Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Marcinho salienta importância da manutenção da suspensão das aulas

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), ressalta o Decreto Municipal 359/2020, publicado na quinta-feira (30/04), que mantém a suspensão total das aulas em Pinhais até o dia 1º. de junho. O Decreto inclui todas as atividades desenvolvidas nas unidades do sistema municipal de ensino, das atividades de formação continuada e da semana de estudos pedagógicos, ressalvadas as atividades de formação continuada a distância. “Foi muito prudente a decisão da Prefeitura de manter a suspensão das aulas para evitar a transmissão do Coronavírus. O cenário ainda não é confortável, ao contrário, o número de casos cresce a olhos vistos no país. Não podemos relaxar nos cuidados preventivos, agora que a curva de contágio cresce rapidamente. É preciso que toda a comunidade se conscientize da prevenção, usando máscaras reutilizáveis, de pano, em todos os lugares, evitando sair de casa desnecessariamente, não frequentando aglomerações de pessoas. As crianças são grandes vetores de transmissão, costumam ser assintomáticas, mas transmitem a adultos, a pessoas dos grupos de risco, inclusive, que são aquelas que mais necessitarão de atendimento hospitalar, de UTIs. Então, suspender as aulas neste momento crítico é a melhor decisão, colaborando para evitar um agravamento maior ainda do quadro”, ressalta Marcinho.

Atividades online para as crianças

Vale lembrar que neste período em que as atividades estão suspensas, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, criou a página Educação Online. O conteúdo digital, que não é obrigatório e nem avaliativo, é uma opção com atividades lúdicas e recreativas para as crianças nesse período de isolamento social.

Para alunos da educação infantil, tem as opções de brincadeiras, histórias, jogos, orientações aos pais e algumas sugestões de atividades para se fazer em família. Já as crianças que estão no ensino fundamental, podem ver algumas opções de jogos e brincadeiras, conteúdos abordando diferentes temas, como diversidade, meio ambiente, trânsito, saúde e bem estar, entre outros. Com um conteúdo vasto, a página oferece também vídeos para assistir, gibis para leitura e até jogos on-line
Desenvolvidos pelos profissionais do Departamento de Ensino, os materiais podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Pinhais ou diretamente pelo link: https://educaonline.edu.pinhais.pr.gov.br/

Carlinhos do Eliza elogia comerciantes por cumprirem regras de prevenção a Covid-19

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PSB) disse na tribuna que visitou o comércio no município a fim de verificar se estão cumprindo as regras de prevenção ao novo Coronavírus/Covid-19. “Visitei o comércio e verifiquei que os funcionários têm usado máscaras, disponibilizado álcool gel, mantido o distanciamento mínimo entre as pessoas. O Secretário de Governo Ricardo Pinheiro está conversando com a Prefeita Marli sobre a possibilidade de reabertura do comércio em horário normal. Acredito que será bom para ajudar a girar a economia, garantir empregos, teremos o Dia das Mães, enfim, será uma medida para contribuir para a economia local”, comentou.

Prevenção à Covid-19

Nas Explicações Pessoais, Carlinhos ressaltou o grande número de mortes pela Covid-19 em todo o país. “É um número assustador. Essa maldita doença está aí, não se consegue saber quem está infectado. O uso de máscaras é fundamental evitando-se pegar o vírus e também transmiti-lo. No Ceará, Pernambuco, e outros estados, estão faltando respiradores, vagas em hospitais, até locais para o enterro de corpos. O Paraná, graças a Deus, é um estado que está numa situação melhor, mas não podemos relaxar nos cuidados. Temos de trabalhar, de reabrir o comércio, mas sem relaxar nos cuidados. Sou gerente de supermercado e tomamos todos os devidos cuidados. Minha família fica em casa e tenho medo de levar o vírus para eles. Ao chegar em casa, na garagem, troco de roupas, higienizo as mãos. Temos todos de adotar esses cuidados. Os comerciantes querem reabrir o comércio. Mas, é preciso reabrir seguindo todas as precauções. E aguardar até que saia uma vacina o mais breve possível”, alertou.

Vereador Binga destaca preocupação em razão da gravidade da pandemia

vereador binga

O vereador Binga (CIDADANIA) lembrou que os vereadores da Casa estão no aguardo do atendimento a requerimento feito à Urbs – Urbanização de Curitiba para que a empresa Expresso Azul aumente o número de veículos nos horários de pico no município, a fim de evitar aglomerações de pessoas dentro dos ônibus e nas filas. “Todos os vereadores da Casa assinaram esse requerimento. É preciso que a Guarda Municipal esteja presente, também, para fiscalizar as lotações de ônibus nos horários de pico” pontuou.

Sobre a reabertura do comércio em horário parcial, como foi determinado por decreto municipal da Prefeita, o vereador defendeu que é preciso que seja mantido dessa forma, ainda. “Há comércios não-essenciais que estão funcionando, vale alertar. Defendo que deve ser mantido esse horário até às 16 horas, somente. O povo ainda não consegue avaliar a real situação do contágio pelo novo Coronavírus. Cerca de 2,5 milhões de pessoas já estão infectadas no mundo todo, segundo números oficiais. Mas, para cada caso registrado, estima-se que há dez casos não-notificados, avaliam especialistas. O Brasil conta, hoje, com mais de 65 mil casos notificados. Então, fazendo as contas, deve haver cerca de 700 mil infectados, mas que não estão notificados, em sua maioria. Olhem a situação dos Estados Unidos. No sul do Brasil, ainda estamos em situação vantajosa, relativamente, mas, no Ceará, em Pernambuco, Pará, Amazonas, está terrível. Temos orgulho do nosso estado, da situação em que está razoavelmente boa em comparação ao restante de boa parte do país, mas ninguém de nós tem duas vidas, não se pode descuidar. Temos de levar muito a sério, nos cuidarmos muito. O Governador Ratinho Júnior tem sido muito responsável. Tenho muitos motivos para agradecê-lo por tudo que tem feito por Pinhais, pelas verbas que trouxe para cá. Não estou puxando saco, mas reconheço sua competência. Ele tem conduzido muito bem o combate à pandemia, também. Contamos com mais UTIs, com hospitais sendo equipados no estado. Porém, é preciso lembrar que há municípios com boas condições e outros que não contam com UTIs. Sempre lutei pela implantação de UTIs em Pinhais. Não contamos com nenhuma UTI aqui. Futuramente, isso será muito importante. É uma demanda a ser observada com atenção”, preveniu.

Reeleição a vereador

Ao comentar sobre as eleições e as costumeiras críticas aos vereadores, Binga lembrou que, para ingressar na vida pública, é preciso estar preparado para dissabores. “Em vinte anos na política, recebi muitas críticas. Ainda não processei ninguém. Mas uma coisa é certa: só se bate em pé que dá bons frutos. Ninguém bate num pé que só dá espinhos. Se não quiserem que volte a esta Casa nestas eleições, agradeço por tudo o que o povo dessa cidade me proporcionou, o que essa cidade já fez por mim. Mas, quando a gente apanha, nos estimula a continuar lutando, prosseguindo. Penso que não há nada acima do trabalho que fazemos pela cidade e a comunidade”, finalizou.

Pedido de demissão de Sérgio Moro

Nas Explicações Pessoais, o vereador discorreu sobre o desentendimento entre o presidente Bolsonaro e Sérgio Moro. Na avaliação do parlamentar, Moro não deveria ter deixado o Ministério. “Com todo o respeito ao ex-ministro Moro, é paranaense e muito nos honra, mas quem tem a prerrogativa de assinar demissão do chefe da Polícia Federal é o presidente da República. O delegado que deverá assumir o lugar do Valeixo é honesto, decente, também. Numa situação de pandemia, pedir demissão não foi uma boa decisão. Não é o momento de pensar em biografia, mas, no país. Vamos lembrar que a Polícia Federal é uma instituição séria, de grande credibilidade, do nível do Corpo de Bombeiros. Tem um índice de aprovação popular gigantesco. Trocar o chefe-geral da Polícia Federal não é motivo de descrédito à instituição. Foi um momento ruim para pedir demissão. Não quero ser pessimista, mas as perspectivas futuras não são boas. Gosto do Sérgio Moro, fez muito pelo país, mas não era o momento. Precisamos de líderes que zelem pelo enfrentamento aos problemas, ao invés de pedir demissão. Até em Pinhais, desde que cheguei aqui, em 1977, nunca passamos por um momento tão difícil como esse por causa da pandemia. Uma situação difícil para todo o país em que era para se evitar mais dificuldades”, opinou.

Vereador Tavinho acredita que Sérgio Moro não teria motivos para mentir em acusações a Bolsonaro

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PROS) também teceu comentários sobre o pedido de demissão do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. “O Sérgio Moro é de um caráter ilibado. Acho que não teria motivos para mentir. Ele não foi demitido, demitiu-se porque não concordou como o modo do Bolsonaro governar, de conduzir a pasta, que é um modo voltado para defender sua família, isso é notório, todo mundo sabe. O Moro fez um trabalho muito competente, como juiz, meteu na cadeia ex-presidente, o ex-deputado daqui do Paraná, André Vagas, ex-presidente da Câmara dos Deputados e outros. Acredito que sabe o que está falando. Mostrou a conversas pelo WhatsApp em que a deputada bolsonarista diz que a Polícia Federal está investigando deputados do PSL por corrupção”, opinou.

Empréstimo providencial em momento de queda na arrecadação

O vereador defendeu o empréstimo da Prefeitura à Fomento Paraná, no valor de R$ 20 milhões, autorizado pela Casa. “Aprovamos por 16 votos a um e será providencial nesse momento de crise, em que a arrecadação deverá cair para todos os estados e municípios. A economia está sendo muito prejudicada por causa da pandemia e, com certeza, haverá queda na arrecadação. É preciso continuar os investimentos, as obras, cuidar da saúde e educação, primordialmente. O que perderemos em arrecadação irá prejudicar o andamento do calendário de obras. Esse dinheiro do empréstimo vai fazer com que as obras não parem, podendo ser usado gradualmente nos próximos anos”, defendeu.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)