quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 02/08/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 02/08/2017

por Vanessa Martins de Souza

Vereadora Professora Cinéia ressalta Mutirão da Limpeza

cineia

A Vereadora Professora Cinéia (PROS) valorizou o Mutirão da Limpeza realizado nos dias 29 e 30 de julho. “No recesso, continuamos trabalhando e acompanhando o que acontece no município. Fui ao Mutirão da Limpeza realizado no final de semana e pude constatar o quanto é grandioso esse trabalho, perceber que a Prefeitura está atuante em cada bairro. No dia 19 próximo, teremos outro Mutirão, começando de novo no Weissópolis. Nesse Mutirão, descobri coisas interessantes. Não sabia como funcionava o crematório municipal, foi muito bacana”, comentou.

Escola Municipal Poty Lazzarotto

A Escola Municipal Poty Lazzarotto, de ensino integral, foi muito elogiada pela parlamentar. “Compareci à Feira do Projeto GiraMundo, com o tema ‘Inglaterra’, realizada pela escola, e achei fantástica, assim como todo o trabalho feito na instituição de ensino. A escola é dirigida pela Diretora Janete. É maravilhosa a dedicação da Janete àquela escola. É uma escola de ensino integral de muito bom nível. A Janete é uma guerreira, meus parabéns”, reconheceu.

Fórum contra a Homofobia

Um evento muito importante ocorrido no município foi destacado pela Professora Janete: o Fórum contra a Homofobia. “Estive neste Fórum, que contou com uma plateia fantástica. Profissionais de vários cantos do país vieram palestrar. Professores e alunos elogiaram a promoção deste Fórum. Este é um Fórum que demanda coragem para realizá-lo e Pinhais teve essa coragem. Meus parabéns ao município e à gestão”, pontuou.

Projeto Atleta Bom de Nota

O Projeto Atleta Bom de Nota, premiado pela Unesco, também foi valorizado. “Estive no CT do Caju, onde há um professor que faz um trabalho lindo com os alunos. É muito bom saber que temos gente de boa vontade para atuar em projetos assim, como o Professor Gil Brasil”, valorizou.

 

Binga valoriza importante trabalho da PM e da Guarda pela segurança da população

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) parabenizou o Cabo Machado da Polícia Militar que está indo para a reserva, depois de trinta anos de serviços prestados à Polícia Militar. “O Coronel começou em Pinhais em 1992, somando 24 anos de serviços à cidade. Destacou-se sempre pela ética, transparência e competência em seu trabalho. Mais do que um policial, um cidadão de muitas habilidades. Meus parabéns. Aproveito para agradecer ao trabalho da PM no município e também da Guarda Municipal. Às seis da manhã do último sábado, os guardas já estavam resolvendo o caso de um menino assassinado. Muitas vezes, não enxergamos o trabalho da Guarda. Se temos alguma tranquilidade em nossas casas é graças ao trabalho da Guarda e da PM. Porque nas ruas é uma selvageria total quanto à criminalidade ”, parabenizou.

Desconhecimento da realidade

O parlamentar teceu alguns comentários sobre o imbróglio do alvará não liberado pelos conselheiros da Secretaria de Urbanismo a um empreendimento empresarial no município. “Quanto ao Conselho da Secretaria, acredito que os conselheiros não tenham ido conhecer o local da obra e compreendido o contexto daquela região. São conselheiros, a meu ver, que não vivem a realidade do que votam”, disse.

 

Arnaldo do Vizinho Solidário aprova qualidade da merenda escolar na Escola Felipe Zeni

vereador arnaldo

O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário contou na tribuna que durante o recesso esteve visitando a Escola Municipal Felipe Zeni, em especial, para verificar a qualidade da merenda escolar. “Parabéns à escola, à Prefeita e às nutricionistas. Pude participar do horário das refeições e verifiquei que são de muita qualidade. A direção da escola também é brilhante”, elogiou.

A boa gestão que a Prefeita Marli Paulino e a Vice Rosa Maria têm feito foi enaltecida pelo parlamentar. “Tenho observado que as obras na cidade têm sido muito agilizadas. Visitei obras durante o recesso parlamentar. As obras não páram. Aproveito para agradecer aos servidores, que estão trabalhando muito, também, e valorizar o trabalho de grandes secretários, como o de Governo, Ricardo Pinheiro; o Euler; o de Obras, Mário Stier; a do Meio Ambiente, Edileuza. O Mutirão da Limpeza tem sido um projeto fantástico conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente”, enalteceu.

 

Tavinho indigna-se com postura de conselheiros e servidores da Secretaria de Urbanismo

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) expressou indignação em relação à postura de alguns servidores da Secretaria Municipal de Urbanismo, que não têm, sequer, respondido aos cumprimentos dos vereadores. “É lamentável faltar com a educação e cordialidade quando alguém dá ‘bom dia’ e o outro não responde. Democracia acolhe divergência de opiniões, de posturas e ideologias. Mas daí a faltarem com a boa educação é outra coisa. Quando um vereador vai à Secretaria é para pedir algo para o povo, não há pedidos pessoais. A liberação de alvarás representa mais desenvolvimento, renda, empregos e impostos para a cidade”, lamentou.

 

Airton Silva destaca chegada de duas viaturas da PM e renovação da frota da Guarda Municipal

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) ressaltou na tribuna que o Poder Legislativo Municipal tem estado presente no tocante à segurança pública. “Recebemos recentemente duas viaturas para a polícia militar de Pinhais. Estamos atentos à área de segurança e cobrando mais investimentos. A frota da Guarda Municipal está sendo renovada, com recursos próprios do município. Inclusive, aprovamos uma mudança que gerou economia para investirmos ainda mais, que foi a troca do diário em papel pela publicação em Diário Eletrônico, o que deverá promover uma economia de grande montante. Esses recursos serão investidos em outras áreas prioritárias. As novas viaturas da Guarda já foram entregues pela Prefeitura. Se estes investimentos chegaram, é porque estamos cumprindo o papel nesta Casa de dar respaldo ao Executivo municipal. Fomos criticados pela aprovação em janeiro do adiamento do reajuste salarial dos servidores públicos, mas, agora em julho, o reajuste já foi pago e retroativo ao mês de março deste ano e já paga a 1ª parcela do 13º, e as progressões vão ser pagas a partir de agosto. O importante é que todas as contas do município estão em dia”, acrescentou.

Folha de pagamento e limite prudencial

A necessidade de zelar pela responsabilidade fiscal, mantendo limites à folha de pagamento, foi muito bem colocada pelo parlamentar. “Nosso município não incorre na irresponsabilidade do Governo Federal, por exemplo, que se excede na folha de pagamento. A Lei de Responsabilidade Fiscal é clara, em seus artigos 22 e 23, determinando o limite prudencial para que gastos com a folha de pessoal não excedam limite e comprometam o orçamento. Pinhais poderia deixar extrapolar esse limite, só que bloquearia reajustes salariais e progressões na carreira e investimentos. Em agosto, já vão começar a ser pagas as progressões aqui no município, e a Câmara continua dando respaldo e aprovando os projetos encaminhados pelo Poder Executivo”, disse.

Rotatórias e travessia elevada

Airton mencionou algumas críticas feitas por munícipes às obras da Prefeitura que vêm sendo realizadas, a exemplo das rotatórias. “É preciso pensar que as rotatórias é um bem necessário e uma melhora no trânsito e fluxo de veículos. Este assunto é mais uma questão de respeito e educação do motorista. Se fosse instalado um semáforo, haveria custos com a empresa operadora e ainda repasse de valores para o Estado. As rotatórias e as travessias elevadas, depois de instaladas, só têm a manutenção. Sempre procuramos votar em plenário, com consciência e responsabilidade, visando o bem estar dos munícipes”, esclareceu.

Aperfeiçoamento de legislações para expedição de alvarás

Nas Explicações Pessoais, Airton fez algumas observações pertinentes sobre a postura do Conselho da Secretaria de Urbanismo. Esclareceu sobre a independência dos Conselhos perante a gestão municipal. “Quando se cria um Conselho, é justamente para que ele tenha independência nas decisões, e nem a Prefeita e nem os Secretários, têm prerrogativa de interferir nas decisões dos conselheiros. O que precisamos fazer é modificar a legislação que rege as edificações e liberações de alvarás. O Conselho tem a função de analisar recursos sobre construções e alvarás, sendo votado sim ou não para a liberação. Quando houve o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS, aprovou-se uma lei federal mais rigorosa na liberação de alvarás e os municípios adotaram novas posturas na liberação de alvarás. Não adianta cobrar da Prefeita, nós temos que aperfeiçoar a lei, especificando as atividades exercidas, para uma melhor qualificação. Houve reclamação nesta Tribuna de alguns Vereadores quanto ao comportamento de alguns servidores antigos da Secretaria de urbanismo, que não respondem nem a um ‘bom dia’, pessoas com altos salários e que sentem lesadas pela redução do teto do salário da prefeita e automaticamente a redução de seus altos salários. Sobre a lei de edificações e alvarás, já existe estudo da Prefeitura para alteração da legislação, mas temos de acelerar esse trabalho, afinal, precisamos de mais arrecadação e darmos condições do pequeno empreendedor investir no município. Mas precisamos urgentemente uma adequação a legislação vigente, a fim de especificar melhor o trabalho de prestadores de serviços, um exemplo é o vendedor de caldo de cana que está na categoria de ‘lanches’ uma sorveteria que está na categoria de lanchonete. Quando há a fiscalização por parte da Vigilância Sanitária, termina por barrar a atividade porque a exigência é bem maior para a lanchonete. Temos que urgentemente aperfeiçoar esta lei, mas isto depende da união de todos os Vereadores para modificá-la. Lembro que a Prefeita não pode interferir nas decisões de nenhum Conselho, que foram criados justamente para apoio e também fiscalização das ações do Executivo”, explanou.

 

Carlinhos do Eliza destaca que Pinhais tem recebido elogios de munícipes de outras cidades

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) iniciou sua fala destacando a troca de Comando no Corpo de Bombeiros do Estado Paraná, em cerimônia realizada na manhã da terça-feira (01/08). “Compareci à cerimônia, estive lá representando os vereadores da Casa. O Coronel Juceli Simiano deixou o comando para o Coronel Fábio Mariano de Oliveira. Na oportunidade, pude conversar com pessoas de outros municípios e recebemos só elogios à nossa cidade, sobre o quanto tem se desenvolvido, sobre as políticas aqui implantadas. Inclusive, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, nos parabenizou, ele que mora aqui e tem muito orgulho da cidade. Nós também temos muito orgulho de sermos daqui. É gratificante verificar esse reconhecimento de fora”, observou.

Mais médicos contratados no SUS

Carlinhos lembrou ainda que elogios também foram realizados à UPA 24 horas. Esses, vieram dos munícipes usuários do SUS. “Ouvi elogios de três munícipes nesta semana, de pessoas que foram atendidas muito bem na UPA e rapidamente. A Secretária de Saúde, Adriana, disse-me que cinco médicos foram contratados nas Unidades de Saúde. Três deles foram reposição do Programa Mais Médicos e, outros dois, foram contratados por concursos público. O que desafogou o atendimento na UPA, possibilitando mais doze horas de plantonistas médicos. Parabéns, Secretária Adriana e parabéns, Prefeita Marli. Outra boa notícia vem de Piraquara, que terá sua UPA 24 horas inaugurada já no início de 2018, ajudando a desafogar ainda mais a nossa UPA. Pois, mais de 20% dos atendimentos feitos aqui são de pessoas vindas de Piraquara”, elogiou.

 

Renan Ceschin obtém aprovação de projetos de sua autoria que beneficiam deficientes

vereador renan

O Vereador Renan Ceschin (Podemos) chamou a atenção na tribuna para dois projetos de lei de sua autoria aprovados por unanimidade nesta primeira sessão em plenário, da terça-feira (01/08). Um deles, prevê a instalação de banheiros químicos adaptados a deficientes. O outro, prevê a instalação de senha sonora com impressão em Braille. “São dois projetos que deverão facilitar a vida dos deficientes. Peço o voto dos colegas vereadores”, destacou.

Esporte

O Vereador ainda lembrou do Dia Municipal da Capoeira, data criada por projeto de lei do então vereador Dr. Marcos Ceschin, em 2003. “Lembro desta data comemorada hoje no município por meio de projeto de lei de autoria do meu pai, quando foi vereador nesta Casa”, lembrou.

Outro comentário foi sobre a presença da atleta Ludmila e de seu treinador na sessão em plenário. “Parabéns, Ludmila, por ter obtido o 2º. Lugar no Woman Phisic. Mais uma atleta do município se destacando”, congratulou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress