Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Rosa Maria defende parcerias com governos estadual e federal para políticas de inclusão

vereadora rosa

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo (PROS), presente à sessão em plenário da terça-feira (08/10), discursou na tribuna, abrindo sua fala com a valorização de seu mandato passado de vereadora. “Sempre que retorno a esta Casa, volto feliz, pois, foi um período inesquecível como vereadora, um aprendizado extraordinário que me tem sido muito importante no Poder Executivo”, destacou.

De acordo com a vice-prefeita, a sessão em plenário do dia foi bastante produtiva e de muito debate, quando a Casa colocou em pauta o reconhecimento, a partir das aprovações dos Títulos de Cidadão Honorário de Pinhais, a diversos cidadãos que têm contribuído para o desenvolvimento do município. Bem como elogiou o paratleta “Pacheco” e equipe, destacando os méritos do grupo. “O poder público tem como obrigação criar políticas públicas que visem equiparar as desigualdades de oportunidades. Aliás, fizemos, recentemente, a Primeira Semana Municipal de Conscientização e Respeito às Diferenças.

Precisamos buscar as parcerias também com o governo estadual e federal na questão da inclusão. A inclusão é um direito do cidadão. E no esporte isso é fantástico. Coloco-me à disposição para apoiar a equipe de paratletas, pois é obrigação do poder público. Gostaria de ver parcerias, um compromisso acontecendo com os governos estadual e federal nesse sentido, também”, defendeu.

O Homenageado com Título de Cidadão Honorário, major Mendes, foi parabenizado pela atuação passada à frente da Polícia Militar de Pinhais. “Nosso eterno capitão Mendes, hoje, major, meus parabéns. É muito merecida essa homenagem. O então capitão Mendes contribuiu decisivamente para a integração da Guarda Municipal ao trabalho da PM”, lembrou.

A vereadora Professora Cinéia foi elogiada pela vice-prefeita pela iniciativa de conceder o Título de Cidadã Honorária à coordenadora dos concursos de Miss e Mister Pinhais, Ivana Carla Hubsch, ex-Miss Brasil. “Parabéns à vereadora pelo reconhecimento à Ivana. Como bem disse a Vereadora, o trabalho da Ivana vai muito além da beleza, visa tornar os participantes dos concursos cidadãos melhores”, pontuou.

Sobre a diretora acadêmica da FAPI – Faculdade de Pinhais, professora Salette Silveira Azevedo, que também deverá receber o Título de Cidadã Honorária de Pinhais, Rosa salientou a atuação brilhante com sua equipe na instituição de ensino. “A FAPI obteve um boom de qualidade. Grande parte dos alunos vieram do Colégio Estadual Arnaldo Busatto, de onde sou professora licenciada, e os formandos falam com muito orgulho da instituição. Inclusive, a FAPI obteve uma nota maravilhosa do MEC. E a professora Salette tem tido uma atuação brilhante junto com a equipe. O empresário olha com bons olhos quando há uma faculdade de qualidade na cidade e isso colabora para a atração de investimentos”, colocou.

Outro assunto colocado na tribuna pela vice-prefeita foi sobre as eleições para o Conselho Tutelar de Pinhais. “Parabéns, conselheiros eleitos. Foi um domingo de eleição de muita chuva. Os candidatos, eleitos ou não, abrilhantaram o processo eleitoral no município. Foi um processo de muita coragem e disposição. Desejo um mandato maravilhoso a vocês. Não é um trabalho fácil, mas uma política pública essencial a que lida com os direitos da criança e do adolescente. Destaco, ainda, o trabalho da secretária municipal de Ação Social, Rosângela; da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e o da Bette, secretária-executiva e que é membro da Comissão e que cuidou com muito carinho da eleição. Foram quatorze locais de votação em Pinhais, enquanto em cidades muito maiores, como Curitiba, somente seis locais. Aqui, em Pinhais, foi um pleito legítimo”, parabenizou.

 

Presidente Marcinho enaltece equipe de Pinhais campeã de ginástica rítmica nos Jogos da Juventude

vereador marcinho

O presidente da Casa, vereador Marcinho (PDT), parabenizou a equipe de Pinhais de ginástica rítmica pelo título de campeã da 32ª. edição dos Jogos da Juventude (Jojups), categoria B, realizado em Londrina. “Parabéns a todas as atletas e também aos treinadores Robson Marques Machado e Fernanda Marks pelo empenho, dedicação e talento. Essa é uma conquista que é mais um motivo de orgulho a Pinhais, simbolizada pelo troféu entregue pela equipe à cidade, nas mãos da prefeita Marli Paulino e da vice Rosa Maria. Fico feliz, como vereador e presidente do Legislativo Municipal, em apoiar uma gestão que investe e valoriza o esporte e nossos atletas. Para a gestão municipal, esporte é um investimento no presente e no futuro de jovens e crianças que, muitas vezes, encontram não apenas uma oportunidade de socialização e vida saudável nas atividades físicas, mas, muitas vezes, descobrem talentos e uma vocação que poderá ser estendida a uma vida profissional, futuramente”, enfatizou.

Resultados

As campeãs de Pinhais conquistaram a maior soma no conjunto e na equipe individual (onde há a somatória na pontuação das atletas). Além disso, a atleta Yasmin Silva ficou na segunda colocação na categoria individual geral nível B. Ao conquistar o título, o treinador Robson lembrou que as atletas sagram-se bicampeãs na categoria B, fruto do trabalho e da dedicação total das atletas e dos treinadores.

 

Carlinhos do Eliza agradece colaboradores, parceiros e público presente na Festa do Dia das Crianças

carlinhos

A festa do Dia das Crianças foi de muita alegria e diversão, no Jardim Cláudia. A tradicional Festa do Dia das Crianças, organizada pelo vereador Carlinhos do Eliza (PT) e amigos, há mais de dez anos, movimentou o bairro com atrações que fizeram a alegria da criançada, atraindo mais de mil pessoas. Foram distribuídos cerca de 900 kits-doces, além de um brinquedo para cada criança. Durante o evento foi servido um delicioso bolo de 15 metros, além de lanches e guloseimas como algodão doce, pipoca, cachorro quente. Vale destacar ainda que o tobogã, a piscina de bolinhas e as demais brincadeiras animaram a criançada.

Muita música garantiu a diversão com os shows das duplas Bruno Cézar & Leandro e Robson Luiz & Gabriel, além do dançarino “Will Bonito”, da Millenium. “Foi com muita alegria e satisfação que realizamos mais uma festa do Dia das Crianças, um evento que já é tradicional, sendo realizado há doze anos. Foi muito bacana ver pais e crianças se divertindo à tarde toda. A festa foi tão boa que era para ter começado às 14 horas e encerrado às 17 horas, porém, foi ampliada, sendo encerrada às 19 horas. Somos muito gratos a todos os nossos parceiros e colaboradores, entre amigos, comerciantes e empresários da cidade que ajudaram, contribuíram de alguma forma com doações e organizaram o evento. Entre eles, destacam-se o meu patrão, proprietário dos Supermercados Eliza, Cristovão da Rosa, grande idealizador e patrocinador dessa bonita festa. Meus agradecimentos a todos os colaboradores e também aos presentes à festa, entre pais e crianças, que fizeram desse dia uma data especial. Nossas crianças merecem ser bem cuidadas e valorizadas e ser criança inclui momentos de alegria, brincadeiras e diversão. Uma infância feliz necessita do lúdico e da descontração para que seja plena e saudável. É muito bom poder proporcionar esses momentos aos pequenos”, agradece o parlamentar.

 

Airton Silva destaca importância de audiência pública sobre novo Plano Diretor do Município

vereador airton

O vereador Airton Silva (PSC) ressaltou a necessidade de aprovação de um novo Plano Diretor do município, que deverá ser apreciado na Casa em 2020, assim como a importância da participação da população nas audiências públicas realizadas. “Nossas leis de zoneamento são de 2011. Já tivemos de alterar algumas, visando adaptá-las às mudanças no município. É importante que a população participe com sugestões, a fim de, após aprovado o novo Plano, não ocorram reclamações que não poderão mais proporcionar alguma mudança. Para instalar o Max Atacadista, por exemplo, tivemos de aprovar na Casa alteração na lei de zoneamento, pois a legislação antiga não permitia a instalação de empresas de grande porte naquela região. Desde 2011, temos alterado alguns tópicos da legislação, a fim de adaptá-las às novas demandas do município e ao seu desenvolvimento. O povo deve participar com opiniões, sugestões, os engenheiros também vão participar. Temos de aprovar um novo Plano Diretor até o ano que vem. A cada dez anos, um novo Plano deve ser aprovado. Sem audiência pública, certas coisas não dão para mudar. Críticas ao novo Plano após aprovado não surtirão efeitos. É importante que haja críticas construtivas e que a população colabore na construção de um novo Plano Diretor”, ressaltou.

Economia do estado cresce 6,5%

O parlamentar também valorizou o Governo do Estado, lembrando que críticas ao governador Ratinho Junior de que não estaria fazendo nada são injustas. “Ainda é o primeiro ano de governo e vale lembrar que o governador está trabalhando com o orçamento elaborado no ano passado, em outro governo. Ele tem de se adequar ao orçamento no primeiro ano de gestão. E já obtivemos resultados positivos, a exemplo dos 6,5% de crescimento na economia do Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul e Santa Catarina diminuíram, com 1,5% e 2%, respectivamente. Estamos no caminho certo, com o incentivo às indústrias, as obras de infraestrutura, à agropecuária, às montadoras, enfim, uma política de atração de investimentos que já traz resultados. E, no ano que vem, teremos uma perspectiva melhor com um orçamento aprovado neste ano, tudo sendo feito dentro de um planejamento como deve ser”, valorizou.

Títulos de Cidadão Honorário do Município

Nas Explicações Pessoais, Airton comentou sobre a aprovação do Título de Cidadão Honorário ao major Mendes, da Polícia Militar, que atuou no Comando da PM do município. “No primeiro mandato do Luizão, quem coordenava nossa PM era o capitão Mendes. Quando ele chegou a Pinhais, havia muita pressão para o melhoramento da segurança pública, não havia viaturas suficientes, algumas, em mau estado. Fomos buscar melhorias com o então governador Beto Richa, empresários ajudaram na manutenção das viaturas, eram veículos blazers que só davam problemas mecânicos. Enfim, e o major Mendes, antes capitão, fez um trabalho excelente no município unificando a Polícia Militar com a Guarda Municipal”, lembrou.

Ainda parabenizou ao empresário Ivaldo Sá Barreto Filho, presidente da ACIPI – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais, que também deverá receber o Título de Cidadão Honorário de Pinhais, aprovado nesta sessão em plenário. “Outro título merecido. Pessoas que deixam um bom legado na cidade a ser seguido merecem ser valorizadas e destacadas, pelo trabalho que fizeram no município. Pessoas que extrapolam a competência esperada pela função”, colocou.

Outra homenageada com Título de Cidadã Honorária será a diretora acadêmica da FAPI – Faculdade de Pinhais, professora Salette Silveira Azevedo, a quem o vereador valorizou na tribuna. “Fui aluno da primeira turma de Direito da FAPI. Foi a primeira faculdade a ter um núcleo dentro do Fórum de Pinhais. Aprendi muito nesse estágio voluntário, realizado em três dias na semana. É muito importante estreitar o relacionamento da FAPI com os poderes Executivo e Legislativo. Parabéns, professora Salette”, congratulou.

Mérito Esportivo

Os paratletas do município presentes à sessão foram enaltecidos na tribuna. A equipe recebeu medalha de Mérito Esportivo da Casa. “Parabéns a todos da equipe e ao treinador pelo empenho, dedicação, mesmo diante de tantas dificuldades. Eles terão competição em Maringá e vão precisar do apoio da Prefeitura. A gestão já apoia grupos de danças, atletas, tem ajudado a diversas entidades e grupos artístico e esportivos”, elogiou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)