sexta-feira, 19 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 13/06/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 13/06/2017

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Carlinhos do Eliza valoriza obras de ampliação de CEMEI e do Centro Poliesportivo

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) relatou, em seu discurso no Grande Expediente, sobre recentes visitas feitas a duas obras no município. Uma delas é a obra de ampliação do CEMEI do Jardim Eliza, que ganhará dois pavimentos, ampliando sua capacidade para 100 crianças. “Atualmente, o CEMEI atende cerca de 40 a 50 crianças. Ou seja, dobrará sua capacidade após a ampliação. A obra deverá começar no próximo mês. Enquanto a obra, que durará cerca de um ano, estiver sendo feita, o CEMEI será transferido para um espaço locado”, explicou.

Centro Poliesportivo

Outra obra visitada pelo petista é a do Centro Poliesportivo, no Conjunto Áquila. “Trata-se de uma área de mais de 3 mil metros quadrados, adaptada para a prática de 25 modalidades. É uma área que está sendo revitalizada e permitirá um espaço maravilhoso para o esporte e lazer de crianças, jovens, adultos e idosos. A construção do ginásio Poliesportivo e do CEMEI é proveniente de uma verba do Governo Federal que vem especificamente para ser aplicada nas tais, não podendo o município destiná-la para outros fins. O Executivo juntamente com o Legislativo tem trabalhado a fim de dar continuidade aos trabalhos de nossa cidade”, pontuou.

Desafetação de terrenos na Vila Carolina

O parlamentar ainda comentou sobre o projeto de lei encaminhado à Casa pelo Poder Executivo, aprovado em segunda discussão nesta sessão da terça-feira (13/06), que prevê a desafetação de dois terrenos na Vila Carolina. “Seria importantíssimo que a Secretaria de Urbanismo encaminhasse à Casa uma emenda a esse projeto com o intuito de facilitar a compra desses terrenos pelos moradores vizinhos. Eles têm interesse em comprá-los, desde que em condições acessíveis. A Prefeitura deverá leiloar os terrenos. Porém, seria mais justo que os moradores ao lado dos terrenos, que estão cuidando da área há cerca de trinta anos, tivessem prioridade na compra, afinal, eles têm cuidados dos imóveis, construído muros, bueiros, e outras melhorias. Conversei com os moradores. Eles demonstraram interesse na compra. Peço à Secretaria de Urbanismo que considere essa justa proposta, a fim de facilitar a compra por parte desses moradores”, pediu.

Mutirão de Limpeza no Atuba

Nas Explicações pessoais, Carlinhos lembrou do próximo Mutirão de Limpeza, a ser realizado no Jardim Atuba, nos dias 22, 23, e 24 de junho . “As Secretarias de Meio Ambiente e de Obras irão recolher entulhos, pedaços de madeira, móveis sem uso, efetuar a poda das árvores e distribuir mudas para o plantio na região da Avenida Maringá, no Atuba. Desde o Conjunto Atuba até o Cristo. Peço que as famílias coloquem à frente das casas, nas calçadas, o que precisa ser jogado fora. É um risco deixar entulhos acumulados dentro das residências, escritórios, garagens e outros. O Mutirão ajuda a combater a proliferação de insetos e de animais peçonhentos. Estarei no Atuba acompanhado o Mutirão, inclusive, haverá distribuição de panfletos explicativos sobre a dengue também ”, lembrou.

 

Arnaldo do Vizinho Solidário defende criação de Secretaria Municipal de Trânsito

vereador arnaldo

O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) defendeu, na tribuna, a criação de uma Secretaria de Trânsito no município. “O número de veículos em circulação tem aumentado na cidade. Faz-se necessária a criação de uma Secretaria Municipal de Trânsito para garantir mais fluidez, segurança e articulação das ações de trânsito. A Secretaria também deverá planejar, regulamentar e operar o trânsito no município, bem como integrar o trânsito ao Sistema Nacional de Trânsito, promovendo o exercício das suas competências de acordo com o Código Nacional de Trânsito Brasileiro, entre projetos, programas, ações de conscientização, educação e segurança, seguindo as diretrizes do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito”, defendeu.

Veículos abandonados

O Vereador Arnaldo acrescentou outro problema encontrado no município relacionado a veículos: um número significativo de veículos abandonados em ruas e terrenos baldios há anos. “Esses veículos estão virando criadouro de insetos como o mosquito da dengue e esconderijo de animais peçonhentos. Os moradores próximos a esses locais têm nos cobrado providências. Em relação à Secretaria de Trânsito, a Guarda Municipal poderá atuar, também, como agente de trânsito, em conformidade com o Código Nacional de Trânsito. Entre suas atribuições, estaria a fiscalização e operação do trânsito, bem como a orientação de motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas. Em relação às receitas provenientes das multas, estas, enfim, passariam a ser geridas unicamente pelo município. E esse montante seria investido em melhorias à Guarda, a exemplo da instalação de câmeras, da compra de equipamentos e de veículos, resultando em mais segurança para a população. Atualmente, as receitas das multas vão para o Governo do Estado e este retorna apenas um pequeno percentual ao município”, esclareceu.

 

Renan Ceschin destaca festas juninas e eventos esportivos

vereador renan

O Vereador Renan Ceschin (PTN) comentou sobre as festividades e eventos realizados no final de semana, no município, demonstrando que Pinhais conta com ótimas opções de lazer, muito bem frequentadas pela população. “Tivemos um final de semana de agenda intensa, em festas e eventos. Houve, no sábado, a Feira Viva Gastronomia, em sua primeira edição, perto da rotatória do Pineville. Foi um sucesso. Ajudou a fomentar o comércio e fez a economia girar. Só teria uma dica aos organizadores: iniciar a Feira bem mais cedo, por volta das 11 hs da manhã, ao invés das 17 hs, por causa do frio. No final da tarde já estava muito frio, dificultando às pessoas a saírem de casa para ficarem na rua. Mas a escolha do local foi ótima, atraiu bastante gente”, elogiou.

Várias Festas Juninas também foram realizadas no final de semana, em bairros como o Centro, Jardim Áquila, Weissópolis e outros. “ Todas as festas estavam lotadas. Uma opção de lazer e diversão muito legal, com jogos de bingo e atrações para as crianças”, contou.

Festival de Ginástica Rítmica

Outro evento importante foi o Festival de Ginástica Rítmica, no Ginásio Poliesportivo. “Mais de trezentas pessoas estiveram presentes. Parabéns à Secretaria de Esportes, que como já mencionei aqui, é uma Secretaria que, mesmo com poucos recursos, realiza um grande trabalho. Inclusive, atuando nos finais de semana. Quem já viveu de esporte como eu sabe da importância de investir, incentivar o esporte, o quanto ajuda a transformar para melhor a vida de crianças e jovens”, colocou.

Vagas de estacionamento para carga e descarga

Em relação a fomentar o comércio da cidade, o Vereador observou uma demanda importante a ser atendida no município: a criação de vagas de estacionamento para carga e descarga em frente aos estabelecimentos . “Tenho observado que grande parte dos estabelecimentos comerciais que necessitam de vagas para carga e descarga de mercadorias não contam com esse tipo de vaga de estacionamento. Isso dificulta as atividades. Temos muitos açougues, papelarias, empresas que precisam contar esse espaço para os caminhões e carretas estacionarem e fazerem a carga e descarga das mercadorias. É preciso tomar providências quanto a isso, a fim de facilitar o trabalho dos comerciantes e empresários do nosso município”, sugeriu.

Travessias na Avenida Iraí

Nas Explicações Pessoais, Renan falou do requerimento para construção de travessias elevadas na Avenida Iraí. “O objetivo desse meu requerimento à Prefeitura é facilitar a travessia de pedestres nessa importante via de comércio. A travessia vai facilitar para pedestres, pessoas com deficiência, gestantes, idosos, crianças, garantindo mais segurança. Como consequência, também ajuda a fomentar o comércio, tornando a via mais segura e confortável para as compras. Tudo o que pudermos fazer para estimular o acesso ao comércio local devemos considerar. É mais arrecadação, mais dinheiro que circula na cidade, enfim. Nesses últimos meses, trabalhadores estão recebendo o FGTS retido. Se este dinheiro vier para o comércio da cidade , ao invés do comércio de fora, melhor”, disse.

Mais empregos

Um projeto de lei para estimular a contratação de trabalhadores do município pelas empresas terceirizadas locais também está sendo elaborado pelo Vereador, que o assina em conjunto com os Vereadores Carlinhos do Elizav (PT) e Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS). “A ideia é prever, por meio de legislação, uma cota de 20% a trabalhadores de Pinhais, na contratação de funcionários. Esse projeto deverá ajudar a combater o desemprego no município, que tem sido expressivo. Uma grande parcela de pedidos em nossos gabinetes tem sido por emprego. Com a crise, o número de desempregados tem aumentado”, colocou.

 

Marcinho valoriza importância do trabalho das Comissões Internas

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), enfatizou , durante entrevista a esta Gazeta, a importância da análise  e discussão dos projetos de lei nas comissões internas. “O trabalho das comissões internas é importantíssimo. Nenhum projeto chega ao plenário sem antes ter sido amplamente analisado e debatido nas comissões. Temos de ter conhecimento e  entendimento sobre o quê estamos votando. Esclarecer dúvidas e efetuar ajustes, modificações, quando necessário. As emendas parlamentares também são debatidas e analisadas, inclusive, temos buscado a Prefeitura e outras partes interessadas para esclarecimentos e ouvir sugestões, quando necessário. É nas três  Comissões Internas que cumprimos a etapa mais aprofundada do trabalho do Poder Legislativo, um trabalho de união e equipe”, valorizou.

 

Vereador Tavinho salienta ampla discussão prévia à aprovação de projetos de lei

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) frisou, nas Explicações Pessoais, que a Casa tem se empenhado em debater amplamente todos os projetos de lei antes de serem encaminhados para votação em plenário. “Todos os projetos passam pelo crivo das comissões antes de serem apreciados em plenário. A união entre os vereadores tem de prevalecer, pois ninguém aprova nenhum projeto sozinho, aqui”, destacou.

 

Airton Silva ressalta união da Casa em discussão de projetos nas Comissões 

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) comentou sobre os importantes projetos votados na Casa durante a sessão em plenário da terça-feira (13/06), ressaltando que todos eles costumam ser amplamente analisados e debatidos nas comissões internas antes de encaminhados para a votação. “Temos discutido todos os projetos votados na Casa, visando aperfeiçoá-los, inclusive, quando um projeto chega à comissão em que estou, procuro verificar se existe vício de iniciativa, ilegalidade, ou inconstitucionalidade. Não há sentido em deixar que um projeto com vício de iniciativa ou inconstitucional seja aprovado, sabendo-se que será vetado pelo Executivo. Temos de buscar fazer o melhor possível para evitar contratempos, sempre que temos dúvidas em projetos chamamos o secretário da pasta para esclarecer pontos controversos. O projeto do Conselho Tutelar, que está sendo votado hoje, foi amplamente analisado e debatido. A Comissão de Justiça e Redação fez emendas a esse projeto, mas com a colaboração de todos os Vereadores. Fizemos ainda reuniões com os conselheiros tutelares, com a juíza, a promotora e o Poder Executivo. Todos vieram aqui para debatermos e analisarmos esse projeto, a fim de que fosse elaborado da melhor forma possível. A questão é que é impossível agradar a todos. Aliás, agradecemos a todas as Comissões (Políticas Públicas Públicas, Finanças e Fiscalização e a de Justiça e Redação) pelo bom trabalho. Há alguns projetos que não passam por todas as comissões, pois não é prerrogativa de determinada comissão. Mas não se pode dizer que a Casa está atropelando os trâmites regimentais para aprovação de projetos. Sempre dialogamos. Esse modo de trabalho vem desde a legislatura passada e tem funcionado bem, cada Vereador dá sua contribuição”, esclareceu.

Recursos estaduais e federais

Airton acrescentou que a Câmara também tem feito um trabalho assíduo na busca de recursos estaduais e federais, seja por emendas parlamentares ou a partir de programas e projetos. “Nossa outra atribuição, que é buscar recursos em emendas, obras e ações que partam de fora do município, tem sido cumprida. Recentemente, obtivemos o compromisso do envio, pelo Governo do Estado, de cerca de R$ 10 milhões. Daqui uns dias, teremos viaturas para a PM de Pinhais vindas do Governo do Estado, conforme foi nos prometido. Fizemos requerimento ao Governo do Estado para a vinda dessas três viaturas, vale lembrar”, acrescentou.

Secretaria Municipal de Trânsito

O parlamentar defendeu a criação de uma Secretaria Municipal de Trânsito. “Hoje protocolamos nesta Casa, juntamente com os Vereadores Binga, Arnaldo do Vizinho Solidário e Renan Ceschin, um Projeto de Indicação ao Poder Executivo para a criação de uma Secretaria de Trânsito. O povo tem reclamado muito que Pinhais é terra sem lei no que se refere a trânsito, infelizmente só quando o motorista sente no seu bolso é que passa a respeitar as leis e normas. Do jeito que está, também não é interessante para o município, pois os recursos cobrados das multas vão para os cofres do Governo do Estado e apenas uma pequena parte volta para cá”, defendeu.

Emendas a projeto do Conselho Tutelar

Nas Explicações Pessoais, Airton voltou a discorrer sobre a votação dos projetos de lei na Casa, em especial, a proposição do Poder Executivo aprovada em primeira discussão nesta sessão, sobre o Conselho Tutelar. “Este importante projeto foi pensado numa coletividade, para atender aos interesses de todos, as emendas propostas forma pensadas no bem estar e na saúde dos conselheiros, já que se trata de um trabalho considerado estressante. Discutimos com todos os setores envolvidos sobre as emendas a esse projeto aprovadas hoje, o que não dá é para aprovar uma emenda pensando em beneficiar apenas uma ou outra pessoa. Quanto às emendas ao projeto do Conselho Tutelar, os próprios conselheiros nos ajudaram na elaboração de algumas emendas. Debatemos e estudamos as emendas até com a juíza, a promotora. Resta esclarecer que nesta Casa, ninguém vota em bloco, mas vota de forma consciente e porque tomou ciência do projeto antecipadamente”, considerou.

 

Vereadora Profª Cinéia enaltece construção do novo Ginásio de Esportes

vereadora cineia

A Vereadora Profª Cinéia (PROS) destacou a construção do novo Ginásio de Esportes no Município, localizado no Bairro Emiliano Perneta, na Praça Fábio Túlio, também conhecida como Praça do Áquila. “É um investimento que a Prefeitura, juntamente com o Ministério do Esporte, realizará para toda população de Pinhais. Lembro que a população de Pinhais, especificamente daquela região, estava solicitando à Prefeitura um espaço como este. O projeto tem por objetivo ampliar os equipamentos públicos esportivos e também incentivar a prática do esporte. Ressalta-se ainda que, após o término das obras, será realizado um novo plantio de árvores naquele espaço. Parabéns à Prefeitura e a todos os servidores e servidoras envolvidos no projeto”, salientou.

Viva Gastronomia

A parlamentar ainda comemorou o sucesso do primeiro dia da feira “Viva Gastronomia”. “O primeiro dia da feira foi um sucesso e os feirantes com seus food trucks agradaram a população que ali esteve. Parabéns à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A feira acontece todo sábado, a partir das 17:00hs, na rotatória do Pineville, que fica na Rua Maria Leni B. do Nascimento. Vale a pena conferir”, disse.

Festividades Juninas nas Escolas Municipais e Estaduais

A Vereadora comentou também sobre as festividades juninas que vem ocorrendo no mês de junho. “Desde o início do mês de junho, venho participando das festas juninas que vem ocorrendo nas escolas do municipais e estaduais, e por cada uma que passo me surpreendo com as apresentações das crianças. No sábado (10), estive presente na festa do CMEI Jane Ana e do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, as duas estavam maravilhosas e o que me deixa ainda mais feliz é ver a comunidade participando”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress