quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 05/07/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 05/07/2016

por Vanessa Martins de Souza

Airton enaltece homenageados com Título de Cidadão Honorário e Moção de Louvor

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) enalteceu aos homenageados com Título de Cidadão Honorário de Pinhais concedido pela Câmara Municipal em sessão-solene, realizada na Câmara, na sexta feira (01/07). Bem como a homenageada com Moção de Louvor durante a sessão a Sra. Vaneli. “Foram títulos muito merecidos. É importante valorizarmos pessoas que trabalham pela comunidade. As Igrejas cumprem um papel de fundamental importância à nossa sociedade, na medida em que, através da missão evangelizadora, ajudam a fortalecer as famílias, a sociedade, a resgatar pessoas que estão desencaminhadas no submundo do álcool, drogas e violência, além das boas parcerias na área social. Precisamos honrar o trabalho dessas pessoas que contribuem em muito para o bem-estar de nossa comunidade”, valorizou.

Candidatos a vereador despreparados

Sobre as eleições municipais, o vereador observou que há candidatos e candidatas a vereador que demonstram sequer ter conhecimento sobre o Regimento Interno da Casa. Pessoas criticando com alegações mentirosas que os Vereadores em Pinhais ganham jetons para sessão extraordinária e sessão solene. “Teremos candidatos a vereador que revelam desconhecimento sobre a diferença de uma sessão-solene e de uma sessão-extraordinária. O que me impressiona e que estes comentários partem de presidente de partido, inclusive, falando besteira sobre as normas de funcionamento desta Casa. No mínimo, precisam estudar o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município”, comentou.

Decisão do STF beneficia traficantes

Airton ainda lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que praticamente legaliza a profissão de traficante de drogas e acaba promovendo o aumento da quantidade de pessoas recrutadas pelo tráfico. “Lamentável a decisão do STF, que ao invés editar leis que combatam o tráfico de drogas, toma decisões que facilitam a comercialização. Quando se trata de réu primário, o STF decidiu que este pode ser liberado no máximo em três meses da prisão. Essa decisão absurda vai aumentar o tráfico de drogas quando a pessoa for ré primária. Precisamos estar atentos às decisões como estas que tem como único objetivo esvaziar as prisões e indo na contramão do combate ao tráfico de drogas”, lamentou.

Clima eleitoral acirrado

Ao final, o parlamentar demonstrou preocupação com o clima em ano eleitoral, por conta de pessoas que são pré-candidatos ao legislativo e executivo que só se preocupam denegrir a imagem de seus adversários políticos. “Sempre digo que há espaço para todos. Não precisamos fazer teatro e prejudicar ao próximo com mentiras, usando os meios de comunicação e redes sociais para falar mentiras. Devemos respeitar nossos adversários políticos, cada um tem seu espaço na comunidade. Não preciso derrubar o próximo para que eu suba”, criticou.

 

Vereadora Rosa Maria fala sobre certificado ISO 18091 de qualificação dos servidores recebido por Pinhais

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) comentou o reconhecimento recebido por Pinhais a partir do Certificado ISO 18091. Segundo a parlamentar, é motivo de comemoração, uma vez que o município é o primeiro da América Latina a recebê-lo. “Trata-se de um reconhecimento da qualificação do nosso corpo de servidores. Acompanhei todo o processo de seleção, desde a vinda das equipes de Brasília que acompanharam de perto o nosso trabalho. Realmente, Pinhais demonstra grande preocupação com a qualificação de nossos servidores, afinal são muito competentes e comprometidos em fazer um grande trabalho. Esse certificado envolve indicadores que apontam pontos fortes e fracos. As equipes envolveram-se no trabalho, mas quem ganha é a população, pois quando os servidores e sua qualificação são tratados com seriedade, tornam-se muito mais eficientes na execução dos serviços. Parabéns ao Secretário Edson Gelinski, aos demais secretários(as), ao Prefeito e à vice-Prefeita, que revelam, mesmo ao final da segunda gestão, que são capazes de sempre nos trazer boas novidades”, parabenizou.

Rosa Maria exaltou ainda a entrega de certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional para jovens no município. “Na semana passada, tive a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos certificados de cursos de qualificação profissional para jovens de 14 a 16 anos, ofertados em parceria do Centro da Juventude com o CIEE, para estágios. Os cursos ofertaram qualificação em várias modalidades, a fim de preparar esses jovens para o mercado de trabalho. Somente através da qualificação profissional poderemos garantir melhores oportunidades de emprego e renda”, enfatizou.

Alfabetização de adultos

A homenageada com Moção de Louvor durante a sessão, Vaneli de Fátima Meneghini Sakovinski, recebeu elogios da Vereadora. “A Vaneli é precursora da alfabetização de adultos no município. Aliás, na sexta-feira, o município formou mais uma turma de alfabetização de adultos. O poder público tem de demonstrar estar ciente de que se não houver investimentos em educação não resolveremos os problemas relacionados à segurança pública, violência urbana, saúde e tantos outros”, observou.

Títulos de Cidadão Honorário

A entrega de três Títulos de Cidadão Honorário do município a líderes religiosos também foi pontuada na tribuna pela parlamentar. “Foi uma belíssima sessão-solene na quinta-feira. Três grandes lideranças receberam uma merecida homenagem, revelando uma integração maravilhosa. Os três homenageados exercem um trabalho dignificante para fazer da nossa cidade um lugar melhor”, elogiou.

 

Gilberto elogia servidores da Casa por realização de sessão-solene

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT), na abertura de seu discurso, valorizou o trabalho dos servidores da Casa durante a sessão-solene de entrega de três Títulos de Cidadão Honorário do município, na sexta-feira (01): ao Pastor José de Jesus e aos Padres Arlindo Toneta e Dilsomar Bombazar. “Expresso aqui meus agradecimentos pelo grande trabalho de nossos servidores para a realização de mais uma sessão-solene de entrega de Títulos de Cidadão Honorário. E também meus parabéns aos homenageados. São munícipes de grande valor para o município. Três homens de Deus que prestam um importante auxílio às pessoas, a partir de um trabalho comunitário e também ao levar palavras de ensinamentos espirituais, de conforto, fé e esperança a tantas pessoas. Enfim, deixo uma saudação especial aqui aos homenageados”, saudou.

Falta de PMs no município

Quanto aos desafios na segurança pública do município, Gilberto ressaltou o aumento da criminalidade na cidade e a consequente reunião com a Coordenadora da Guarda Municipal, Major Iracema, pela manhã da terça-feira (05/07). “Estive na reunião para tomarmos providências no combate à criminalidade. Ficou acertado que iremos conversar com o Capitão Mendes, responsável pela PM no município, também. A Guarda Municipal tem feito mais do que seria de sua responsabilidade, em parceria com a PM. Mas precisamos aumentar o efetivo de policiais militares no município. Ainda não chegaram os novos PMs, ao contrário do que foi dito aqui na semana passada por um vereador. O Capitão Mendes nos confirmou que ainda não vieram mais PMs para a cidade. Com a crise econômica, o aumento do desemprego, e ainda a diminuição do número de policiais, enfrentamos um aumento da criminalidade. Esta Casa já enviou documento assinado por todos os vereadores à Secretaria de Estado da Segurança Pública pedindo pelo aumento do efetivo policial. Temos apenas 25, 26 PMs. Já tivemos quase 50 PMs em Pinhais. Essa diminuição tem surtido efeitos negativos, evidentemente”, colocou.

 

Tavinho alerta para necessidade de legislação que restrinja horários de transporte de cargas perigosas nas rodovias

vereador tavinho

Na sessão em plenário de terça-feira (05/07), o Vereador Tavinho (PT) disse, nas Explicações Pessoais, que participou de reunião pela manhã com a Major Iracema, Coordenadora da Guarda Municipal, para discutir medidas para reforçar a segurança pública no município. “Pinhais tem sofrido um aumento da criminalidade, com assaltos e roubos. O problema é que apenas a Guarda Municipal toma alguma atitude. Parabéns à nossa Guarda por estar buscando ações para reforço da segurança. Haja vista o número reduzido de guardas no município”, comentou.

Outro comentário foi sobre a tragédia ocorrida no domingo (03/07), na BR 277, que liga Curitiba ao Litoral, envolvendo a explosão de um caminhão que carregava combustível. “Essa tragédia na qual morreu o casal, e outras pessoas, é lamentável e poderia ter sido evitada. Caminhões com cargas perigosas deveriam transportar apenas em horários restritos. Deixo aqui a minha sugestão, a de que é preciso criar uma legislação que imponha restrições de horários para o transporte de cargas perigosas. Alguém terá de tomar providências em relação a isso, a fim de evitar novas tragédias em nossas rodovias”, sugeriu.

 

Vereador Passarinho homenageia líder comunitária Wanelli

vereador passarinho

O Vereador Airton Passarinho (PSDC) agradeceu na tribuna a presença da homenageada com Moção de Louvor de sua autoria, Wanelli de Fátima Meneghini Sakovinski. “Agradeço a presença da minha homenageada com Moção de Louvor e também os votos de todos os vereadores da Casa. Parabéns, Wanelli. Desejo sucesso em sua caminhada e que não esmoreça diante das dificuldades. Gosto de lembrar de um comentário do saudoso Trapalhão Dedé, quando da morte do colega Trapalhão, Zacharias. Dedé havia falado da tristeza de perder o colega Trapalhão e que, naquele dia de programa, não haveria ninguém para chamar no lugar do Zacharias, porque ninguém poderia substituí-lo. Você, Wanelli, é um talento único. Ninguém substitui você. Não posso fazer tudo, mas posso fazer algo. Sempre haverá aqueles que nos amam pelo que somos e outros que nos odiarão pelos mesmo motivos. Sucesso e felicidades. Que Deus te abençoe”, congratulou.

Certificação do PROERD

Na noite terça-feira (5), na Escola Municipal João Leopoldo Jacomel, localizada no bairro Weissópolis, foi realizada a última formação referente ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Além dos alunos que participaram das atividades promovidas por meio do programa, também prestigiaram o evento os familiares e amigos dos formandos.

Durante a solenidade de formatura, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, falou sobre a importância da família no processo de formação do cidadão. “Acredito que a inserção dos familiares neste processo é realmente fundamental. E os ensinamentos que os alunos receberam certamente ficarão marcados na vida deles. Por isso agradeço esta parceria que temos com a Polícia Militar”, comentou.

Para o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, esta formação vem em um período de transição dos alunos. “Neste ano os alunos celebram o último ano nesta escola e partem para as escolas estaduais e lá este trabalho terá continuidade. Mas sem dúvida as informações que receberam por meio do PROERD ensinaram a dizer não às drogas”, ressalta.

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Municipais de Pinhais, com alunos do 5º ano do ensino fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, por meio de uma metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião em que prestam o compromisso de se manterem afastados das drogas. “Parabenizo aos alunos da rede municipal de ensino de Pinhais pelo recebimento da certificação do PROERD. O assunto vem de encontro ao que difundimos durante toda a Semana de Prevenção ao Uso indevido de Drogas”, finalizou o Vareador Passarinho.

 

Silvio Star ressalta aprovação da LDO e justifica rejeição às emendas parlamentares por Comissão Interna

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS) parabenizou a Paróquia São Miguel Arcanjo pela bonita festa junina oferecida no final de semana. Ainda destacou a aprovação pela Casa, em segunda discussão, na data desta sessão, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017. “Quero destacar que a Comissão de Finanças, Fiscalização e Licitações, da qual participo, analisou todas as emendas apresentadas pelos vereadores. Rejeitamos algumas por não haver dotação orçamentária para as tais. Outras emendas, relacionam-se a propostas já contempladas pelo Poder Executivo, a exemplo da duplicação da Avenida Maria Antonieta, que acarretaria R$ 20 milhões em indenizações. Outra emenda rejeitada diz respeito à Praça Maria Antonieta, obra que já em execução, conforme verifiquei em visita com o prefeito no dia 1º. De julho. Enfim, se as emendas rejeitadas fossem aprovadas certamente comprometeriam recursos do município, por não haver previsão de dotação orçamentária para as referidas execuções”, esclareceu.

CRAS Oeste

O parlamentar ainda citou a construção do CRAS da Região Oeste, sugerida em emenda, mas que também já consta na previsão de obras da Prefeitura. “Esta foi mais uma emenda rejeitada pelo fato da obra já estar prevista pela Prefeitura”, justificou.

Silvio acrescentou que pede aos vereadores compreensão em relação às emendas rejeitadas pela Comissão. “Seriam emendas inviabilizadas se aprovadas por não haver recursos previstos no Orçamento. Não podemos aprovar emendas que comprometam os recursos do Orçamento”, enfatizou.

R$ 272 mil para a Guarda Municipal

Por fim, o Vereador salientou que, durante a sessão desta terça, a Casa aprovou por unanimidade a proposição de liberação de créditos no valor de R$ 272 mil para investimentos na Guarda Municipal, a partir da compra de vários equipamentos, a exemplo de uma unidade móvel, munição, armas e uniformes. “Estes investimentos também foram propostos por uma emenda parlamentar. Mas a Prefeitura adiantou-se e elaborou essa proposição que hoje aprovamos na Casa”, explicou.

 

Binga elogia homenageada com Moção de Louvor e trabalho das polícias e da Guarda Municipal

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) ressaltou, ao discursar nas Explicações Pessoais, os méritos da homenageada com Moção de Louvor, proposta pelo Vereador Airton Passarinho (PSDC) durante a sessão, a munícipe Vaneli de Fátima Meneghini Sakovinski. “A Vaneli é uma guerreira, faz mais do que muitos políticos pela população desta cidade. É uma cidadã que nos traz esperanças de um mundo melhor. Merece o respeito desta Casa. É uma lutadora. Vaneli, o mundo precisa de pessoas como você. Desejo-lhe sucesso e reconhecimento pelo seu trabalho na área social. Continue lutando, pois seu trabalho tem uma importância imensa”, parabenizou.

Guarda Municipal

Binga também mencionou a aprovação, pela Casa, da liberação de R$ 272 mil em recursos para investimentos na Guarda Municipal, durante a sessão. “Fico feliz por este dinheiro liberado para incrementar a atuação da Guarda. Mas não podemos deixar de reconhecer o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil no município. Tanto os policiais militares como os civis têm recebido seus vencimentos em dia. O governo do estado tem pago um salário decente para nossos policiais. Enquanto em outros estados, governadores não têm pago sequer os salários, gerando protestos dos policiais. E vale lembrar que são salários mais baixos que os pagos no Paraná. A Rone e a Rotan têm trabalhado muito, também. É claro que devemos glorificar o trabalho da Guarda. É uma conquista para o município. Mas gostaria de ressaltar, apenas, que as polícias civil e militar recebem um salário digno, de nível, no Paraná, em comparação a outros estados do país onde as polícias têm sido tratadas com descaso. Parabéns à nossa Guarda Municipal, também, que trabalha em parceria com as polícias. Minha expectativa é que nossos guardas municipais sejam cada vez mais valorizados e contem com um efetivo crescente a fim de que possam melhorar ainda mais sua atuação”, avaliou.

 

Vereadora Márcia Ferreira agradece requerimentos atendidos e destaca revitalização da Praça Maria Antonieta

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) agradeceu, em seu discurso, o executivo municipal pelo atendimento de vários de seus requerimentos e destaca a revitalização da Praça do Bairro Maria Antonieta. “Agradeço a Prefeitura de Pinhais pelo atendimento a um requerimento que protocolamos nos primeiros meses de mandato, no ano de 2013, solicitando a revitalização da Praça da Maria Antonieta. Uma reivindicação antiga dos moradores do nosso bairro que têm naquele local um importante espaço para lazer e convívio social. Agradeço também pelas obras em andamento que solicitei através de outros requerimentos, como a implantação da unidade de saúde no Planta Karla, a revitalização da Avenida Iraí, o Parque das Águas, a Unidade de Saúde do Weissopólis, já concluída, e também obras de acessibilidade nos prédios públicos e calçadas, além da demarcação de vagas para pessoas com deficiência e idosas. Apresentamos requerimentos também solicitando ciclovias e ciclofaixas em diversos pontos da cidade, dentre outras tantas solicitações que apresentamos, fruto das aspirações percebidas em diálogos com nossas comunidades e que irão proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossa população”, finalizou.

Norma ISO 18091

A vereadora parabenizou a Prefeitura de Pinhais pelo processo de implantação do ISO 18091. “Pinhais, de fato, tem uma grande qualidade no serviço público, fruto do comprometimento e da capacidade técnica de nossos servidores. Parabéns a todos servidores e servidoras da Prefeitura Municipal pelo seu trabalho de excelência, que possibilitará a nossa cidade essa importante certificação pela gestão de qualidade”, congratulou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress