Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Marcinho parabeniza Pinhais por 49º. colocação nacional na geração de empregos em agosto

vereador marcinho

O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PDT), parabenizou o município por constar entre as 100 cidades do país que mais geraram empregos no mês de agosto de 2019. O levantamento foi feito com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia. Pinhais é a 49º. cidade do país que mais criou vagas de emprego no mês, estando entre as cinco do estado do Paraná: Curitiba (5º. lugar), São José dos Pinhais (37º. lugar), Araucária (69º. lugar), Londrina (92º. lugar) e Pato Branco (95º. lugar).

O levantamento apontou também que, entre os meses de janeiro a agosto de 2019, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) obteve o terceiro melhor resultado do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo e Belo Horizonte. A RMC gerou 25.807 vagas de emprego, este índice é resultado de 333.032 admissões e 307.225 desligamentos. Entre as cidades da RMC, Pinhais teve um saldo positivo de 1.412 novos postos, ficando na terceira posição, atrás somente de Curitiba (17.632) e São José dos Pinhais (2.529).

“Meus parabéns a Pinhais, que tem demonstrado protagonismo no desenvolvimento econômico da Região Metropolitana, junto com Curitiba e São José dos Pinhais. Nosso município tem se destacado como um dos polos atratores de investimentos por uma série de razões, desde sua localização favorável à logística das empresas, porém, as políticas públicas da atual gestão, uma continuidade de duas gestões passadas, sem dúvidas, contribuem amplamente para isso. Um município que investe em infraestrutura, em qualidade de vida a seus habitantes e fornece todo apoio e incentivo à instalação de novas empresas traz bons resultados à economia local. E, por consequência, à criação de novas vagas de empregos. Esses resultados, traduzidos em números pelo Ministério da Economia, revelam o quanto a administração municipal é consciente da importância do fomento à economia local, proporcionando condições para o almejado desenvolvimento econômico. Os empresários da cidade, desde o micro ao grande empreendedor, são os que fornecem o suporte – como contribuintes de tributos – para que nossa cidade cresça e sua população obtenha uma vida melhor, com empregos, renda e serviços públicos de qualidade”, elogia o parlamentar.

 

Airton Silva valoriza conquistas da gestão municipal, frutos de parceria entre Executivo e Legislativo

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) ressaltou na tribuna a importância da inauguração da UPA 24 horas de Piraquara. “Essa inauguração foi importante para Pinhais, também, pois irá trazer reflexos positivos, aqui, no nosso município. Houve quem criticasse a presença de vereadores de Pinhais na inauguração. O Deputado Luizão Goulart também compareceu, pois ele ajudou com recursos do Mistério da Saúde para a viabilidade do funcionamento da UPA de Piraquara. Os vereadores de Pinhais foram prestigiar a obra inaugurada no município vizinho, afinal, o SUS funciona de forma integrada em todo o país. A UPA de Piraquara vai desafogar as filas aqui na UPA de Pinhais. Quando não havia UPA no município vizinho, a UPA de Pinhais atendia cerca de 30% de pacientes de outras localidades, a maioria de Piraquara, e também, um pouco de outras cidades vizinhas. Então, é claro que, de agora em diante, haverá menos filas na UPA de Pinhais”, observou.

Parceria em Pinhais

O vereador comentou sobre a boa condução da gestão municipal, enfatizando que há uma parceria sólida entre os poderes Executivo e Legislativo para que o plano de governo seja executado. “É assim que os projetos têm saído do papel, com a parceria entre a Prefeitura e esta Casa Legislativa. O projeto do REFIP, por exemplo, foi um projeto nosso de indicação que a Prefeitura encaminhou para cá e o aprovamos. Foram arrecadados cerca de R$ 8, 5 milhões com o REFIP. O reflexo disso é que entrou mais dinheiro no caixa da Prefeitura para obras e projetos. Na gestão do Prefeito Luizão, houve um plano de governo com treze propostas básicas, em referência ao 13 do PT e, agora, com a gestão da Marli Paulino, são doze propostas, creio que em razão do número doze, do partido PDT. E a Marli também vem cumprindo muito bem essas propostas. E essa Casa tem dado todo o apoio. Infelizmente esse apoio não vem ocorrendo, por exemplo, no Governo Federal, a projetos do Executivo, que têm sido rejeitados pelo Legislativo, por motivos políticos. Aqui, não. Em Pinhais, existe uma harmonia entre os poderes. O Velódromo no Maria Antonieta, vale salientar, será mais que um Velódromo, será um complexo poliesportivos. O campinho também será reformado, ganhará arquibancadas, uma estrutura fechada. As obras no campinho deverão iniciar por volta do próximo dia 9. A Prefeitura já começou a fazer a terraplanagem no local. Será um velódromo que só o Rio de Janeiro contava com uma estrutura assim. Não é sucata. O Deputado Luizão conseguiu desbloquear os entraves que havia, a partir de contatos no Ministério da Cidadania e no Tribunal de Contas da União”, enfatizou.

Parcão

Outras obras merecem destaque, prosseguiu o parlamentar, entre elas, a limpeza permanente dos rios, os parques lineares, o Parcão (para cães). “O Parcão é um projeto de parque para cães onde irá se aproveitar a beira dos rios onde casas foram realocadas de áreas de risco, garantindo, também, a preservação ambiental desses locais. É mais qualidade de vida, assim como em tudo em que a Prefeitura investe. Outro exemplo, é o Parque das Águas. Uma boa gestão é quando não se gasta mais do que se arrecada. Nós, vereadores, estamos sempre fiscalizando a Prefeitura, acompanhamos para que todos os gastos e investimentos estejam dentro do Orçamento. É preciso critério ao criticar. Dia desses, um vereador foi criticado nas redes sociais simplesmente por estar visitando uma Horta Comunitária mantida pela Prefeitura. Não foi o vereador quem criou a Horta. A Horta também se reflete em mais qualidade de vida. Os recursos da Prefeitura estão sendo bem gerenciados. É um dinheiro do contribuinte que tem sido bem aplicado. Pinhais constitui-se num canteiro de obras. Parabéns aos vereadores, ao Poder Executivo, aos servidores, aos secretários, a todos que contribuem para o sucesso dessa gestão”, valorizou.

 

Carlinhos do Eliza pede colaboração da comunidade na separação do lixo

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) fez um pedido à comunidade para que separe o lixo com critérios, entre o reciclável e o não-reciclável, contribuindo para o trabalho da AREPI – Associação dos Recicladores de Pinhais e ajudando a cuidar do meio ambiente. O vereador disse, em seu discurso no Grande Expediente, que, em visita à sede da AREPI, conheceu o trabalho dos recicladores de lixo no município. “Hoje, fui visitar a AREPI e conheci o trabalho das cerca de 30 pessoas associadas, que retiram o sustento de suas famílias da coleta e separação do lixo reciclável do município. Todo lixo reciclável recolhido em Pinhais é encaminhado pela Prefeitura à Associação. O trabalho, em sua maior parte, é manual, sendo que uma esteira móvel contendo o lixo os auxilia. Então, esse lixo reciclável é separado manualmente, entre o que é de papel, de plástico, de vidro, metais e outros. O maior problema dos recicladores é a falta de separação criteriosa desse lixo, pois é comum encontrarem misturado ao reciclável, materiais orgânicos e não -recicláveis, a exemplo de fraldas usadas, seringas e até animais mortos nos sacos de lixo”, contou.

Lixo reciclável e não-reciclável

O petista pediu à comunidade para que tenha mais atenção e cuidado ao separar o lixo em suas residências, utilizando dois recipientes com sacos separados: um para o lixo reciclável e outro para materiais orgânicos e não-recicláveis. “O lixo reciclável é todo aquele composto por papéis limpos, papelão e isopor, metais, vidros, embalagens plásticas. Já o restante, deve ir para a lixeira dos não –recicláveis, a exemplo de restos de comida, fraldas usadas, seringas, papel higiênico, papéis engordurados, e outros. A Prefeitura tem serviço de coleta de lixo separada, assim, é só o cidadão fazer a sua parte, separando o lixo, também. Com isso, estará colaborando com o trabalho dos recicladores da AREPI e cuidando do meio ambiente. Os recicladores são profissionais e é desse trabalho que retiram a renda para seu sustento e o das suas famílias. A AREPI, inclusive, tem conta bancária própria, o lixo reciclável é vendido, os associados pagam INSS. Enfim, é uma associação séria, muito profissional. Vamos todos colaborar, não custa nada contar com duas lixeiras separadas dentro de casa”, pediu.

O vereador explanou também sobre o projeto de lei do Deputado Federal Luizão Goulart (REPUBLICANOS) que foi aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília. “O projeto do Luizão é para incentivar a separação do lixo em todo o país. É muito importante. Peço que olhem com carinho essa proposta de separação do lixo, pois muitas famílias no país retiram seu sustento desse trabalho com a reciclagem”, colocou.

Usina de Asfalto

Outra visita feita pelo vereador foi à Usina de Asfalto do município, onde são produzidos os materiais para pavimentação, construção de meio-fio, calçadas e inclusive as inovadoras calçadas porosas, que absorvem água da chuva, evitando alagamentos. “Agradeço ao Márcio Gomes pela recepção à minha visita. Fui muito bem recebido e pude conhecer como é esse trabalho. O Márcio me explicou como funciona tudo. Parabéns aos servidores e responsáveis pela Usina, onde fazem um trabalho muito útil utilizado nas diversas obras do município”, relatou.

Capelas Mortuárias no Weissópolis e Jardim Cláudia

Nas Explicações Pessoais, Carlinhos valorizou as obras das Capelas Mortuárias, tão aguardadas pela população. “Teremos um Capela Mortuária no Jardim Cláudia, ao lado do Marins de Souza e outra no Jardim Weissópolis. Essas obras são providenciais, pois a Vigilância Sanitária passou a não permitir mais velórios nas igrejas, em razão de segurança. Há óbitos causados por contaminação de bactérias, o que poderia levar a uma contaminação do ar do ambiente. Aos finais de semana, as igrejas costumam realizar cultos com aglomerações de pessoas, podendo realmente causar contaminações. Agradecemos ao Poder Executivos por essas duas capelas mortuárias que, dentro de poucos meses, terão suas obras iniciadas”, valorizou.

Vias pavimentadas no Atuba e Jardim Cláudia

O parlamentar também agradeceu por obras de pavimentação em duas vias, uma no Atuba e outra no Jardim Cláudia. “As obras não páram em toda a cidade. A Prefeitura sempre costuma atender a nossos pedidos. Agradecemos nossa sugestão atendida para essa pavimentação”, agradeceu.

 

Binga expressa satisfação com inauguração da UPA 24h de Piraquara

vereador binga

O Vereador Binga (CIDADANIA) também comentou na tribuna sobre a inauguração da UPA 24 horas de Piraquara. “Críticas são normais, faz parte do ser humano criticar. Mas, como disse o Vereador Airton, não há como ignorar a inauguração da UPA de Piraquara, nossa cidade-mãe, vizinha a nós. Que satisfação saber que nossos irmãos de Piraquara estão ganhando uma UPA 24 horas. Os piraquarenses, além de usarem a nossa UPA, costumam vir aqui para comprar, consumir, deixando renda, impostos para nós. E o sistema de saúde pública é coletivo, universal. Nenhum município pode negar atendimento a um cidadão de outro município. Não fui à inauguração por causa de outros compromissos, mas ficamos todos felizes por essa inauguração na nossa cidade-mãe”, parabenizou.

Bons exemplos de gestão em Pinhais e no Governo do Estado

O parlamentar, ao tecer algumas considerações sobre a parceria entre os poderes em Pinhais, fez um comparativo entre o município e o governo federal. “Ficamos tristes pelo Brasil. Tenho poucas esperanças. Mas tenho muitas esperanças em relação a Pinhais. Mesmo estando difícil para todos. Há muitos brasileiros querendo morar fora do país, ir para os Estados Unidos, por não ver perspectivas aqui. As desaposentadorias, por exemplo, vão fazer muita falta às economias locais. Aqui, em Pinhais, quando aprovamos projetos da Prefeitura nesta Casa significa que somos todos situação? Não, significa que apoiamos as mesmas propostas de qualidade de vida e de desenvolvimento da cidade. Os shows, por exemplo, trazem ISS à cidade. O autódromo, também. O REFIP, sempre defendi, porque sei das dificuldades de o contribuinte pagar seus impostos em meio a tantas contas mensais e a uma crise econômica de baixos salários e desemprego nas famílias. Pinhais e o Governo do Estado trazem boas perspectivas pela forma com que ambas as gestões vêm sendo conduzidas. Há parceria entre os poderes. Ajudei o então governador Beto Richa nas eleições e ajudei o atual governador Ratinho Júnior. E não me envergonho disso. Fui atrás de viaturas, da Delegacia Cidadã, no Governo Beto Richa. Falamos com a Fernanda Richa. Tudo para que tivéssemos mais qualidade de vida em Pinhais. E as demandas nunca páram. Sempre há o que melhorar, no que investir cada vez mais”, concluiu.

Copa Pinhais de Futsal

A Copa Pinhais de Futsal também foi elogiada por Binga. “Quase todos os dias, estamos tendo jogos em diversas categorias. Parabéns a todos que estão participando e organizando esse campeonato. É importante frisar o quanto os campeonatos esportivos contribuem para o desenvolvimento da cidade. Os jogos movimentam a cidade, o comércio. Fui recentemente a um campeonato de Muay Thai no Poliesportivo Tancredo Neves, um campeonato paranaense. Esses eventos atraem pessoas de fora, visitantes à nossa cidade, gente que vem e conhece Pinhais, que gasta, consome aqui. Pessoas que conhecem o quanto nossa cidade é hospitaleira, e se interessam por nossas atrações turísticas, enfim, esses eventos levam o nome de Pinhais para fora”, elogiou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)