segunda-feira, 18 de março de 2024
Mitos e verdades sobre a manutenção de seu veículo

Mitos e verdades sobre a manutenção de seu veículo

por Jéssi Kovatch

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Assim como todos os setores, o automotivo também é rodeado por mitos e – muitos deles – são aqueles que vão passando de geração em geração. Quem nunca escutou um amigo ou familiar dizer que descer a ladeira em ponto morto economiza combustível ou sobre a necessidade de esquentar o motor em dias frios?

No decorrer dos anos, muitas histórias foram criadas pela mente do consumidor, por mecânicos ou por adeptos de antigas práticas, o que acaba realmente confundindo os demais. Para tirar toda essa história a limpo, a equipe da Menu do Carro, plataforma que conecta motoristas a negócios locais, selecionou as principais dúvidas dos motoristas e releva o que é mito ou verdade.

Afinal, o motor deve ou não ser aquecido em dias frios?

Mito. Essa prática caiu em desuso nos modelos de carros mais novos graças à injeção eletrônica. Devido a ela e a maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida. Atualmente, o motor deve ser aquecido com o carro em movimento.

Descer ladeira em ponto morto economiza combustível?

Mito. Assim como esquentar o motor, essa prática era utilizada apenas em veículos antigos, que utilizam carburador. Atualmente, a injeção de combustível é automaticamente cortada quando o veículo desce ladeiras engatado, já que o movimento das rodas é capaz de fazer o motor girar.

No caso do motorista desengatar o câmbio, o motor será acionado pela injeção de combustível. Sendo assim, hoje é o inverso: se quiser economizar, você deve descer a ladeira engrenado. Além de tudo, essa prática evita o desgaste prematuro dos discos ou tambores de freio.

O nível do óleo deve ser observado toda semana?

Verdade. O óleo lubrifica os componentes, melhora a performance e aumenta a durabilidade do seu carro como um todo.

Carros mais pesados consomem mais combustível?

Verdade. A cada 100 quilos a mais, um carro consome 1 litro a mais de combustível a cada 100 quilômetros.

Dirigir com os vidros abertos consome mais combustível?

Verdade. A mais de 80 km/h, vidros abertos geram maior resistência, o que requer mais energia e mais combustível para movimentação.

O gás do ar-condicionado acaba ou tem prazo de validade?

Mito. O gás do ar-condicionado não acaba por uso e nem fica velho por falta dele. A única maneira de recargas ou substituições serem necessárias é por vazamento, decorrente de algum problema no reservatório ou nas mangueiras. Caso contrário, ele deve durar toda a vida útil do veículo.

Calibrar os pneus frios ou quentes dá na mesma?

Mito. Pneus quentes requerem calibrações com compensações que variam entre 1 e 5 PSI a mais do que os pneus frios.

Acelerar o carro antes de desligar lubrifica o sistema?

Mito. Pelo contrário, a prática retira o óleo lubrificante das paredes dos cilindros, uma vez que a gasolina bombeada acaba escorrendo por elas após não ter sido queimada. Sendo assim, a prática prejudica a próxima partida – que passará por um atrito maior do compomentes. Já nos carros antigos, com carburador e motores de dois tempos, necessitavam da pressão no pedal do acelerador para melhor partida.

Automóveis a gás são mais econômicos?

Verdade. Carros a gás geram 61% de economia no abastecimento em relação aos automóveis a gasolina.

Motor flex vicia em um combustível?

Mito. O próprio sistema do carro identifica o combustível que você está colocando e faz os devidos ajustes como, por exemplo, a quantidade de combustível injetado, ângulo de ignição, rotação de marcha lenta, entre outros.

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