sexta-feira, 29 de março de 2024
Vereadores de Piraquara são recebidos pelo Governador Beto Richa

Vereadores de Piraquara são recebidos pelo Governador Beto Richa

Câmara Municipal de Piraquara

Sessão 31/03/2015

Após visita ao Governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu, a maioria dos vereadores de Piraquara discursaram agradecendo e enaltecendo a parceria entre o Município de Piraquara e o Governo do Estado, pelo convênio firmado na manhã de terça-feira, dia 31 de março, no qual estão sendo liberados mais de R$ 7 milhões para execução de novas obras em diversos bairros de Piraquara. Entre as principais obras está a total revitalização da Avenida Brasilia, que vai receber atenção especial com padrão SEDU.

O convite ao presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, para fazer uma explanação da situação da empresa em Piraquara também foi pauta da sessão.

Outro assunto muito comentado foi a questão da deficiente estrutura da Polícia Civil na cidade.

Após expedição ao rio Iraizinho, Rock relata sua preocupação

Vereador Rock
Vereador Rock

Conforme havia comentado na semana passada, o Vereador Rock (DEM) relatou sua expedição ao rio Iraizinho. “Nossa expedição começou o trajeto próximo ao mercadinho do Biz, e a equipe foi de Caiaque até próximo ao Horto Metropolitano. Após a jornada, o que nos preocupa é com relação a caixa alta do rio, onde ele está muito assoreado. Meu pedido é que seja feito um desassoreamento para acabar ou amenizar as enchentes em Piraquara. Por estar chovendo e o rio cheio, não foi possível constatar o descarte de esgoto”, explica Rock.

Presidente da Sanepar
O Vereador mencionou ainda um almoço que participou atendendo convite de um funcionário da Sanepar. “Durante o almoço, o funcionário sugeriu que fizéssemos um convite ao Presidente da empresa, Mounir Chaowiche, já que ele está disposto a dar esclarecimentos na Casa. Peço, então, ao Presidente da Câmara, Professor Josimar, que faça formalmente este convite, disse Rock.

Bom trabalho
Rock enalteceu o trabalho de todos os vereadores de Piraquara. “Muito felizes, assumimos nossa mandato no dia 01/01/13 e estamos fazendo um grande trabalho, um exemplo para outras cidades do Estado. Além de economizar muito, estamos trazendo as contas dos ex-prefeitos para apreciação desta Casa”, comentou Rock

Visita ao Governador
Sobre o encontro com o Governador Beto Richa no Palácio Iguaçu, na última terça-feira(31/03), Rock destacou que os vereadores de Piraquara retornaram com um grande convênio firmado. “O convênio é de mais de R$ 7 milhões em verbas para obras em nossa cidade. Tais como a Pista de Skate da Vila Macedo e a revitalização da Avenida Brasilia, que terá padrão SEDU”, revelou.

Prerrogativa do Prefeito
Em resposta às criticas feitas pelo vereador Gilmar ao Executivo, com relação a contratação de servidores comissionados, Rock lembrou ao mesmo que a Câmara aprovou a contratação, e cabe a Administração Municipal distribuir esses servidores de acordo com as necessidades apresentadas para suprir as demandas da Prefeitura. “Essa é um prerrogativa do Prefeito”, afirmou Rock .

Rock agradeceu ainda os elogios feitos pelo Vereador Adriano à sua esposa, Bernadete Brand Soares, pelo ótimo desempenho, quando a mesma trabalhava no setor de marcação de consultas.

Ele cobrou também providencias com relação a alguns horários de linhas de ônibus que foram desativadas, entre ela, Vila Macedo e Vila Militar. “Inclusive, a linha direta, aos sábados, que percorria o trecho entre o Terminal de Piraquara e a Praça Santos Andrade, em Curitiba, foi cancelada” lamentou Rock.

Vereador Pastor Valdeci faz observações sobre a Revista Prefeitura em Ação

Vereador Pastor Valdeci
Vereador Pastor Valdeci

Pastor Valdeci (SD) começou seu discurso mostrando a revista Prefeitura em Ação, material informativo do Executivo sobre as obras executadas e em andamento na cidade. “Espero que realmente tenhamos essa Piraquara pujante, pra frente. Isso é bom! Inclusive, estamos trabalhando muito neste Legislativo para que isto seja possível”, comenta Valdeci.

Moção de Aplausos
O Vereador mencionou a Moção de Aplausos a Policia Cívil e Militar de Piraquara. Essa Moção é muito justa, eles vêm fazendo um grande trabalho, mesmo com poucos recursos, e no caso da Civil com pessoal reduzido “, argumentou.

CPI
Valdeci solicitou ao Presidente da Casa uma equipe técnica para dar suporte à CPI dos ex-presidentes da Câmara. Ele justifica que algumas questões são complexas e precisam ser apuradas de acordo com a Lei. “Precisamos desse apoio para dirimir algumas dúvidas. Nossa preocupação é que haja erro de interpretação em alguns casos, não queremos de modo algum cometar alguma injustiça, pelo contrario, somente apurar algumas denúncias, para que tenhamos um Legislativo transparente, cumprindo bem a sua função. Algumas pessoas me perguntam em que pé se encontra a CPI, e acreditam elas que tudo pode acabar em uma grande pizza“, explica Valdeci.

Agradecimentos
No final de sua fala, o Parlamentar agradeceu ao Presidente do Solidariedade de Piraquara, o Floval, por sua presteza na busca de esclarecimentos nas reuniões da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, o que resulta em maior agilidade no encaminhamento dos projetos ao plenário desta Casa.

Valdeci ressaltou também a presença do Pastor Maurilei, militante do PSDC e que trabalha com a recuperação de jovens da comunidade, membro da APAMEP de Piraquara Juntamento com Hélio Moreira, presidente da entidade,. “Parabenizo o Pastor pela sua participação na política local e por sua ação ativa por dias melhores para a nossa população”, completou.

José Machado justifica sua falta no encontro com Richa

Vereador José Machado
Vereador José Machado

Quando foi à Tribuna, José Machado (DEM) justificou sua ausência no encontro com o Governador, na manhã desta terça-feira, dia 31 de março. “Não pude comparecer à reunião com o Beto Richa, mas me senti muito bem representado pelo meu colega de partido, o Vereador Rock. Infelizmente, o horário foi incompatível com algumas de minhas atribuições familiares. Como, por exemplo, buscar o meu filho na escola.

Comissionados
Machado afirmou que é da base de apoio do Prefeito Marquinhos, mas disse que os aumentos para alguns servidores comissionados podem acarretar em falta de remédios e consultas para os moradores e menos investimentos em educação e saúde. “Não posso admitir, por exemplo, a falta de insulina e fita para medir Glicemia, ainda mais por tanto tempo”, diz Machado.

Visita sos bairros
O vereador relatou que em visita feita ao bairro Bela Vista, na rua Eduardo da Costa percebeu que parte da obra, devidamente licitada, já está terminada. Porém, Machado lembrou aos moradores que agora já é possível uma nova licitação para a continuidade da obra até o final da rua Miguel Couto e Visconde de Cairu, bem como a Estácio de Sá.

Elogios ao Prefeito
Machado disse ainda que no Rio Monjolin estão colocando duas manilhas em cada passagem de água. Ou seja, uma limpeza total para livrar os moradores de novas enchentes. “Parabéns ao Prefeito Marquinhos pela execução das obras, as quais estão melhorando a vida das famílias em relação as enchentes”, conclui Machado.

Falta de remédios nas unidades de saúde preocupa Adriano Cordeiro

Vereador Adriano
Vereador Adriano

Adriano Cordeiro(PTB), em seu discurso, lembrou dos pais de família que passam por dificuldades e não podem mais esperar pelos remédios que faltam nas unidades de saúde para atender a seus filhos. Porém, o vereador agradeceu ao Executivo por ter atendido seu pedido de ampliação do horário da ambulância no Guarituba. “Estamos cientes que devemos cobrar, no entanto, quando somos atendidos devemos agradecer, refletiu Adriano.

Obras necessárias
Adriano, mencionou a falta de manutenção nas ruas dos bairros de Piraquara, devido as fortes chuvas. E questionou novamente o serviço de tapa buracos na rua do Greder, no bairro Botiatuva, que ainda não foi realizado.

Deputado Assis do Couto
A verba disponibilizada através da emenda do Deputado Federal Assis do Couto também foi ressaltada. “Nesta emenda os produtores rurais de Piraquara foram beneficiados com um caminhão para transporte do leite à granel. Porém, apesar das minhas cobranças, até agora os produtores rurais continuam tendo que enfrentar péssimas estradas após um período chuvoso”, cobrou.

Secretarias
Adriano acredita que algumas Pastas da Prefeitura ainda estão mal assessoradas, mas que ainda há tempo para os ajustes necessários.

Vereador Mamede comenta visita de vereadores de Piraquara ao Palácio Iguaçu

Vereador Mamede
Vereador Mamede

Quando fez uso da palavra, o Vereador Mamede falou da visita feita por seus colegas ao Governador Beto Richa e aproveitou para justificar sua ausência no encontro. Também fui convidado pelos apóstolos e pastores da Igreja Assembleia de Deus para participar do café com o Governador, mas infelizmente por compromissos pessoais não pude comparecer.

Falta de estagiárias
Com relação a saída das estagiárias da Policia Civil, Mamede disse que está realmente muito difícil fazer um bom trabalho. “A Policia Civil está pedindo socorro, precisa de ajuda imediata, pois sem as estagiárias as coisas não fluem. É preocupante a situação e urgente que haja uma solução para este problema, ainda que a maior responsabilidade sobre a segurança seja do Estado. Nossa Delegacia está sem ninguém para dar um primeiro atendimento as famílias, receber alimentos e até mesmo para limpeza das celas”, apontou.

Críticas ao Executivo
O Vereador Mamede questionou o porque da Administração informar que existe na cidade uma Casa de Apoio, quando na verdade não existe. “Eu procurei pessoalmente esta casa para ajudar umas pessoas que precisavam, porém não fui atendido. Mas, o que mais me preocupa é que ninguém sabe informar nada a respeito. E acabei tendo que disponibilizar casa no bairro para abrigar algumas vitimas de violência familiar” relatou Mamede.

Ainda em suas críticas, Mamede alertou sobre problemas na saúde, onde um jovem o procurou, pois precisa de uma cirurgia. “Lamento muito o fato de que em Piraquara não seja oferecido este atendimento. Sendo assim, a cirurgia será feita em Pinhais e terá um custo de R$ 2mil para o munícipe.

Cargo Comissionado
Após ouvir comentários de outros vereadores com relação a cargos comissionados, Mamede deixou claro que não tem cargos na Câmara Municipal. Ele disse ainda que tem recebido reclamações de moradores todos os dias. “Exerço meu papel com responsailidade e não preciso temer ninguém”, afirmou.

Ernani Winter comenta visita ao Governador Richa

Vereador Winter
Vereador Winter

Com muita satisfação Ernani Winter (PDT) comentou sobre a visita feita ao Governador Beto Richa, juntamente com outros vereadores, e mencionou uma conversa muito produtiva com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. “Agradeço ao Secretário Ratinho Júnior por ter liberado verbas no valor de R$ 4,7 milhões para Piraquara, com os quais o jardim Bela Vista e Ipanema já foram beneficiados”, disse. Ernani enalteceu também o Governo do Estado pela liberação de outros mais de R$ 7 milhões para novas obras no município, que serão liberados até o mês de julho. “Entre as vias contempladas com as obras, atendendo há reivindicações feitas por moradores, estão as ruas Francisco Sbrissia e Francisco José de Souza, principais ruas do Bairro São Cristóvão”, citou.

Winter lembrou ainda que vários prefeitos passaram pela Administração Municipal, sempre prometendo. “Agora, em parceria com o Governo do Estado, o Marquinhos está conseguindo atender este povo que tem passado por tantas dificuldades há anos. Por isso, agradeço ao Governador Beto Richa por lembrar de Piraquara e liberar esses recursos”, ressaltou.

Angelo Vanhoni
Em seu pronunciamento, Ernani agradeceu também ao ex-Deputado Vanhoni pela emenda encaminhada ao Município, no valor de R$ 250 mil, para reforma do Ginásio Gilberto Alves do Nascimento, que se encontra em condições precárias. O vereador lamentou o fato de Vanhoni não ter sido reeleito. “Piraquara acabou perdendo outra emenda no valor de R$ 2milhões, que havia sido prometida por Vanhoni. Mas, infelizmente, ele não foi reeleito, ficando impossibilitado de manter sua promessa”, lamentou Winter

Cargos comissionados
Em resposta às criticas feitas pelo vereador Gilmar, Ernani saiu em defesa dos servidores que trabalham como comissionados. E como exemplo de dedicação desses trabalhadores, Winter citou o senhor Hélio, que todos os dias executa com muito afinco sua função na Secretaria de Saúde. “Tenho certeza, assim como o Diretor Hélio, os servidores comissionados estão trabalhando e fazendo jus ao salário recebido”, afirma Ernani.

Convite
Ernani convidou ainda os vereadores e a comunidade para o evento de ciclismo que será realizado em Piraquara no dia 1º de Maio. “Existe uma lei municipal, de minha autoria, que visa incentivar o ciclismo, e todo ano, no dia 1º de maio, acontecerá esse evento no Município”, lembrou.

Polícia Civil é responsabilidade do Estado, diz Erondi

Vereador Erondi
Vereador Erondi

Demonstrando preocupação com a segurança pública de Piraquara, o vereador Erondi Lopes (PT) também citou a necessidade de melhorias na Policia Civil da cidade. “Precisamos dar melhores condições à nossa Polícia, mas quero lembrar que segurança pública é responsabilidade do Governo do Estado. A falta de estagiários em nossa Delegacia precisa ser resolvida pelo Governador Beto Richa, o qual tem a incumbência de cuidar e zelar pela segurança de todos os paranaenses”, opinou.

Obras em Piraquara
Erondi também falou sobre as obras que vêm sendo executadas em Piraquara. “Quero agradecer ao Governo Beto Richa pelo emprestimo dos R$ 7 milhões para obras em nosso Município, e pela duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel. Mas faço questão de lembrar que isso não é nem um favor. O Governador foi eleito para atender a todo o Paraná. E enquanto estiver lá tem, sim, a responsabilidade de ajudar os municípios a se desenvolverem”, explicou.

Contas do Estado
O Vereador questionou o fato de Beto Richa ter reclamado das contas do Estado. O Governador, agora, em seu segundo madato, herdou as contas de seu primeiro governo. Então, é de sua total responsabilidade. Não consigo entender, ao mesmo tempo que o Governador afirma estar com as contas em dia, decreta aumento de IPVA em quase 40%. Fala que concedeu aumento de 60% para os professores, porém, no entanto, os mesmos nunca receberam o referido aumento”, questiona Erondi.

Duras críticas
Em tom um pouco mais ríspido, Erondi lembrou que sua linha de pensamento nunca mudou. “Estou filiado ao PT desde 1994, e desde sempre seu discurso permanece o mesmo. Quando critico o Governo do Estado assumo meu papel dentro da sociedade com firmeza e com clareza. Sei reconhecer as coisas que são feitas, independente do partido que executou a obra. Deixo claro que o discurso que faço é por acreditar naquilo que falo. Defendo a educação, e é por isso que não mudo de opinião. Diferente de muitos por aí que um dia criticam o Governador, e no próximo discurso elogiam. Fica difícil entender este tipo de posição política, aponta Erondi.

Piso Salarial Nacional
Erondi Lopes lembrou que ja está para ser apresentado na Casa o projeto do piso nacional aos professores. “Quando este projeto chegar à Câmara para ser votado, com certeza, estarei ao lado da categoria para ajudar na sua aprovação. Pois estou sempre ao lado dos trabalhadores, afirma Erondi.

Vereador Baianinho rebate criticas feitas ao Prefeito Marquinhos

Vereador Baianinho
Vereador Baianinho

Ao sair em defesa do Prefeito Marquinhos, no caso dos servidores comissionados, o vereador Baianinho(PHS), em tom irônico, elogiou o discurso do vereador Gilmar. “Quero lembrar ao Gilmar, com todo respeito, que ele tem todo o direito de falar o que quer nesta tribuna, pois também conquistou sua cadeira, democraticamente, através dos votos. Porém não posso deixar de ressaltar que o Poder Executivo, com a aprovação desta Câmara de Vereadores, tem a prerrogativa de nomear os servidores comissionados nas funções necessárias para o bom andamento dos trabalhos da Prefeitura.

Baianinho disse ainda que o vereador Gilmar, bem provável, tem feito estas críticas por estar pleiteando uma vaga no Executivo na próxima eleição.

Nada é de graça
Ainda em defesa dos servidores comissionados, Edson Baianinho citou por exemplo a servidora Elza, a qual frequentemente é vista até com enxada nas costas, sempre cuidando da cidade. Se ela recebe um salário digno, é porque merece, tem mostrado seu valor, assim como todos os outros servidores. Afinal, ninguém recebe nada de graça.

Cargos de confiança
Para Baianinho, o Poder Executivo em qualquer lugar, em qualquer democracia, tem a necessidade de nomear alguns cargos de confiança para poder exercer uma boa gestão, e o nobre vereador Gilmar deveria saber disso”, destacou. Baianinho declarou, mais uma vez, seu apoio ao Marquinhos, e citou mais um exemplo do bom trabalho executado pelo Prefeito. “Na manha desta terça-feira, 31 de março, Piraquara teve outra grande conquista. O Governador Beto Richa liberou mais de R$ 7 milhões para obras em nossa cidade. O bairro Bela Vista estava há 20 anos esperando por melhorias. Agora, o Marquinhos vai resolver. Não tem como criticar um Prefeito deste” analisou Edson Baianinho.

Ambulância no Guarituba
Em sua fala, Baianinho agradeceu ao Vereador Adriano pelo esforço e ajuda em relação a ambulância que atende ao bairro Guarituba. “Esta ambulância foi indicação de Baianinho, em 2013, para atender os usuários da unidade de saúde do Caiçara. Enalteço também todo esforço do Mamede para que a ambulância seja mantida naquele local. E quero agradecer ao Prefeito Marquinhos, a secretária e os demais membros da Secretaria da Saúde pelo grande trabalho feito em defesa do cidadão piraquarense, elogiou Baianinho.

CPI da Câmara
Em relação a CPI dos ex-presidentes da Camara Municipal, como Presidente da CPI, Baianinho promete que vai mostrar a que veio. “Jamais vou beneficiar quem cometeu falha enquanto fez parte desta Casa. Esta CPI vai buscar os mínimos detalhes, com todo empenho, para dar resposta ao povo”, garantiu Edson Baianinho.

Consórcio de Saúde
Ao falar da falta de medicamentos nas unidades de saúde, o vereador lembrou que o povo piraquarense está muito feliz por receber as verbas para as obras na cidade. Porém, disse também que há muita gente triste pela falta de envio dos recursos destinados ao Consórcio de Saúde. “Vamos continuar cobrando do Governo do Estado até que este problema seja resolvido”, afirmou Baianinho.

Notícias de Gabinete

Em semana de muito trabalho, Hüller visita bairros para ouvir moradores

Vereador Huller
Vereador Huller

De acordo com informações de seu Gabinete, o Vereador Eugênio Hüller (PHS) tem realizado diversas visitas aos bairros, durante toda a semana, para ouvir as reivindicações e anseios da população piraquarense.

Ainda segundo sua assessoria, Hüller também fez vários requerimentos solicitando melhorias, como a colocação de material, o saibro, e nivelamento das ruas do Bairro Planta Santa Catarina, no Guarituba, e nos demais bairros que também encontram-se em péssimo estado. “Quero salientar que as ruas de alguns bairros estão em péssimo estado de conservação. Muitas vias estão praticamente intransitáveis, sendo necessário que o Executivo, no caso, especificamente a Secretaria de Obras, tome providencias urgentes”, apontou.

Hüller disse ainda que no dia 31/03/2015 esteve juntamente com os demais parlamentares no Palácio Iguaçu, na Capital, para acompanhar a liberação de mais de R$ 7 milhões em recursos destinados ao Município de Piraquara. “Esses recursos serão de grande valia para realizar melhorias em nossa amada cidade de Piraquara”, ressaltou.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress