Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Marcinho comemora implantação do aplicativo 153 Cidadão

vereador marcinho

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PDT), falou sobre a importância da implantação do aplicativo 153 Cidadão, que tem por objetivo agilizar os atendimentos realizados pela Guarda Municipal de Pinhais. “Esse aplicativo irá garantir uma maior proximidade entre a GM e o cidadão pinhaiense. Além do atendimento pelo telefone 153, a população ganha agora esta nova opção. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no aparelho de celular pelo Google Play Store e na App Store”, destacou Marcinho.

Ainda segundo o parlamentar, o app 153 Cidadão permite que o usuário se conecte diretamente com a Central da Guarda Municipal, reconhecendo automaticamente a identidade e a localização. “Ao instalar o aplicativo, serão solicitados os dados pessoais do usuário, as informações de contatos (telefone e e-mail), além do endereço completo. Desta forma, a GM terá a acesso as informações necessárias para dar prosseguimento ao atendimento, de forma rápida e eficiente”, disse.

Através do app, será possível que o usuário solicite viaturas e faça denúncias. O mecanismo disponibiliza ainda o Botão “Maria da Penha”, exclusivo, para mulheres com medida protetiva. O app também tem as opções de telefones úteis do município, fale conosco, entre outras. “Esta é mais uma ação inovadora da nossa Guarda Municipal, que, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, realiza um grande trabalho em nossa cidade. Criada em 2009, a GM de Pinhais já é referência no estado, tendo destaque por suas atuações e ações inovadoras”, finalizou Marcinho.

 

Airton Silva informa sobre novo  sistema de marcação de consultas pelo SUS   

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) abriu seu discurso na tribuna falando da honra aos vereadores da Casa que é votar favoravelmente a bons projetos encaminhados pelo Poder Executivo Municipal. “Quando elogiamos à Prefeitura é porque vemos boas obras e bons projetos sendo realizados. Esse é nosso papel, também, fornecer todo apoio à governabilidade da Prefeita, quando avaliamos que será bom para o município. O resultado temos visto em tantas boas obras sendo inauguradas, projetos sendo levados adiante”, colocou.

Uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde, na terça-feira (26), contou com a participação do Vereador Airton, que informou sobre um novo sistema de marcação de consultas pelo SUS a ser implantado, e que deverá agilizar os atendimentos. “Participamos de reunião onde foi nos informado sobre a implantação de novo sistema de marcação de consultas para agilizar os atendimentos. De início, adianto que poderá demorar um pouco para surtir afeito, até os ajustes necessários serem feitos, mas o objetivo é acelerar os atendimentos. Tem acontecido é que alguns munícipes acabam esquecendo que fizeram o pedido de marcação de consulta, devido a demora em serem chamados. Muitas vezes, ficam esperando de dois a três meses a marcação e acabam esquecendo. Há casos de pacientes com dores e, dali a dois ou três meses, quando chamados, a dor, o sintoma, desapareceu. Há outros que marcam consultas demais, em dois meses, vão oito vezes. É preciso avaliar caso a caso, fazer uma melhor triagem, para que a agilidade nos atendimentos seja efetivada. Há reclamações, mas a tendência é melhorar com esse novo sistema. E espero que Piraquara inaugure, finalmente, a UPA 24 hs, evitando a sobrecarga aqui. A RPC, afiliada da Rede Globo está fazendo uma série de reportagens sobre as UPAs que não estão funcionando, citando Piraquara. É importante avisar à população que o sistema de marcação de consultas pelo SUS vai ser alterado, para que nenhum munícipe seja pego de surpresa”, pontuou.

 

Vereador Tavinho afirma que considerou prisão de Temer arbitrária

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) parabenizou à Prefeitura pelas comemorações do aniversário de Pinhais, repletas de obras e projetos benefícios à população. “Parabéns, a todos da Prefeitura. O povo está ganhando com essas obras e projetos “, elogiou.

Ainda parabenizou a capital, Curitiba, pelo aniversário de 326 anos de fundação, comemorados em 29 de março. “É a mais antiga capital do sul do país, à frente de Porto Alegre em alguns meses”, parabenizou.

Sobre a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB), deu sua opinião: foi contra a prisão prematura. “Muita gente foi contra o habeas corpus concedido a ele. Mas, penso que todo mundo tem direito à ampla defesa antes de ser preso. Ser ouvido, ser julgado e condenado para somente depois ser preso”, opinou.

 

Vereador Carlinhos do Eliza parabeniza Colégio Paulo Freire pelos seus 25 anos

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) agradeceu à equipe do Corpo de Bombeiros de Pinhais pelo ágil e competente atendimento a uma ocorrência no sábado, dia 23, à noite, envolvendo um acidente com um gatinho que caiu numa boca-de-lobo. “Telefonamos aos Bombeiros e eles prontamente nos atenderam, conseguindo salvar o animal. Quebraram a boca-de-lobo para resgatá-lo. Muito obrigado, Sargento Sérgio, Soldado Wanderley e Soldado Linzmeyer pela atitude humana e competente ao salvar o bichano”, agradeceu.

O parlamentar ainda valorizou a obra inaugurada no domingo (24), dentro do calendário de comemorações do aniversário do município, do CIE – Centro de Iniciação ao Esporte, em parceria com o Governo Federal. “No Conjunto Áquila, participamos da cerimônia de inauguração dessa tão aguardada obra feita em parceria com recursos federais. Ficou muito bonito o ginásio poliesportivo, adaptável a mais de 20 modalidades esportivas. À comunidade, fiquem atentos às inscrições. Há plantão lá no local para fazer o cadastro que permite o uso do espaço. Uma obra muito bem-vinda, que vai estimular os jovens a praticar esportes, a desenvolver talentos, a ter uma vida mais saudável, saindo um pouco dos games, do celular, da TV. A Prefeitura também construiu um espaço externo, com estacionamento e playground, mais um campo de futebol de areia. Um espaço de muita qualidade. Muitos cidadãos foram à inauguração, afinal, um projeto em que somente sete cidades no Paraná foram contempladas e Pinhais foi uma delas. Meus parabéns, Prefeita Marli, Vice-Prefeita Rosa Maria, secretários e servidores, além de nós, vereadores, que aprovamos esse projeto aqui em plenário”, valorizou.

25 anos do Colégio Paulo Freire

Na sexta-feira (22), o vereador compareceu às comemorações dos 25 anos do Colégio Estadual Paulo Freire, juntamente com a Vice-Prefeita Rosa Maria. Parabenizou ao colégio, à diretoria e aos educadores pela data. “Fomos muito bem recebidos pela Diretora Maria Luíza. É um orgulho eu ter estudado lá. Parabéns, Diretora Maria Luíza, a todos os educadores e funcionários do colégio. Sabemos que não é tarefa fácil dedicar-se à educação, mas temos de cuidar das nossas escolas e da educação. Lidar com adolescentes, principalmente, é um grande desafio, mas, temos de reverter esse quadro e mostrar que a educação é a melhor ferramenta para melhorar nosso país”, enalteceu.

 

Binga comenta sobre requerimento para lançamento do REFIP 2019

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) informou na tribuna sobre seu requerimento, assinado com mais oito vereadores, para a Prefeitura lançar o REFIP (Refinanciamento Pinhais) 2019, para refinanciamento das dívidas de tributos. “Sabemos das dificuldades dos munícipes em pagar os tributos atrasados. Mas, sem recursos, a Prefeitura não faz nada. Essa cidade toda tem recebido muitas obras e é preciso sempre ampliá-las, investir cada vez mais. Assim, consideramos importante ampliar ao máximo a arrecadação, buscando meios de facilitar o refinanciamento das dívidas de tributos para que os munícipes paguem o que devem ao município”, defendeu.

Boas relações com Governador Ratinho Jr.

O Vereador ainda comentou de suas boas relações com o Governador do Estado, Ratinho Júnior (PSD). “Não nego que sou bem quisto pelo Governador, assim, como tive bom trânsito no Governo Beto Richa. À época do Beto, fomos, eu e o Airton, pedir ao Governo do Estado agilidade nas obras da Delegacia Cidadã, mais viaturas e policiais militares. O Secretário Estadual de Esportes é do nosso partido, o PPS. Não tenho vergonha de afirmar que temos boas relações com o Governo do Estado. Agradeço à confiança recebida do Ratinho Júnior”, comentou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)