sábado, 20 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 02/05/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 02/05/2017

por Vanessa Martins de Souza

Airton Silva sugere não-reeleição de parlamentares que votarem contra trabalhador nas reformas no Congresso

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) teceu alguns comentários sobre a Greve Geral do dia 28, no Grande Expediente. Na avaliação do Vereador, as propostas de reforma da Previdência e a reforma trabalhista representam grandes perdas para o trabalhador. “Essa reforma da Previdência, se for aprovada como foi apresentada, levará ao fim do direito de aposentadoria, na prática. Tudo está sendo votado em Brasília mesmo que o povo se manifeste contra, fizemos o movimento no dia 28 em protesto contra essas reformas, porém, não houve sensibilização do governo. Defendemos manifestações e greves de forma pacífica, sem quebradeira, pancadaria, sem violência. Com ordem, defendemos que o povo manifeste seu repúdio e que cobre de seus parlamentares uma postura em favor de todos os trabalhadores. A resposta aos que votarem contra o povo será dada nas urnas, é preciso que o povo fique atento quanto ao voto de cada parlamentar nessas reformas, o deputado que votar contra os interesses do povo dever ser retirado do poder através do voto nas próximas eleições, pois, não merece nos representar” defendeu.

Manifestação em Pinhais

Na sessão em plenário da terça-feira anterior, continuou o parlamentar, o representante do Sindicato Nacional dos Aposentados e Diese, Cid Cordeiro, discursou sobre a reforma Trabalhista e Previdência na Tribuna Livre da Casa. “Apoiamos as manifestações das entidades sindicais. No dia 28, que tivemos manifestações em todo o Brasil contra as reformas, mas aqui em Pinhais vimos um determinado sindicato do município manifestar-se nas ruas contra os vereadores desta Casa, contra a Prefeita Marli Paulino. Fizeram passeata carregando um caixão simbólico com as fotografias de cada Vereador desta Casa, bem como a da Prefeita e a do ex-prefeito Luizão Goulart. Disseram que votamos contra a reforma trabalhista, ora, quem somos nós para votar alguma reforma trabalhista? Esse sindicato, que representa uma única categoria de trabalhadores municipais, equivocou-se. Deveria defender os trabalhadores em geral na manifestação e não apenas os interesses de uma única categoria. Foram com caminhão de som à casa da Prefeita Marli, mas qual possibilidade de diálogo há com esse sindicato ao protestarem de forma agressiva e pejorativa, utilizando-se de fotografias dos políticos locais em um caixão? Não estão usando a principal ferramenta de negociação que no movimento sindical é o diálogo e o respeito. Manifestar-se é um direito de todos, mas desde que com respeito. Dizer que os vereadores são culpados da votação que fizemos em janeiro aqui, sobre o reajuste salarial dos servidores municipais, é injusto. O povo não é bobo e sabe da situação financeira do país e de nosso município. Votamos dentro das possibilidades financeiras do município no momento atual. Não foi nenhuma reforma trabalhista que votamos aqui, apenas, um adiamento do reajuste salarial até que a arrecadação traga melhores possibilidades para esse reajuste”, explanou.

Segurança Pública

Os desafios na segurança púbica no município, segundo o vereador, também foram motivo de críticas nas redes sociais. “Nos culpam até pela onda de roubos e assaltos que tem acontecido no município. Nós vereadores temos feito a nossa parte em busca de melhorias para a segurança pública, a exemplo de contatos com Deputados e a Casa Civil do Governo do Estado. Pedimos mais policiais, mais viaturas, que nos foram prometidas e logo virão reforçar a segurança de nosso município. Nós também estamos sujeitos a roubos e furtos, a insegurança está presente para todos. Temos feito o que está ao nosso alcance para sanar esses problemas, no entanto, não temos como saber onde vai ocorrer os roubos”, colocou.

Luta do Legislativo

Nas Explicações Pessoais, Airton reiterou o assunto segurança pública. “Não estamos parados, estamos lutando em busca de melhorias, de mais investimentos. A nossa Guarda Municipal também está trabalhando intensamente. Esta Guarda, inicialmente, foi criada apenas para guardar o patrimônio público, mas tem feito trabalho de polícia, combatendo a criminalidade. Critica-se o Legislativo, a prefeita, a Guarda, a PM no Facebook, mas, vale ressaltar, que ninguém está parado, omisso, quanto à segurança pública, ao criticar é preciso respeito e responsabilidade. Pinhais é rota de fuga de bandidos que cometem delitos em Curitiba, Piraquara e de outros municípios que fazem divisa, o que contribui para a criminalidade aqui. Quando a Polícia faz blitz, tem gente que reclama, mas é um meio de prevenir a criminalidade. A falta de emprego não é desculpa para se praticar crimes, há pessoas que, mesmo passando dificuldades, são honestas, como uma senhora aqui em Pinhais, sem os dois braços, que está fazendo suas vendas nos semáforos. O problema é a falta de educação e de caráter dos jovens, principalmente, que preferem ganhar dinheiro fácil com uma vida no crime”, rebateu.

 

Carlinhos do Eliza pede doações à Campanha do Agasalho 2017

vereador carlinhos do eliza

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) valorizou a Campanha do Agasalho 2017, promovida pela Prefeitura de Pinhais. “Na quinta-feira, dia 27, foi lançada a Campanha do Agasalho 2017, na escola Municipal Maria Chalcoski. Em 2016, foram arrecadadas mais de 24 mil peças. Isso em uma campanha encurtada para 40 dias, devido à legislação eleitoral aplicável em ano eleitoral. Neste ano será uma campanha mais longa e a expectativa é a de que se arrecade mais ainda. Esta é uma bela iniciativa da Secretaria de Assistência Social, da Secretária Rosângela Batista, junto com a servidora Gileidi. Aqui na Câmara, há um posto de coleta dos agasalhos e cobertores. Há vários outros pontos de coleta na cidade, a exemplo do comércio, de empresas e de equipamentos públicos. Pedimos a colaboração de todos para que doem suas roupas, em bom estado, e também cobertores. Vamos ajudar a aquecer o inverno dos nossos semelhantes. Haverá dois dias para entrega das doações, a primeira data será no dia 22 de junho, e a outra, em 3 de agosto. Os CRAS do município é que estão encarregados de fazer a distribuição das doações a quem realmente necessita no município.

Ofício pelo fim do embaRgo a obra da trincheira

Carlinhos também agradeceu pela assinatura dos colegas vereadores ao ofício encaminhado por seu gabinete ao juizado responsável pelo embargo da obra da trincheira do Atuba, entre os municípios de Colombo, Pinhais e Curitiba. “Agradeço aos vereadores que assinaram o ofício que encaminharei à juíza, pedindo pela liberação da obra da trincheira”, disse.

PM Pinhais

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar fez um agradecimento especial ao Capitão Lúcio, que comanda a polícia Militar no município, pelo atendimento a uma solicitação por ocasião de um assalto à loja Tendência Informática, ao lado dos Supermercados Eliza. “A loja foi assaltada, levaram vários celulares e alguns notebooks. A PM, em dez minutos, chegou, com duas patrulhas de choque também. Parabéns a toda a equipe envolvida nesse atendimento. Infelizmente, a loja foi roubada para a venda desses equipamentos, clandestinamente. Vale ressaltar que, se há ladrão, é porque há receptores, compradores desses equipamentos roubados. Quem souber de pessoas que compram celulares e notebooks roubados, pedimos que denunciem. É uma prática ilegal que recebe incentivo e a colaboração de quem compra essas mercadorias. Se não houver quem compre, servirá de desincentivo aos ladrões e assaltantes”, pontuou.

Eleições 2018

A possibilidade do PT de Pinhais lançar candidatura própria nas Eleições 2018 foi destacada pelo Vereador. “Decidimos no encontro do Diretório que o PT de Pinhais deverá lançar candidato a Deputado Estadual. Foi um processo democrático essa decisão e já temos alguns nomes de pré-candidatos. Existe uma grande possibilidade, enfim, do PT de Pinhais sair com candidato a Deputado Estadual em 2018”, informou.

 

Arnaldo do Vizinho Solidário demonstra preocupação com fios e cabos de energia elétrica e telefonia

vereador arnaldo vizinho soliario

O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) colocou, no Grande Expediente, um problema muito pertinente no município e que ainda não recebeu grande atenção. Trata-se dos cabos e fios de energia elétrica e de telefonia expostos de maneira desordenada e perigosa nas vias do município. “Nossa cidade é maravilhosa, está muito bonita. Mas, conta com um problema sério, acarretando riscos graves aos munícipes. São os cabos e fios dos postes nas ruas, que encontram-se soltos, emaranhados e dependurados de forma desordenada, caindo pelas ruas, pelas calçadas. Há sérios riscos para a população que passa a pé, de motocicleta ou de bicicleta. Está realmente uma bagunça a forma como estes cabos e fios estão largados ao longo das vias. A Constituição Federal dá autonomia aos municípios para legislarem sobre o ordenamento de fios e cabos de energia elétrica e de telefonia. A Lei Orgânica do Município, a Anel e a Anatel, bem como a ABNT, contam com portarias a respeito do ordenamento territorial de cabos e fios de energia elétrica e de telefonia nos municípios. Em Pinhais, está um emaranhado desordenado e sem segurança alguma. Precisamos legislar sobre essa matéria a fim de garantir um melhor tratamento da Prefeitura a esses cabos e fios. A situação é muito perigosa. Minha esposa tem um cliente, aliás, que sofreu um sério acidente de moto ao passar por um desses cabos. A motocicleta dele enrolou-se nos fios das linhas telefônicas, ele caiu e quebrou uma perna. Resultado: ficou de licença de saúde no trabalho, sobrevivendo com um salário mínimo por um longo tempo, sem poder trabalhar. Moveu uma ação contra a empresa GVT, responsável pelos cabos e fios em que se acidentou, mas, até o momento, não recebeu nada, ainda. É prudente que façamos um projeto a ser encaminhado ao Poder Executivo tratando desse tema. Sobre o ordenamento seguro e responsável de fios e cabos de energia elétrica e telefonia”, sugeriu.

Desemprego supera índices do IBGE

Quanto ao nível de desemprego no país e a reforma da Previdência, o vereador lembrou que os 14 milhões e 200 mil desempregados apontados pelo IBGE referem-se apenas a trabalhadores com carteira assinada que estão procurando emprego. “Os índices de desemprego são muito mais altos que essa estatística. Há ainda os desempregados sem carteira assinada, os autônomos, os profissionais liberais e aqueles que já nem procuram mais emprego, que já desistiram. Considerando esses dados, os índices podem até dobrar, acredito. Ressalto, ainda, que os parlamentares em Brasília e o Governo Federal devem ser responsabilizados, inclusive, pelo aumento da violência urbana, dos índices de criminalidade nos municípios do país, em razão do desemprego”, considerou.

 

Dirceu da Aposentadoria agradece votos a projeto de criação do Dia do Veterinário-Mirim

vereador dirceu aposentadoria

O Vereador Dirceu da Aposentadoria (PSD) agradeceu o apoio dos vereadores para aprovação, na sessão em plenário desta terça-feira (02/05), de seu projeto de lei instituindo o Dia do Veterinário-Mirim, data a ser lembrada no dia 4 de outubro de cada ano. “Trata-se de um projeto simples, mas, eficaz. De conscientização sobre a posse animal responsável. Acredito que educação vem de berço, e deve começar pelas crianças. Meu filho sempre participou de iniciativas de conscientização sobre a posse responsável dos animais de estimação e contra maus tratos a eles. É muito importante começarmos pela conscientização das crianças. Será uma data para destacarmos, com campanhas e eventos, essa conscientização”, salientou.

 

Marcinho saúda o atleta campeão Emerson Olimpo e valoriza incentivo ao esporte no município

vereador marcinho

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PDT), recepcionou o Campeão Mundial de Muay Thai, Emerson Olimpo, ao término da sessão em plenário da terça-feira (02/05). O atleta é pinhaiense, morador do bairro Maria Antonieta e, recentemente, conquistou o título de campeão mundial na categoria até 67 kg, em competição na Tailândia.

O pedetista destacou a importância do incentivo ao esporte, amador e profissional, no município, lembrando que práticas esportivas atuam em diversas frentes, a exemplo da prevenção em saúde pública, da segurança pública e combate à criminalidade e do apoio ao desenvolvimento e educação de crianças e jovens. “O Emerson é um exemplo de superação a todos os que sonham com uma carreira nos esportes. Com muitas dificuldades enfrentadas, conseguiu chegar lá, superar limites. É um incentivo a todos para que não desistam de seus sonhos. Pinhais conta com uma boa política de incentivo aos esportes, através do grande trabalho Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, contando com um calendário anual de diversos campeonatos e atividades esportivas. O esporte é uma esperança de uma vida melhor a tantos brasileiros, colaborando inclusive para retirar menores das ruas, das drogas e da criminalidade. Um município que investe em esporte conta com um grande aliado no desenvolvimento humano de seu povo”, pontuou, após posar para fotografias ao lado do campeão e dos colegas vereadores.

 

Vereador Tavinho ressalta Campanha Maio Amarelo

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) ressaltou, no Grande Expediente, o início da Campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre acidentes de trânsito. “É uma campanha de conscientização aos motoristas para evitar acidentes causados por imprudência, abusos no consumo de álcool, excesso de velocidade e outras causas de acidentes. O país é um dos campeões em acidentes de trânsito no mundo. Todo ano, morrem milhares de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Essa campanha vem para educar a população”, pontuou.

 

Binga congratula pinhaiense Campeão Mundial de Muay Thai

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) homenageou o esportista pinhaiense Emerson Olimpo (Bruce Lee), Campeão Mundial de Muay Thai, na categoria até 67 quilos, título conquistado em competição recente na Tailândia. Ficamos tristes com tanta coisa ruim no país, mas, há coisas que nos alegram muito e nos dão esperanças. Um exemplo é a história de vitória e superação desse atleta que morava no bairro Maria Antonieta e conquistou recentemente o título de Campeão Mundial de Muay Thai, na Tailândia. Hoje, ele está aqui na Casa, presente a esta sessão. Ele tem uma história de superação, tendo passado por muitas dificuldades, inclusive para obtenção de passagem aérea de ida ao evento a Tailândia, até chegar onde chegou. É um grande vencedor na vida e no esporte. Por isso, sempre digo que o esporte muda a vida das pessoas. Parabéns ao campeão, um orgulho para Pinhais, o Paraná e o Brasil. E parabéns a todos os envolvidos, a todos que colaboraram para essa vitória”, congratulou.

Voto com reponsabilidade

A manifestação do dia 28 também recebeu comentários do vereador. “Gostaria de deixar claro que sempre tive muita reponsabilidade ao votar nesta Casa, em todos os meus mandatos. E que ninguém manda no meu voto. Não voto sob pressão. Mas de acordo com minha consciência. Votei em conformidade com a realidade financeira que me foi apresentada numa reunião que tivemos na Câmara com um servidor da Prefeitura. O Edson Gelinski é um servidor muito qualificado, assim como todos da Prefeitura. Ele veio aqui em reunião na Casa nos explanar sobre as contas do município. Mesmo tendo apenas o Ensino Médio, pude compreender a gravidade da situação das contas, das finanças municipais. O Gelinski é um funcionário sério, qualificado e responsável que nos mostrou esse quadro. Pediu-nos uma postura responsável durante a votação do projeto. Deixou-nos claro que se não votássemos contra o reajuste em janeiro, haveria dificuldades de pagamento da folha lá na frente, nos meses de agosto e setembro. O que foi votado prevê a concessão do reajuste para daqui a alguns meses, se, e apenas se, a arrecadação municipal ampliar-se durante o ano. Foi um voto consciente de todos nós, de forma a evitar um desastre ao longo do ano. Contudo, sempre estive atento à necessidade de ampliarmos a arrecadação de todas as formas possíveis. Tanto que apresentamos Projeto de Indicação ao Poder Executivo para lançamento do REFIPI 2017. Inclusive, conversei com a Prefeita Marli sobre a importância desse projeto. E felizmente, conseguimos da Prefeitura o encaminhamento desse projeto já aprovado nesta Casa, o que deverá a ajudar na ampliação da arrecadação”, justificou.

Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional, foi alvo de novas críticas do Vereador Binga. “Estamos num momento triste. É uma injustiça o que farão com o trabalhador brasileiro a partir dessa reforma. É inaceitável que se destrua a esperança do trabalhador, a esperança de poder se aposentar”, finalizou.

 

Professora Cinéia participa da cerimônia de premiação dos Jogos Interescolares de Pinhais

vereadora cineia

Na última quarta-feira (04/05), a Vereadora Professora Cinéia participou, no Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, da XV Premiação dos Jogos Interescolares de Pinhais (JIEPS).

Como Diretora do Colégio Arnaldo Busato, a Vereadora relembra a importância desses Jogos para a interação dos estudantes do Município. “No meu mandato enquanto Diretora, em todos os anos inscrevi nossos alunos e alunas em várias modalidades. Sempre em reuniões com a equipe pedagógica, chegávamos a conclusão da importância da interação que nossos alunos tinham com os outros alunos dos Colégios Estaduais do Município”, lembrou.

Os jogos

“Sempre foi uma grande alegria a volta deles para o Colégio. Sempre comemorávamos com muita festa. Temos uma grande galeria de troféus e medalhas, e muitas vezes íamos representar nosso Município no Jogos Interescolares do Estado do Paraná. Parabenizo a Prefeitura de Pinhais, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por todo cuidado na organização e também aos Colégios participantes”, comentou a Vereadora.

 

Vereador Renan Ceschin destaca trabalho realizado pela Polícia Militar de Pinhais

vereador renan ceschin

O Vereador Renan Ceschin (PTN) agradeceu, nas Explicações Pessoais, a atuação da Polícia Militar e enalteceu o competente e diligente atendimento à população de Pinhais. “A PM procura sempre realizar um atendimento espetacular. Sabemos das dificuldades na segurança pública, que se agravam nesse momento de crise econômica, o desespero do povo é grande. A PM faz o que pode, sempre, assim como a Guarda Municipal, que faz até mais do que seriam suas atribuições. Nós, aqui no Legislativo, também estamos buscando fazer de tudo para trazer mais segurança ao município. Temos cobrado do Governo do Estado, ido atrás de parlamentares estaduais, também. Fizemos reunião com o Câncio, novo Coordenador da Guarda e o Capitão Lúcio, para estabelecer novas estratégias para a segurança pública. A Guarda e a PM estão atuando em parceria nesse reforço ao policiamento. Ninguém está omisso a essa questão”, frisou.

Esporte

O Vereador agradeceu a presença do campeão Mundial de Muay Thai, Emerson Olimpo. “Meus parabéns ao nosso Bruce Lee. Conquistar um título mundial é motivo de muito orgulho, inclusive para nós, de Pinhais. Sei como é difícil viver do esporte, já estive nessa área, sem incentivo, sem patrocínio, exige muita luta e perseverança. Que você seja um exemplo a todos os que sonham com uma carreira no esporte”, congratulou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress