quinta-feira, 25 de abril de 2024
Binga defende que ideologia de gênero na educação merece debate político e democrático

Binga defende que ideologia de gênero na educação merece debate político e democrático

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 12/06/2018

Vereador Binga
Vereador Binga

O Vereador Binga (PPS) comentou sobre o polêmico projeto de lei do Plano Nacional de Educação que tramita nas comissões internas da Casa. “Gostaria de deixar claro meu entendimento sobre esse projeto: quando se fala em questões de gênero na educação, o que está sendo debatido nesse projeto, trata-se de uma questão política. Foi por isso que passamos o projeto para análise na Comissão de Políticas Públicas. Trata-se de uma política pública do município adotar ou não as questões de gênero em sala de aula. O projeto virá ao plenário, é uma questão política a ser debatida na Casa. Na nossa comissão, temos cinco vereadores. Sou apenas um membro da comissão. Tento trazer essas questões, com todo respeito a quem pensa diferente. Dentro dessa emenda relativa a palavra “gênero”, há uma questão de relevância política. Penso que não deveria ser acrescentada emenda na Comissão de Justiça e Redação, pois é algo referente a políticas públicas do município. Outra coisa importante, é ressaltar que, independentemente, de posições favoráveis ou contrárias à política de gênero nas escolas, ninguém é criminoso por posicionar-se de uma forma ou de outra em relação à ideologia de gênero nas escolas. Não é crime, não é ilegal. Isso é parte da sociedade, da sociedade em que estão as pessoas a quem vamos buscar votos durantes as eleições. Deixo claro que sempre respeito a forma de amar de cada um. A única coisa que não respeito é a forma de praticar crimes, de roubar, de traficar, de matar, mas nunca a orientação sexual das pessoas. Penso que retirar ou não a palavra “gênero” do projeto não tem a ver com legalidade, mas com políticas públicas”, avaliou.

Ideologia de gênero é questão política

Nas Explicações Pessoais, reiterou sua posição sobre o projeto relativo ao Plano Nacional de Educação, lembrando que o parlamento é sempre político. A comissão é um colegiado de cinco membros, sem ofender a ninguém, respeito a todos os vereadores, mas uma discussão tem de sempre vir ao plenário. A Comissão de Justiça e Redação fez a coisa certa, sempre cabe o contraditório. Sou da base aliada, mas já disse aqui que não importa quem faça, vou me posicionar. Temos um Procurador na Casa que nos orienta, nos acompanha na Comissão. Se ele, mesmo, fizer alguma besteira, não deixo de pedir a cabeça dele, também. E, por fim, desculpem-me se fui deselegante algum colega Vereador. Para fazer qualquer coisa nesta Casa, precisamos do apoio da maioria, sempre”, destacou.

Investimentos do Governo Estadualno município

Ao finalizar, Binga ressaltou as boas obras do Governo Beto Richa (PSDB) ao município, entre elas, a triplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel e a Delegacia Cidadã. “O governo do Beto fez um grande feito na segurança pública, em especial, também, valorizando os policiais, investindo em armas, coletes, viaturas, contratações. Sempre é bom lembrar que nossa população estaria numa situação muito desassistida se não contasse com uma polícia fortemente armada. A Polícia Militar do Paraná tem feito um grande trabalho. Agradeço aos vereadores que se posicionam, também, pró-Guarda-Municipal. Felizmente, temos a Guarda, que, mesmo sem tantos recursos como gostaríamos, tem feito um ótimo trabalho, também. Se não tivéssemos todos os investimentos possíveis na Guarda, na PM, na Polícia Civil, as famílias do município e do estado poderiam estar numa situação semelhante ao flagelo visto no Rio de Janeiro”, encerrou.

 

Presidente Marcinho parabeniza atleta pinhaiense pelo título de Campeã Brasileira de Taekwondo

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), parabeniza a atleta pinhaiense Julia Berbert de Lucena, de 11 anos, tetracampeão paranaense e campeã brasileira de Taekwondo. Julia alcançou, recentemente, na categoria infantil, o título de Campeã Brasileira durante Campeonato Brasileiro de Menores, em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 8 e 10 de junho. “Meus parabéns pelo merecido título. Mais um motivo de orgulho para nossa cidade contarmos com uma atleta de destaque estadual e, agora, nacional, que ainda alcançará muito mais conquistas, contando com apenas onze anos. A Julia recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, aliás. A atleta é um grande talento. Assim como ela, a Prefeitura tem incentivado o esporte a outros jovens e crianças, afinal, através do esporte abrem-se inúmeras oportunidades, trazendo novas perspectivas de um futuro melhor”, congratulou.

Importância do Esporte

Marcinho aproveitou para ressaltar a importância do esporte como meio de manter as crianças e os jovens longe das drogas. “O esporte é sem dúvida um grande aliado no combate às drogas. Temos sempre que pensar em políticas públicas que combatam esse mal e o investimento em esporte é uma importante ferramenta. Pinhais tem feito a sua parte. Aqui no município apoiamos e incentivamos a prática de esportes”, sublinhou.

 

Carlinhos do Eliza afirma que mais médicos serão contratados para agilizar atendimento na UPA 24 horas

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) comentou na tribuna que foi um dos vereadores procurados por munícipes com reclamações sobre a demora nas filas de atendimento da UPA 24 horas. “Conversei com a Secretária de Saúde, Adriana, e ela me disse que estão faltando médicos na UPA. Há dois deles que se aposentaram, duas que estão grávidas e outros dois que saíram do Programa Mais Médicos. Outra questão, é o fato de quase 30% dos atendimentos na UPA serem de pessoas de fora do município. O que aumenta o tempo de espera nas filas. Na segunda-feira, ontem, dia de maior demora, acontece sempre uma situação de maior movimento, por conta do final de semana, quando as crianças saem mais e pegam gripes e resfriados, pessoas bebem mais, acontecem mais acidentes, enfim, um dia propício para o aumento da demanda. Mas a Secretária me garantiu que já está providenciando a contratação de mais médicos. Também disse-me que vai remanejar a equipe de terça-feira para a segunda-feira, dia de maior movimento. Apesar dos problemas, vale lembrar que a UPA de nosso município foi elogiada em programação da Rádio Caiobá FM na semana passada, enquanto falava-se dos problemas das UPAS de municípios vizinhos”, colocou.

Recorde de desaprovação do Governo Temer

O Governo Temer e o elevado índice de reprovação, de 82%, foi mencionado pelo parlamentar. “A desaprovação do governo Temer bate todos os recordes. No último levantamento, chegou a 82% de desaprovação, classificando-o como “péssimo”. No auge da desaprovação, a Dilma foi até 71%. Estamos diante de um governo falido, quebrado, com denúncias de corrupção, a filha do Temer está sendo investigada. Faltam seis meses para acabar esse governo e o Temer nem será candidato à reeleição, tal é a dificuldade em obter aprovação popular. Enfim, esperar o quê desse governo? Interessante é que, quando se tratava do Governo Dilma, tantos entre a população foram às ruas pedir a saída dela, fizeram panelaços, também. Conseguiram, enfim, expulsar a Dilma do Palácio do Planalto. Mas este governo não dá sinais de deslanchar, não há atração de investimentos, o desemprego não diminuiu, em suma, está paralisado em todas as áreas. Dentro de menos de quatro meses, teremos eleições presidenciais. É hora de pensarmos em quem já fez o quê. Temos, como eleitores, de colocar gente nova na política e eleger gente que queira trabalhar e fazer as mudanças que o país precisa”, defendeu.

 

Tavinho fala de boa notícia sobre criação do Sistema Único de Segurança Pública

O Vereador Tavinho (PT) abordou na tribuna a boa notícia da aprovação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), projeto que unifica todas as polícias do país, garantindo uma unidade à segurança pública em nível nacional. “Finalmente, uma boa notícia de Brasília. Foi assinado o acordo para integração da segurança pública, unificando as polícias militares, as polícias civis, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal. Cada polícia em cada estado tinha um modo diferente e desintegrado de atuação. O SUSP permitirá a integração do trabalho de todas as polícias e o compartilhamento de informações para que atuem de forma integrada, facilitando o combate à criminalidade. O Rio infelizmente já perdeu o controle da segurança pública. Esse projeto do SUSP veio em boa hora, a fim de evitar o caos nos demais estados”, pontuou.

Demora no atendimento da UPA 24 horas

O parlamentar ainda comentou sobre a demora no atendimento na UPA 24 horas, verificada na segunda-feira (11), tendo sido motivo de reclamação de munícipes aos vereadores. “Conversei, também, com o Secretário de Governo Ricardo Pinheiro. Na segunda-feira, tive de ir à UPA buscar uma pessoa que estava com criança doente, tendo precisado de atendimento lá. Essa criança, em razão de estar com 40 graus de febre, foi logo atendida, pois, em tal estado, há riscos de convulsão. Mas, verifiquei que os demais usuários encontravam-se há horas na fila para o atendimento, realmente, desde a manhã até à noite aguardando sua vez. Sabemos que a administração do Hospital Municipal é terceirizada, cabe a nós, vereadores, verificar os motivos da demora nas filas. O Secretário Ricardo disse-me que novos médicos serão contratados, e que a demora se deu, também, em razão da falta de médicos, por razões diversas como licença-maternidade de duas médicas e outros”, colocou.

Ideologia de gênero

Sobre o polêmico projeto do Plano Nacional de Educação, Tavinho comentou que deverá prevalecer o consenso. “Aqui é uma Casa de Leis em que deve prevalecer a democracia, o consenso. Que prevaleça, assim, a vontade da maioria. Esta Casa nunca se esquivou de sua responsabilidade de debater questões importantes, cruciais ao município”, considerou.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress