Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Marcinho lembra que trabalho da Prefeitura continua com distribuição de mais 3 mil telhas

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), elogiou o trabalho da Prefeitura na força-tarefa criada para atendimento às vítimas das chuvas, que envolveu diversas secretarias, além da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do município. “Desde a última quinta-feira, dia 30, a Prefeitura tem realizado um trabalho envolvendo diversas Secretarias Municipais para atender as vítimas do temporal que deixou muitos estragos em Curitiba e Região Metropolitana. Em Pinhais, foram registradas 1.100 residências atingidas. Emergencialmente, a Prefeitura realizou a entrega de lonas para amenizar os estragos. Na sequência, foi feita a distribuição de telhas para as famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social. Um trabalho muito competente, que colaborou para minimizar o sofrimento das famílias atingidas”, salientou.

O pedetista acrescentou que, na terça-feira (3), a Prefeitura recebeu 3 mil telhas da Defesa Civil do Estado, que foram entregues no pátio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), de onde as equipes da Prefeitura saíram para realizar a entrega aos munícipes nos bairros mais atingidos. “Para agilizar ainda mais o processo para a aquisição de mais telhas, o Prefeitura decretou situação de emergência. Um trabalho que tem continuado após as chuvas. A entrega das telhas está sendo realizada para as famílias que têm cadastro na Secretaria Municipal de Assistência Social”, completou.

Doações às vítimas

O Presidente do Poder Legislativo Municipal ainda complementou que a Prefeitura está recebendo doações de colchões, cobertores, roupas de cama e telhas para ajudar as famílias do município. Quem quiser doar estes itens pode levar até a sede da Secretaria de Obras Públicas, localizada na Rua Carlos Drummond de Andrade, 166, no bairro Vargem Grande. Mais informações: (41) 3912-5118.

 

Vereador Carlinhos do Eliza agradece proprietário dos Supermercados Eliza por doações às vítimas das chuvas

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) parabenizou a Prefeitura, as secretarias de Obras, de Meio Ambiente, de Assistência Social, de Saúde, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do município pelo bom trabalho efetuado em decorrência dos estragos causados pelas chuvas. “Todos fizeram um trabalho conjunto, muito bem coordenado. Às seis horas da manhã, o Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, estava a postos atendendo os vereadores que ligavam pedindo recursos, como lonas e telhas Eternit. Parabéns a todos os envolvidos”, elogiou.

Ainda parabenizou ao empresário Cristóvão da Rosa, proprietário dos Supermercados Eliza, pela solidariedade prestada às vítimas das chuvas. “No sábado, o Cristóvão me chamou para uma reunião e perguntou o que precisávamos para ajudar as pessoas vitimadas pelas chuvas. Ele doou mais de 200 telhas Eternit à comunidade. Um homem de grande coração. Recebi ainda doações de materiais, lonas e alimentos. Fiz a logística para entrega. Foi muito bacana ver cada um fazendo sua parte no município para ajudar ao próximo. Meus parabéns pela solidariedade”, parabenizou.

REFIP 2019: de 28 de maio a 13 de setembro

Nas Explicações Pessoais, lembrou aos munícipes sobre o lançamento do REFIP – Programa de Recuperação Fiscal do Município de Pinhais – para refinanciamento das dívidas dos tributos. “O REFIP teve início no dia 28 de maio e vai até o dia 13 de setembro. Quem estiver com dívidas de tributos com a Prefeitura e quiser uma oportunidade de refinanciá-las, pode procurar a Secretaria de Urbanismo. Para pagamentos à vista, o abatimento nos juros é de 100%. Mas, a quitação pode ser parcelada em até 36 vezes”, lembrou.

 

Airton Silva destaca que obras de iluminação na Rodovia João Leopoldo Jacomel já foram iniciadas

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) destacou em seu discurso no Grande Expediente a visita que fez, na semana anterior, juntamente com os vereadores Binga, Filho e Zé Francisco, ao Departamento de Infraestrutura do Governo do Estado. O encontro teve o objetivo de reivindicar a iluminação da Avenida João Leopoldo Jacomel, no trecho que foi inaugurado. “A obra já foi iniciada. Começaram a fazer em parceria com a Prefeitura, pois, há necessidade de instalação de tubulação para evitar que roubem de novo. Tivemos uma boa recepção à proposta de municipalização da rodovia, o que será importante para nós, pois, o município poderá fazer as obras necessárias, fazer reparos, consertar estragos”, destacou.

Temporais: força-tarefa competente

O Vereador parabenizou a Prefeitura, as secretarias de Obras, de Meio Ambiente, de Assistência Social, de Saúde, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do município pela força-tarefa empreendida em razão dos estragos causados pelas chuvas. “Todos trabalharam muito bem. Cerca de 1 mil e 100 casas foram destelhadas e houve um atendimento eficiente a essas famílias”, avaliou.

Airton ainda valorizou o trabalho dos vereadores da Casa que, no mandato passado, aprovaram a cobrança de taxa para o Corpo dos Bombeiros. “Graças à taxa paga ao Corpo de Bombeiros, houve telhas e lonas estocadas para doação. A cobrança dessa taxa foi fruto de uma parceria desta Casa, que aprovou projeto para reequipar o Corpo de Bombeiros. A instituição dessa cobrança, aliás, tornou-se referência a outros municípios. Um valor mínimo, mas que favoreceu neste momento, um dinheiro bem aplicado”, considerou.

Obras de dragagem

Também salientou a importância da dragagem continuada dos três rios do município, que, durante as chuvas, apresentaram uma boa vazão, evitando estragos muitos maiores. “Houve um pouco de alagamentos no Weissópolis. Mas, a Prefeitura tem feito a sua parte, e quando os municípios vizinhos fizerem sua parte também, a situação vai melhorar mais, a exemplo dos bolsões no Moradias Palmital e Vargem Grande, que melhoraram as condições. A matéria do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais explicou muito bem, na coluna do Diretor, sobre o trabalho da Prefeitura. É importante que a população saiba o que tem sido feito”, colocou.

Investimentos no SUS

Na área de saúde, falou sobre as campanhas de vacinação do município, que estão sendo ampliadas. Bem como citou a ampliação dos postos de saúde, a exemplo das Unidades de Saúde do Tebas e do Esplanada, além da forma de atendimento que está sendo elaborada, a fim de melhorar o sistema ao usuário. “Com esse novo sistema que está sendo implantado, o usuário pode chegar a partir das sete horas da manhã, não precisa chegar de madrugada. Se for emergência, ele pode ser encaminhado à UPA. É importante que as pessoas estejam atentas aos horários de pico de atendimento na UPA, que são às segundas e terças-feiras, das dez horas ao meio-dia e das dezesseis horas às dezenove horas. Seria aconselhável que o usuário evitasse ir durante esses horários. É claro que, na medida do possível, pois, em certos casos, a doença não pode esperar. Mas, a UPA tem ficado sobrecarregada porque tem atendido o pessoal de Piraquara, que não tem nenhuma UPA, então, se puderem evitar os horários de pico nesses dois dias da semana, seria melhor”, sugeriu.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)