quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 02/08/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 02/08/2016

por Vanessa Martins de Souza

Rosa Maria valoriza trabalho da Prefeitura e agradece a confiança para a candidatura a vice-Prefeita

vereadora rosa

A Vereadora Rosa Maria (PROS) comentou em seu discurso na tribuna sobre o respeito e a atenção que o Prefeito Luizão dedicou ao projeto de lei dos taxistas, bem como a todo o debate, mediado pelo Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf. “Este projeto encaminhado à Casa atende em parte às reivindicações dos taxistas. Reflete o diálogo, a parceria e reconhecimento, por parte do Poder Executivo, do valor que tem esta Casa à administração municipal. A Prefeitura está à disposição para o diálogo e ações direcionadas às demandas da comunidade, intermediadas, muitas vezes, por esta Casa”, reiterou.

Melhorias na Rua 24 de Maio

Ainda enaltecendo o trabalho da Prefeitura, Rosa destacou as melhorais no trânsito empreendidas pela Secretaria de Obras, a exemplo da Rua 24 de Maio. “No início da 24 de Maio, fez uma diferença enorme , no cruzamento da linha férrea, o trabalho da Prefeitura, atenuando o congestionamento nos horários de pico. Além disso, o alargamento da Avenida Ayrton Senna também trouxe resultados muito significativos. O Poder Executivo tem olhado com atenção à questão da mobilidade urbana”, destacou.

Candidatura a vice-Prefeita

O lançamento de sua candidatura a vice-Prefeita, compondo chapa com Marli Paulino, candidata a Prefeita, em convenção partidária no final de semana, foi outro assunto colocado no Grande Expediente. “Como candidata a vice-Prefeita, gostaria de agradecer ao PDT, que tem demonstrado um carinho especial e sido leal comigo. É uma honra, uma alegria compor essa chapa, a partir de minha candidatura a vice-Prefeita. Isso aumenta minhas responsabilidades. O povo tem demonstrado, a partir de pesquisas, que quer a continuidade da gestão. A gestão sempre tem sido muito bem avaliada pela população. Tenho muito orgulho de ter participado desse grupo político responsável por esta gestão. A Marli Paulino sempre esteve muito presente, acompanhando tudo, participando de cada detalhe. Quanto a mim, coloco-me a partir de meu conhecimento, experiência e vontade de continuar o trabalho do Luizão. Agradeço aos 15 partidos que compõem nossa coligação, uma união muito bacana. Ninguém administra sozinho. Apenas somando todas as forças políticas com um mesmo objetivo é que conseguiremos trazer mais melhorias a Pinhais”, concluiu.

Escolas integrais

A política de implantação de escolas integrais no município, continuou Rosa, foi uma indicação do PDT quando da formação da chapa com a Marli Paulino, na primeira candidatura do Prefeito Luizão. “Assim como todas as escolas e CEMEIs do município, as escolas integrais de Pinhais oferecem um ensino de muita qualidade. Não deixo de enaltecer o trabalho do Prefeito e da Vice, bem como a participação de cada um nesta gestão, de cada servidor, dos secretários(as). Bem como o trabalho dos vereadores(as) e a participação do povo, que é decisiva na definição das políticas públicas. Esta Casa tem feito uma parceria exemplar com o Poder Executivo. Nosso objetivo nesta candidatura é continuar os projetos e programas desta gestão, tendo em vista oferecer uma vida melhor às pessoas. As pessoas têm sido prioridade nesta gestão, tratadas com respeito e dedicação. Desejo muita sorte, força e bom trabalho a todos os candidatos. Com respeito, entendendo que Pinhais quer a continuidade do trabalho do Luizão, o prefeito mais bem avaliado do país. Queremos que a saúde, o meio ambiente, o trânsito, a educação, a segurança pública se tornem ainda melhores, investindo nas pessoas e servidores, cuidando do bem-estar das pessoas, em primeiro lugar. Esta administração tem cumprido 90% de suas metas, desde que foram estabelecidas, em 2008, e trabalha com diretrizes e um plano de governo consistente e bem fundamentado”, defendeu.

 

Silvio Star destaca força do Poder Legislativo em articulação para projeto dos taxistas

vereador silvio

O Vereador Silvio Star (PPS) salientou na tribuna o Projeto de Lei do Poder Executivo em atendimento às reivindicações dos taxistas. “Encaminhamos um ofício ao Executivo, de número 030/2016, assinado por todos os vereadores, solicitando que a Prefeitura atendesse a nosso Projeto de Indicação ao Executivo, o 124/95, para os taxistas. Estivemos reunidos com a categoria e nos foram cobradas mudanças na lei, na cobrança de multa ao Uber e similares que atuassem sem a devida autorização. O Poder Executivo viu a força do Poder Legislativo, elaborando projeto que prevê aumento da multa de R$ 117,52 para R$ 1.692,36. Este é o poder do voto e da assinatura de cada vereador. Juntos fazemos a diferença. Agradeço ao Poder Executivo pelo atendimento ao nosso pedido”, agradeceu.

Apoio do PPS a candidatura de Marli Paulino

A convenção do PPS, realizada em 31 de julho, ganhou destaque, também. “Nesta convenção, elegemos o vereador Binga Presidente do PPS Municipal e homologamos chapa completa para as eleições deste ano, assim como aprovamos apoio à candidatura à Prefeitura da chapa PDT-PROS. Saímos fortalecidos, lançando a candidatura da Vice-Prefeita Marli Paulino a Prefeita de Pinhais. Agradecemos a presença dos vereadores que estiveram conosco, a presença do Prefeito e da Vice-Prefeita, da Vereadora Rosa Maria e a todos que prestigiaram nossa convenção”, valorizou.

Obras no trânsito

O Secretário de Obras, Mário Stier, foi elogiado pelo vereador. “Fizemos requerimento pedindo melhorias na Rua Clovis Beviláqua com a Rua Uganda, no Vargem Grande, próximo à linha férrea. Esse é um local que precisa da parceria com a Rumo ALL, para esta obra”, elogiou. Outra obra elogiada foi a travessia elevada na Rua Azaléia, perto do CEMEI Rosi Galvão. “Agradeço por mais esta obra que pedimos em requerimento”, agradeceu.

 

Joãozinho Ribeiro parabeniza coligação pela candidatura de Marli Paulino

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB), em seu discurso no Grande Expediente, parabenizou as coligações já homologadas para as eleições municipais. Destacou a grande coligação de quinze partidos que lança a candidatura da Vice-Prefeita Marli Paulino (PDT) à Prefeitura, em chapa com a Vereadora Rosa Maria (PROS), como Vice. “Quero cumprimentar a ambas pela coragem e bravura. E também aos demais partidos sérios do município que fizeram suas convenções. Cumprimento ao Binga, que tem quatro mandatos de vereador, e sempre falou da importância de bem montar um partido. O PPS vai de chapa pura nas proporcionais. Parabéns. Não é fácil montar um partido”, congratulou.

Convenção do PSB

O parlamentar ainda ressaltou a convenção de seu partido, na quinta-feira (04/08), agradecendo a todos os seus correligionários. “Estamos conversando, até quinta. Há vários caminhos. Nosso objetivo é coligação ou chapa pura com 26 candidatos. Temos 28 candidatos, sendo nove mulheres. Não temos laranja para tapar buracos. Todos candidatos sérios. Se tivermos chapa pura, cortaremos dois candidatos, se coligarmos, serão 34 candidatos ”, explanou.

Projeto de prevenção ao suicídio

Nas Explicações Pessoais, Joãozinho apresentou mais um Projeto de Indicação ao Poder Executivo. Esta proposição de autoria do Vereador propõe a implementação de medidas preventivas ao suicídio a partir de ações nas escolas da rede municipal. “O intuito é promover o debate sobre o suicídio tendo em vista a prevenção desse mal, unindo alunos, pais, educadores, a comunidade e o poder público. Estabelecer diretrizes com ações integradas entre o poder público e o privado é um caminho apontado no projeto. As medidas preventivas envolvem palestras, debates, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura, oficinas, filmes e uma rede de apoio com equipe multidisciplinar, a exemplo de psicólogos, psiquiatras, gestores, educadores, pedagogos, assistentes sociais e outros”, explicou.

 

Vereador Tavinho agradece Prefeito por encaminhamento de projeto dos taxistas

vereador tavinho

O Vereador Tavinho agradeceu, no Grande Expediente, ao Poder Executivo pelo atendimento ao pedido da Casa para elaboração de projeto dos taxistas. “É uma reivindicação dos taxistas, além da regulamentação do Uber, o aumento da multa aos prestadores do serviço do aplicativo não cadastrados no município. O Prefeito atendeu a nossa solicitação. Votaremos o projeto nas próximas sessões”, agradeceu.

Apoio do PT a candidatura de Marli Paulino
O petista ainda saudou aos partidos que fizeram suas convenções nos últimos dias, definindo o cenário eleitoral no município. “Nós, do PT, coligamos com o PDT, da Marli Paulino e o PROS da Rosa Maria, em apoio à chapa, além de mais doze partidos. Uma chapa que já nasceu vencedora. Vamos mostrar trabalho e muitas propostas para que Pinhais continue avançando”, entusiasmou-se.

Hostilidade à Letícia Sabatella

Nas Explicações Pessoais, Tavinho fez um breve comentário sobre o episódio com a atriz global Letícia Sabatella, na manifestação pró-impeachment em Curitiba. “A Letícia foi hostilizada na manifestação. Isso é muito lamentável. Deve haver respeito à posição política das pessoas”, lamentou.

O parlamentar parabenizou, por fim, à candidatura do Vereador Airton Passarinho (PSDC) a Prefeito, na chapa com a Vereadora Márcia Ferreira (PMDB), a vice-Prefeita. “Admiro e respeito o trabalho dos dois. Por lutarem por seus sonhos e ideais. Mas politicamente, apoio a Marli Paulino e a Rosa Maria. Vou pedir votos às duas”, declarou.

 

Binga afirma que PPS apenas se coliga nas eleições majoritárias, em apoio à candidatura de Marli Paulino

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) discorreu sobre suas impressões às críticas que têm sido feitas à gestão municipal neste ano eleitoral. “Gostaria de dizer, com todo respeito, que na tribuna, no microfone, a gente fala tudo. Já ouvi tantos discursos na tribuna. Mas a questão é que dinheiro não dá em árvore, igual laranja. Todo mundo sabe que o país está com a economia estagnada, a arrecadação tem caído. Temos ainda a Lei de Responsabilidade Fiscal, criada em 2000, que impõe um limite de até 54% com gastos na folha de pagamento. Essa lei terá de ser modificada futuramente. Vejamos a Prefeitura de Pinhais, por exemplo. Precisamos de mais escolas, mais CEMEIs, melhores salários e benefícios aos professores. Isso vai aumentar os gastos com a folha de pagamento. Precisamos enxergar as coisas com clareza. No microfone, a gente pode falar de tudo, mas a realidade é outra história, completamente diferente”, enfatizou.

Espírito de coletividade

O Vereador ainda pontuou que uma candidatura a prefeito não deve ser encarada como brincadeira, pois a cidade não apoia mais os aventureiros. “O eleitor quer candidatos que vivam em função da cidade, que amem essa cidade. Isso não é brincadeira. São famílias, é a vida das pessoas que está em jogo. É preciso um espírito de coletividade. Modificar planos de uma hora para outra, em relação a candidaturas, não existe, só para lançar mais um candidato. Se fosse candidato a prefeito, me dedicaria 24 horas por dia a esta cidade. Acrescento que considerei respeitável a Rosa Maria, o Luizão, a Marli terem comparecido a convenções de outros partidos. Meu parabéns à coligação, ao Luizão, à Marli e à Rosa. Isso também já é campanha”, ressaltou.

Apoio do PPS à Marli Paulino e Rosa Maria

“Não me direciono a ninguém aqui, não é para desrespeitar ninguém aqui. Mas reitero sobre a dificuldade de chegar aqui, de ser eleito. Subir politicamente, então, é dificílimo. Ao Vereador Passarinho e à Vereadora Márcia, desejo que tudo corra bem nessa campanha. Política requer coragem, mas também ouvir bastante o que o povo quer. Respeito a posição de vocês. O PPS está pautando-se em pesquisas e optou apoiar a Marli Paulino e a Rosa Maria. Afinal, o povo é nosso patrão. Não depende só de coragem uma candidatura, mas de ir ao encontro do que o povo quer. Parabéns, Passarinho e Márcia, pela candidatura . Os dois são meus amigos. Mas sempre tive lado na política. Estou do lado de lá. Mas sem deixar de respeitá-los”, afirmou Binga.

 

Airton parabeniza Poder Executivo por projeto que atende demandas dos taxistas

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) destacou a mensagem encaminhada pelo poder Executivo Municipal que dispõe sobre a regulamentação do aplicativo Uber e similares, bem como sobre o aumento da multa aos taxistas de Curitiba que atuam irregularmente em Pinhais. “Como costumo sempre falar aqui, temos de observar a competência do Poder Legislativo para legislar sobre determinados temas. Há demandas que não cabem ao Legislativo legislar em razão do que determina a lei. Explicamos aqui sobre o porquê demos parecer contrário ao Projeto da proibição Uber na Comissão de Justiça e Redação. Agora, foi apresentado um projeto correto que é de competência do poder executivo, e dentro da legalidade. Aquele projeto que foi barrado anteriormente gerou polêmica desnecessária, pois algumas pessoas mal-intencionadas trouxeram gente aqui para a Casa a fim de criticar os vereadores. Felizmente, o Poder Executivo nos envia outro projeto, dentro da legalidade e que foi um pedido da maioria dos vereadores. A iniciativa teria que partir do Executivo. Meus parabéns à Prefeitura, tenho certeza que, desta vez, vai passar nas comissões. Naquela ocasião, jogaram o povo contra os vereadores para aparecerem perante a mídia”, avaliou.

Aliança PDT-PROS

A aliança, homologada em convenção partidária, entre o PDT e o PROS para a candidatura à Prefeitura, foi parabenizada por Airton. “A Vice-Prefeita Marli Paulino e a Vereadora Rosa Maria tiveram seus nomes homologados em convenção partidária para a formação de uma chapa para concorrer à Prefeitura de Pinhais nestas eleições. Meus parabéns às nossas candidatas a Prefeita Marli Paulino e a Vice-Prefeita Rosa Maria. Pinhais segue em frente. Sabemos da competência destas duas candidatas”, congratulou.

PSC-PR nas proporcionais

Na segunda-feira (01/08), foi a vez da convenção do PR e do PSC, homologando a coligação para as eleições proporcionais com o slogan: Juntos podemos mais. “Assumi a Presidência do PSC municipal com muita honra e coligamos com o PR, o qual tem na presidência a Vereadora Jane Carteira. Temos uma chapa que considero forte, com bons candidatos e empolgados para este pleito eleitoral. Tenho certeza que faremos, ao menos, dois vereadores nesta chapa. Reitero que é importante, nestas eleições, o respeito ao adversário político. Não estou com medo das eleições como insinuaram, cada um tem seu espaço. Diziam que o PSC estava morto em Pinhais, mas ninguém é insubstituível, vale lembrar. Parabéns a todos os candidatos do PR e do PSC. Acredito no potencial de cada um e unidos venceremos. Não é necessário denegrir a imagem de ninguém, respeito e ética são fundamentais para chegarmos onde queremos”, defendeu.

Liberação da trincheira

O vereador Airton ainda elogiou a atuação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU), comandada por Ratinho Jr., em razão da liberação da trincheira entre a Av. Camilo Di Lellis e a Jacob Macanhan. “A trincheira já foi liberada para o uso. São previstos R$ 9 milhões para essa obra e mais 45 milhões para o viaduto próximo ao Carrefour”, pontuou.

Airton também comentou sobre a abertura de passagem na região próxima ao rio Palmital, no Vargem Grande, que liga a Avenida Airton Senna com a Carlos Drummond de Andrade. “Mas, por problemas com a rede ferroviária, a prefeitura tem dificuldades em melhorá-la.

Também ouvi reclamações sobre porque ainda não aconteceu a ligação entre a Avenida Irai e Avenida Afonso Camargo, em Curitiba. Mas é preciso saber que há obras que dependem de parcerias com Curitiba e a ALL. Temos a linha férrea no caminho, e para isto ser feito depende de parcerias. Ainda temos pessoas que criticam e nunca sabem fazer um elogiam, será que tudo o que foi feito nesta cidade está errado? É importante que Pinhais siga em frente com um executivo alinhado com o legislativo”, finalizou.

 

Gilberto defende municipalização do trânsito a fim de que Uber possa ser fiscalizado pela Prefeitura

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), salientou, no Grande Expediente, o retorno das atividades em plenário, após recesso de quinze dias. “Hoje, retornamos as votações em plenário depois de um recesso em que a Casa se manteve aberta ao povo, nos gabinetes. Durante o recesso, pedimos para que o Poder Executivo elaborasse um projeto de lei dispondo sobre a multa a taxistas de Curitiba que atuarem irregularmente em Pinhais. Pedimos para que as comissões da Casa agilizem a tramitação dessa proposição, a fim de que seja votada nas próximas duas semanas. O Poder Executivo teve reunião com os taxistas. Nesse período de recesso, mantivemos contato com os taxistas e eles têm pedido uma reunião com os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Aprovaremos a lei e vamos levar a demanda ao Judiciário, para que também possa ajudar aos taxistas”, pontuou.

Fiscalização e apoio do Poder Judiciário

O petista esclareceu que a aprovação de uma legislação em favor dos taxistas não basta. É preciso que haja fiscalização prevista em lei. “Teremos a lei aprovada na Casa, mas não se pode estabelecer a fiscalização, uma vez que é preciso que haja municipalização do trânsito. O município terá de ter competência legal para fiscalizar questões de trânsito. A Guarda Municipal não poderá fiscalizar. A PM também não, além de ter alegado que não há como identificar o veículo do Uber. Faremos uma reunião com representantes dos três poderes para ver de que forma poderemos ajudar os taxistas. Eles pagam alvará, impostos, precisam desse apoio, mesmo sabendo que a população em geral aprova o Uber. Enquanto o Uber não estiver regulamentado, fornecendo uma concorrência mais equitativa, há uma concorrência injusta com os taxistas. Afinal, os taxistas têm um custo muito mais alto para atuar, deixando-os em desvantagem”, avaliou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress