quarta-feira, 24 de abril de 2024
Vereadores de Piraquara repudiam ações da PM nas manifestações no Centro Cívico

Vereadores de Piraquara repudiam ações da PM nas manifestações no Centro Cívico

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 28/04/2015

por Noelcir Bello

Na sessão do dia 28 de abril, a maioria dos vereadores de Piraquara demonstrou sua indignação com a ação da Polícia Militar contra os professores durante a manifestação ocorrida no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguacu, sede do Governo do Estado. Segundo os vereadores, centenas de professores foram agredidos covardemente quando defendiam a garantia de seus direitos adquiridos ao longo de suas carreiras.

Vereador José Machado destaca assinatura de ordem de serviço para obras na cidade

Vereador José Machado
Vereador José Machado

Em seu discurso, o vereador José Machado (DEM) lembrou de um importante passo dado pelo Prefeito Marquinhos junto à empresa Sanepar. “O Prefeito assinou uma ordem de serviço para a elaboração de um estudo que vai viabilizar recursos para obras na Vila Franca, Vila Militar, Vila Macedo, São Tiago, Guarituba e outros bairros de Piraquara”, comemorou

Preocupação com os professores

A respeito das manifestações no Centro Cívico, em Curitiba, Machado lamentou o sofrimento dos educadores. “Espero que as questões ligadas aos professores sejam resolvidas o mais breve possível. E que o Governo também consiga solucionar os assuntos ligados à aposentadoria dos professores e demais funcionários públicos, sem prejudicar os mesmos”, observou

Saúde

Em relação à saúde, Machado parabenizou o trabalho executado em Piraquara. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas, como espaço, por exemplo, todas às vezes que procurei atendimento para a população, fui muito bem atendido”, declarou.

O Vereador frisou ainda que tem procurado atendimento para a população, em média, dez vezes por semana. “Todas as vezes, percebo a mesma qualidade no atendimento, por isso, parabenizo toda a equipe da Secretaria de Saúde”, destacou.

De acordo com Machado, para a obra da UPA 24 horas, o prefeito solicitou um crédito adicional para melhorar a recepção, o gerador de energia, enfim, ampliar o espaço. “Esperamos que esta obra termine o quanto antes, para que possamos fazer a inauguração e dar um melhor atendimento à população de Piraquara, relatou Machado.

Obras em parceria

Quanto as obras de asfalto em Piraquara, Machado esclareceu que não se trata de dinheiro em caixa da Prefeitura, mas, sim, por conquistas dos vereadores em visitas à SEDU e Paranacidade. São mais de R$ 11 milhões em investimentos do Governo do Estado em forma de empréstimo para o municipio.

Huller aponta melhorias na área da saúde em Piraquara

Vereador Huller
Vereador Huller

Ao iniciar seu discurso, o vereador Eugenio Huller (PHS) agradeceu a servidora Mari e a secretária de Saúde de Piraquara pelos bons serviços prestados à população. “As duas têm trabalhado muito para melhorar o atendimento ao cidadão. São duas corajosas, merecedoras do título “Mulheres de Destaque”, pois estão operando verdadeiro milagre com o baixo orçamento que tem à sua disposição. Sem contar a infraestrutura modesta desta Secretaria, declarou. Huller lembrou ainda que no começo da atual gestão era um dos críticos da Pasta, mas muita coisa melhorou. Eugênio lamentou também o despreparo de um vereador que ao acompanhar um paciente à UPA teceu duras criticas ao atendimento. “Na verdade, o que foi dito não condiz com a realidade. Esse Vereador fez duras criticas, gritou com os funcionários, desrespeitando-os na frente dos pacientes. Se esse Vereador acha que tem algo errado, ele que faça uma denúncia no Ministério Público, e que não fique com essas denúncias levianas”, observou.

Agradecimentos

Huller revelou que na manhã da última terça-feira, dia 28, participou de uma reunião, na qual o Prefeito apresentou aos vereadores um projeto em parceria com a Sanepar para atender o bairro Araçatuba, onde será construída uma galeria. “Parabenizo a administração por esse trabalho e me declaro favorável a todos os projetos que visam melhorar a qualidade de vida dos piraquarenses”, declarou. Eugênio aproveitou para agradecer ao secretário de Obras pelo trabalho executado no canal extravassor, no bairro Bela Vista. “Essa era uma das minhas reivindicações, já algum tempo”, revelou. Huller afirmou que após visitar e conversar com moradores do bairro percebeu a satisfação das pessoas e a sensação de alivio dos mesmos ao acompanhar a realização da obra.

Baianinho comemora as diversas conquistas na área da saúde

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

Ao discursar na tribuna, o vereador Edson Baianinho (PHS) parabenizou o Prefeito Marquinhos e, em especial, a secretária de saúde pelo bom trabalho executado. “Esta mulher veio para fazer a diferença em Piraquara”, afirmou. O vereador estendeu os parabéns a toda a equipe da Secretaria e lembrou que na gestão passada também havia uma excelente secretária de saúde, a Salma Samaha. Baianinho agradeceu a instalação da farmácia do Guarituba, que atende a mais de três mil pessoa, e a viabilização de uma ambulância para atender a região que compreende o posto do Caiçara. Segundo o parlamentar, antes, os moradores sofriam muito com a falta de remédios e com a demora das ambulâncias, que precisavam se deslocar do centro da cidade para o bairro. “Como posso deixar de elogiar uma administração depois de tudo isso”, indaga Baianinho.

O bom andamento nas obras da unidade de saúde na Juri Danilenko, que vai desafogar o atendimento no posto Caiçara, também foi muito comemorada por Baianinho. “Esta obra está a todo vapor”, comentou.

Projeto não aprovado

Baianinho lamentou o fato de seu projeto, que tornaria obrigatório o uso de terno pelos vereadores, nas sessões da Câmara, não ter sido aprovado. “Este projeto tinha como objetivo fazer com que todos os vereadores se apresentassem nas sessões de maneira mais formal, já que se trata de autoridades que representam o município”, defendeu.

Rock diz que ainda é cedo para comemorar a assinatura do contrato com a Sanepar

Vereador Rock
Vereador Rock

Em relação à divulgação da assinatura do contrato com a Sanepar, mencionado pelo vereador Zé Machado (DEM), o vereador Rock (DEM) informou que ainda não se trata de um convênio com a Sanepar, e sim com uma empresa terceirizada, que irá fazer um estudo e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para ser encaminhado à Sanepar. Só a partir daí se entrará na discussão da Concessão, que está vencida há aproximadamente cinco anos. “Este estudo vai demorar uns seis meses, no mínimo. Só então será discutido a concessão do serviço de água e esgoto”, declarou Rock.

Parque Nacional do Marumbi

Rock falou que muitos animais de grande porte estão soltos no interior de algumas propriedades, mais especificamente na Estrada da Melança, um espaço de preservação ambiental. “Denunciamos o fato ao Ministério Público, na época, mas as pessoas continuam ignorando. Extensão de rede elétrica foi instalada, e ainda fazem o desmatamento irregular, agredindo um patrimônio da humanidade, já que ali se encontra o Parque Nacional do Marumbi”, destacou Rock.

Acidente grave

De acordo com Rock, apesar de ter feito diversas solicitações ao Executivo para que fossem instaladas travessias elevadas, e uma rotatória na entrada da cidade, além de uma melhor sinalização no cruzamento próximo ao Hospital São Julian, mesmo assim acabou acontecendo mais um acidente grave no local. “Até quando o cidadão piraquarense vai continuar sofrendo com a falta de atendimento e a devida atenção”, questionou.

Decreto

Rock revelou também que pediu ao Presidente da Câmara, Professor Josimar, para que abra a discussão junto ao Prefeito e ao Governo do Estado, para que as pessoas interessadas fiquem cientes do decreto estadual 745\2015, que regulamenta o ordenamento territorial das áreas de mananciais e de abastecimento publico situadas na Região Metropolitana de Curitiba. “É preciso deixar claro, o que o tal decreto permite ou não, e as atuais regras para as novas construções, bem como o que irá acontecer com os projetos aprovados anterior à publicação do Decreto e que ainda não tiveram emitidos os seus devidos alvarás”, explicou.

Vereador Ernani comemora assinatura das ordens de serviço para novas obras em Piraquara

Vereador Winter
Vereador Winter

O vereador Ernani Winter (PDT) comemorou a assinatura da ordem de serviço que irá viabilizar diversas obras no município, como a unidade de saúde que será construída entre as ruas Francisco Sbrissia e Francisco José de Souza, que irá atender a população do São Cristóvão, Vila Izabel e Vila Fuck. Ernani parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde por ter tido a competência de capitalizar recursos para a área.

As obras no Bairro são Cristóvão, onde serão construídas 341 casas do empreendimento Vista da Serra, também foram destacadas por Winter.

Toninho da Fazenda

Ernani anunciou que recebeu uma ligação do deputado Federal Toninho da Fazenda, informando que destinou mais algumas verbas para favorecer o Município de Piraquara. “O deputado Toninho ficou responsável por acompanhar o envio das emendas sugeridas por Angelo Vanhoni, enquanto estava deputado. Inclusive, eu e o Erondi estamos juntos com Vanhoni e Toninho articulando aonde serão aplicadas as verbas destas ultimas emendas.

Apoio aos professores

Ernani lamentou o atendimento dispensado aos professores. “Não podemos concordar com o fato de os servidores estaduais serem impedidos de acompanhar a votação de uma lei que vai afetar o seu futuro. E o que é pior, através da força policial, com o uso de spray de pimenta e balas de borracha. Winter frisou ainda que os deputados Gilberto Ribeiro e Ney Leprevost, votaram a favor dos professores, o que implicou na saída da base de apoio do Governador Beto Richa.

Passeio Ciclístico

O Passeio Ciclístico do Dia do Trabalhador, 1º de maio, também foi lembrado por Winter. Ele aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a realização do evento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress