sexta-feira, 29 de março de 2024
Município de Quatro Barras lança projeto de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde

Município de Quatro Barras lança projeto de acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde

qb02

 

Atenta à qualidade do acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde de Quatro Barras – momento em que o paciente tem seu primeiro contato com o sistema de saúde – a Prefeitura lançou na quarta-feira (23/08) o Projeto Acolhimento nas UBS, uma ferramenta para humanizar cada vez mais o atendimento prestado aos usuários do SUS.

Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento mobilizou mais de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas, agentes comunitários de Saúde, motoristas e servidores da área administrativa das unidades.

Divididos em turnos, para não prejudicar o atendimento à população, os profissionais acompanharam o lançamento do projeto e conheceram boas práticas e estratégias adotadas no município de Piraquara pela equipe de Atenção Básica.

O Prefeito Angelo Andreatta (Lara) abriu o evento destacando a importância de um acolhimento efetivo nas unidades. “Não há recurso no mundo que substitua o carinho, a atenção, o zelo e o cuidado com um paciente que procura o serviço de saúde. Queremos que a pessoa que busca a unidade, que se aproxima de nós, receba a orientação adequada e sinta este respeito”, disse Lara.

Ele também agradeceu a presença da secretária municipal de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella; do coordenador da Atenção Básica, dentista Marcos Paulo Cola; do diretor da Atenção Básica, enfermeiro Thiago Aurélio Oliveira; da enfermeira Hellen Martins e da diretora de Média e Alta Complexidade, Gláucia Buss.

Maristela disse que mesmo diante de desafios como um dos menores PIB per capita do Paraná, da escassez de recursos e da rotatividade de servidores, o município se reinventou lançando estratégias principalmente ligadas à Atenção Primária de Saúde, ou seja, o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

“Quando a Atenção Primária está bem estruturada, conseguimos resolver 85% dos atendimentos à comunidade. Por isso, percebemos que este seria nosso foco”, explicou Maristela.

O secretário de Saúde de Quatro Barras, Leonardo Presa, disse que o lançamento do projeto no município também tem este objetivo: aprimorar o primeiro atendimento ao paciente, a partir de um olhar mais humanizado, que vá além da triagem do serviço de saúde.

“Hoje é um momento de mobilização, de envolver todas as equipes, destacando como este cuidado e zelo com o paciente é importante. Também estamos atentos a outras questões como algumas linhas de atuação que o Ministério da Saúde preconiza, protocolos com as equipes de enfermagem e a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”, enfatizou Leonardo.

O NASF, citado pelo secretário, tem o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica de Saúde, ampliando as ofertas na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações, voltadas à prevenção e à promoção da saúde.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress