sábado, 20 de abril de 2024
Ministro Marcos Pontes conhece equipe curitibana premiada em torneio internacional de robótica

Ministro Marcos Pontes conhece equipe curitibana premiada em torneio internacional de robótica

curitiba02

 

“As pessoas podem falar que vocês não conseguirão alcançar seus sonhos. Não deem ouvidos. Acreditem em vocês e tenham coragem.” Esse foi o conselho dado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, à equipe de robótica Conectados, da Escola Municipal Durival Britto e Silva (Cajuru). O ministro e o prefeito Rafael Greca conversaram com os estudantes no dia 4, quinta-feira, durante a Expo Educação 2019, a feira interativa de inovação promovida pela Secretaria Municipal de Educação no Parque Barigui.

A equipe Conectados ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano, realizado de 14 a 16 de junho, na cidade de Biblos.

Pontes – primeiro e até agora único astronauta brasileiro a entrar em órbita da Terra – contou sobre sua carreira. Ele começou a trabalhar ainda adolescente para ajudar a família, em Bauru (SP), e estudou muito para chegar à academia da Força Aérea e se formar engenheiro aeronáutico. “Sonhem grande, estudem bastante e façam sempre mais do que esperam de vocês”, disse.

O prefeito afirmou que os Conectados são uma equipe vencedora e que há robótica também nas demais escolas da rede municipal. “Somos a cidade com a primeira universidade do Brasil e queremos avançar cada vez mais. E a presença do ministro aqui representa que pode haver um curitibinha astronauta”, disse. “A vida do astronauta foi o que inspirou o trabalho dos nossos estudantes, é um orgulho receber o ministro”, completou Greca.

Os estudantes apresentaram o trabalho premiado no Líbano ao ministro e ao prefeito. O projeto foi sobre a ansiedade e o estresse dos astronautas. A equipe criou, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma microcápsula contendo óleo essencial de lavanda para reduzir os níveis de ansiedade nas missões.

“A partir de um problema, buscamos uma solução inovadora”, relatou a estudante Monique Nogueira, 15 anos, integrante da equipe.

“É indescritível tanta alegria, sensação de dever cumprido”, resumiu Ryan Monteiro Simm, 13 anos, sobre a conquista no Líbano.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress