sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 04/04/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 04/04/2017

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Carlinhos do Eliza lança projeto que prevê a colocação de biombos nas casas lotéricas

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) abriu seu discurso agradecendo aos colegas vereadores pela aprovação por unanimidade, em primeira discussão, do projeto de lei, que assina a autoria junto com o Vereador Airton da Silva (PSC), prevendo a instalação de biombos nas casas lotéricas e estabelecimentos afins. “Este é um projeto relativo à segurança pública. O cidadão precisa dessa proteção nas casas lotéricas, a exemplo do que já acontece nas agências bancárias. A maioria dos pagamentos de boletos tem sido feita nas casas lotéricas. A instalação de biombos ajuda a evitar a criminalidade, garantindo a privacidade do cidadão ao efetuar suas transações monetárias. Obrigado aos colegas por reconhecerem essa necessidade”, agradeceu.

Novas diretrizes da Guarda Municipal

Carlinhos do Eliza parabenizou o presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), por fazer a reunião com o Diretor da Guarda Municipal, na terça (04/04). “O Superintendente Juarez e o Diretor Cancil, recém-nomeado para ajudar a resolver os desafios, demonstraram união de esforços para o enfrentamento da violência urbana na cidade. Um problema crônico, aliás, no país todo. O novo Diretor já tem trazido novas ideias, uma nova diretriz, a exemplo de colocar mais viaturas paradas nos sinaleiros e em pontos estratégicos. Já tem dado para ver a diferença de atuação da Guarda. Junto com o Capitão Lúcio, da PM, tem sido feito um excelente trabalho fazendo grandes operações em nosso município, mais blitz e participações junto com a comunidade entre outras atividades. A criminalidade em Pinhais tem sido um grande desafio. Na semana passada, tivemos um crime que destacou-se nacionalmente, inclusive. A polícia está elucidando esse crime. Isso é ruim para a imagem do município. Mas a nossa Guarda Municipal sempre foi referência na Região Metropolitana e com novas ideias e diretrizes, acredito que a situação vai melhorar. O Diretor Cancil foi nomeado para trazer novas diretrizes ao enfrentamento da violência no município”, sublinhou.

UPA 24 horas

“Na semana passada, fui juntamente com alguns Vereadores na Secretaria de Saúde, para entender a situação da nossa UPA. A Unidade tem feito cerca de 480 atendimentos diários, mais do que o dobro de sua capacidade. Dessa demanda, de 20% a 35% vem de pessoas do município vizinho. Piraquara já tem uma UPA pronta e está pestes a abri-la, o que desafogará a nossa UPA. Também têm vindo pessoas de outras localidades, como Colombo, Curitiba e São Jose dos Pinhais. Lamentavelmente, há municípios vizinhos da Região Metropolitana que tiveram suas respectivas UPAs fechadas, sobrecarregando Pinhais. A Secretária falou que deverão ser contratados mais médicos, porém, o ideal é que os municípios vizinhos façam sua parte, investindo na abertura de UPAs”, assinalou.

 

Vereador Binga elogia mudança de foco em trabalho da Polícia Militar que intensifica proteção aos comerciantes

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) salientou, em seu discurso nas Explicações Pessoais, as mudanças nas diretrizes do trabalho da Polícia Militar no município. “O novo Capitão da PM de Pinhais, Capitão Lúcio, tem feito mudanças no estilo de enfrentamento à criminalidade. Reduziu o número de blitze e intensificou a atuação na proteção ao comércio da cidade. Uma decisão acertada, acredito, pois ao invés de ficar na cobrança de multas com as blitze, optou-se por dar proteção aos comerciantes. O cidadão não aguenta mais tirar de seu bolso para encher os cofres públicos sem retorno, seja por multas, ou taxas e impostos. Os comerciantes e empresários estão sobrecarregados com a pesada carga tributária desse país, que apenas retira dinheiro do contribuinte sem oferecer retorno adequado. Estamos num momento de crise econômica, ninguém está com dinheiro, nem o cidadão, nem os comerciantes. Quem está com dinheiro sobrando são os corruptos, como o Ex-Deputado Eduardo Cunha. Foi muito acertada essa decisão de focar na proteção ao comércio que precisa de apoio do poder público, ainda mais nesse momento de crise, para que possa continuar com suas portas abertas, apesar de tantos impostos cobrados e de serem alvo da criminalidade. Parabéns, Capitão Lúcio, pelo trabalho. Precisamos defender e proteger os comerciantes, os empreendedores, pessoas que geram empregos e renda, contra essa maré de impostos escorchantes, que dificultam a sobrevivência no mercado”, defendeu.

Futuro dos aposentados com reforma da Previdência

Ao comentar sobre a reforma da Previdência, Binga avaliou o descaso com os aposentados brasileiros. “É muito triste a situação dos aposentados e com essa reforma, ficará pior. Costumo dizer que ‘pai sem dinheiro, filho não visita’. Se essa reforma for aprovada, será uma vergonha. O cidadão trabalha a vida toda, praticamente, e quando se aposenta, conta com uma série de despesas, como luz, água, combustível. Imagine um idoso futuramente, se essa reforma for aprovada, como irá pagar aluguel, remédios? Considerando a saúde pública, que não tem dado conta da demanda por remédios nas farmácias populares, nem das vagas nos hospitais, o que será dos idosos no futuro? Hoje, já faltam, remédios básicos nas farmácias populares. Sem saúde pública e sem aposentadorias, cogito um futuro muito triste aos idosos. Preocupa-se com os animais abandonados nas ruas, atualmente, mas temo que, no futuro, se continuar assim, quem estará abandonado nas ruas serão os idosos, sem dinheiro para bancar suas despesas básicas, sem atendimento em saúde do poder público e sem aposentadoria”, alertou.

 

Vereador Tavinho valoriza projeto de declaração de utilidade pública ao Grupo Escoteiro Pingo D´Água

vereador tavinho

Nas Explicações Pessoais, o Vereador Tavinho (PT) parabenizou ao Vereador Zé Francisco (PMDB) pela iniciativa de proposição que concede declaração de utilidade pública ao Grupo Escoteiro Pingo D´ Água, aprovado por unanimidade durante esta sessão em plenário. “Parabéns, Vereador, é um reconhecimento muito justo ao Grupo de Escoteiros do município. O Movimento Escoteiro tem credibilidade de sobra para receber esse reconhecimento, por suas ações conhecidas e reconhecidas na comunidade. Apostamos na juventude, na formação de bons cidadãos e é isso que o movimento escoteiro faz. Brasília é uma vergonha e temos de contar com as novas gerações para mudar nosso país”, defendeu.

O parlamentar ainda agradeceu à Secretária de Saúde, Adriana, pelas explicações a respeito dos desafios na UPA 24 horas. “A UPA do município está sobrecarregada, com excesso de atendimentos, e de demanda por exames. Tem atendido o dobro de sua capacidade. Não vence a demanda, que aumentou, também pela crise econômica, que trouxe mais pessoas ao SUS, por não poderem pagar seus planos de saúde. A Secretaria tem feito o possível para que a saúde do município melhore, inclusive, a partir da contratação de mais médicos que está prevista”, pontuou.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo, também teve seu trabalho reconhecido pelo vereador. “Sempre quando pedimos socorro, com algum requerimento, o Secretário tem nos dado retorno. Obrigado pela atenção”, agradeceu.

Mudança de Direção da Guarda Municipal

Quanto à segurança pública, Tavinho enfatizou o bom trabalho da Guarda Municipal, que tem prontamente atendido a população neste momento de intensificação da criminalidade. “Estamos passando por um momento de crise, com mais roubos e assaltos no município. E a Guarda tem dado um retorno mais rápido que a Polícia Militar, que faz o que pode, mas tem as suas dificuldades. Assim, a Guarda termina por ficar sobrecarregada, mas acaba fazendo um trabalho mais atencioso com a população. A Direção da Guarda mudou a fim de enfrentar essa onda de violência com ações mais efetivas. Acredito que a criminalidade deverá diminuir com essas novas diretrizes”, considerou.

 

Renan Ceschin destaca realização da Semana Municipal de Conscientização do Autismo

vereador ceschin

O Vereador Renan Ceschin (PTN) lembrou, em seu discurso no Grande Expediente, da Semana Municipal de Conscientização do Transtorno Autista, Lei Municipal de sua autoria. “Iniciou nesta semana a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno Autista no município. No domingo, 2 de abril, foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Teremos uma semana de atividades e eventos no município. Ontem, por exemplo, houve um evento na FAPI – Faculdade de Pinhais, para mais de 400 pessoas. Foi um sucesso, contando com a participação das Secretárias de Saúde e de Educação do município, que deram um show ao palestrar. Também agradeço à presença dos vereadores Professora Cinéia, Carlinhos do Eliza e Zé Francisco, além do meu pai, Marcos Ceschin, que também palestrou no evento. Por fim, agradeço ao Diretor da FAPI, Fábio, e aos alunos e participantes do evento. Vamos combater o preconceito e lutar pela inclusão com conhecimento. Fiquei muito feliz, foi um evento digno do que esperávamos”, colocou.

Reunião para enfrentamento da criminalidade

O combate à criminalidade no município vem sendo abordado com atenção pelo poder público municipal, contou o vereador. Na terça-feira (04/04), antes da sessão em plenário, a Casa abrigou uma reunião com o Superintendente da Guarda Municipal, Juarez, para tratar do assunto. “Agora há pouco, saímos de uma reunião com o novo Superintendente da Guarda, que estuda soluções para conter a onda de violência no município. O Superintendente tem demonstrado vontade de resolver os problemas, pulso firme, enfim, estamos num momento delicado em relação à segurança pública. Como vereadores, vamos fiscalizar e torcer para que o melhor para nossa cidade seja feito”, comentou.

 

Notícias de Gabinete

Vereador Filho participa de inauguração da Pedra Fundamental do Colégio Adventista em Pinhais

filho

Foi lançada no dia 8 de março, a pedra fundamental da Escola Adventista de Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba. A cerimônia, que aconteceu no terreno das futuras instalações da escola, contou com a presença de lideranças administrativas dos escritórios da Igreja Adventista para o sul do Brasil e sul do Paraná, líderes de escolas adventistas, pastores e autoridades municipais, dentre elas o Vereador Filho.

Filho ressalta a importância de Pinhais ter uma das maiores instituições de ensino, com uma educação tradicional, que possui uma excelente grade curricular, ensina os princípios Cristãos, auxiliam no crescimento humano e social e, ao mesmo tempo, prepara nossas crianças para os dias atuais.

No encerramento da cerimônia, foram depositados na urna: uma Bíblia, uma edição do livro Educação, do livro Fundamentos da Educação Cristã, um jornal representando o dia do evento e o projeto arquitetônico do lugar.

A Escola Adventista de Pinhais será a 8º unidade da Rede Adventista na região administrada pela Associação Sul Paranaense e tem como previsão de início das aulas para fevereiro de 2018.

 

Professora Cineia elogia a parceria da Prefeitura com a UTFPR e enaltece o incentivo à leitura no Bosque Bordignon

vereadora cineia

Desde 2009, a cidade de Pinhais tem desenvolvido espaços para investir nas diversidades, como as Salas de Recursos Multifuncionais. No ano de 2016, estabeleceu a parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) afim de enriquecer a superdotação dos alunos assistidos nas Escolas Municipais Antônio Andrade e Felipe Zeni.

A Vereadora Professora Cineia (PROS) ressalta a importância do suporte que a Secretária de Educação juntamente com a UTFPR tem estabelecido à essas crianças, e ainda elogia o espaço. “As oficinas aparecem conforme a necessidade dos alunos vista pelos Professores, o que mostra uma atenção aos alunos da nossa rede Municipal, permitindo um crescimento. Enquanto profissional da área da educação, percebo a grande importância desses espaços no enriquecimento curricular dos alunos e gostaria de parabenizar a todos/as envolvidos nesse projeto e agradecer a UTFPR pela parceria”, destaca.

A importância da leitura nos ambientes públicos

Cineia enaltece o programa Projeto Literário. “A educação começa pela leitura, ela abre portas para novas possibilidades. Estimular isso dentro das escolas é importante, mas trazer para os munícipes em ambientes públicos demarca a valorização cultural da nossa população”, pontuou.

Recentemente a Prefeitura de Pinhais inaugurou o “Espaço Condá” no Bosque Municipal, e agora, através da realização do Projeto Literário, leva à população um programa de mais incentivo à leitura. O projeto, que acontecerá a cada 15 dias, permite à comunidade o empréstimo e/ou a troca de livros infantis ou de literatura por meio do contato com a natureza.

 

Renan Ceschin e FAPI promovem evento sobre a Síndrome do Espectro Autista

renan ceschin 01

No último dia 03/04, segunda-feira, foi realizado na Faculdade de Pinhais – FAPI um encontro onde o assunto abordado foi a Síndrome do Espectro Autista. O evento foi promovido pelo Vereador de Pinhais, Renan Ceschin, em parceria com a FAPI e os seus alunos, e teve como objetivo passar conhecimento sobre esta síndrome e acabar, de vez, com os preconceitos que a envolvem.

O auditório da faculdade contou com um público de 400 pessoas, que assistiram as palestras da Secretárias de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalo, Secretária de Educação, Andrea Franceschini, Pier Petruzziello, Vereador de Curitiba, e do Dr. Marcos Ceschin. “Agradeço ao Diretor da FAPI, Fábio, e aos alunos e participantes do evento. É muito importante que possamos combater o preconceito e lutar pela inclusão com conhecimento. Fiquei muito feliz, foi um evento digno do que esperávamos. Foi uma noite muito proveitosa e de muita informação”, colocou o Vereador Renan Ceschin.

 

Segurança Pública: com empenho de todos alcançaremos a proteção que os munícipes merecem

vereador arnaldo

Resultado atrás de resultados é o que temos visto por parte das forças de segurança de nossa cidade, a Policia Militar do Estado do Paraná e Guarda Municipal de Pinhais. Órgão avaliativo se pauta em números e estatísticas, e através disso tem deflagrado operações matinais e noturnas, tanto nos bairros quantos no terminal, já demostrando inequivocamente a redução da violência em Pinhais, e aqui nos referimos à violência em todos os âmbitos possíveis.

Quando falamos que está sendo feito a segurança com eficácia, nos referimos a um todo, como as viaturas, efetivo, equipamentos e dados e estatísticas, dados que são fornecidos pela própria população, através dos boletins registrados. Pinhais recepcionou e celebrou a chegada de 11 novos Policiais, aumentando o quadro operacional de militares. Ainda vimos a troca de Comando, passando a dirigir os guerreiros de nossa Cidade o Capitão Lúcio, que desde o início tem demonstrado garra para dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito, com a intensificação de rondas policiais e ações operacionais.

Já não bastassem tais fatos, temos hoje uma Guarda Municipal com qualificações suficientes para operar ao lado da Policia Militar, com os devidos preparos e equipamentos para o atendimento à população de Pinhais. Esta que também tem feito inúmeras operações para inibir os ilícitos, um exemplo é a operação Bom Dia, que conta com abordagens a ônibus e patrulhamentos no termina, bem como nas áreas de trânsito intenso de pedestres.

Sabemos que ainda há muito o que melhorar, mas as mudanças já são perceptíveis e palpáveis, e com muito esforço, por parte de todos nós, alcançaremos toda a proteção que os munícipes merecem. Parabéns a todos os guerreiros que fazem a nossa segurança.

TELEFONES ÚTEIS
POLICIA MILITAR 190
GUARDA MUNICIPAL 153 / 3912-5153
SIATE 190
SAMU 193
DEFESA CIVIL 3912-5799
DIQUE DENUNCIA 181

Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress