Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Marcinho realiza entrega de cheque à Prefeitura de recursos economizados pela Câmara

vereador marcinho

Durante a última sessão ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Pinhais, houve a cerimônia de devolução simbólica de R$ 4.073.746,04 em recursos economizados à Prefeitura. Diante da presença da Prefeita Marli Paulino e da Vice Rosa Maria, o Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), entregou o cheque-simbólico ao erário da Prefeitura, salientando que o montante é destinado à saúde pública do município. “Este foi o valor que economizamos em 2019, aqui na Casa, oriundo do orçamento do ano. Todos os anos, empregamos uma política de economia de recursos, a racionalização dos gastos e despesas, a fim de que o máximo possível seja devolvido. Pois, trata-se de dinheiro público e, como tal, tem sua principal função custear obras e serviços à população. É com imensa alegria que contribuímos com essa devolução, um valor o qual sugerimos à Prefeitura que seja investido na saúde. Com certeza, a Prefeitura já comprometeu-se em empregá-lo na saúde. Tudo o que tem sido possível fazer para melhorar os serviços de saúde em atenção básica, que é a responsabilidade da Prefeitura, tem sido feito pela gestão, com o respaldo desta Casa, que sempre tem sido grande parceira na aprovação de todas as ações do Executivo que venham beneficiar a população. Encerramos mais um ano no Legislativo celebrando uma parceria que tem dado certo, servindo de exemplo a tantas localidades do país e, principalmente, à Brasília.  A união entre os poderes, em prol de um objetivo que realmente atenda aos interesses e demandas da população, é a grande meta a ser alcançada em todo o país. Ficamos orgulhosos de alcançar essa meta aqui em Pinhais. A expectativa é a de que, em 2020, essa parceria continue com força total. Será ano de eleições municipais, último ano da gestão, e queremos encerrar essa etapa fazendo jus à confiança depositada pela população em nós”, afirmou o Presidente do Poder Legislativo Municipal.

 

Airton Silva faz balanço da gestão

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) fez um breve balanço da gestão municipal durante a última sessão em plenário do ano, na terça-feira (17/12). “Se as entidades e serviços públicos funcionam na cidade é porque temos servidores capacitados, trabalhando nos lugares certos. É porque temos secretários preparados, todos tecnicamente capacitados. Críticas sempre existem. Mas, ao fazermos um balanço da gestão, vemos que a parceria entre os poderes tem sido decisiva, com o Executivo e o Legislativo atuando em consonância. Aqui em Pinhais, a Câmara dá respaldo ao Poder Executivo. O fato é que vereador não pode fazer nada, quem executa é o Executivo, como o próprio nome do poder aponta. A cidade é um canteiro de obras desde o primeiro ano da gestão da Marli, não são obras só visando as eleições. Aliás, Pinhais pode-se dizer que tem duas faces: antes e depois de 2009, quando do início da primeira gestão do Luizão. Em Piraquara, tem sido a mesma coisa a partir da gestão do Prefeito Marquinhos. Precisamos enaltecer quem trabalha pela cidade”, avaliou.

Outro comentário foi sobre as recentes notícias nas redes sociais de que diversas câmaras municipais estariam gastando dinheiro público para pagar viagens para cursos em outros municípios. “Há câmaras municipais que fazem isso, esbanjando dinheiro público com cursos e viagens. Mas, aqui na Casa, desde que o Marcinho assumiu a presidência, podemos garantir que nenhum curso com viagem foi pago. O dinheiro público que chega aqui é para a população. Quem critica e diz que a Câmara de Pinhais também banca esses cursos está mal informado. No Portal da Transparência do Legislativo e no do Executivo está tudo detalhado nossos gastos. Inclusive, nossos portais da transparência foram elogiados pelo governo federal pela qualidade, ganhando nota 10. Enfim, Pinhais tem sido referência em muitas áreas,a nível estadual e federal, bem como pela parceria entre as polícias e a Guarda Municipal”, comentou.

 

Vereador Carlinhos do Eliza agradece apoio da comunidade e de secretários municipais

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) agradece o apoio da comunidade, bem como dos secretários municipais e servidores durante o ano de 2019. “Foi um ano de muito trabalho, muito esforço, realizações e conquistas. Quero agradecer aos secretários e a todo o Poder Executivo pelo atendimento aos requerimentos nossos, que são demandas da comunidade. Trabalhei nos quatro cantos de Pinhais, agradeço ao apoio dos munícipes pela confiança em nosso trabalho. Que tenhamos um Natal abençoado, um Feliz Ano Novo e que Deus abençoe 2020. Será um ano corrido, ano de eleição. Esperamos que seja de muitas realizações, que venham recursos de outras esferas do poder para ajudara gestão, pois não podemos parar. Também agradeço à Deus pela saúde, e a minha família, à minha esposa, pelo apoio e compreensão. Porque não é fácil ter um político na família. Temos uma rotina muito corrida, muitas vezes, não temos tempo de dar muita atenção à família, mas sempre tive esse apoio. Que venha um ano de muito sucesso e realizações a todos. Meu muito obrigado a todos por esse ano produtivo que termina”, agradeceu.

 

Policiamento preventivo tem garantido tranquilidade a comerciantes, elogia Binga

vereador binga

O Vereador Binga (CIDADANIA) falou na tribuna sobre a forte ação preventiva realizada em Pinhais pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. “O trabalho preventivo da PM e da Guarda tem dado tranquilidade aos comerciantes. Tempos atrás, empresários e comerciantes me procuraram pedindo providências. Estavam tristes com a criminalidade, um exemplo foi o assalto às Lojas Americanas. Hoje, existe um trabalho de policiamento preventivo muito importante, garantindo paz aos comerciantes. No passado, todos sabem que desisti de atuar no comércio por conta de inúmeras dificuldades, inclusive, a criminalidade. Minha mulher chegou a levar coronhadas na cabeça. Temos uma polícia incansável, a Guarda ajuda muito. E a gente vê o caso do cabo morto em Piraquara, ficamos tristes. O cabo já trabalhou aqui em Pinhais. É triste saber que uma pessoa honestíssima perde a vida, assim, morto por bandidos. Aqui no Paraná, ainda respeita-se a polícia. Há estados em que, sequer, respeita-se a polícia”, lamentou.

Gestão diferenciada

Por fim, parabenizou a Prefeita Marli Paulino e a Vice Rosa Maria, presentes à sessão, pelo trabalho diferenciado, responsável perante a gestão. “Parabéns, Marli e Rosa. Vocês têm feito uma gestão diferenciada, responsável com o dinheiro público. Sabemos que a grande arrecadação tributária fica lá, com a União, sobrando menos do que seria justo aos municípios. Mas, mesmo assim, vocês fazem o melhor. Quem representa o povo são os municípios. Procuramos, com responsabilidade, da melhor forma possível, representar os interesses da população”, concluiu.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)