Escrito em por

DSC_6764

 

Mais de 5.500 municípios brasileiros foram avaliados pelo Ministério Público Federal

Dados divulgados pelo Ministério Público Federal – MPF, no último dia 8, quarta-feira, após avaliação do índice de transparência dos portais de 5.567 municípios, 28 estados, além do Distrito Federal, apontam Pinhais entre as poucas cidades que conseguiram alcançar a nota máxima no Ranking Nacional da Transparência. Se compararmos o índice atual com a avaliação realizada anteriormente, Pinhais passou dos 4,60 pontos para a pontuação máxima de 10,0 pontos.

De acordo com o MPF – Ministério Público Federal, a avaliação se baseou em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados de boas práticas. A análise mede o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, em uma escala que vai de zero a dez.

Além de Pinhais, os municípios paranaenses de Balsa Nova, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Curitiba, Mercedes e Rio Negro também alcançaram a nota máxima.

Adequações às exigências

De acordo com Anderson Tanck, Coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Pinhais, esta evolução se deve a diversas adequações implantadas. “Tivemos o apoio de várias Secretarias Municipais para nos adequarmos às exigências. Neste sentido, podemos dizer que esta nova avaliação demostra a eficiência do nosso Portal da Transparencia após implantarmos os ajustes necessários ”, explicou Anderson.

Secretarias em total sintonia

Já o Diretor de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Pinhais, Thiago Bonagura, lembrou que a população pode ter acesso às diversas informações referentes aos gastos públicos do município em tempo real. “Existe uma grande sintonia entre Controladoria, Administração, Finanças e demais Secretarias que contribuem para que as informações sejam divulgadas de forma rápida. Além disso, facilitamos o acesso a essas informações”, destacou Thiago.

Rosa Maria enaltece servidores municipais

Ex-Secretária de Administração, Pasta responsável pelos investimentos em tecnologia, a Vereadora Rosa Maria (PROS) comemorou a conquista obtida pelo Município de Pinhais e enalteceu o trabalho dos servidores municipais. Para Rosa, a posição de Pinhais no Ranking da Transparência deve-se principalmente à qualidade técnica que as equipes envolvidas no projeto apresentam.

“Durante o periodo que estive à frente das Secretárias de Educação e de Administração pude perceber a capacidade que esta Gestão tem de implementar projetos e fazê-los funcionar de forma consistente. O Portal da Transparência, por exemplo, conta com a participação de servidores de diversos setores. E agora, mais uma vez, vemos uma ferramenta importante, criada e desenvolvida pela Prefeitura de Pinhais, se tornar referência para outras cidades. Isso significa a garantia de que a nossa população está tendo acesso às informações referentes aos gastos públicos do Município de forma transparente”, ressaltou Rosa Maria.

Serviço

Acesse o Portal da Transparência no site da Prefeitura de Pinhais: www.pinhais.pr.gov.br

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)