quarta-feira, 24 de abril de 2024
Mudanças na linha Vila Amélia geram reclamações dos passageiros

Mudanças na linha Vila Amélia geram reclamações dos passageiros

por José Pires

onibus

O ônibus passou a operar como circular e teve seu itinerário modificado, gerando dúvidas e queixas

Os moradores do Jardim Amélia, em Pinhais, foram pegos de surpresa no último dia 16 com a alteração na linha de ônibus que atende a região. A linha C-25 Vila Amélia teve seu itinerário modificado, o que gerou dúvidas e reclamações entre os passageiros. Além disso, a linha Privê, que também circula no bairro, foi extinta e, no lugar dela, foi criada a “Parque das Águas” que, no entanto, não faz o mesmo trajeto.

O novo Itinerário do Vila Amélia transformou o ônibus em um circular, aumentou o trajeto e, consequentemente, o tempo que o coletivo leva para ir do bairro ao Terminal de Pinhais, e vice e versa.

Reclamações

Para muitos passageiros as mudanças são prejudiciais, pois aumentam o tempo de espera nos pontos e o trajeto percorrido pelo ônibus. “Não acreditei quando percebi o caminho que o ônibus está fazendo. Ficou muito ruim, leva quase 20 minutos a mais para se chegar ao terminal”, diz a usuária Rosangela do Nascimento, que precisa sair de casa mais cedo para não chegar atrasada no trabalho. Ricardo Pereira, que utilizava a linha Privê, também se queixa das modificações feitas nas últimas semanas. “Estranhei o fim da linha Privê. O Vila Amélia, agora, passa por aqui, mas já vem com vários passageiros. Além dele, tem também o Parque das Águas, que passa longe daqui. Para nós ficou muito complicado”, reclama.

Superlotação

A linha Planta Karla, que parte do bairro vizinho, também atende os passageiros do Jardim Amélia. E, como não sofreu alterações, foi muito utilizada pelos usuários da linha C-25 Vila Amélia nos primeiros dias depois das mudanças. “O Planta Karla andava abarrotado de gente, quase não dava pra entrar. Mesmo assim, ainda era melhor pegar ele do que arriscar chegar atrasada no trabalho”, revela Rosangela.

 

Comec justifica mudanças devido a alterações no trânsito da Região

O Assessor Técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Willian Correa, explicou que as mudanças foram necessárias porque houve mudanças no trânsito da região depois da inauguração do viaduto da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel. Além disso, o funcionário afirma ainda que o fim da linha Privê não traz prejuízo aos usuários, já que tanto o Vila Amélia quanto o Parque das Águas passaram a atender os passageiros da região. “O itinerário da linha C26-Privê está sendo atendido, atualmente, pelas linhas C25-Vila Amélia (que passou a operar como circular, beneficiando também os moradores do Privê) e C29-Parque das Águas, que, mais precisamente, está no Jardim Triângulo”, frisa

Sentido alterado

Segundo Willian, as mudanças são de caráter definitivo, mas ainda podem sofrer possíveis ajustes para um melhor atendimento aos usuários. Sobre a superlotação na linha Planta Karla, o assessor da Comec diz que o problema já foi solucionado. “Os problemas relatados pelos usuários aconteceram nos primeiros dias das alterações, quando a linha C25-Vila Amélia estava com itinerário circular no sentido horário (Vila Amélia/Privê). Mediante solicitações e viabilidade técnica, a linha teve o sentido alterado, passando a operar como anti-horário (Privê/Vila Amélia)”, ressaltou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress