quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 10/10/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 10/10/2017

por Vanessa Martins de Souza

Airton Silva critica abordagem do ‘Fantástico’ em polêmicas sobre obras de arte e ideologia de gênero

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC), dando continuidade a sua ênfase na defesa da família e dos valores cristãos, criticou a reportagem do programa dominical ‘Fantástico’, veiculada no domingo (08/10). A reportagem abordou a polêmica em torno das recentes exposições supostamente artísticas ‘Queermuseu’, em Porto Alegre, e a performance ‘La Bête’, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, bem como a repercussão pública negativa que estas obtiveram. “O Fantástico lamentavelmente fez uma reportagem totalmente parcial, direcionada a agradar a quem não concorda com o boicote a essas manifestações ditas artísticas. Entrevistou apenas pessoas que se posicionaram contra o boicote e as manifestações de repúdio da população. Em toda reportagem, para que seja ética e isenta, é preciso ouvir os dois lados da questão, o que não foi feito”, criticou.

Brinquedos sem distinção de gênero

O programa da Rede Globo ainda fez outra matéria em favor da ideologia de gênero na educação das crianças, defendendo que as mesmas devem ser educadas sem distinção de gênero em relação a brinquedos e brincadeiras. “Um dos casais entrevistados, educava as crianças de modo tradicional, com brincadeiras distintas para meninos e meninas. O outro, deixava o filho brincar com brinquedos que ele quisesse, inclusive, de meninas. A especialista entrevistada emitiu opinião favorável apenas ao casal que não fazia distinção de gênero quanto aos brinquedos. Ou seja, claramente a matéria defendeu o uso da ideologia de gênero na educação infantil. Colocando-a como a maneira correta de se educar uma criança”, indignou-se.

Intolerância religiosa

Ainda no ‘Fantástico’, ao abordar a intolerância religiosa, a reportagem veiculou um flagrante de um traficante de drogas supostamente evangélico cometendo ato de intolerância contra umbandistas. “Salientou-se esse ato de intolerância justo de um traficante supostamente evangélico, como quem diz, até traficante está representando os evangélicos. A ideia transmitida é a de que o problema está com os evangélicos, que seriam intolerantes. Porém, vimos, recentemente, na exposição ‘Queermuseu’, imagens de desrespeito e avacalhação a símbolos religiosos católicos e a família, colocados como obras de arte. Assim como a cena do MAM, em que uma criança incentivada a tocar um homem nu, a pretexto de que aquele ato faria parte de uma obra de arte interativa. Só que, quando um menino vai tocar sanfona na rua acompanhado da mãe, conforme vimos em vídeo nas redes sociais, o Conselho Tutelar é acionado e impede que o mesmo continue tocando, alegando que é exploração de trabalho infantil. Por que os órgãos de proteção a criança não forma ao MAM ver o que acontece lá dentro com as crianças? No ‘Queermuseu’, houve obras de incentivo a pedofilia e zoofilia. Mas, artistas famosos disseram ao ‘Fantástico’ que não há nada demais nessas expressões artísticas e que está havendo censura. Enfim, artistas globais incentivam coisas como essas, de conteúdo pedófilo e de zoofilia. O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, proibiu a performance ‘La Bête’ em um museu da cidade, e o que fez o Fantástico? Pintou-o como culpado, antidemocrático. Temos de tomar posição perante a esses descalabros travestidos de arte, porque há valores que estão sendo invertidos completamente, afrontando a moral vigente em nossa sociedade. A revista Veja, na edição do último dia 4, detonou os evangélicos. A mídia critica duramente as religiões evangélicas. Mas, nós, evangélicos, fazemos um trabalho social o qual não se dá destaque, que é ajudar as pessoas a saírem das drogas, da criminalidade. Hoje, já somos 1/3 da população brasileira”, colocou.

Seminário sobre Direitos Humanos

Nas Explicações Pessoais, Airton ressaltou o Seminário realizado no município, na segunda-feira (09/10) sobre Direitos Humanos e Segurança Pública. “Vieram cerca de 300 policiais militares, entre cadetes e sargentos da Academia do Guatupê. Dentre os palestrantes, havia uma Coronel da PM que falou sobre Direitos Humanos e o Policial Militar, que também tem que ter seus direitos garantidos. Um assunto muito pertinente, porque tivemos, desde o dia 4 deste mês, o julgamento no tribunal de júri onde foram julgados treze policiais militares. No momento em que vivemos, temos que dar apoio aos nossos policiais, porque aumentou muito a criminalidade. Foi feita a justiça aos policiais militares, foram absolvidos pelo júri”, acrescentou.

Dia dos Professores

O Dia dos Professores, em 15 de outubro, foi lembrado por Airton. “Parabéns a todos os professores, que desenvolvem a árdua tarefa de educar. Atualmente, está mais difícil ser professor. Há alunos que até batem nos professores, não se respeita mais ninguém. A legislação atual é culpada, tem responsabilidade nisso, pois passa a mão na cabeça de menores infratores. É tarefa dos pais educar seus filhos para que eles não cheguem à sala de aula cometendo agressões e desrespeito. O professor, atualmente, não pode nem repreender o aluno, mas os alunos podem bater nele. Enfim, estamos numa era de inversão de valores”, concluiu

 

Tavinho agradece Secretário de Urbanismo por reunião com vereadores

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) foi à tribuna, nas Explicações Pessoais, para agradecer publicamente ao Secretário Municipal de Urbanismo, Euler, e a aos servidores Emerson e Ricardo, pela reunião com vereadores da Casa, na data desta sessão, terça-feira (10/10). “Foi muito boa essa oportunidade de conversarmos. Quando cobramos bom atendimento na Secretaria, não é apenas do Secretário, mas dos servidores que atendem ao público. Na verdade, essa é uma cobrança que não vem de nós, vereadores, mas do povo, que nos cobra. Enfim, foi uma reunião proveitosa, esclarecemos diversos pontos”, agradeceu.

Boicote ao ‘Fantástico’

A reportagem do programa televisivo ‘Fantástico’, no domingo (08/10), também recebeu comentários indignados do petista. “Nós, que defendemos que nossos filhos sejam educados com honradez, ficamos indignados com a cobertura do Fantástico sobre as exposições ditas de arte. Tenho visto nas redes sociais o povo defendendo boicote à Rede Globo, na hora do Fantástico, em especial”, pontuou.

Dia dos Professores

Por ocasião do Dia dos Professores, comemorado no domingo, dia 15, Tavinho deixou sua homenagem. “A educação é a base de tudo. Sou do tempo em que alunos que se comportavam mal, levavam palmada na mão, puxões de orelha. Sou grato aos professores que tive por terem me ensinado a ser uma pessoa um pouco melhor. Acredito que professores devem ser valorizados todos os dias, e, não apenas, numa data especial”, congratulou.

 

Vereador Binga homenageia professores e reforça solução para o País via educação de qualidade

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) abriu seu discurso, no Grande Expediente, valorizando os professores, ao lembrar do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. “Parabenizo a todos os professores deste país, do nosso estado e, em especial, aos de Pinhais. Costumo sair muito pouco de Pinhais, vivo muito aqui, respiro esta cidade, assim, convivo muito com o povo daqui. Isso me faz lembrar que, a cada dia, nós, pais, devemos valorizar mais os professores que educam nossos filhos, nossos netos. Temos visto, atualmente, pais jogarem, equivocadamente a reponsabilidade da educação dos filhos para os professores de modo integral, deixando unicamente nas mãos do estado, do município, a tarefa de educá-los plenamente. Os professores desta cidade são fantásticos, cumprem seu dever com dedicação e profissionalismo. Peço a Deus que os governos, em todas as esferas de poder, passem a valorizar mais os professores. Do mesmo jeito em que aqui eles são valorizados. Nossa cidade melhorou muito na área de educação, evoluiu e tem evoluído, e isso se reflete na conduta da população. Tantos professores que já passaram por aqui e educaram nosso povo. Ao olharmos com firmeza para a educação, concluímos que apenas ela constrói um país melhor, de pessoas melhores. Pinhais tem sido uma cidade que sabe disso e investe, valoriza a educação”, valorizou.

Copa Pinhais

Binga parabenizou, também, ao Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Bruno, pela realização da Copa Pinhais. “Mais uma bela Copa sendo realizada. Na nossa cidade, o esporte está indo bem. Temos tantos espaços públicos para a prática esportiva, redes qualificadas. Isso é um grande mérito da secretaria. Os esportes, inegavelmente, exercem um papel fundamental na inclusão social. Nosso Poder Municipal tem investido nos esportes com campeonatos e espaços públicos, equipamentos como o Ginásio Poliesportivo, e outros. Só não enxerga quem não quer”, afirmou.

Verticalização da Avenida Iraí

“Somos o parachoque do povo. Tudo recai sobre nós, o que vem da população. É claro que aceitamos as determinações da Secretaria, mas esta cidade cresceu como um relâmpago, de modo acelerado, do ano 2000 para cá. Tenho falado com o Vereador Renan que é preciso verticalizar a Avenida Iraí para o limite de oito andares nas edificações. É uma via comercial. Vai gerar empregos, renda, impostos, vai valorizar aquele polo comercial, valorizar os imóveis. Já conversei com o secretário Euler sobre essa proposta. Gostei do posicionamento desta Casa hoje na reunião com o Secretário. Temos de ter uma posição. Meus parabéns ao Presidente da Casa, Vereador Marcinho, pela postura durante a reunião e pela iniciativa de convidar o Secretário para conversar conosco. Creio que saímos fortalecido dessa reunião”, considerou.

Cidadão Honorário

Finalizando seu discurso, Binga disse que gostou da iniciativa do Vereador Airton Silva (PSC) de apresentar projeto de Título de Cidadão Honorário ao ex-Deputado Ratinho Jr., atual Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano. “Parabéns, Airton. O Secretário é merecedor do Título. Tem trazido muitas verbas, feito muito por Pinhais. Esses R$ 10 milhões de financiamento obtidos pelo município junto ao Governo do Estado foram via SEDU, a Secretaria comandada pelo Ratinho Júnior. Esse montante deverá bancar obras de calçadas, pavimentação, ciclovias, compra de maquinário. O Ratinho Júnior já trouxe emendas parlamentares, ajudou na instalação das câmeras de monitoramento da Guarda Municipal, nos investimentos no Ceart – Centro de Artesanato. Queria, até, ter assinado esse projeto junto”, pontuou.

 

Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário defende direitos humanos dos policiais no combate ao crime

vereador arnaldo

Na sessão em plenário da terça-feira (10/10), o Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) contou sobre sua visita à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, para conhecer o trabalho de assistência social que a entidade faz em parceria com a Polícia Militar do Paraná. “É um maravilhoso trabalho com doações destinadas a crianças carentes. O Capitão Lúcio, da PM, tem se empenhado também à frente da segurança pública de nossa cidade. Aliás, lembrando do julgamento encerrado no Tribunal do Júri dos treze policiais militares, estes foram absolvidos pelo júri popular, felizmente. Não sei qual seria a imagem que a Polícia Militar ficaria se os policiais fossem condenados. A segurança pública é dever do estado, mas os policiais encontram-se numa situação delicada ao lidar com bandidos, uma vez que, ao se defenderem dos mesmos, têm de tomar todo cuidado para não serem acusados de abusos na ação, ao pegarem uma arma. É muito complicado para os policiais, pois eles são atacados pelos marginais, mas não podem se defender com contundência sob pena de serem acusados de terem extrapolado na conduta. Vários policiais têm ido a julgamento em decorrência desse impasse. Nós, aqui da Casa, já pedimos apoio para reforço à segurança pública junto ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita. Tanto o Coronel Ramos, como o Capitão Lúcio, têm feito um brilhante trabalho em parceria com a Guarda Municipal. Nossa cidade está em boas mãos”, reconheceu.

Reunião produtiva com Secretário

A reunião realizada na terça-feira (10/10) entre os vereadores e o Secretário Municipal de Urbanismo, Euler, e que contou ainda com a participação da Vice-Prefeita Rosa Maria (PROS), foi ressaltada. “Hoje, à tarde, estivemos em reunião com o Secretário para apararmos arestas, buscarmos esclarecimentos e tirarmos dúvidas. Foi bastante produtiva. Entre os assuntos abordados, está a consulta comercial online, que já está disponível no site da Prefeitura, a qual os locatários de imóveis comerciais posem fazer. O Secretário recomendou essa consulta prévia pelo site da Prefeitura antes do locatário locar o imóvel, a fim de que verifique a situação deste em relação a alvarás e outras questões burocráticas importantes. Assim, o empreendedor previne-se de investir em imóvel irregular, evitando muitos incômodos posteriores e de responsabilizar a Secretaria pelos contratempos. Sabemos que o Poder Executivo Municipal tem se empenhado nesse trabalho. Também, pedimos, na reunião, um mutirão para liberação de alvarás, a fim de agilizar o processo”, contou.

Reparos em ponte na Rodovia João Leopoldo Jacomel

Arnaldo agradeceu, nas Explicações Pessoais, ao Secretário Municipal de Obras, Mário Stier, pelas providências tomadas em relação a buraco encontrado pelo vereador em cima de uma ponte na Rodovia João Leopoldo Jacomel. “Na quinta-feira passada, verifiquei o buraco, estacionei para fotografá-lo e enviar fotos à Secretaria. Debaixo da ponte, já se formava uma erosão. Barraram dos dois lados as passagens de pedestres. Eles estavam fazendo a travessia pelo asfalto. Liguei ao Secretário e pedi o conserto em regime de urgência. Pensei que seria encaminhado ofício ao Governo do Estado, já que a Rodovia é de responsabilidade do Governo Estadual. Mas, hoje, verifiquei que uma empresa já estava fazendo o reparo na ponte. A Secretaria explicou-me que a própria Prefeitura contratou empresa terceirizada para fazer o conserto. Pedi na quinta-feira e, hoje, terça, já fui atendido. Obrigado”, agradeceu.

 

Carlinhos do Eliza lamenta pedido de alvará negado à empresa de Curitiba, que deverá optar por Colombo

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) teceu alguns comentários sobre o impasse com a Secretaria Municipal de Urbanismo. “Infelizmente, não pude estar na reunião de hoje com o Secretário e a Vice-Prefeita Rosa Maria, por já contar com outro compromisso. Mas tenho acompanhado a questão. Ontem, por exemplo, estive na Secretaria em razão da negativa recebida por uma empresa de Curitiba, do ramo de alimentação, mais especificamente de pão-de-queijo. Esta empresa queria instalar uma unidade aqui em Pinhais. Mas recebeu uma negativa da Secretaria, que não liberou alvará para o ponto comercial definido. A alegação é a de que o bairro escolhido, de acordo com a legislação, não comporta a instalação de empresas. Esta é terceira empresa de fora que deixa de instalar-se em Pinhais por não conseguir autorização da Secretaria. No caso desta empresa de pão-de-queijo, foi decidido que irá instalar-se em Colombo, no lugar de Pinhais. Lamentavelmente, perdemos mais uma empresa. É importantíssimo que votemos uma nova legislação referentes a essas questões. É de suma importância, sob pena de continuarmos perdendo investimentos para municípios vizinhos”, alertou.

Luizão no PRB

O parlamentar ainda anunciou uma novidade referente ao ex-Prefeito Luizão Goulart que, até há pouco tempo, encontrava-se sem partido, após sua desfiliação do PT. “O ex-prefeito já encontrou um novo partido: o PRB. Vale lembrar que, quando Lula e Dilma estavam no poder federal e o Luizão era Prefeito, Pinhais recebeu muitas verbas federais. Isso possibilitou a execução de muitas obras, programas e projetos ao nosso município. Atualmente, com o Governo Temer, não temos mais recebido verbas federais. Não por uma questão partidária, mas porque o Temer tem cortado as verbas, mesmo. O Luizão soube aproveitar o bom momento à época em que o PT estava no poder, e também por conta de seu bom relacionamento com os então Governos Lula e Dilma, conseguindo trazer verbas para cá. Desejo boa sorte ao Luizão, que seja reconhecido como uma liderança em toda Região Metropolitana e seja eleito Deputado Federal. Tenho certeza que será eleito Deputado e fará um bom mandato, defendendo os interesses de Pinhais e de toda Região Metropolitana, conforme sua plataforma de campanha”, elogiou.

Festa beneficente do Dia das Crianças

Vereador Carlinhos do Eliza destacou a realização de mais uma festa das crianças, que aconteceu no dia 08/10, em frente ao Supermercado Eliza. “O evento contou com a participação de mais de 1000 pessoas, entre crianças e adultos. Teve a distribuição de muitos doces e brinquedos, além dos cantores de rap Iten 9 e Ted Banda, que animaram a festa. Também teve a presença de palhaços e do Professor da Academia Quebradeira, Will Bonito. Agradeço ao proprietário do Supermercado Eliza por ajudar na realização da festa e a todos os demais colaboradores e voluntários, que garantiram um incrível dia aos presentes”, finalizou.

 

Presidente Marcinho revela satisfação com reunião entre vereadores e Secretário de Urbanismo

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), destacou a reunião realizada na terça (10/10), data da sessão em plenário, entre vereadores e o Secretário Municipal de Urbanismo, Euler. A Vice-Prefeita Rosa Maria também participou da reunião, marcada para horário anterior à sessão. Na sequência, inclusive, a Vice-Prefeita foi convidada a acompanhar a sessão, compondo a Mesa-Diretora da Câmara Municipal. “Marcamos esta reunião com o Secretário justamente para esclarecermos diversos pontos que têm gerado impasse na liberação de alvarás para o comércio e empreendimentos, assim como tratar de outras questões relevantes ao Urbanismo. Foi muito satisfatório o encontro. Conversamos com o Secretário, a Vice-Prefeita e mais dois servidores, buscando esclarecimentos. Esta Casa, ao mesmo tempo em que é parceira do Poder Executivo Municipal, constitui-se em um poder independente, e deve se posicionar na defesa dos interesses da comunidade. Todos nós, vereadores, temos um mandato a zelar e estamos aqui para corresponder aos anseios da população, no sentido e dar um respaldo as suas demandas”, pontuou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress