quinta-feira, 25 de abril de 2024
Enchentes são tema de debate na Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Enchentes são tema de debate na Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Sessão 27/02/2016

por Renata Teixeira Gomes

Vereadores discutiram possíveis soluções durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25)

As chuvas que têm atingido São José dos Pinhais nos últimos dois meses e prejudicado a vida da população foram tema de debate durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25). Quem iniciou a discussão foi o vereador Luiz Paulo, que exibiu um vídeo com imagens de vários pontos de alagamento no município e depoimentos de pessoas que foram atingidas.

Segundo Luiz Paulo, as cenas têm se repetido já há vários anos, inclusive com diversas reuniões promovidas pelos vereadores juntamente com autoridades competentes, mas sem resultados eficazes. “As famílias estão preocupadas, pois sabem que ano que vem essa situação vai se repetir. Temos que cobrar atitudes agora para podermos prevenir o problema”, disse. O vereador também percorreu toda a extensão do canal extravasor do Rio Iguaçu e detectou vários bancos de areia, que indicam a necessidade de limpeza para que a água possa escoar mais facilmente.

O vereador Onildo completou relatando que, há cerca de um mês, por causa da chuva e, principalmente, por falta de planejamento, a Avenida Rui Barbosa ficou intransitável em alguns trechos. “Ao lado do canal extravasor do Rio Ressaca as casas foram alagadas, pois, as manilhas estão abaixo do nível”, explicou.

No bairro São Pedro várias casas também estão sendo inundadas, de acordo com o vereador Tadeu Camargo. “Desde a instalação de um hipermercado na região as enchentes aumentaram assustadoramente, várias pessoas e empresas têm perdido seus bens. A pergunta que fica é: quando uma equipe técnica faz os estudos de impacto da vizinhança não consegue identificar que uma construção da dimensão de um hipermercado em uma área de bacia irá causar problemas?”, questionou.

Já para o vereador Carlos Machado a culpa é também, em partes, da população que joga lixo em rios, ruas e valetas. “Aqui em São José dos Pinhais temos coleta de 90% do lixo. É uma falta de educação e cultura de quem joga sofás, eletrodomésticos, garrafas pets nas margens dos rios ou nas ruas”, disse Carlos lembrando, ainda, do perigo da atual epidemia de dengue.

Moradores do Jardim Independência pedem melhorias nas ruas do bairro

Acompanhado do representante da secretaria municipal de obras, Sérgio Moro, o vereador Luiz Paulo foi recebido por um grupo de moradores do Jardim Independência na tarde dessa segunda-feira (22). Segundo os presentes, os impostos são pagos em dia, mas as melhorias não chegam a certas regiões do bairro.

Entre as reivindicações da população estão antipó de qualidade ou pavimentação definitiva da Rua Marieta Sousa e Silva, melhorias na rede de esgoto e limpeza nos terrenos baldios próximos. Na ocasião, o vereador explicou que a rede de esgoto é uma responsabilidade do governo do estado, mas que entrará em contato com autoridades competentes para encontrar uma possível solução para o problema.

Já em relação às pavimentações, o representante da secretaria de obras acredita que no local há apenas a possibilidade de realização de operação tapa-buracos, o que não agradou aos moradores, já que essa é uma solução paliativa. “Como vereador minha responsabilidade é detectar os problemas diretamente com a comunidade e intermediar o contato com as secretarias competentes, que é o que vou fazer nesse caso”, disse Luiz Paulo afirmando que solicitará uma reunião entre os moradores e o secretário municipal de obras, Leandro Rocha.

Legislativo Municipal apresenta relatório da gestão fiscal do terceiro quadrimestre de 2015

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (23), o Poder Legislativo, através da Comissão de Finanças e Orçamentos, apresentou seu relatório da gestão fiscal do terceiro quadrimestre de 2015, com os resultados do referido ano. Cumprindo o que determina o artigo 54 da Lei Complementar 101 (Responsabilidade Fiscal), a Câmara demonstrou o equilíbrio das despesas e respeito aos limites estabelecidos na legislação.

Compareceram à audiência, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, vereador Bira do Banco; o Secretário Municipal de Finanças, Pedro Setenareski e o vereador Onildo dos Santos.

Com relação ao período apurado, de setembro a dezembro de 2015, foi repassado do Executivo para o Legislativo, R$ 13.231.666, 68 (treze milhões, duzentos e trinta e um mil, seiscentos e sessenta e seis reais e sessenta e oito centavos), correspondendo ao repasse previsto na Lei Orçamentária Anual para o terceiro quadrimestre de 2015. Desses, 60,21% foi aplicado em despesas com pessoal, 1,70% na manutenção dos serviços de instalações da Câmara, 2,62% na aquisição de equipamentos e materiais permanentes e 35,47% continua disponível para futuras despesas. O montante disponível no final de 2015 foi de R$11.443.881,42 (onze milhões, quatrocentos e quarenta e três mil, oitocentos e oitenta e um reais e quarenta e dois centavos), que permanecem depositados em conta poupança do legislativo.

Com relação às atividades da Câmara Municipal, no período de janeiro a dezembro de 2015, foram realizadas 79 sessões ordinárias e duas extraordinárias. Foram apresentadas as seguintes proposições: 91 requerimentos, 2992 indicações, 06 resoluções, 03 moções, 59 decretos legislativos, 94 projetos de lei do Executivo e 84 do Legislativo e 09 leis complementares. Foram ainda sancionadas 156 leis ordinárias.

Os relatórios e quadros demonstrativos da gestão fiscal e execução orçamentária estão à disposição no site da Câmara: www.cmsjp.com.br.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress