogiados pela vereadora Márcia. “Parabéns, Eliseu e Marcelo. Os dois são motivo de muito orgulho para Pinhais e todo o País. Vocês sempre serão nossos “Meninos de Ouro”, pois já conquistaram a medalha de Ouro na Paralimpíada passada e ainda têm muito a conquistar pela frente”, afirmou.

Grupo Fênix

Márcia expressou também sua felicidade por participar do Baile e Desfile da Primavera, realizado pelo Grupo Fênix, no sábado (10/09). “Meus parabéns às prendas e aos peões da Meia e Melhor Idade do Grupo Fênix, que deram um show de alegria, simpatia e talento. Sinto-me muito honrada em ser madrinha deste Grupo já há dois anos. Congratulações também a Rainha, assim como a 1ª e 2ª Princesas, a Miss Primavera e o Mister Primavera, eleitos no evento. Parabenizo ainda Dona Cida, Seu José e todos que organizaram mais essa linda festa, que é motivo de muito orgulho para nossa cidade”, enalteceu.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress