Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Câmara retorna a votações em plenário em sessão com a presença da Vice Rosa Maria

rosa maria

Na terça-feira (04/02), a Câmara Municipal deu início à abertura dos trabalhos em plenário de 2020 com a realização da primeira sessão ordinária do ano. A sessão contou com a presença da convidada à Mesa-Diretora, Vice-Prefeita Rosa Maria (PRB), que discursou na tribuna ao final dos trabalhos.

Na oportunidade, Rosa enalteceu a alegria de trabalhar em uma gestão que tem procurado fazer o melhor em todas as áreas. “Primeiramente, trago meu abraço da Prefeita Marli. Ressalto a alegria de trabalhar numa gestão que tem procurado fazer o melhor. Essa é uma gestão de continuidade de duas gestões consecutivas do então Prefeito Luizão que reconhecidamente contou com grande aprovação popular. Temos dado as respostas às demandas que surgem. A cidade nunca estará pronta. Muita coisa já foi feita, mas, também, muita coisa ainda precisa ser feita”, salientou.

Mesma linguagem com Legislativo

No entanto, disse que é preciso enfatizar, como bem disse a Vereadora Jane Carteira em seu discurso, o orgulho que tem de trabalhar nessa gestão. “Temos orgulho de trabalhar em uma gestão que tem levado um nível de desenvolvimento à cidade em todas as áreas. E ficamos satisfeitos de estarmos falando a mesma linguagem com o Poder Legislativo. Resguardadas as naturais disputas políticas, e pequenas divergências pontuais, é uma alegria conduzir uma gestão que tem sintonia como Legislativo. Divergências pontuais são normais e enriquecem o debate, mas, de modo geral, temos uma relação muito harmoniosa com o Legislativo. Jamais temos nos furtado em atender ao Legislativo, assim com os empresários e o povo dessa cidade. E digo isso ressaltando que, atender bem a população, a todos, é nossa obrigação, tão somente”, colocou.

Controle das finanças

A Vice pontuou que houve grandes avanços durante a gestão, como as obras de calçadas e o antipó sendo substituído pelo asfalto, entre outros. “E tenho a grata felicidade de anunciar que, em 2020, teremos muitas obras, ainda. Apesar de toda a crise nacional e estadual, temos garantido o controle das finanças, e mantendo o cronograma de obras. Estreitamos o diálogo com o Governo do Estado, de quem temos recebido muito apoio. São muitas obras sendo anunciadas em parceria com o governo estadual. Buscamos mecanismos para levar qualidade de vida à população. Mantivemos o compromisso de cuidar dos rios, dos parques, do meio ambiente. O parque do Atuba, por exemplo, passou por uma transformação, vejam o que era e o que é”, acrescentou.

Conselhos municipais: braços da gestão

Quanto ao Conselho Municipal de Urbanismo, assim como os demais conselhos municipais, Rosa ressaltou que este representa um braço da administração. “Os conselhos são órgãos que auxiliam a gestão e detêm absoluta transparência. Apresentam paridade na representatividade pública e privada. Esta última, com representantes da sociedade civil organizada. Há uma representatividade muito boa entre seus membros. Temos avançado muito em relação à liberação de alvarás, mas, sempre há o que melhorar. Em breve, lançaremos a rede SIM, um sistema integrado de informações ao cidadão com o objetivo de desburocratização do processo. Queremos que a cidade cresça. Entre os princípios da administração pública, está a legalidade e a impessoalidade. Isso significa que as decisões devem ser tomadas unicamente dentro da lei e sem preferências pessoais, tratando a todos igualmente dentro do que a lei prevê. Não se pode abrir mão disso sob pena de incorrermos em improbidade administrativa. A gestão tem dado a mesma importância, o mesmo tratamento, tanto a empreendedores que investem R$ 5 mil quanto àqueles que investe R$ 5 milhões. O Conselho faz deliberação e fiscalização. A lei pede que haja conselhos municipais. Não é um capricho dessa gestão. Temos conselhos variados: da saúde, da educação, de urbanismo”, esclareceu.

“Desejo, por fim, um ano muito produtivo a todos, que seja muito profícuo e de muita saúde para superarmos cada desafio a nossa frente. Um 2020 vitorioso para todos nós”, finalizou.

 

Presidente Marcinho reforça compromisso com desenvolvimento da cidade em último ano da gestão

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), deu as boas-vindas aos colegas vereadores e à comunidade presente à primeira sessão ordinária de 2020, na terça-feira (04/02). O parlamentar ressaltou o compromisso com um ano de muito trabalho pela cidade e sua comunidade, lembrando que 2020 se trata do último ano da gestão da Prefeita Marli Paulino (PDT) e da Vice Rosa Maria (PRB), e que, será um ano marcado pelas eleições municipais. “Desejo a todos os colegas de Casa e servidores um ano muito produtivo, de compromisso em ajudar a cidade a se desenvolver em todas as áreas, como tem sido dedes o início da gestão municipal, em 2017. Estivemos, desde o início, comprometidos em uma parceria com a gestão municipal, a fim de que se possa executar o plano de governo, mas, sem perdermos o senso crítico e a responsabilidade com o que é melhor para a cidade e seus cidadãos. Podemos dizer que, até o momento, essa parceria tem sido muito harmoniosa e a expectativa é de que continue assim. Sabemos que, em ano de eleições, a disputa costuma ser acirrada, mas, esta Casa sempre tem prezado em cumprir seu compromisso maior que é com a população e o desenvolvimento da cidade, resguardando a ética e a boa conduta na condução dos trabalhos.

Ano de mais avanços e desafios superados

O pedetista salientou que trabalhar afinados com os objetivos da gestão é o que tem feito da Casa um exemplo a todo o país, pela civilidade e interação harmoniosa entre os poderes. “É uma honra estar presidindo uma Casa de Leis que é exemplo a todo o país. Que tem se esmerado em cumprir seu papel com dignidade e participado de uma gestão que tem trazido tantos avanços em todas as áreas e serviços públicos de qualidade a desde o trabalhador mais simples ao grande empresário que aqui investe. E o melhor de tudo é saber que as obras e projetos têm saído do papel desde o primeiro ano da gestão, não somente em ano eleitoral, o que demonstra a seriedade do trabalho de todos. Que tenhamos um ano de mais avanços e desafios superados. Pois, sempre há o que avançar, novas demandas surgem a cada dia e é para isso que aqui estamos, para ajudar a cidade a crescer cada vez mais”, saudou.

 

Carlinhos do Eliza deseja um bom ano de trabalho aos colegas vereadores

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) desejou a todos os vereadores um bom trabalho na Casa, durante este novo ano que se inicia. “Que todos possamos fazer um bom trabalho, que este seja um bom ano para nós. Atender bem a população e cuidar da nossa cidade, esse deve ser o nosso pensamento. Tenho a certeza que todos iremos trabalhar juntos, Poderes Legislativo e Executivo, por uma Pinhais ainda melhor para todos”, disse.

O parlamentar ainda ressaltou seus votos para que o País se restabeleça e que economia volte a crescer, gerando mais empregos. “Espero, de verdade, que o Brasil volte a crescer. Torço para que os Governos Federal e Estadual atuem de forma equilibrada e assertiva, promovendo, desta forma, o crescimento tão esperado pela população. Vamos juntos trabalhar para garantir um Brasil melhor para todos”, concluiu.

 

Binga ressalta ciclo de desenvolvimento em Pinhais iniciado a partir do ano 2000

vereador binga

O Vereador Binga (CIDADANIA) abriu seu discurso, nas Explicações Pessoais, comentando sobre as próximas eleições municipais. Disse que acredita serem muito poucas as críticas ao município e à gestão, por simplesmente não haver motivos para tal, uma vez que o município só tem se desenvolvido, desde o ano 2000. “Não somente essa gestão trouxe muito desenvolvimento, mas, desde o ano 2000, tivemos o início de um ciclo de desenvolvimento em Pinhais em todas as gestões que passaram por aqui. Contamos com gente muito responsável e competente entre os gestores que já passaram pelo município, desde então. A cidade, enfim, só poderia ter se desenvolvido e se tornado o que é hoje, com o bom trabalho, também, dos nossos servidores, que tiveram seu potencial bem aproveitado. Nossa cidade é linda. Claro que há muito o que fazer, ainda, mas é um município jovem e que tem muito a crescer e melhorar”, avaliou.

O vereador encara as críticas ao trabalho dos vereadores e à gestão como algo dentro da normalidade. “Sempre há os críticos. Principalmente, em época de eleições. Mas é difícil estes se revelarem convincentes. Não será qualquer historinha contada que vai convencer o eleitor”, complementou.

Conselho Municipal de Urbanismo

Sobre o Conselho Municipal de Urbanismo, que recebeu críticas na tribuna do de um vereador da Casa, em relação a uma suposta discriminação na concessão de alvarás de funcionamento a empreendedores, disse que não tem tomado conhecimento de nenhuma reclamação por parte de comerciantes e empresários. “No meu gabinete, nunca chegaram reclamações sobre a concessão de alvarás. O Conselho Municipal de Urbanismo costuma atuar dentro da legalidade, atendendo ao que prevê a lei. Temos uma gestão muito transparente. Tenho observado o bom trabalho do Secretário de Urbanismo, também, que tem se revelado muito competente. Não tenho tomado conhecimento de nenhuma discriminação entre empreendedores pobres e ricos na concessão de alvarás. Acredito no alto nível ético e técnico dos integrantes do Conselho. Pinhais sempre prezou pela transparência em todos os atos da administração. Enfim, vamos aguardar a averiguação dos fatos. Futuramente, uma possibilidade seria uma maior inserção dos vereadores no acompanhamento do trabalho do Conselho”, comentou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)